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[Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina

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Mensagem por cwbspotter Seg 02 Jul 2012, 10:31

ZERO HORA
02 de julho de 2012
LUZ NAS OPERAÇÕES
Começa preparação para instalação de antineblina
Serão abertas hoje propostas de empresas interessadas em colocar luzes na pista do Salgado Filho
JOANA COLUSSI
joana.colussi@zerohora.com.br

À espera de um sistema que garanta operações de aviões em dias de denso nevoeiro há pelo menos 15 anos, o aeroporto Salgado Filho verá hoje um avanço nessa rota. Serão abertas pela Infraero as propostas da licitação para escolher a empresa interessada em dar início à primeira fase do processo para receber o ILS categoria 2, equipamento que permite pousos e decolagens em condições climáticas adversas.

– Se não houver recurso, em menos de um mês teremos a empresa escolhida – assegura o superintendente do aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina.

A empresa contratada fará o fornecimento e a instalação de luminárias embutidas no eixo da pista, uma antiga reivindicação para melhorar a operação no terminal.

As luminárias são necessárias para a Infraero dar início à instalação efetiva do ILS2 (Instrument Landing System, na sigla em inglês, categoria 2), que tende a diminuir os fechamentos do Salgado Filho em dias de nevoeiro. A implantação do sistema inclui ainda outras duas licitações: uma para o acostamento e outra para o sistema de luzes do pátio e da pista de táxi (onde circulam os aviões antes da decolagem e depois do pouso). O custo fica em torno de R$ 40 milhões.

Ainda dentro das obras para a chegada do ILS2, em setembro deverá estar pronta a casa de força, que vai garantir eletricidade para todo o sistema de operação por instrumento.

Herdina confirmou que o ILS2 começará a ser instalado antes mesmo da ampliação da pista de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros – projeto que segue ainda em estudos depois de sucessivos adiamentos.

– Uma obra irá complementar a outra – explica o superintendente.

Sistema trará mais segurança quando pronto, diz especialista

A instalação do ILS2 antes da ampliação da pista chegou a gerar controvérsias, em razão do comprimento limitado e de obstáculos no entorno – como a linha do trensurb, viadutos e a BR-116.

– O ideal seria estender a pista e depois instalar o novo sistema. Mas, diante de tanta espera, talvez seja melhor iniciar de uma vez – afirma o professor Elones Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.

Com o novo sistema, passageiros, tripulação e companhias aéreas devem enfrentar menos contratempos em dias de nevoeiro.

– Os aeroportos do Sul são os que mais sofrem por falta de visibilidade. Em Porto Alegre, é inquestionável, por segurança e por estar na rota do Cone Sul – diz Nicolau Gualda, professor da Escola Politécnica da USP.


Quase pronta, casa de força garantirá energia para sistema de operações por instrumentos

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Mensagem por Duley Seg 02 Jul 2012, 11:23

Melhor do que nada, com certeza. Mas é vergonhoso nosso atraso. Esses dias andei voando em alguns aeroportos regionais da Europa no FSX e o pior ILS que encontrei neles foi CAT II. A maioria tinha CAT III.

Enquanto isso aqui a gente luta por manter funcionando CAT I em aeroportos principais.

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