Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2 Gse_multipart13851

[Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2

Ir para baixo

[Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2 Empty [Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2

Mensagem por Amilckar Qui 13 Dez 2012, 15:56

Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2


Nessa terça-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff declarou em Paris que a a compra de caças para a FAB no programa FX-2 foi adiada, e que a compra depende da retomada do crescimento da economia ‘a taxas maiores’.


“Adiamos de fato a decisão sobre os caças. Isso pode levar ainda algum tempo e depende da recuperação do país”, afirmou a presidenta em uma coletiva com o presidente francês, François Hollande, no palácio do Eliseu.

“Nós esperamos que o Brasil cresça nos próximos meses a uma taxa que permita que esse assunto volte à nossa pauta como sendo uma prioridade”, completou.

[Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2 Dassault_Rafale_Canal_Piloto

No mês de Outubro do ano passado, Celso Amorim, Ministro da Defesa, já havia dito que a compra das aeronaves dependeria da ‘evolução da crise externa’, mesmo argumento usado pelo Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

A França está na disputa com os aviões Rafale, fabricados pela Dassault e que detêm a preferência do ex-presidente Lula. Os outros dois concorrentes são o estadunidense Super Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab.

[Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2 Gone_Canal_PilotoDilma lembrou que as discussões sobre a compra de 36 caças para a FAB (FX-2) foi iniciada em 2009 e 2010, mas ressaltou que ‘diante do aguçamento da crise, o governo brasileiro recuou de uma decisão imediata’.

Conforme Dilma afirmou, a situação atual da economia leva o governo “a tomar extrema cautela ao decidir gastos que sejam além daqueles que nós necessitamos para fazer os estímulos fiscais que o país precisa para sair da crise”, como desonerações e investimentos em infra-estrutura.

Já o novo presidente da França, François Hollande, naturalmente reiterou o desejo do governo francês de transferir tecnologia, caso o Rafale seja escolhido:

“A França possui uma alta cooperação com o Brasil no setor da indústria da defesa. Nós já temos contratos em relação a submarinos e helicópteros. Sempre desejamos que houvesse, nesses contratos, uma transferência de tecnologia”, disse Hollande.

Hollande ainda ressaltou “as qualidades excepcionais do Rafale”, mas disse que o Brasil ‘tem liberdade’ para escolher o momento (da compra) e o avião desejado.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução

Via: Canal Piloto

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Dilma adia novamente compra de caças do programa FX-2 Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos