Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Gse_multipart13851

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por renaq Seg 29 Out 2012, 19:13

"No dia 24 de outubro, o Centro Tecnológico Positivo lançou a Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (ACAP), com a presença de autoridades brasileiras da área da aviação"

http://ctpositivo.com.br/curso/pilotagem-aeronaves-batel

Formação: PP-PC
Duração: 03 anos
Mensalidade: 2000 R$ (inclui horas de vôos)

Pessoal, tenho dúvidas a respeito deste curso, será que vale a pena? O que vocês acham?
Abraços

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2009
Mensagens : 24
Reputação : 2
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Seg 29 Out 2012, 20:15

Renaq eu fiz pilotagem na UTP porém não conheço o curso da Positivo.

O preço da mensalidade é salgado e vai te limitar nas opções de aeroclube pra voar. Não achei informação de quais seriam mas se for em Curitiba ou é o aeroclube ou a aerocon. Mas se você ver o total gasto dá na mesma que fazer na UTP e pagar a hora de voo por conta própria.

Como Curitiba tem um tempo muito instável, pode ser que você queria ir voar em outro lugar e pelo que entendi isso não será possível.
Por outro lado como dá pra financiar pelo FIES, quem não tem grana pras horas de voo financia o pacote todo.

Enfim, o curso é novo, a UP é uma boa universidade mas não sei lhe dizer se vale a pena fazer na UP ou na UTP. Independente disso, se você planeja voar em uma cia. um curso superior é muito interessante.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por renaq Seg 29 Out 2012, 20:26

Paulo Stavis escreveu:Renaq eu fiz pilotagem na UTP porém não conheço o curso da Positivo.

O preço da mensalidade é salgado e vai te limitar nas opções de aeroclube pra voar. Não achei informação de quais seriam mas se for em Curitiba ou é o aeroclube ou a aerocon. Mas se você ver o total gasto dá na mesma que fazer na UTP e pagar a hora de voo por conta própria.

Como Curitiba tem um tempo muito instável, pode ser que você queria ir voar em outro lugar e pelo que entendi isso não será possível.
Por outro lado como dá pra financiar pelo FIES, quem não tem grana pras horas de voo financia o pacote todo.

Enfim, o curso é novo, a UP é uma boa universidade mas não sei lhe dizer se vale a pena fazer na UP ou na UTP. Independente disso, se você planeja voar em uma cia. um curso superior é muito interessante.
Muito Obrigado Paulo.
Realmente é um preço salgado, mas inclui as horas de vôo, e com o fies da pra dar uma aliviada, financiando 50% ou até 100%. Vou procurar saber da UTP, na verdade sou de outro estado (MS), faço faculdade de direito e fiz teórico de PP, estou muito interessado por este curso. Mas me diz ai, como que é o curso?
Abraços

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2009
Mensagens : 24
Reputação : 2
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Seg 29 Out 2012, 21:04

renaq escreveu:Muito Obrigado Paulo.
Realmente é um preço salgado, mas inclui as horas de vôo, e com o fies da pra dar uma aliviada, financiando 50% ou até 100%. Vou procurar saber da UTP, na verdade sou de outro estado (MS), faço faculdade de direito e fiz teórico de PP, estou muito interessado por este curso. Mas me diz ai, como que é o curso?
Abraços

Na UTP funciona da seguinte maneira:

1º semestre: Materias do PP e alguns complementos (segurança de voo, laboratório, fisica e matemática).
2º semestre: Matérias complementares e acadêmicas (ingles, português, metodologia científica, etc).
3º semestre: Matérias do PC e complementos (seg voo II, lab II, inglês, aviação sustentável).
4º semestre: Nova rodada de matérias complementares (sobrevivencia teórica, CRM, trafego aereo, etc).

O curso era bom porém alguns professores com os quais tive aula sairam recentemente. A UTP não é a melhor universidade para os dois lados (prof e aluno). Falta verba para os laboratórios (são PCs com FS2004 e um joy cobra). Isso é reflexo do valor da mensalidade portanto não dá pra reclamar.
Dá diploma de tecnólogo (pra piloto é a mesma coisa que bacharel) e dura 2 anos. Tem de manhã e a noite e não inclui as horas de voo necessárias para obter o diploma (para colar grau é necessário apresentar carteira de PC/IFR).

-----
Fazendo um adendo sobre o curso da UP, as horas serão feitas na EPA, em Guaratuba, que está abrindo novamente uma escola de voo.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por renaq Ter 30 Out 2012, 00:00

Bacana Paulo, sua ajuda está sendo muito importante pra mim. eu vi que na UP são 3 anos, será que neste 3° ano é só monografia, essas coisas? Ou seja, será que tem matéria?

Você está trabalhando no ramo como PC?
Abraços

renaq
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2009
Mensagens : 24
Reputação : 2
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Ter 30 Out 2012, 09:58

renaq escreveu:Bacana Paulo, sua ajuda está sendo muito importante pra mim. eu vi que na UP são 3 anos, será que neste 3° ano é só monografia, essas coisas? Ou seja, será que tem matéria?

Você está trabalhando no ramo como PC?
Abraços

Pelo que entendi não renaq porque as aulas são somente em 3 dias da semana (seg/ter/quar) e o restante dos dias é para voar. Com isso é necessário extender o curso além do que seria comum pela quantidade de matérias (2 anos mais ou menos) para os 3 anos.
Pelo menos na UTP o TCC pode ser feito a partir do 3º período. Mas dá pra fazer quando ficar melhor pra você.

Eu ainda não estou trabalhando. Trabalhar só com o PC agora está muito complicado, vou fazer o INVA assim que a ANAC me permitir (estou esperando análise do meu processo há quase 4 meses).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Qui 22 Nov 2012, 23:24

renaq escreveu:"No dia 24 de outubro, o Centro Tecnológico Positivo lançou a Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (ACAP), com a presença de autoridades brasileiras da área da aviação"

http://ctpositivo.com.br/curso/pilotagem-aeronaves-batel

Formação: PP-PC
Duração: 03 anos
Mensalidade: 2000 R$ (inclui horas de vôos)

Pessoal, tenho dúvidas a respeito deste curso, será que vale a pena? O que vocês acham?
Abraços




Ola Renaq, cara, estou com a msm duvida, pois tenho o teórico do PP, mas pelo fato da grana estar curta esse tecnólogo vai me ajudar muito(FIES). Sou de outro estado também e não consigo decidir se faço ou não faço... já se decidiu? Abçs

JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Anderson Sex 23 Nov 2012, 11:41

Tambem estou querendo entrar pra uma faculdade ano que vem ou no proximo, alguem sabe me informar se tem algum tipo de "Estagio" que se possa fazer, pra bancar um pouco o custo?

_________________
Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem 26

Z68X-UD3// GTX 570 // 8GB Corsair // Corsair 850W // I7 2600K
Anderson
Anderson
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 25/12/2010
Mensagens : 737
Reputação : 42
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 11:46

Anderson escreveu:Tambem estou querendo entrar pra uma faculdade ano que vem ou no proximo, alguem sabe me informar se tem algum tipo de "Estagio" que se possa fazer, pra bancar um pouco o custo?

Estágio não tem, só se você trabalhar em alguma escola de aviação, que normalmente não paga muito, ou outro trabalho mesmo.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Julio Giunti Sex 23 Nov 2012, 12:42

Em Teresina também abriu este curso e estou pensando em fazer...

Mas me tirem uma dúvida, você faz o curso na faculdade e paga as horas de vôo referente ao curso. Estando tudo certo, você sai checado PP e PC já com habilitação emitida???
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 12:46

Perguntei ao pessoal da faculdade se iriamos sair habilitados IFR ao final do curso e me disseram que IFR e INVA seriam cursos de extenção, ou seja, é possivel checar PC VFR???????w

JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 12:49

JPietezak escreveu:Perguntei ao pessoal da faculdade se iriamos sair habilitados IFR ao final do curso e me disseram que IFR e INVA seriam cursos de extenção, ou seja, é possivel checar PC VFR???????w

Welcome JPietezak!

Pelo jeito então checa PC/VFR/MNTE (o mais barato) e quem puder ($) faz o IFR e o INVA.
Só que daqui um ano (ou dois, me esqueci do tempo exato), INVA só com 200h totais. O pessoal vai ficar com carteira VFR e sem INVA, não adianta nada...
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 13:33

Paulo Stavis escreveu:
JPietezak escreveu:Perguntei ao pessoal da faculdade se iriamos sair habilitados IFR ao final do curso e me disseram que IFR e INVA seriam cursos de extenção, ou seja, é possivel checar PC VFR???????w

Welcome JPietezak!

Pelo jeito então checa PC/VFR/MNTE (o mais barato) e quem puder ($) faz o IFR e o INVA.
Só que daqui um ano (ou dois, me esqueci do tempo exato), INVA só com 200h totais. O pessoal vai ficar com carteira VFR e sem INVA, não adianta nada...


Poisé, pq em média esse curso ira sair em torno em 36mil, e pesquisei em uma escola privada para checar só o PC/IFR + Multi são 48..... Não adianta de nada fazer PC sem sair com IFR, depois vou ter que gastar mais ainda para complementar esses detalhes...

JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 14:07

JPietezak escreveu:Poisé, pq em média esse curso ira sair em torno em 36mil, e pesquisei em uma escola privada para checar só o PC/IFR + Multi são 48..... Não adianta de nada fazer PC sem sair com IFR, depois vou ter que gastar mais ainda para complementar esses detalhes...

Se na UP realmente for sair só PC/VFR/MNTE não compensa muito, só se você não tiver como pagar as horas de nenhum jeito e fizer o FIES/Bolsa.

Porque se você checa o PC/VFR/MNTE, são 150h em MNTE (300/h, que seja). Depois pra fazer IFR e MLTE vão mais 30h (12 multi 850/h +- e 18 mono 400/h +-) fora as 25h de simulador (100/h).
Checando pelo menos PC/IFR/MNTE você já embute as horas do IFR no PC e acaba economizando.

Aí é de cada um parar e ver qual a melhor alternativa.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 14:46

Paulo Stavis escreveu:
JPietezak escreveu:Poisé, pq em média esse curso ira sair em torno em 36mil, e pesquisei em uma escola privada para checar só o PC/IFR + Multi são 48..... Não adianta de nada fazer PC sem sair com IFR, depois vou ter que gastar mais ainda para complementar esses detalhes...

Se na UP realmente for sair só PC/VFR/MNTE não compensa muito, só se você não tiver como pagar as horas de nenhum jeito e fizer o FIES/Bolsa.

Porque se você checa o PC/VFR/MNTE, são 150h em MNTE (300/h, que seja). Depois pra fazer IFR e MLTE vão mais 30h (12 multi 850/h +- e 18 mono 400/h +-) fora as 25h de simulador (100/h).
Checando pelo menos PC/IFR/MNTE você já embute as horas do IFR no PC e acaba economizando.

Aí é de cada um parar e ver qual a melhor alternativa.


Perguntei na UP se realmente é apenas VFR, ainda não me retornaram, assim que responderem posto aqui...

Pelo que vi o multi está em media 1400hr (SenecaII)Sad, voo IFR 380 e simulador 80hr. Meu medo é depois não conseguir bancar o PC. E outra, já tenho o teorico do PP, acho que por isso também não vale a pena começar esse tecnólogo agora.

Sem falar que as hrs na UP serão em Guaratuba, deverão viajar 1:30hr, 2hrs para chegar no aeroclube...

JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 14:49

JPietezak escreveu:Perguntei na UP se realmente é apenas VFR, ainda não me retornaram, assim que responderem posto aqui...

Pelo que vi o multi está em media 1400hr (SenecaII)Sad, voo IFR 380 e simulador 80hr. Meu medo é depois não conseguir bancar o PC. E outra, já tenho o teorico do PP, acho que por isso também não vale a pena começar esse tecnólogo agora.

Sem falar que as hrs na UP serão em Guaratuba, deverão viajar 1:30hr, 2hrs para chegar no aeroclube...

Pelos preços você deve ter visto no ACP. Na aerocon o multi sai mais barato, o IFR também porém é sob capota. Mas se dinheiro é o problema compensa você ir fazendo a faculdade (seja UTP ou outra) e ir voar em um lugar durante as férias. Vai ser mais demorado e trabalhoso, vai, mas você economiza.

Já sobre Guaratuba, você vai sentir a vantagem de fazer lá quando Curitiba (se você for voar aqui) voltar ao normal e ficar fechado por 1 ou 2 semanas direto. Quem avisa amigo é thumbsup

Add: A aerocon tem paranaguá, dá pra unir voar em CTBA quando dá e em PNG quando fechar Curitiba.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 18:03

Paulo Stavis escreveu:
JPietezak escreveu:Perguntei na UP se realmente é apenas VFR, ainda não me retornaram, assim que responderem posto aqui...

Pelo que vi o multi está em media 1400hr (SenecaII)Sad, voo IFR 380 e simulador 80hr. Meu medo é depois não conseguir bancar o PC. E outra, já tenho o teorico do PP, acho que por isso também não vale a pena começar esse tecnólogo agora.

Sem falar que as hrs na UP serão em Guaratuba, deverão viajar 1:30hr, 2hrs para chegar no aeroclube...

Pelos preços você deve ter visto no ACP. Na aerocon o multi sai mais barato, o IFR também porém é sob capota. Mas se dinheiro é o problema compensa você ir fazendo a faculdade (seja UTP ou outra) e ir voar em um lugar durante as férias. Vai ser mais demorado e trabalhoso, vai, mas você economiza.

Já sobre Guaratuba, você vai sentir a vantagem de fazer lá quando Curitiba (se você for voar aqui) voltar ao normal e ficar fechado por 1 ou 2 semanas direto. Quem avisa amigo é thumbsup

Add: A aerocon tem paranaguá, dá pra unir voar em CTBA quando dá e em PNG quando fechar Curitiba.

Estão, já estou voando o PP em CTba pelo ACP, e tá dificil, hahaha, de 12hrs agendadas voei 5!!!!
Na real eu moro em Joinville oq ue já dificulta minha vida pois tenho esse translado até Ctba toda vez que preciso voar, se fizer o tecnologo moraria por lá.

Esses preços referem-se a Aerocon, no ACP o PC está quase o msm preço porém sem Multi, eles preferem que vc faça o INVA antes.

Eu só olhei o curso da UP pela hrs estarem incluídas possibilitando assim fazer as praticas pelo FIES, mas se não compensar não adianta perder tempo, prefiro então continuar como estou, gastando todo meu salario nos aeroclubes Smile !!! Provavelmente, analisando os preços dos curso de PC vou demorar uns 2 anos para concluir toda a parte pratica fazendo o Multi, estou pensando em fazer na Aerocon essa parte.


JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 18:06

Paulo Stavis escreveu:
JPietezak escreveu:Perguntei na UP se realmente é apenas VFR, ainda não me retornaram, assim que responderem posto aqui...

Pelo que vi o multi está em media 1400hr (SenecaII)Sad, voo IFR 380 e simulador 80hr. Meu medo é depois não conseguir bancar o PC. E outra, já tenho o teorico do PP, acho que por isso também não vale a pena começar esse tecnólogo agora.

Sem falar que as hrs na UP serão em Guaratuba, deverão viajar 1:30hr, 2hrs para chegar no aeroclube...

Pelos preços você deve ter visto no ACP. Na aerocon o multi sai mais barato, o IFR também porém é sob capota. Mas se dinheiro é o problema compensa você ir fazendo a faculdade (seja UTP ou outra) e ir voar em um lugar durante as férias. Vai ser mais demorado e trabalhoso, vai, mas você economiza.

Já sobre Guaratuba, você vai sentir a vantagem de fazer lá quando Curitiba (se você for voar aqui) voltar ao normal e ficar fechado por 1 ou 2 semanas direto. Quem avisa amigo é thumbsup

Add: A aerocon tem paranaguá, dá pra unir voar em CTBA quando dá e em PNG quando fechar Curitiba.

Então, já estou voando o PP em CTba pelo ACP, e tá dificil, hahaha, de 12hrs agendadas voei 5!!!!
Na real eu moro em Joinville oq ue já dificulta minha vida pois tenho esse translado até Ctba toda vez que preciso voar, se fizer o tecnologo moraria por lá.

Esses preços referem-se a Aerocon, no ACP o PC está quase o msm preço porém sem Multi, eles preferem que vc faça o INVA antes.

Eu só olhei o curso da UP pela hrs estarem incluídas possibilitando assim fazer as praticas pelo FIES, mas se não compensar não adianta perder tempo, prefiro então continuar como estou, gastando todo meu salario nos aeroclubes Smile !!! Provavelmente, analisando os preços dos curso de PC vou demorar uns 2 anos para concluir toda a parte pratica fazendo o Multi, estou pensando em fazer na Aerocon essa parte.


JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 18:17

JPietezak escreveu:Então, já estou voando o PP em CTba pelo ACP, e tá dificil, hahaha, de 12hrs agendadas voei 5!!!!
Na real eu moro em Joinville oq ue já dificulta minha vida pois tenho esse translado até Ctba toda vez que preciso voar, se fizer o tecnologo moraria por lá.

Esses preços referem-se a Aerocon, no ACP o PC está quase o msm preço porém sem Multi, eles preferem que vc faça o INVA antes.

Eu só olhei o curso da UP pela hrs estarem incluídas possibilitando assim fazer as praticas pelo FIES, mas se não compensar não adianta perder tempo, prefiro então continuar como estou, gastando todo meu salario nos aeroclubes Smile !!! Provavelmente, analisando os preços dos curso de PC vou demorar uns 2 anos para concluir toda a parte pratica fazendo o Multi, estou pensando em fazer na Aerocon essa parte.

Vou te mandar a real, sem panopretagem:

A não ser que você consiga chegar ao inva antes de entrar em vigor as 200h minimas ou tenha como bancar as 50h adicionais é interessante analisar com muito cuidado a aviação.

Daqui pra frente, cada vez mais vai sobrar pc/ifr/mnte ou mlte. A maioria não vai achar trampo, vai fazer inva e vai sobrar inva. Depois que entrar o minimo de 200h entao não sei como será a transição do pc ao primeiro emprego.

Levando isso em conta e os custos e tempo de formação você precisa ver qual a melhor opção. Pessoalmente eu iria de UP e FIES se a grana fosse um problema, se não iria agilizar as horas por fora e fazer um tecnologo na UTP ou outra faculdade.
Já que você terá quer ir morar em outro lugar, as vezes compensa trocar o tempo de ctba por outra cidade. O inverno aqui costuma ser terrivel pra voar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 18:31

Paulo Stavis escreveu:
JPietezak escreveu:Então, já estou voando o PP em CTba pelo ACP, e tá dificil, hahaha, de 12hrs agendadas voei 5!!!!
Na real eu moro em Joinville oq ue já dificulta minha vida pois tenho esse translado até Ctba toda vez que preciso voar, se fizer o tecnologo moraria por lá.

Esses preços referem-se a Aerocon, no ACP o PC está quase o msm preço porém sem Multi, eles preferem que vc faça o INVA antes.

Eu só olhei o curso da UP pela hrs estarem incluídas possibilitando assim fazer as praticas pelo FIES, mas se não compensar não adianta perder tempo, prefiro então continuar como estou, gastando todo meu salario nos aeroclubes Smile !!! Provavelmente, analisando os preços dos curso de PC vou demorar uns 2 anos para concluir toda a parte pratica fazendo o Multi, estou pensando em fazer na Aerocon essa parte.

Vou te mandar a real, sem panopretagem:

A não ser que você consiga chegar ao inva antes de entrar em vigor as 200h minimas ou tenha como bancar as 50h adicionais é interessante analisar com muito cuidado a aviação.

Daqui pra frente, cada vez mais vai sobrar pc/ifr/mnte ou mlte. A maioria não vai achar trampo, vai fazer inva e vai sobrar inva. Depois que entrar o minimo de 200h entao não sei como será a transição do pc ao primeiro emprego.

Levando isso em conta e os custos e tempo de formação você precisa ver qual a melhor opção. Pessoalmente eu iria de UP e FIES se a grana fosse um problema, se não iria agilizar as horas por fora e fazer um tecnologo na UTP ou outra faculdade.
Já que você terá quer ir morar em outro lugar, as vezes compensa trocar o tempo de ctba por outra cidade. O inverno aqui costuma ser terrivel pra voar.

Então olhando pelo seu ponto de vista já não compensa mais fazer os cursos pelos aeroclubes e sim agregar um curso de graduação ao currículo?
A grana é sempre complicado, mas acho desfavoravel fazer o tecnolog na UP sendo que depois vou ter que correr atrás do IFR, vou perder tempo e talvez até grana nessa jogada. Se eles formassem pelo menos com IFR já seria o ideal. Acho bizarro o curso oferecer 150hrs e não incluir IFR.

JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 18:38

JPietezak escreveu:Então olhando pelo seu ponto de vista já não compensa mais fazer os cursos pelos aeroclubes e sim agregar um curso de graduação ao currículo?
A grana é sempre complicado, mas acho desfavoravel fazer o tecnolog na UP sendo que depois vou ter que correr atrás do IFR, vou perder tempo e talvez até grana nessa jogada. Se eles formassem pelo menos com IFR já seria o ideal. Acho bizarro o curso oferecer 150hrs e não incluir IFR.

Depende, cada um tem sua prioridade. O ideal é aquela máxima da faculdade, PC/IFR/MLTE. Mas entre a máxima e o bolso fica o dinheiro...

Eu vejo da seguinte maneira: Ou faz rápido pra terminar antes que inva precise de 200h e tenha uma forma de entrar no mercado ou faz sem pressa.
O rápido é a UTP e similares. Você voa por conta própria onde preferir, pagando mais ou menos conforme você puder (e quiser). Mas aí tem que voar num lugar que seja mais agilizado, não dependa tanto de tempo.

A outra opção é a mais devagar, faz a UP, financia pelo FIES e sai PC/VFR (se for isso mesmo) faz mais 50h de visual pra virar INVA ou faz IFR/MLTE por fora se o mercado estiver pegando os recém-checados lá pra frente.

De qualquer forma, provavelmente o mercado estará saturado de INVAs. Como não dá pra prever como será daqui 1 ou 2 anos, pensemos pela pior possibilidade: Também não estão pegando PC recém checado.
Aí você se encontrará com o FIES pra pagar e sem emprego. O momento é dificil amigo, essa propaganda que "ia faltar piloto" inundou o mercado com os recém checados.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 18:47

Paulo Stavis escreveu:
JPietezak escreveu:Então olhando pelo seu ponto de vista já não compensa mais fazer os cursos pelos aeroclubes e sim agregar um curso de graduação ao currículo?
A grana é sempre complicado, mas acho desfavoravel fazer o tecnolog na UP sendo que depois vou ter que correr atrás do IFR, vou perder tempo e talvez até grana nessa jogada. Se eles formassem pelo menos com IFR já seria o ideal. Acho bizarro o curso oferecer 150hrs e não incluir IFR.

Depende, cada um tem sua prioridade. O ideal é aquela máxima da faculdade, PC/IFR/MLTE. Mas entre a máxima e o bolso fica o dinheiro...

Eu vejo da seguinte maneira: Ou faz rápido pra terminar antes que inva precise de 200h e tenha uma forma de entrar no mercado ou faz sem pressa.
O rápido é a UTP e similares. Você voa por conta própria onde preferir, pagando mais ou menos conforme você puder (e quiser). Mas aí tem que voar num lugar que seja mais agilizado, não dependa tanto de tempo.

A outra opção é a mais devagar, faz a UP, financia pelo FIES e sai PC/VFR (se for isso mesmo) faz mais 50h de visual pra virar INVA ou faz IFR/MLTE por fora se o mercado estiver pegando os recém-checados lá pra frente.

De qualquer forma, provavelmente o mercado estará saturado de INVAs. Como não dá pra prever como será daqui 1 ou 2 anos, pensemos pela pior possibilidade: Também não estão pegando PC recém checado.
Aí você se encontrará com o FIES pra pagar e sem emprego. O momento é dificil amigo, essa propaganda que "ia faltar piloto" inundou o mercado com os recém checados.

Caramba, é isso mesmo, estamos num mato sem cachorro... atualmente no ACP vc fazendo o INVA está praticamente instruindo por ali msm, a não ser que não queira ou tenha uma histórico muito ruim. Vou ter analisar tudo isso com cuidado, de qualquer forma tenho que decidir logo pois as inscrições para a UP se encerram no dia 27 se não me engano.

JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 18:54

JPietezak escreveu:Caramba, é isso mesmo, estamos num mato sem cachorro... atualmente no ACP vc fazendo o INVA está praticamente instruindo por ali msm, a não ser que não queira ou tenha uma histórico muito ruim. Vou ter analisar tudo isso com cuidado, de qualquer forma tenho que decidir logo pois as inscrições para a UP se encerram no dia 27 se não me engano.

Eu ouvi de um amigo que estava fazendo inva no acp que já não é assim, já saturou e não está entrando ninguem. Daqui pra frente a tendencia é que seja assim: o mercado não roda e os invas não saem pra dar lugar pros novatos.

Porisso não conte muito com o inva, porinquanto.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por JPietezak Sex 23 Nov 2012, 21:01

Cara, nem de longe vale a pena o curso do UP, ao final do curso será pago 72mil reias, se feito 100% pelo FIES será pago 138 parcelinhas de 885!!!!!!!! Um total de mais de 120mil!!!!! Sendo que como te falei antes, na Aerocon com cerca de 48, 50mil vc checa PC/IFR/Multi.

Acho que o tecnólogo é muito legal pois aprende muito e tudo mais, mas é pra quem tem grana ou fez o ENEM, que não é o meu caso, o jeito vai ser trabalhar por um tempo para ter grana para o PC.

Vc disse que a Aerocon faz aulas em Paranaguá, é bom voar lá?


JPietezak
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 23 Nov 2012, 21:07

JPietezak escreveu:Cara, nem de longe vale a pena o curso do UP, ao final do curso será pago 72mil reias, se feito 100% pelo FIES será pago 138 parcelinhas de 885!!!!!!!! Um total de mais de 120mil!!!!! Sendo que como te falei antes, na Aerocon com cerca de 48, 50mil vc checa PC/IFR/Multi.

Acho que o tecnólogo é muito legal pois aprende muito e tudo mais, mas é pra quem tem grana ou fez o ENEM, que não é o meu caso, o jeito vai ser trabalhar por um tempo para ter grana para o PC.

Vc disse que a Aerocon faz aulas em Paranaguá, é bom voar lá?


É, não contei os juros. 138 vezes dá 12 anos, nem a pau eu faria uma dívida assim. O valor da parcela dá quase a mensalidade, não compensa mesmo.

Faça por fora os cursos, o importante é ter a parte prática pra dar um INVA ou voar um executivo. A facul só ajuda pra cia aérea, isso dá pra fazer depois. Mesmo assim se for pra fazer FIES, faça na UTP e as horas você faz onde preferir.

Eu fiz meu PC inteiro na Aerocon. Não vou te falar que é a escola mais maravilhosa do mundo mas os preços são de certa forma acessíveis e tem Paranaguá. Você pode marcar as suas horas lá ou em Curitiba. O tempo vai ficar ruim na próxima semana em Ctba, vai pra PNG.
A instrução é boa, os aviões são bons. Só não sei lhe informar como está a escala, estou sem voar há 4 meses (obrigado ANAC!). Derrepente na próxima vez que você tiver hora no ACP dá uma passada lá na Aerocon, sem compromisso. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Empty Re: Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos