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[Brasil] Gol estabelece bônus polêmico para pilotos por economia de combustível

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Mensagem por G.Friedrich Seg 15 Abr 2013, 08:09

Com um prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012, a Gol encontrou um maneira polêmica para tentar reduzir gastos: a empresa decidiu pagar um bônus salarial para pilotos e comissários de bordo se eles economizarem combustível.
Entre analistas de segurança de voo, não há consenso. Alguns afirmam que o bônus abre um precedente que, no limite, pode levar um piloto a tomar decisões baseadas não só na segurança mas também no que ganhará se poupar combustível.

Outros especialistas, mais a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), dizem não haver risco se os procedimentos de segurança forem seguidos.

A Gol nega risco. Diz que os pilotos são bem treinados e que monitora os voos para detectar eventuais desvios.

Afirma também que, entre economia e segurança, a prioridade será sempre a segurança. E diz que as metas não são individuais (leia abaixo).
comunicado

A política de bônus foi divulgada por meio de um informe que a Folha obteve.

Datado de 27 de fevereiro, ele diz que a meta é economizar 700 t de combustível por mês. Para isso, seria preciso reduzir em 40 segundos o tempo de cada voo e manter 55,1% dos voos sem atraso.

Se a meta for atingida, a Gol economizará R$ 1,9 milhão por mês, dos quais R$ 820 mil serão divididos entre pilotos e comissários. Isso dá 3,3% a mais no salário mensal, para os pilotos; o primeiro pagamento será em julho.

O combustível é o maior gasto de uma linha aérea. Na Gol, são 43% das despesas.

O resultado, segundo a Gol, poderá ser obtido com algumas medidas, como não acionar o reverso (dispositivo que ajuda a frear) em aeroportos com pistas mais longas, como Cumbica (Guarulhos), se elas estiverem secas.

Um avião é preparado para pousar sem o reverso. Em Congonhas e no Santos Dumont, de pistas mais curtas, o procedimento é proibido.

Os pilotos foram encorajados também a pedir ao controle de tráfego aéreo rotas mais diretas entre um destino e outro, o que acelera a viagem. Nem sempre é possível, em razão do movimento.

Outra ação foi incentivar que o avião desça de maneira mais direta possível da altitude de cruzeiro (12 mil metros) até o pouso. Era comum o avião descer em degraus.
lá fora

Essas ações de economia são aplicadas em outras empresas do mundo todo, como a Lufthansa --sem o bônus.

A empresa alemã disse que não recorre à bonificação por questões de segurança --para não envolver o piloto em uma questão econômica.

As companhias dos EUA tampouco pagam bônus. A Folha consultou a American Airlines, a United, a US Airways e a Southwest.

A Continental, hoje incorporada à United, chegou a fazê-lo entre os anos 1980 e 1990. Abandonou a ideia, entre outras razões, por constatar o mau uso da medida pelos pilotos, como voar mais lentamente ou desligar o ar-condicionado da cabine.

Fonte: Uol
Link: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1262685-gol-estabelece-bonus-polemico-para-pilotos-por-economia-de-combustivel.shtml

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Mensagem por flavioSSA Seg 15 Abr 2013, 09:18

Toda empresa deve ser o mais eficiente possivel, sempre. Mas eu acho que essa questão de jogar essa responsabilidade nas mãos dos pilotos não é muito sensata. Como qualquer profissão do planeta, existem aqueles bons e maus pilotos.
Abre brecha para pilotos "esquecerem" algumas boas praticas no voo, como desvio de rota por mal tempo, o lance do ar condicionado, combustivel suficiente para os aeroportos alternativos, margem de segurança, etc... muito arriscado. Não sei como a Anac permitiu isso.

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Mensagem por Pimentel Seg 15 Abr 2013, 09:30

flaviossa escreveu:Toda empresa deve ser o mais eficiente possivel, sempre. Mas eu acho que essa questão de jogar essa responsabilidade nas mãos dos pilotos não é muito sensata. Como qualquer profissão do planeta, existem aqueles bons e maus pilotos.
Abre brecha para pilotos "esquecerem" algumas boas praticas no voo, como desvio de rota por mal tempo, o lance do ar condicionado, combustivel suficiente para os aeroportos alternativos, margem de segurança, etc... muito arriscado. Não sei como a Anac permitiu isso.

Eu não acho que serão abertas brechas a riscos, como esquecer boas praticas por exemplo. Esse bônus visa mais incentivar os caras a fazer o que é padrão e foi estabelecido previamente visando poupar combustível.

É engraçado isto, pois a gol paga por hora.
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Mensagem por jailton Seg 15 Abr 2013, 17:44

Só não entendi a parte que diz ¨comissários de bordo¨, o que eles tem a haver com isso? damn

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Mensagem por Hilquias Seg 15 Abr 2013, 21:29

É realmente lamentável ver uma empresa aérea ter que recorrer a esse recurso para tentar economizar, pelo fato de ter prejuízos acumulados nos últimos anos (os ex-funcionários da Webjet que o digam..). Todos sabemos que o grande vilão de gastos das aéreas é o combustível e isso não vai mudar tão cedo. A GOL também já anunciou o corte de serviço de bordo em voos com duração menor do que 1H15min. Vamos torcer para que essa crise passe logo e que os tempos mudem hmmm
E por que não dar uma olhada em sistemas de gestão diferentes, como o da Azul por exemplo, que cresce a cada ano e que, segundo o presidente David Neeleman, planeja ser a maior do Brasil em 10 anos.
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Mensagem por G.Friedrich Ter 16 Abr 2013, 08:58

Não acho que estarão aumentando os riscos, pois em alguns países algumas medidas como essa já são usadas, como taxiar com apena um motor, alem de não usar o reverso, por exemplo.
Em um aeroporto como o Galeão com pistas que passam dos 3.000 metros é possivel parar um 738 tranquilamente sem reverso, outro ponto, uma aeronave só é homologada para operar em um aeroporto se puder parar somente com o sistema de freio, sem o uso de reverso.


Última edição por G.Friedrich em Ter 16 Abr 2013, 12:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de uma frase.)

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Mensagem por flavioSSA Ter 16 Abr 2013, 11:26


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Mensagem por Whipple Ter 16 Abr 2013, 12:01

Eu achava que usar reverso economizava em freio e pneu...

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Mensagem por Leber Ter 16 Abr 2013, 12:03

Uma vez também escrevi para a Assessoria da Gol perguntando sobre um incidente que havia acontecido (lembram do caso que os painéis do teto e máscaras de oxigênio cairam? esse mesmo), a mesmo depois de insistir respondendo uns 5 e-mail, eles respondiam sempre dessa forma genérica que a notícia aí em cima cita.

Isso é um descaso, me leva a pensar que ele na verdade não sabem o que se passa dentro de seus aviões, muito mesmo nos procedimentos da companhia inteira !

thumbsdown


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Mensagem por G.Friedrich Ter 16 Abr 2013, 12:24


O Sr. Ricardo Boechat, hoje pela manhã na rádio Band News, falou inumeras besteiras, alegando que esse tipo de operação é extremamente arriscada, colocando em risco a vida dos passageiros, ainda disse que a ANAC foi corrupta, por isso aprovou o que a Gol quer fazer.
Sinceramente se eu fosse o representante da Gol porcessaria o Sr. Boechat e a ANAC tambem deveria fazer o mesmo, não que a ANAC seja um exemplo de agencia muito pelo contrario, porem nesse caso ela não cometeu erro.

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