Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


aeronaves - Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo Gse_multipart13851

Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

+3
Leber
Paulo Stavis
brian456
7 participantes

Ir para baixo

Dúvida Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por brian456 Qua 18 Dez 2013, 18:11

Olá comandantes! thumbsup  Estou pesquisando para ser piloto (meu sonho) e achei um curso muito bom...
alguém já ouviu falar sobre o curso superior em pilotagem profissional de aeronaves? pois estou pesquisando a um tempo
e descobri que o curso pode ser totalmente financiado pelo Fies, as horas de Voo é paga com as mensalidades e o fies pode cobrir todo o curso. Entrar no site, Positivo
Bom o preço é salgado, mas com o pro uni também pode reduzir o preço, em fim, o Bom é que as 150 horas de voo ta incluso e da pra financiar happy  só na positivo até agora.  PP e PC

seria uma boa escolha?
brian456
brian456
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 13/09/2011
Mensagens : 28
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Paulo Stavis Qua 18 Dez 2013, 19:49

brian456 escreveu:Olá comandantes! thumbsup  Estou pesquisando para ser piloto (meu sonho) e achei um curso muito bom...
alguém já ouviu falar sobre o curso superior em pilotagem profissional de aeronaves? pois estou pesquisando a um tempo
e descobri que o curso pode ser totalmente financiado pelo Fies, as horas de Voo é paga com as mensalidades e o fies pode cobrir todo o curso. Entrar no site, Positivo
Bom o preço é salgado, mas com o pro uni também pode reduzir o preço, em fim, o Bom é que as 150 horas de voo ta incluso e da pra financiar happy  só na positivo até agora.  PP e PC

seria uma boa escolha?

Brian o curso em si é bom, tenho colegas que estão cursando. Pesa a favor a inclusão das mensalidades no FIES o grande porém é que você irá checar PC/VFR/MNTE. Com essas carteiras eu diria que é quase impossível arranjar algum emprego.

Pra você ter uma noção, a Azul pede PC/IFR/MLTE. Quando você está fazendo o PC, você pode dedicar as ultimas 40h pra checar em três modalidades: VFR/MNTE (igual checa na UP), IFR/MNTE e IFR/MLTE. Pra ser elegível a algum tipo de emprego, em geral, você vai precisar no mínimo de uma das 2 ultimas opções sendo que até mesmo com o IFR/MNTE vai ser dificil arranjar um emprego.
Pro VFR/MNTE você precisará fazer 145h visuais (PP incluso) na anv de sua preferência (no caso da UP, vai voar na EPA em Guaratuba) + 5h de IFR (a EPA AINDA não tem IFR, conforme o pessoal avança eles devem ter) + 10h de simulador (se não me engano. A EPA dispõe do simulador).
No caso do IFR/MNTE seriam 130h visuais (PP incluso), 20h IFR em aeronave monomotor (C172, por exemplo) e as 25h em simulador.
Por fim, no IFR/MLTE seriam 130h visuais (PP incluso), 8h IFR em mono, 12h em IFR multi (Seneca) e 25h de simulador.

Se colocarmos isso na ponta do lápis, suponhamos que a hora visual é 350, IFR é 410, o multi 900 e o simulador 80, teriamos estes custos (à grosso modo):
- VFR/MNTE = 50750 do VFR + 2050 do IFR + 800 do sim. Total: 53600
- IFR/MNTE = 45500 do VFR + 8200 do IFR + 2000 do sim. Total: 55700
- IFR/MLTE = 45500 do VFR + 3280 do IFR mnte + 10800 do IFR mlte + 2000 do sim. Total: 61580

Como você pode ver, do VFR/MNTE pro IFR/MNTE é pouca diferença. Porém se você faz a UP, você terá que pagar o IFR por fora, ou seja, você vai pagar o VFR/MNTE (pelo FIES) e depois mais 10200 das 20h do IFR + o simulador. Se for o IFR/MLTE então, além do que você pagou pelo FIES, vai pagar os 16080 das horas do IFR e do simulador.
Ou seja, uma formação IFR/MLTE que iria lhe custar 61580, pela UP você gasta 69680, quase 10 mil reais a mais.

Do ponto de vista monetário em si, é claro que não vale a pena. Isso sem falar que você vai terminar a faculdade, provavelmente não vai poder nem fazer o curso de INVA (a regra muda este ano, sendo que o minimo de horas passará a ser 200h, hojé é 150h), dificilmente vai arranjar algum trampo na aviação (sem MLTE já é dificil, sem IFR então...), se quiser entrar na Azul, por ex., vai gastar no IFR/MLTE, Jet Training e no Inglês e com a dívida do FIES nas costas.
Veja bem, não quero te desanimar porém a UP não é exatamente vantajosa. Eu diria que compensa mais você fazer uma outra faculdade ou até a tuiuti mesmo e pagar as horas por fora.

Porém se você consegue um prouni da vida, que te dá algum tipo de bolsa ai pode ser que seja mais vantajoso mas do mesmo jeito você terá que gastar com um INVA ou com o MLTE/IFR, Jet e inglês.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por brian456 Qua 18 Dez 2013, 21:22

Obrigado pela resposta amigo, eu apenas estou estudando possibilidades, de eu algum dia fazer um curso completo.
Bom, tenho 2 anos pela frente ainda pra tomar uma decisão, espero que mude, que abre novos cursos e cai um pouco esse preço que esta hoje.  thumbsup 
brian456
brian456
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 13/09/2011
Mensagens : 28
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Leber Qua 18 Dez 2013, 21:53

brian456 escreveu:Obrigado pela resposta amigo, eu apenas estou estudando possibilidades, de eu algum dia fazer um curso completo.
Bom, tenho 2 anos pela frente ainda pra tomar uma decisão, espero que mude, que abre novos cursos e cai um pouco esse preço que esta hoje.  thumbsup 

Parabéns pela iniciativa Brian, pois acredito que o caminho é este mesmo !, focar no objetivo e ir planejando como vai alcançá-lo.
E por mais difícil que possa parecer, principalmente no quesito financeiro, não desista do seu sonho, independentemente da dificuldade que aparecer.
Existem algumas opções como a própria Academia da Azul, que pode ser uma opção.

 thumbsup 

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por marcos1sp Qui 19 Dez 2013, 16:27

Reforçando as recomendações do Paulo e do Leber, aproveite a sua juventude para apender tudo que puder sobre aviação. Nada melhor do que começar do começo.

 thumbsup 

_________________
Marcos Montanheiro
aeronaves - Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por andre_sp Sex 20 Dez 2013, 08:16

marcos1sp escreveu:...
Nada melhor do que começar do começo.
 thumbsup 
Perfeito Marcão!  yes 

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Rafael.Patitucci Sex 20 Dez 2013, 20:26

Paulo Stavis escreveu:
brian456 escreveu:Olá comandantes! thumbsup  Estou pesquisando para ser piloto (meu sonho) e achei um curso muito bom...
alguém já ouviu falar sobre o curso superior em pilotagem profissional de aeronaves? pois estou pesquisando a um tempo
e descobri que o curso pode ser totalmente financiado pelo Fies, as horas de Voo é paga com as mensalidades e o fies pode cobrir todo o curso. Entrar no site, Positivo
Bom o preço é salgado, mas com o pro uni também pode reduzir o preço, em fim, o Bom é que as 150 horas de voo ta incluso e da pra financiar happy  só na positivo até agora.  PP e PC

seria uma boa escolha?

Brian o curso em si é bom, tenho colegas que estão cursando. Pesa a favor a inclusão das mensalidades no FIES o grande porém é que você irá checar PC/VFR/MNTE. Com essas carteiras eu diria que é quase impossível arranjar algum emprego.

Pra você ter uma noção, a Azul pede PC/IFR/MLTE. Quando você está fazendo o PC, você pode dedicar as ultimas 40h pra checar em três modalidades: VFR/MNTE (igual checa na UP), IFR/MNTE e IFR/MLTE. Pra ser elegível a algum tipo de emprego, em geral, você vai precisar no mínimo de uma das 2 ultimas opções sendo que até mesmo com o IFR/MNTE vai ser dificil arranjar um emprego.
Pro VFR/MNTE você precisará fazer 145h visuais (PP incluso) na anv de sua preferência (no caso da UP, vai voar na EPA em Guaratuba) + 5h de IFR (a EPA AINDA não tem IFR, conforme o pessoal avança eles devem ter) + 10h de simulador (se não me engano. A EPA dispõe do simulador).
No caso do IFR/MNTE seriam 130h visuais (PP incluso), 20h IFR em aeronave monomotor (C172, por exemplo) e as 25h em simulador.
Por fim, no IFR/MLTE seriam 130h visuais (PP incluso), 8h IFR em mono, 12h em IFR multi (Seneca) e 25h de simulador.

Se colocarmos isso na ponta do lápis, suponhamos que a hora visual é 350, IFR é 410, o multi 900 e o simulador 80, teriamos estes custos (à grosso modo):
- VFR/MNTE = 50750 do VFR + 2050 do IFR + 800 do sim. Total: 53600
- IFR/MNTE = 45500 do VFR + 8200 do IFR + 2000 do sim. Total: 55700
- IFR/MLTE = 45500 do VFR + 3280 do IFR mnte + 10800 do IFR mlte + 2000 do sim. Total: 61580

Como você pode ver, do VFR/MNTE pro IFR/MNTE é pouca diferença. Porém se você faz a UP, você terá que pagar o IFR por fora, ou seja, você vai pagar o VFR/MNTE (pelo FIES) e depois mais 10200 das 20h do IFR + o simulador. Se for o IFR/MLTE então, além do que você pagou pelo FIES, vai pagar os 16080 das horas do IFR e do simulador.
Ou seja, uma formação IFR/MLTE que iria lhe custar 61580, pela UP você gasta 69680, quase 10 mil reais a mais.

Do ponto de vista monetário em si, é claro que não vale a pena. Isso sem falar que você vai terminar a faculdade, provavelmente não vai poder nem fazer o curso de INVA (a regra muda este ano, sendo que o minimo de horas passará a ser 200h, hojé é 150h), dificilmente vai arranjar algum trampo na aviação (sem MLTE já é dificil, sem IFR então...), se quiser entrar na Azul, por ex., vai gastar no IFR/MLTE, Jet Training e no Inglês e com a dívida do FIES nas costas.
Veja bem, não quero te desanimar porém a UP não é exatamente vantajosa. Eu diria que compensa mais você fazer uma outra faculdade ou até a tuiuti mesmo e pagar as horas por fora.

Porém se você consegue um prouni da vida, que te dá algum tipo de bolsa ai pode ser que seja mais vantajoso mas do mesmo jeito você terá que gastar com um INVA ou com o MLTE/IFR, Jet e inglês.

Excelente sua explicação Paulo.

Eu irei iniciar o curso na Tuiuti no primeiro semestre de 2014.
Conversei com o coordenador do curso da UP e realmente o valor está muito alto para a habilitação VFR.
Portando devido a isto e outros fatores que avaliei, decidi fazer na UTP, e pagar as horas de vôo por fora, que sai bem mais em conta.

E Brian, realmente como todos comentaram, não desista do seu sonho, independente da questão financeira.
Se isto lhe motivar, eu devido a não possuir condições financeiras na época (2006), fiz um curso de engenharia, para somente agora formado e com uma estabilidade financeira, realizar meu sonho, pois nunca é tarde para correr atrás daquilo que se sonha.
Mesmo assim não será fácil, serão 2 anos "puxados", mas vamos que vamos.

Abraço.

_________________
Rafael Patitucci "posson"

[ Avell FullRange G1740 ] Intel i7 3630QM @3.4ghz 6MB / NVIDIA GEFORCE GTX 680M GPU COM 4GB GDDR5 / Clevo P170EM / Corsair Vengeance DDR3 16GB (2x8GM) 1600Mhz / SSD 256 GB SATA III / MSATA 256GB SATA III (FSX) / Seagate 500GB 7200RPM 16MB / Saitek X52 Pro Flight System / Saitek  Flight Combat Rudder Pedals / Sony 40" / Windows 8 Pro 64bits

Rafael.Patitucci
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/07/2013
Mensagens : 11
Reputação : 1
Idade : 38
Simulador preferido : FSX / RoF
Emprego/lazer : Eng. Eletricista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Paulo Stavis Sex 20 Dez 2013, 20:53

Rafael.Patitucci escreveu:Excelente sua explicação Paulo.

Eu irei iniciar o curso na Tuiuti no primeiro semestre de 2014.
Conversei com o coordenador do curso da UP e realmente o valor está muito alto para a habilitação VFR.
Portando devido a isto e outros fatores que avaliei, decidi fazer na UTP, e pagar as horas de vôo por fora, que sai bem mais em conta.

Hahahaa grande Galetto, antes de virar coordenador na UP ele foi meu professor na UTP.
A UTP é uma faculdade mediana, não posso mentir também. A estrutura é limitada, o unico simulador que tinha (do FMS do Fokker 100) está estragado, usar os da EPA nem pensar. Porém o diploma é o que vale!

A parte boa da UTP agora é que você não terá que fazer um TCC para pegar o canudo, agora é um trabalho dividido em duas disciplinas que vai compor sua nota final. Qualquer dúvida, é só perguntar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Rafael.Patitucci Sex 20 Dez 2013, 21:09

Paulo, poderia me dar "dicas" (se achar melhor pode ser via MP) quanto as horas de vôo.
Onde você fez, o que você sugere em relação aos aviões.
Abraço.

_________________
Rafael Patitucci "posson"

[ Avell FullRange G1740 ] Intel i7 3630QM @3.4ghz 6MB / NVIDIA GEFORCE GTX 680M GPU COM 4GB GDDR5 / Clevo P170EM / Corsair Vengeance DDR3 16GB (2x8GM) 1600Mhz / SSD 256 GB SATA III / MSATA 256GB SATA III (FSX) / Seagate 500GB 7200RPM 16MB / Saitek X52 Pro Flight System / Saitek  Flight Combat Rudder Pedals / Sony 40" / Windows 8 Pro 64bits

Rafael.Patitucci
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/07/2013
Mensagens : 11
Reputação : 1
Idade : 38
Simulador preferido : FSX / RoF
Emprego/lazer : Eng. Eletricista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Paulo Stavis Sex 20 Dez 2013, 21:43

Rafael.Patitucci escreveu:Paulo, poderia me dar "dicas" (se achar melhor pode ser via MP) quanto as horas de vôo.
Onde você fez, o que você sugere em relação aos aviões.
Abraço.

Posso, com certeza.

Bom, em curitiba temos duas opções: ACP e a Aerocon.
Aerocon: Escola em que eu fiz todas as minhas horas (PP ao INVA). Tem uma boa estrutura, boa quantidade de aeronaves. Tem seus problemas, algumas vezes dos quatro C152 só um ou dois estão voando mas é pontual. Excelente segurança de voo, manut própria. A marcação das horas é na quinta-feira pela manhã através de sorteio entre os interessados. Estão deixando marcar 4 horas por semana, quando voltar mais aeronaves isso deve aumentar e deve voltar aos 7 que já foi.
Lá você marca o voo e a operações providencia o inva. A marcação é feita por "barras", ou seja, você marcando na 1ª barra terá a maior prioridade para o voo (caso hajam duas aeronaves voando, se uma tiver pane você voa mesmo assim). Por consequência, marcando na 2ª barra se uma das duas aeronaves que estejam voando entrar em pane ou for para revisão, você perde o voo.

ACP: Nunca voei lá porém vários amigos voaram ou voam lá. Vasta quantidade de aeronaves, preço atraente. Marcação, até onde sei, no sábado de manhã com sorteio entre os interessados. Pode marcar somente dois horários por semana.
Até onde eu sei também lá há diferenciação entre quem está em PS (pré-solo, os primeiros voos), TGL e navegação. Não sei bem qual a prioridade, parece que navega tem mais prioridade. Fora isso, lá você marca o seu voo na aeronave (no PT-ABC, por exemplo) E com o instrutor, podendo acontecer de a aeronave ter horário mas não haver instrutor.
Lá a cultura é mais aeronáutica às antigas: Os INVAs ficam na sala deles, aluno não pode entrar. O tratamento com o aluno é mais ríspido, mesmo assim tem gente que gosta.

Fora de curitiba, em distância "acessível":
Guaratuba tem a EPA. É uma escola nova, muito boa. Oferece no momento uns quatro C152. O maior atrativo é que a escala é bem livre e o tempo ajuda, a galera acaba voando rápido.

Ponta Grossa: É uma escola boa também porém já começa a pecar na padronização da instrução. Colegas que voaram lá falaram que é mais "nas coxas", mesmo assim é uma boa escola. Estão com dois C152 e os AB115. O que ajuda é o tempo e que lá não é controlado, ou seja, aciona e decola.

As três primeiras apresentam um problema relacionado a checador. Você voa mas na hora de fechar as horas e checar, fica na mão. Na aerocon o unico checador (Ramalho) é o mesmo que checa no ACP e na EPA, essa situação deve mudar no ano que vem. No ACP fora o Ramalho, que checa nas outras duas escolas que falei, tem o presidente (Mario Tetto) mas não sei se ele ativamente checa a galera ou é algo eventual. Já na EPA essa situação deve mudar logo também, eles devem passar a ter um checador próprio.
Em PG, o checador é o presidente do aeroclube e ele tem uma disponibilidade razoável.

No geral, com relação a aeronave o que eu te falo é o seguinte: Voa o que é mais fácil. MUITA gente pode tirar sarro, que o C152 é aeronave de menininha, muito fácil, que o AB115 dá mais pé e mão. Sim, o AB115 dá mais pé e mão mas isso ao custo do seu suado dinheirinho. No geral o aluno leva mais tempo pra solar no AB115 do que no C152.
A não ser que você vá querer a agrícola, avião convencional só serve pra agregar e não pra ser anv de instrução. Voa o C152 durante o seu PP, que é o momento mais crítico, onde você precisa aprender bastante coisa. No cessninha já não é facil, no aeroboero vai ser pior. Lá no teu PC quando você não tem missão pra fazer, e por consequência não reprova se mandar mal no TGL, ai você pode voar anv convencional pra ver como é e tal.

Eeeeeem resumo:
Voa o C152, é muito mais proveitoso pro início da instrução. Escolha uma escola que tenha checador, sei bem como é terminar as horas e mofar na fila dos checks. E acima de tudo escolha um lugar que você se sinta bem, pagar mais barato na escola X porém não gostar muito pode não ser a melhor escola.
Também é bom considerar a questão do tempo. Aqui em CTBA é mais dificil sair voo, tem semana que fica fechada a semana inteira mas também nada que você não consiga voar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Rafael.Patitucci Qui 09 Jan 2014, 21:15

Paulo.

Muito obrigado pelas informações. Serão muito úteis nas minhas escolhas daqui para frente.
Abraço e muito obrigado.

_________________
Rafael Patitucci "posson"

[ Avell FullRange G1740 ] Intel i7 3630QM @3.4ghz 6MB / NVIDIA GEFORCE GTX 680M GPU COM 4GB GDDR5 / Clevo P170EM / Corsair Vengeance DDR3 16GB (2x8GM) 1600Mhz / SSD 256 GB SATA III / MSATA 256GB SATA III (FSX) / Seagate 500GB 7200RPM 16MB / Saitek X52 Pro Flight System / Saitek  Flight Combat Rudder Pedals / Sony 40" / Windows 8 Pro 64bits

Rafael.Patitucci
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/07/2013
Mensagens : 11
Reputação : 1
Idade : 38
Simulador preferido : FSX / RoF
Emprego/lazer : Eng. Eletricista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Trovis Seg 13 Jan 2014, 21:31

Tem também a QNE, que é escola, e lá você se forma desde PP até INVA. Inclusive com os cursos teóricos.

A base deles era em Maricá-RJ, mas mudou para Guarapari-ES.

Os aviões são C152, Tupi e Seneca e tem alojamento.  thumbsup 

Trovis
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 09/08/2011
Mensagens : 591
Reputação : 9
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Sobre Curso pilotagem profissional de aeronaves Positivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos