Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Performance no Ubuntu Gse_multipart13851

Performance no Ubuntu

+3
conex
Ghost
srjaca
7 participantes

Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Seg 23 Jul 2012, 19:12

Estou pensando em instalar o ubuntu para rodar o tão falado X-Plane 10, nessa plataforma ele teria mais performance que no Windows? Uma GT520 de 1gb junto de um quadcore rodaria sem HDR com um desempenho no mínimo aceitavel? Obrigado pessoal thumbsup
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Ghost Seg 23 Jul 2012, 19:19

Até hoje não conheci ninguém no Brasil que rode o x-plane no linux, mas de repente alguém se manifesta por aqui, sei que lá fora tem bastante gente usando. Eu uso GTS250 que é bem pior que sua placa de video e no windows roda bem, até com hdr, então não sei te dizer o quanto valeria a pena você instalar no linux.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por conex Seg 23 Jul 2012, 21:49

Como sou desenvolvedor, possuo os 3 sistemas, Win/Mac/Lin

Windows vs Linux não vejo diferenças em performance, porém no osx roda melhor que windows, tenho um ganho de cerca de 10fps lá.

Fred.

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por biazi Seg 23 Jul 2012, 22:42

conex escreveu:Como sou desenvolvedor, possuo os 3 sistemas, Win/Mac/Lin

Windows vs Linux não vejo diferenças em performance, porém no osx roda melhor que windows, tenho um ganho de cerca de 10fps lá.

Fred.

shocked Com a mesma máquina?
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por conex Ter 24 Jul 2012, 09:05

Sim, mesma maquina wink

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Ter 24 Jul 2012, 10:52

Ghost escreveu:Até hoje não conheci ninguém no Brasil que rode o x-plane no linux, mas de repente alguém se manifesta por aqui, sei que lá fora tem bastante gente usando. Eu uso GTS250 que é bem pior que sua placa de video e no windows roda bem, até com hdr, então não sei te dizer o quanto valeria a pena você instalar no linux.
Minha placa é bem inferior a sua principalmente por ser 64 bits e a sua 256 thumbsdown

To perguntando isso porquê um dia desses instalei o demo do X-Plane 10 e meu deus, rodou extremamente lento. Na epoca eu não participava aqui do forum e não tinha como pedir ajuda a ninguém, portanto não consegui configurar joystick, graficos, nada, e acabei por desinstalar aquilo que ja tava me dando dor de cabeça lol Mas agora penso em tentar de novo, porquê pelo o que vejo nuns tópicos que a galera posta, ele anda bem desenvolvido.
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por conex Ter 24 Jul 2012, 11:37

É fato, XP10 precisa de uma boa placa de video e um bom pc no minimo quad core pra melhor desempenho, depois que mudei do meu dual core para um i7 a diferença foi gigantesca nos fps, porém agora minha placa de video está capando o desempenho tambem.

conex
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/09/2011
Mensagens : 231
Reputação : 40
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por lawtonnt Ter 24 Jul 2012, 11:58

Bom dia pessoALL;

Não uso o Ubuntu e sim o linux Suse Linux Enterprise e digo, o X-Plane 10 roda muito bem, sem problemas, não vou dizer se roda melhor ou pior q no Windows, pois não uso Windows, mas saiba que o X-Plane 10 roda muito liso no linux. happy
Abraços.
lawtonnt
lawtonnt
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2011
Mensagens : 90
Reputação : 17
Idade : 49
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenheiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Qua 25 Jul 2012, 09:40

Estou vendo se troco meu PC num macbook com uma intel HD3000, ai talvez consiga rodar o X-Plane de um jeito decente, valeu galera ;D
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por lawtonnt Qua 25 Jul 2012, 14:00

Boa tarde Srjaca;

Nesse caso, recomendo a leitura do site http://br-mac.org/2012/06/macbook/?utm_source=brmac&utm_medium=button&utm_campaign=powerbar
Abraços.
lawtonnt
lawtonnt
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2011
Mensagens : 90
Reputação : 17
Idade : 49
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenheiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Luiz.Alexandre Qua 25 Jul 2012, 15:49

Olha eu aqui kkk \o/

Eu uso Ubuntu e o X-Plane , e posso garantir que ele roda melhor no Ubuntu do que no Windows , cerca de 10% de ganho , e dependendo da situação ate mais thumbsup


OBS : No meu pc com um Pentium IV de 2.5 (over de 3.3) , 2 gb de ram e 9600GT consigo manter tudo no medio sem HDR sem quedas de frames hora alguma cool


Eis um pequeno teste de desempenho q fizeram :

http://forum.avsim.net/topic/362799-x-plane-10-performance-comparison-window-vs-linux/

Luiz.Alexandre
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/05/2012
Mensagens : 26
Reputação : 1
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Qua 25 Jul 2012, 17:22

Luiz.Alexandre escreveu:Olha eu aqui kkk \o/

Eu uso Ubuntu e o X-Plane , e posso garantir que ele roda melhor no Ubuntu do que no Windows , cerca de 10% de ganho , e dependendo da situação ate mais thumbsup


OBS : No meu pc com um Pentium IV de 2.5 (over de 3.3) , 2 gb de ram e 9600GT consigo manter tudo no medio sem HDR sem quedas de frames hora alguma cool


Eis um pequeno teste de desempenho q fizeram :

http://forum.avsim.net/topic/362799-x-plane-10-performance-comparison-window-vs-linux/

Nooossa senhora, agora to em duvida entre comprar o MacBook ou simplesmente instalar o Ubuntu que tenho guardado aqui scratch

Será que a onboard do MacBook(Intel HD3000) bateria de frente com minha básica GT520? Porquê em processador e memória ram o mac ganha...

Um abraço, e desde já obrigado a todos wink
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Luiz.Alexandre Qui 26 Jul 2012, 11:48

srjaca escreveu:
Luiz.Alexandre escreveu:Olha eu aqui kkk \o/

Eu uso Ubuntu e o X-Plane , e posso garantir que ele roda melhor no Ubuntu do que no Windows , cerca de 10% de ganho , e dependendo da situação ate mais thumbsup


OBS : No meu pc com um Pentium IV de 2.5 (over de 3.3) , 2 gb de ram e 9600GT consigo manter tudo no medio sem HDR sem quedas de frames hora alguma cool


Eis um pequeno teste de desempenho q fizeram :

http://forum.avsim.net/topic/362799-x-plane-10-performance-comparison-window-vs-linux/

Nooossa senhora, agora to em duvida entre comprar o MacBook ou simplesmente instalar o Ubuntu que tenho guardado aqui scratch

Será que a onboard do MacBook(Intel HD3000) bateria de frente com minha básica GT520? Porquê em processador e memória ram o mac ganha...

Um abraço, e desde já obrigado a todos wink

Olha ... Tem varios pros e contras para ver .

No caso do Macbook você dessenbolsaria na faixa de 2500 para comprar , o que acho estremamente caro thumbsdown , mais o OSX e um sistema bastante estavel e ja feito para as maquinas da Apple , então o risco de incompatibilidades vai a 0% , mas tambem não ha provabilidade de qualquer update no hardware . E tambem a hd3000 não vai propiciar um desempenho comparado a sua GT250 , que apesar de ser uma boa placa , não deixa de ser ON-BOARD.

Ja o Linux ( aqui no caso o Ubuntu ) , tambem e um sistema bastante estavel ( uso aqui e não vejo travamentos ) , que nos dias de hoje ja esta bastante evoluido e não e como dizem que e o bicho de ''sete cabeças '' , tudo consegue se resolver graficamente , mas se vc aprender o basico do Terminal que e bastante simples vai te simplificar muitas coisas . E em relação a programas , você não vai presisar comprar praticamente neium programa , a grande parte são todos open-source e não devem nada para os propietarios . E tambem fale falar que não nessesita procurar programas na internet e fazer o download e instala-lo não , tendo somente que entrar na Central de Programas do Ubuntu ( No caso do Ubuntu ) , sendo que esses foram os pioneiros no sistema de Market ( depois copiados pela Apple e Microsoft ) . E estes programas vc sempre acha um substituto do que vc presisaria no linux do windows, ou pode usar Virtualização ou Dual-Boot como iria fazer no OSX . E os bugs são rapidamente corrigidos , pois tem toda uma comunidade de desenvolvedores que se disponibilizam para corrigir esse bug e sempre lançar novas versões , a cada 6 meses lançam uma nova versão do sistema.
Enfim se for falar todos os pros e contras desses sistemas presisaria criar ate um blog lol

Teste o ubuntu , se não quiser ja abandonar direto as Janelas fassa dual-boot e teste o sistema , veja se te agrada , instale o xplane e veja o desempenho . Pois a melhor vantagem disso que e GRATIS thumbsup

Luiz.Alexandre
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/05/2012
Mensagens : 26
Reputação : 1
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Qui 26 Jul 2012, 14:35

Luiz.Alexandre escreveu:
srjaca escreveu:

Nooossa senhora, agora to em duvida entre comprar o MacBook ou simplesmente instalar o Ubuntu que tenho guardado aqui scratch

Será que a onboard do MacBook(Intel HD3000) bateria de frente com minha básica GT520? Porquê em processador e memória ram o mac ganha...

Um abraço, e desde já obrigado a todos wink

Olha ... Tem varios pros e contras para ver .

No caso do Macbook você dessenbolsaria na faixa de 2500 para comprar , o que acho estremamente caro thumbsdown , mais o OSX e um sistema bastante estavel e ja feito para as maquinas da Apple , então o risco de incompatibilidades vai a 0% , mas tambem não ha provabilidade de qualquer update no hardware . E tambem a hd3000 não vai propiciar um desempenho comparado a sua GT250 , que apesar de ser uma boa placa , não deixa de ser ON-BOARD.

Ja o Linux ( aqui no caso o Ubuntu ) , tambem e um sistema bastante estavel ( uso aqui e não vejo travamentos ) , que nos dias de hoje ja esta bastante evoluido e não e como dizem que e o bicho de ''sete cabeças '' , tudo consegue se resolver graficamente , mas se vc aprender o basico do Terminal que e bastante simples vai te simplificar muitas coisas . E em relação a programas , você não vai presisar comprar praticamente neium programa , a grande parte são todos open-source e não devem nada para os propietarios . E tambem fale falar que não nessesita procurar programas na internet e fazer o download e instala-lo não , tendo somente que entrar na Central de Programas do Ubuntu ( No caso do Ubuntu ) , sendo que esses foram os pioneiros no sistema de Market ( depois copiados pela Apple e Microsoft ) . E estes programas vc sempre acha um substituto do que vc presisaria no linux do windows, ou pode usar Virtualização ou Dual-Boot como iria fazer no OSX . E os bugs são rapidamente corrigidos , pois tem toda uma comunidade de desenvolvedores que se disponibilizam para corrigir esse bug e sempre lançar novas versões , a cada 6 meses lançam uma nova versão do sistema.
Enfim se for falar todos os pros e contras desses sistemas presisaria criar ate um blog lol

Teste o ubuntu , se não quiser ja abandonar direto as Janelas fassa dual-boot e teste o sistema , veja se te agrada , instale o xplane e veja o desempenho . Pois a melhor vantagem disso que e GRATIS thumbsup

Ainda não posso abandonar o windows porquê preciso da suite Adobe, e se eu não me engano ela não roda no Ubuntu. Mesmo assim, vou jogar um dual boot com essa nova versão e botar o XP10, vamo ver no que dá xD
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Luiz.Alexandre Qui 26 Jul 2012, 14:41

Isso , testa de dual-boot , eu tambem fasso assim , alguns jogos que não rodam no wine e etc.. eu deixo em dual-boot thumbsup

Luiz.Alexandre
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/05/2012
Mensagens : 26
Reputação : 1
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Sex 27 Jul 2012, 19:59

Instalei ubuntu, instalei o demo do XP10, e ta horrível =X Mesmo com configurações mínimas o simulador não roda suave como o FSX. Outro problema foi na decolagem, botei o cessninha e ele tremia mais que tudo no mundo. Quase desistindo do Xplane =/
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Ghost Sex 27 Jul 2012, 20:27

Só uma pergunta, você só instalou e rodou ou fez alguma atualização? Sem atualização nenhuma o x-plane não rodava em máquina nenhuma, foi depois das atualizações que o desempenho melhorou.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Sex 27 Jul 2012, 20:50

Eu baixei hoje a demo, e rodei. Precisa atualizar ainda?

[EDIT]
Outra duvida: Ele ficou sem som aqui no Ubuntu, alguém sabe como proceder?
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por julio.tux Sex 27 Jul 2012, 21:55

o som você resolve instalando o libopenal1 e o ia32-libs (pela central de software ou com a linha de comando no terminal: sudo apt-get install libopenal1 ia32-libs ).

Qual a configuração do seu computador?
julio.tux
julio.tux
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 08/09/2011
Mensagens : 215
Reputação : 27
Idade : 34
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://dumont-sim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Sex 27 Jul 2012, 22:10

julio.tux escreveu:o som você resolve instalando o libopenal1 e o ia32-libs (pela central de software ou com a linha de comando no terminal: sudo apt-get install libopenal1 ia32-libs ).

Qual a configuração do seu computador?

Estou instalando esses pacotes pelo terminal pra ver se resolve

Andei fazendo umas modificações nas configurações de graficos e etc, e ta até rodando direitinho. Não do jeito do FSX, mas está se ajeitando. Vou dar uma olhada na internet para ver aeronaves melhores que aquelas default e ver uns tutoriais sobre os botões e etc.

Minha config é a seguinte:

AMD Phenom I X4 9750 - 2.4 ghz
4 GB DDR2-533
nVidia GeForce GT-520 - 1GB DDR3
HD SATA 500 GB
Monitor com resolução papa-frames 1920x1080 lol

Acho que é isso, obrigado a todos que tão me ajudando ;D
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por julio.tux Sex 27 Jul 2012, 22:21

Ah, uma dica, você deve conseguir uns 20% a mais de fps trocando o Unity pelo gnome-classic ou gnome-shell. O come muito processamento e memória.
julio.tux
julio.tux
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 08/09/2011
Mensagens : 215
Reputação : 27
Idade : 34
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://dumont-sim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Luiz.Alexandre Dom 29 Jul 2012, 11:55

Faz as atualizaçoes ... confere se esta com os ultimos drivers da nvidia e segue as dicas acima e ve se melhora =)

Luiz.Alexandre
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/05/2012
Mensagens : 26
Reputação : 1
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por srjaca Dom 29 Jul 2012, 15:02

Melhorou sim amigos, estou rodando com uma performance bem superior a que eu tinha no Windows. Mas acho que por enquanto vou ficar com o FSX, sinto falta de addons de qualidade, que ainda são poucos infelizmente. Mas creio que num futuro, será meu proximo simulador =P

Obrigado a todos, um abraço ;D
srjaca
srjaca
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/06/2012
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Performance no Ubuntu Empty Re: Performance no Ubuntu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos