Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Gse_multipart13851

Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

+2
Rafael Sanders
Nicolasalves
6 participantes

Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Nicolasalves Sáb 22 Jun 2013, 19:24

Estou com muita dificuldade de fazer um pouso no meu Fokker 100. Tipo, eu gosto de usar a quamtidade certa de combustivel nos meus voos, sendo assim no fim do voo eu tenho pouco combustivel e o aviao super leve na hora de fazer o flare da aquela "lambida" na pista

Nicolasalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Nicolasalves Sáb 22 Jun 2013, 19:27

E entao ele so toca a pista la no fim. Ja fui parar no oceano muitas vezes no sdu. Gente desculpa ai. Eu estou no celular, aqui nao tem acentuacao e eu cliquei em enviar sem querer . Desculpas fe verdade.

Nicolasalves
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Rafael Sanders Sáb 22 Jun 2013, 19:45

Olá Nicolas!

Primeiro de tudo, a quantidade certa de combustível jamais será ter POUCO dele no fim do voo! Você deve calcular a quantidade seguindo a fórmula A + B + C + 30 min, que é utilizada para aeronaves comerciais, sendo A o aeródromo de saída, B o aeródromo de destino e C o aeródromo de alternativa, adicionando mais 30 minutos para um caso de espera ou outro motivo qualquer. Utilizando-se desta fórmula, você chegará ao destino sempre com a quantidade de combustível correta nos tanques!

A sua velocidade de aproximação final está compatível? Geralmente com um avião leve e uma velocidade acima do normal temos problemas na hora do "flare" para o pouso ou "varar" a pista, principalmente em pousos curtos como é no SDU!
Rafael Sanders
Rafael Sanders
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 13/08/2011
Mensagens : 55
Reputação : 13
Idade : 33
Simulador preferido : P3d v4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por João Pedro Sáb 22 Jun 2013, 20:11

Além desse cálculo básico como o Rafa disse de forma clara, ainda é necessário o abastecimento de combustível de contingência, táxi, procedimentos de solo, e em alguns casos, um combustível extra, principalmente nas rotas para o sul que possuem um alto vento de proa... Em tese, um 737 que parte do Rio para Sampa leva cerca de 6,5 toneladas de combustível.

Creio que para o SDU o ideal é iniciar a redução de potência aos 70-50 pés...

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Braconi Sáb 22 Jun 2013, 20:32

Vou dar um aviso que era comum de ser dito pelo instrutor do Flight Simulator 98: "Watch your speed".

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Renato Vicente Sáb 22 Jun 2013, 21:16

Também acho que é excesso de velocidade, pode parecer chato mas aprenda a voar primeiro com um Cessninha 172... Aprenda a fazer um pouso perfeito, na velocidade correta, voar sem piloto automático... O resultado vem com o tempo

Bons treinos thumbsup

Renato Vicente
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/07/2011
Mensagens : 229
Reputação : 9
Idade : 33
Simulador preferido : XP11, MSFS2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por GustavoMinuano Sáb 22 Jun 2013, 22:02

Braconi escreveu:Vou dar um aviso que era comum de ser dito pelo instrutor do Flight Simulator 98: "Watch your speed".


Ai ai ... voltei no tempo agora eehhehe

Abraço!

_________________
Flôres, F. Gustavo
ANC001 - Board Member Anumará Cargo - http://www.anumara-cargo.com
Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Boeing777_Banner_Pilot
GustavoMinuano
GustavoMinuano
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 516
Reputação : 26
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

http://www.gustavoflores.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Braconi Dom 23 Jun 2013, 09:12

GustavoMinuano escreveu:
Braconi escreveu:Vou dar um aviso que era comum de ser dito pelo instrutor do Flight Simulator 98: "Watch your speed".


Ai ai ... voltei no tempo agora eehhehe

Abraço!

Depois se você fosse mais além insistindo em ser manicaca, quebrando o avião e acabando com a missão, o cara dizia: " Ouch!!!! better luck next time..."
lol!


Ao membro que apresentou a dificuldade com o pouso.

O problema não está ligado abastecimento minimo necessário, nem peso de pouso (já que disse estar leve).... é apenas velocidade e técnicas de pilotagem virtual...

Trabalhe os dois últimos itens ditos e será um ás do F-100
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pouso com aviao muito leve (dificuldade) Empty Re: Pouso com aviao muito leve (dificuldade)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos