Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Gse_multipart13851

Diário de curso - Piloto Privado Teórico

+12
Alan Garcia
Alvega
zouky007
FelipeGA
asjsouzajr
marcos1sp
Bruno Barreiros
el_lopes
andre_sp
Alexandre da Silva
João Pedro
rhodesbauer
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por el_lopes Dom 04 maio 2014, 14:02



Muito bom,Rhodes  thumbsup 

Aguardando a próxima.. correr 

_________________
Manuel Lopes
Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Seg 05 maio 2014, 08:26

Muito bem Rhodes, vivendo e aprendendo, sempre!  aplauso 

Só espero que não mude de curso neste momento... seria bastante estranho um comissário com mais de 2mts...  Tongue 

Abraços!  Yesyes 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Sandro Schneider Seg 05 maio 2014, 09:43

Good post

_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider
Sandro Schneider
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Alexandre da Silva Seg 05 maio 2014, 23:39

É isso ai Rhodes, parabéns pelo post e pelas histórias interessantes que vem nos contando.  thumbsup 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Aula 05

Mensagem por rhodesbauer Sáb 10 maio 2014, 21:28

Olá povo. Quinta aula, dessa vez tivemos NVE e Conhecimentos Técnicos / Motores;
Aulas interessantes, Navegação foi a mais complicadinha.
Na verdade, são mais daqueles cálculos que não são de todo complicados, mas até pegar o costume, será preocupante.
Creio que terei que fazer muitos exercícios dessa matéria também.

Básicamente vimos Círculo Máximo e Circulo menor, vimos como definir distância entre dois pontos no mapa, como converter isso para minutos e mn, e como converter para km.
Como achar Rota e Rumo, Compensar Norte Magnético no Norte Verdadeiro... Proa > que Rumo vento da direita, Velocidade Indicada > Velocidade do Solo vento de proa e coisas assim...
Aprendemos como calcular DLA / DLO e LAM / LOM.
Vimos a tabelinha dos hemisférios (DLA / DLO = - | DLA / DLO ≠ +) (LAM / LOM = + | LAM / LOM ≠ -) como calcular Anti-Meridiano e Colatitude. E o professor resolveu mostrar o videozinho abaixo e obviamente fizemos ele se arrepender depois...  lol 
Spoiler:

Aula de conhecimentos técnicos foi simples.
Superfícies Primárias e Secundárias, funcionamento das mesmas. Muitas imagens, explicando o que acontece quando alguma delas falha.
Eixos e os movimentos, como acioná-los através dos controles (puxa cabra e empurra pica  Twisted Evil ). Diferentes trens de pouso e seus componentes. Coisas interessantes...

Tava um frio do cão e eu não consegui prestar muita atenção, vou der que ler as apostilas de novo durante a semana para reforçar...  Suspect

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Aula 06

Mensagem por rhodesbauer Qua 21 maio 2014, 08:58

Sábado passado não houve muito a acrescentar.
Aula de Meteorologia e Navegação.
Basicamente foram apenas exercícios para fixação.

Em meteorologia foi sobre altitude, basicamente, levando em consideração pressão e temperatura.
Tínhamos que encontrar a altitude real recebendo informações como pressão no momento, temperatura... coisas assim.

Foi interessante pois identifiquei alguns erros que tenho cometido e irei dedicar algum tempo a eles...

Em navegação foram cálculos de rota / rumo, correções por vento e ele demonstrou como calcular distâncias utilizando as ferramentas típicas da aviação...

Na segunda feira chegou meu Computador de Vôo que mandei trazer dos EUA.
Tenho que aprender a usar essa 'régua sinistra', como se referiu minha irmã...


peace!

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Qua 21 maio 2014, 09:44

Boa Rhodes.

Exercícios nunca são demais. wink 

Estamos acompanhando seu progresso.

 Very Happy

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por rhodesbauer Ter 27 maio 2014, 09:49

Saudações, seres sapientes...

Minha 7ª aula no curso teórico de PP foi de Meteorologia e Regulamento de tráfego aéreo.
Sábado fez muito frio em Curitiba e parece que estávamos todos preguiçosos.
Algumas faltas na turma e talvez pela junção dos fatores os professores parecem ter pego leve.

Em meteorolgia houve a correção de uma série grande de exercícios de altimetria seguido por matéria nova.
Começamos a ver a matéria referente a nuvens; as diferenças, como se formam, classificações e instrumentos utilizados para trabalhar com as mesmas...
Por sinal, devo dizer que a pessoa que deu o nome de tetômetro ao mesmo, não devia ter nenhuma malícia na cabeça...  Twisted Evil 

Muitas fotozinhas e mais um segmento do METAR foi estudado. Lemos vários 'metares' (nem sei se existe a palavra) para tentar fixar bem as siglas e o que as mesmas indicavam.
A parte de Nevoeiro ficou para a próxima aula...

Já em regulamento de tráfego..
Caras... matéria do djanho essa.  Evil or Very Mad
Parece que eu esqueço o que é dito no instante que entro no carro para voltar para casa.  Preciso desenvolver um método de anotação mais eficiente...

Vimos as funções da torre de controle, vimos que dependendo do aeroporto a torre pode se dividir em 3 funções distintas, apesar de fisicamente estar no mesmo local e que tudo o que se move na área restrita de um aeródromo precisa estar em contato com a torre, mesmo que indiretamente.
Vimos as diferentes posições que precisamos comunicar com a torre, regrinhas para manter a aeronave a 45º caso seja necessário o teste de motores, as distâncias para as posições de espera caso a marcação não se faça presente; Vimos também diferenças de nomenclatura para as aerovias, os limites horizontais e verticais, incluindo ai o estreitamento que ocorre ao se aproximar dos fixos...
Muitas perguntas sobre obrigatoriedade de seguir as vias pré estabelecidas e a aplicação das mesmas para helicópteros.
Creio que metade da turma é PPH...
E que eu me lembre foi isso.
Infelizmente os slides que o professor apresenta não estão na mesma sequência que o livro, é comum ir 2 ou 3 capítulos a frente para depois voltar e ver algo que ficou para trás.
Acho que vou começar a escrever alguns resumos no caderno para facilitar para mim.
Dependendo irei fazer um app para android porque quando estou desenvolvendo consigo decorar melhor algumas coisas...

por hoje é só pessoal!

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por marcos1sp Ter 27 maio 2014, 10:09

Para o alto e avante Rhodes.

 thumbsup 

_________________
Marcos Montanheiro
Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por el_lopes Ter 27 maio 2014, 11:15

Muito bom Rhodes  thumbsup 

 Não dá para experimentar gravar a aula (som)  com o gravador do telemovel?Acho que seria uma boa ajuda...


Última edição por el_lopes em Ter 27 maio 2014, 11:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção erro ortográfico)
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Trovis Sex 30 maio 2014, 09:19

Fala, Rhodes... Qual livro de Regulamentos você usa? Na minha época de PP estudei pelo Regulamentos de Tráfego Aéreo - VFR, do Plínio Jr, e foi super tranquilo... Ele é bem didático, cheio de desenhos. Em 3 dias matei ele e depois fiquei só no simulados! Te indico esse.

Tem também o da Bianch, mas esse ainda não cheguei a ler.

Abraços e bons estudos!  thumbsup 

Trovis
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 09/08/2011
Mensagens : 591
Reputação : 9
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por rhodesbauer Sex 30 maio 2014, 19:23

Trovis escreveu:Fala, Rhodes... Qual livro de Regulamentos você usa? Na minha época de PP estudei pelo Regulamentos de Tráfego Aéreo - VFR, do Plínio Jr, e foi super tranquilo... Ele é bem didático, cheio de desenhos. Em 3 dias matei ele e depois fiquei só no simulados! Te indico esse.

Tem também o da Bianch, mas esse ainda não cheguei a ler.

Abraços e bons estudos!  thumbsup 

Olá Trovis.
A apostila que eu uso é a que você citou.
Regulamentos de Tráfego Aéreo / Voo Visual / Avião e Helicóptero / Piloto Privado e Comercial
Plínio de Oliveira Lima Júnior
Na 35ª edição de Março de 2011

A apostila, de fato, é muito boa.
O autor fez uso de expressões mais comuns e menos rebuscadas e há sempre uma ilustração que tenta demostrar melhor o que é dito.
Mas infelizmente o assunto é repleto de abreviaturas e termos cuja definição é sumarizada. Eu até entendo, pois se fosse adicionar explicação toda vez que o termo é utilizado o livro seria um compêndio, mas creio que há formas de adicionar pequenas notas de rodapés com associações ou coisas parecidas que poderiam tornar mais fácil.
Mas eu creio que o meu maior problema seja com relação à metodologia do professor.
Vejam bem, não quero criticar o professor; mesmo porque, parece-me que sou o único tendo dificuldade (nem tanta, no último teste acertei 10 de 15 questões, mas entendo que quando for para valer, essa é uma taxa de erro inadmissível), mas o fato de ele pular os capítulos e voltar depois me deixa perdido pois quando vou estudar pela apostila, a ordem não é mais a mesma e minhas associações com sons e movimentos feitos na sala são ineficientes...
Eu creio que ele tenta amarrar os assuntos mantendo-se na mesma linha de raciocínio independente dos capítulos do livro...  pinch

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por rhodesbauer Sáb 14 Jun 2014, 20:19

Saudações.
Eu estava tentando evitar o flood, mas com o tempo passando se eu não fizer o meu resuminho logo, esquecerei algo...
Por tanto. Perdão aos moderadores, mas vou fazer posts consecutivos...

Na aula 8 que ocorreu ainda no mês passado tive aulas de Regulamento de Tráfego Aéreo e Motores.

Em regulamento vimos as classes do espaço aéreo, vimos quem 'presta' o FIS, quem 'presta' o ATS, as atribuições da TWR, posições críticas, responsabilidade dos pilotos, prioridades, sinais luminosos para 'veículos' sem rádio e sobre o ATIS.
Essas aulas de Regulamentos são cheias de informação, vou ter que estudar  muito essa matéria...

Em motores vimos sistema hidráulico, motores a combustão interna e externa, diferenças entre motor a pistão e motor a reação (turbojato e turbofan), as características dos motores de aviação como leveza, manutenção, durabilidade, eficiência térmica, etc...
Começamos a ver motores de quatro tempos e seus componentes, ponto morto alto e ponto morto baixo, curso, tempos e fases do motor, admissão e escapamento e com a cabeça quente, encerramos.

Na aula 9, no final de semana seguinte foi Teoria de Vôo e Navegação...
Em Geometria do avião começamos a ver superficies aerodinâmicas, elementos da asa, perfis de asa, ângulos (Incidência, Diedro, ataque, sustentação), vimos gerneralidades como resultante aerodinâmica e a decomposição entre Lift e Drag e encerramos com os ângulos de ataque crítico e o estol de baixa velocidade...

Já em Navegação ele optou por fazer um resumão sobre o que tinha sido visto e explicou a fundo sobre ortodromia e loxodromia, falou de projeções e como obter rota, rumo e proa em mapas Lambert e a diferença para mapas Mercator (LOLO|LLMM  Lambert Loxodrômica curca e Ortodromica reta, Mercato Loxodromica reta e ortodromica curva) e terminou mostrando como se calcular a correção de proa por incidência de vento lateral usando o computador de bordo.


Chegamos então na aula 10 que foi hoje.
Teoria de Vôo e Motores.

Professor de motores levou várias peças já condenadas para vermos... Pistão, cilindro, comando de válvulas, válvuloa de admissão e eixo de manivelas.
Falou sobre cada um dos componentes do motor e iniciou o capítulo de Performance do Motor explicando Cilindrada e taxa de compressão...
Já em Teoria de Vôo, a aula não foi muito produtiva.
O povo arrumou um churrasco com a turma de comissárias e a aula foi breve.
Apenas reviu lift e explicou drag. Desde o drag indusido ao drag parasita, e sobre área plana equivalente.
Dali fomos liberados e eu vim embora porque sou casado e prefiro não dar trela para o acaso...
Cheguei em casa e dei uma lida em Regulamento porque to vendo que vai ser a pedra no meu sapato...


Novamente peço desculpas aos moderadores pelo flood, mas se eu deixar acumular demais vou acabar esquecendo de reportar... e dai esse tópico perde o sentido...

att.

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por andre_sp Seg 16 Jun 2014, 08:45

Olá Rhodes, fique tranquilo.

O flood só acontece em períodos inferiores a 24 horas, que não é o seu caso.  wink 

Ótimo descritivo das aulas, tenho certeza que fez muita gente voltar ao passado e relembrar alguns "detalhes".  damn 

Favor não levar tão a sério o conteúdo das aulas, nos voos online, senão...  lol 

Grande abraço e continue postando!  thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por alberto Seg 16 Jun 2014, 09:05

Parabéns Rhodes pelos relatos... continue postando.

Força! Força! thumbsup

_________________
Alberto

Adolescentes Ibon

Instagram

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Mensagens : 3421
Reputação : 188
Idade : 53
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

http://www.alealb.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por slsbacic Ter 05 Ago 2014, 16:56

Acabaram as aulas? Nunca mais postou nada!
slsbacic
slsbacic
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/07/2012
Mensagens : 1045
Reputação : 24
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS2020
Emprego/lazer : Engenheiro Mecânico - Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diário de curso - Piloto Privado Teórico - Página 2 Empty Re: Diário de curso - Piloto Privado Teórico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos