Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Mais um tweak para o FSX - Página 2 Gse_multipart13851

Mais um tweak para o FSX

+11
willian402m
andre_sp
aegoes
José Alberto
Ultra
Galaio
Duley
chadruns
Chiari
Carvalho
Alvega
15 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Sáb 01 maio 2010, 15:33

aegoes escreveu:Eu só não entendi que colocou um valor defalt "0.33" mais no meu .CFG o [Main] não tem "FIBER_FRAME_TIME_FRACTION "

Att, André Góes

Quando não tem, equivale a estar a usar o 0.33, que é o default.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Carvalho Sáb 01 maio 2010, 16:33

Fui conferir os settings e eu estava usando Bufferpools=0 Mais um tweak para o FSX - Página 2 435574 , mudei para Usepools=0 e funcionou.Foi rápido, ainda preciso testar mais, mas decolei de Stark's Twin Oaks com o L-39 a 30 fps e se manteve assim o tempo todo, na área do aeroporto, já sobre o centro de Portland teve blurries, mas devem ser os 512MB da 8800.Por outro lado, pela primeira vez voei em San Diego(testando fora do Orbx) nos mesmos 25 a 30 FPS com 67% de tráfego, e tudo no perto do máximo, com autogen em very dense.
Agora tem que ver um voo mais longo.
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por aegoes Sáb 01 maio 2010, 17:10

Eu me confundo um pouco quanto a " Bufferpools=0 e Usepools=0" Estou aqui no meu .CFg com > [BUFFERPOOLS]
PoolSize=300000000

Ja estou usando os tweak citado acima, usando esta linha de comando em meu CFG? e para testar este comando basta eu acrescentar em meu [Main] > FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0 , e travar internamente meus frames para 30 FPS e não usar mais o FPS Limiter?

Att, André Góes

_________________
Placa mãe H97M-E Asus,Intel I7 4790K 4.3ghz,water cooler h55 corsair, Nvidia GTX 970 EVGA 4GB, 8 GB Ram ddr3 1600 MHz hyperx kingston , 2 HD´s de 500 GB , Win7 64bits, Fonte 750W Reais Mtek Xtreme PSH750V,monitor AOC 22´ Led Full HD, Joystick Logitech force 3d pro,saitek pro flight yoke system, saitek flight rudder pedals, Track IR
aegoes
aegoes
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/11/2009
Mensagens : 593
Reputação : 45
Idade : 39
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : piloto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Carvalho Sáb 01 maio 2010, 17:23

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=14

[Main]
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0

[GRAPHICS]
HIGHMEMFIX=1
STALE_BUFFER_THRESHOLD=2147483647

[TERRAIN]
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=800 //4500
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600 //3000

[BufferPools]
UsePools=0

É como está a funcionar o meu, travando internamente em 30.
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por aegoes Sáb 01 maio 2010, 17:28

[GRAPHICS]
HIGHMEMFIX=1
STALE_BUFFER_THRESHOLD=2147483647

Carvalho, para que servem estes acima?

Att, André Góes

_________________
Placa mãe H97M-E Asus,Intel I7 4790K 4.3ghz,water cooler h55 corsair, Nvidia GTX 970 EVGA 4GB, 8 GB Ram ddr3 1600 MHz hyperx kingston , 2 HD´s de 500 GB , Win7 64bits, Fonte 750W Reais Mtek Xtreme PSH750V,monitor AOC 22´ Led Full HD, Joystick Logitech force 3d pro,saitek pro flight yoke system, saitek flight rudder pedals, Track IR
aegoes
aegoes
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/11/2009
Mensagens : 593
Reputação : 45
Idade : 39
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : piloto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por José Alberto Sáb 01 maio 2010, 19:53

Alvega escreveu:
José Alberto escreveu:Por cá a linha ofereceu mais FPS à custa de qualidade visual (menos elementos no cenário e mais bluries).

Menos elementos no cenário não pode ser, porque essa alteração não tem influência nos elementos do cenário. Mais um tweak para o FSX - Página 2 286198

Influencia o carregamento não só das árvores como da textura do solo. Só ao fim de uns segundos é que fico com as coisas "normais" (e como tenho o BP em 0 vejo umas linhas verticais escuras cada vez que aparece uma árvore).

No meu caso, talvez colocando um BP de 40000 e aumentando a largura de banda (TEXTURE_BANDWIDTH_MULT que está em 25) resolva as coisas.
José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2909
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Sáb 01 maio 2010, 20:20

Depois de muitos testes feitos aqui, o que está a funcionar melhor para mim, sem blurries e com frames altos é:

FPS Limiter (para quem não sabe é o programa que limita frames externamente) limitado a 30, com frames em unlimited no FSX

[BUFFERPOOLS]
UsePools=0

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=14


[Display]
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=60

[Main]
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.33

[GRAPHICS]
HIGHMEMFIX=1
TEXTURE_MAX_LOAD=2048


[TERRAIN]
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=800
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600


Lembrando que o AffinityMask=14 é só para quem tem Quad Core.
Estes tweaks junto com o nHancer com AA em 8xS e AF 16x são os que resultam melhor no meu sistema, tanto em qualidade gráfica como em performance.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Carvalho Dom 02 maio 2010, 01:01

aegoes escreveu:[GRAPHICS]
HIGHMEMFIX=1
STALE_BUFFER_THRESHOLD=2147483647

Carvalho, para que servem estes acima?

Att, André Góes

André, esses seriam mais para quem tem problemas já relatados, como fuselagem transparente, no caso do PMDG e falta de texturas, mas eu coloquei o conjunto para testar.
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Dom 02 maio 2010, 02:56

Eu notei que com o FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0 realmente aparecem ao fim de algum tempo uns blurries (mas só nos cenários pesados) que não desaparecem. Por isso voltei ao 0.33.

Em relação ao STALE_BUFFER_THRESHOLD, penso que o Jesus depois disse para usar em 1024.

STALE_BUFFER_THRESHOLD=1024

Tenho também no cfg, mas não notei qualquer diferença devido a ele.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Chiari Dom 02 maio 2010, 06:49

Alvega escreveu:
Você tem o Hyper Threading desactivado e está a usar o AffinityMask=14?

Eu se fosse você não desisitia de tentar, porque realmente esse tweak aumenta (e muito) os FPS. Se precisar de ajuda, mais tarde eu estarei no TeamSpeak.

Não uso o AffinityMask em 14 Artur, não tentei isso ainda. O hyper-threading sempre esteve desativado.

Vou tentar aquela lista de pré-requisitos que o Jesus Bojote postou em relação ao uso do UsePools=0. Tem algumas coisas que possam mesmo ter efeito, como o próprio AffinityMask ou reduzir os pre-rendered frames para 0 (ao invés do padrão 3). Por outro lado tem várias coisas que é difícil de abrir mão como VSync ou Anti-aliasing pelo nHancer, como ele sugere.

O StaleBufferThresold, TextureMaxLoad (não o Texture_Max_Load, são diferentes) e alguns outros tweaks eu me recuso a colocar aqui porque não sei o que eles significam e nem mesmo eles na AVSim sabem. O HighMexFix aqui por exemplo quando tentei ele parecia que ia queimar o monitor, deu muitos chuviscos, artefatos pesados mesmo, independente do cenário, avião ou progresso do vôo (apareceram desde início). Para o UsePools=0 existe uma explicação lógica, ele elimina um buffer limitado para conjuntos de fibras, como um estoque de geometrias, que apesar de ninguém ter certeza se para este é usada a memória da placa de vídeo ou do sistema, sabe-se que a CPU tem de se empenhar na hora de acessar e procurar as geometrias que ela precisa nesse buffer.

Nesse caso, eu sei o que significa e me responsabilizo pelo uso, mas os outros não vou tentar sem uma explicação coerente. Sou bem cético quanto a isso, procuro usar o menos de linhas possíveis dentro do CFG. Minha verdadeira vontade era de não se ter de usar nada, e num futuro não tão distante acredito ser possível isso.

Chiari
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 509
Reputação : 37
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Dom 02 maio 2010, 07:21

Essa lista de pré-requisitos do Jesus não é necessária.
Eu (e muitos outros na AVSIM) não usamos aqui nada disso e o UsePools=0 está a funcionar perfeitamente.
E continuo com o nHancer e com Vsync, como tinha antes, com o pre-render em 3 (experimentei em 0 e 1 e não notei diferença) e sem o Texturemaxload.
Também acho muito estranho que o Highmemfix cause esses problemas de chuviscos e artefactos. Ninguém ainda se referiu a isso e aqui não noto diferença nenhuma com ele ou sem ele. O que normalmente causa os artefactos e chuviscos e spikes, etc, é o Usepools=0 ou Poolsize=0 quando usado com frames em unlimited e sem o FSP Limiter.
Os nossos sistemas são bem parecidos, tenho quase certeza que se você colocar EXACTAMENTE os tweaks que eu coloquei duas mensagens atrás (isto inclui usar o FPS Limiter) vai notar um grande aumento de FPS e sem problemas de texturas.
Mas se você é céptico como diz e prefere não tentar alterações novas, então é melhor deixar como está. É o caso dos seguidores do Nick_N, que diziam que ele é que sabia tudo e que não iam alterar nada, mas depois de colocarem o Poolsize em 0 (que o Nick sempre foi contra) tornaram-se seguidores de Jesus, hehehe.
Na minha opinião, se há alterações novas que estão a resultar para a maior parte das pessoas, porque não experimentar se resultam para nós? Se todos fossemos pelo que dizia o Phil Taylor (que até foi um dos desenvolvedores) e o Nick_N, ainda estávamos com um péssimo desempenho no FSX.
Quando eu disse na AVSIM que tinha experimentado o AF=14 e que resultava melhor (há mais de um ano), o Nick veio logo com aquela que ele é que sabia tudo, que os outros não sabiam nada e que não se devia usar o AF=14. Agora toda a gente usa e ele próprio recomenda.
Com estes tweaks, os meus FPS nos aeroportos grandes aumentaram para o DOBRO do que tinha quando usava a configuração indicada pelo Nick. E não estou a exagerar. Já reparou que o grande Nick desapareceu da AVSIM? assobiar

Um abraço.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Chiari Dom 02 maio 2010, 13:39

Estava testando muitas coisas aqui agora, o que tive mais sucesso foi com o AffinityMask mesmo. Estava eu em um vôo de pouco mais de uma hora, na zona rural de Washington (PNW) com o Archer II da Carenado, estava tudo tranquilo, realmente pensei que tivesse resolvido o problema, sem nenhuma parada do driver até então.

A hora que eu resolvi colocar a câmera de fora, ficou tudo preto e o driver desligou. O mais bizarro dessa vez foi que eu não consegui voltar para o FSX e continuar o vôo como eu estava fazendo nas vezes anteriores, toda vez que tentava voltar com o Alt+Tab o driver parava mais uma vez. Por hora, estou rodando com o MSI Afterbuner, para customizar a rotação do fan de acordo com meu gosto e no meio desses testes todos que estou fazendo, deixei o monitor de uso, temperatura, etc ligado. Pelos gráficos da pra ver que a cada desligamento do driver estava relacionado com o pico de uso da placa de vídeo (100%) que no caso nunca ocorria em situações normais, sempre no máximo 50~60%.

Quando então eu consegui fechar o FSX pelo Task Manager, ficou o desktop inteiro cheio de artefatos, abri até o WMP para tirar uma screen da situação, sendo que na realidade era 10 vezes pior, na foto tem bem pouco artefato, sei la eu porque. Ah e o sistema só volta ao normal depois que eu reinicio, se eu continuo com ele ligado é artefato para todo lado.

Eu não digo que o UsePools seja uma má idéia, mas acho que ele não vai surtir efeitos ruins somente em sistemas perfeitamente equilibrados que por algum motivo não é o meu caso. Todo mundo não testou como deveria acredito, se o tivesse feito com um vôo de mais de 2 horas, com cenários complexos e um PMDG por exemplo, esse indice de sucesso teria caido muito, tenho certeza. Eu pensava ter encontrado a solução definitiva mas que após um vôo de mais de uma hora, o problema veio a tona. Existe muita teoria por trás disso. Se fosse o caso de um buffer duplo, em que se desligasse um deles e outro continuasse funcionando mas não é. É simplesmente um buffer único, que está na programação do negócio desde o início. É óbvio que desligar esse Buffer vai deixar o programa louco e só não vai perceber essa distinção quem tem a CPU e GPU perfeitamente equilibradas.

Buffer (ciência da computação)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Em ciência da computação, buffer é uma região de memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados. Os dados podem ser originados de dispositivos (ou processos) externos ou internos ao sistema. Os buffers podem ser implementados em software (mais usado) ou hardware. Normalmente são utilizados quando existe uma diferença entre a taxa em que os dados são recebidos e a taxa em que eles podem ser processados, ou no caso em que essas taxas são variáveis.
Os buffers são mecanismos muito utilizados em aplicações multimídia, em especial nas aplicações de streaming.

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Afterburner

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Artifacts

Chiari
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 509
Reputação : 37
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Carvalho Dom 02 maio 2010, 15:00

Chiari, eu queria também rodar sem tweak nenhum, e para ser franco, dentro do que eu voo normalmente é até possível, mas se melhora com eles eu testo.O que eu acho mais estranho é ter funcionado no meu sistema, que é nítidamente mais fraco que o seu e voce ter esses problemas, vai entender...
Tive sim uma ocorrência estranha, testando no PNW;Estava voando em Twin Oaks e tudo corria bem, então levei os sliders ao máximo durante o voo e para minha surpresa a queda foi mínima.Não tencionava usar assim, mas esqueci de reverter, fechei o FS e quando abri mais tarde, no mesmo aeroporto, todos os prédios e as árvores desapareceram, retornando após baixar a água(low2x) e autogen para dense novamente mudei em voo e continuou normalmente.
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Dom 02 maio 2010, 16:13

Chiari, esse problema que você teve é exactamente igual ao que eu tive quando usei FFTF=0 e frames em unlimited ou UsePools=0 e frames em unlimited. Consigo reproduzi-lo aqui na hora que eu quiser.

Mas NUNCA aconteceu isso aqui com UsePools=0 e frames limitados a 30 e FFTF=0.33.

Ainda há pouco fiz dois voos seguidos (ELLX-LOWW e LOWW-LIML no Level_D, com tráfego do MTX em 80%, UTX Europe com todas as suas luzes que são um pouco pesadas e muitas nuvens com texturas em 2048) e os voos foram suaves, sem stutters e sem blurries. Nunca tinha tido um voo tão suave e sempre com FPS nos 30 na Europa como estes.
Como eu disse ontem, se você quiser podemos falar no Teamspeak mais tarde, porque tenho praticamente certeza que há aí uma configuração errada. Só falando no TS e comparando as nossas configurações uma a uma poderemos ter certeza.

Você confirma que isso aconteceu usando FFTF=0.33, UsePools=0 e frames limitados em 30?

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Galaio Dom 02 maio 2010, 18:47

Dos teste que fiz, também obtive alguns bluries em áreas mais complexas.
No entanto e dado a limitada capacidade do meu pc, talvez eu deixe ficar este tweak, dado que em áreas menos complexas não tenho problemas com bluries e em áreas mais complexas e num voo ifr, prefiro sacrificar as texturas do que ter picos de frames que podem levar a alguns problemas durante a aterragem.

Aqui fica a descrição do que este tweak significa:

Tweak #1 - Fiber Frame Fraction
To reduce this cause of the blurries, Microsoft has reworked how Flight Simulator X scheduler prioritizes background tasks in FSX. Now much more CPU time is devoted to loading scenery data, including terrain textures, at the expense of somewhat lower frame rates. In my opinion, this change has mostly solved this cause of the blurries, although the scenery loader can still get behind at extremely low frame rates (less than 10 fps) or at very large airspeeds (faster than 600 knots). There are several ways to adjust how much CPU time FS devotes to loading scenery and textures. The easiest way is to set the target frame rate slider to a value that your machine can consistently achieve. The lower you set the slider, the more CPU time is diverted from rendering to loading data. Another thing you can do is to modify the following variable in FSX.CFG:

FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=n
[ n = 0.01 - 0.99 ]

This variable determines the amount of CPU time given to loading scenery data as a fraction of the time spent rendering. For example, the default value of 0.33 means that for every 3 milliseconds spent rendering, FS will give 1 millisecond to the scenery loader. If necessary, you can use a larger value to devote more time to loading (any number between 0.01 and 0.99). Or, if you don't have a problem with the blurries and you want slightly higher frame rates, then you can use a smaller value.

Should you choose to use this "tweak", here's how to do it: Insert a line directly under the [MAIN] section and enter

FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.33

Experiment with the number entered here and adjust them to your taste for a balance of quality & speed. It has been reported that for true photo scenery depending on your PC specifications, you may need to set this value as high as(0.50 or even 0.66.)

* * * For Dual Core Users * * *
The setting of 0.01 - 0.20 will allow you to have your AutoGen set to "Very Dense" and maintain a Frame rates of 20 - 100 FPS rate (depending on your area of flight - FPS will be higher in rural areas and lower in large cities).

The recommended setting:

FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.70

Read more: http://flyawaysimulation.com/postt32511.html#ixzz0moKHCXCL

Galaio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 46
Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por José Alberto Dom 02 maio 2010, 19:56

Obrigado pela explicação, Galaio.

Penso que o melhor tweak para FSX é inventar um processador multinúcleos a +5GHz Mais um tweak para o FSX - Página 2 442491
José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2909
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por andre_sp Seg 03 maio 2010, 08:57

Alvega escreveu:

Estranho, porque com essa placa e processador não devia ter problemas. O UsePools=0 parece estar a resultar para 100% das pessoas que usam placas com 1GB ou mais e Quad Core.

Eu tive problemas sim com UsePools=0, porém meu processador é core2Duo. Será que é esse o motivo Artur?

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Galaio Seg 03 maio 2010, 10:27

O bufferPools é o espaço de memória gráfica dedicado às pools para processamento da geometria poligonal.
Para usar, convem ter uma placa com mais de 512 de memória, visto que o fsx vai fazer uso e abuso da mesma.
Se não houver memória sufficiente, irá crashar ou aparecerem uma texturas a branco quando se roda o campo de visão.

Aqui fica uma descrição do tweak que tirei de um forum:


[BUFFERPOOLS]
Poolsize=n

Where n is the amount of bytes we will allocate for one pool of vertex and index buffers to store geometry.

Again from Raf:

"In RTM, the default setting was 1MB (1000000). The lower this number, the more pools the allocator will have to rummage through to find space for buffers and the more stutters you may have. In Sp1, we raised the default to 4MB (4000000) and optimized the underlying algorithm for finding free buffers"

So be careful here, making this smaller can hurt you, since searching for space takes time and can cause stutters, and making the number too large can waste space. 4-10m is probably the range to be thinking about using unless you have a very high memory graphics card ( >512 )

Galaio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 46
Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Chiari Seg 03 maio 2010, 13:24

Artur, a primeira coisa que tentei aqui foi colocar o pre-rendered frames em 0 e com isso aconteceu algo curioso, não deu mais crash nenhum mas a perfomance também caiu, como se não estive com o UsePools=0! Como se um anulasse o outro.

Respondendo, confirmo que esta ocorrendo sem nem mesmo ter tocado no FFTF, usepools=0 e frames limitados a 30 internamente. O que também é engraçado porque posso dizer que em Unlimited, sem o limitador externo, ainda que ocorra o crash da GPU ele é muito menos frequente que quando eu limito os fps em 30 pelo próprio FSX.

O limitador externo ainda não testei, mas vou começar agora. Voltei para o Pre-rendered=3 e tudo como estava. O CFG totalmente original, somente adicionei a linha do UsePools e mais nada, tudo que eu altero é por dentro do FSX. AA em 8xS e Aniso 16x. Se mesmo assim não resolver, só me resta tentar o resto dos outros tweaks. Sei que você deu uma bela filtrada neles, então poderia postar aqui pra mim quais extamente você esta usando? TBM, thresold, TextureMaxLoad (o de multiplicador e não o de resolução), se usa o highmemfix ou não, etc..?

Edit: Reparei agora no seu post acima que não está a usar o TextureMaxLoad e o AffinityMask ao invés de 12 como recomenda o Bojote, você usa 14. O Autogen eu uso em Very Dense mas me parece que você o limita bem abaixo disso. Se não me engano os valores de Very Dense são aproximadamente 4500/5000 para edifícios/árvores. E está ai um bom diferencial de carga em nossas máquinas e performances e que talvez seja a explicação de tudo.

Ah e encontrei um tópico na AVSim com exatamente o mesmo problema que o meu:

http://forums1.avsim.net/index.php?showtopic=283356

Chiari
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 509
Reputação : 37
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Seg 03 maio 2010, 16:15

andre_sp escreveu:
Eu tive problemas sim com UsePools=0, porém meu processador é core2Duo. Será que é esse o motivo Artur?
Sim, o UsePools só é aconselhado para Quad Core, como eu tinha dito atrás.

Chiari escreveu:
Edit: Reparei agora no seu post acima que não está a usar o TextureMaxLoad e o AffinityMask ao invés de 12 como recomenda o Bojote, você usa 14. O Autogen eu uso em Very Dense mas me parece que você o limita bem abaixo disso. Se não me engano os valores de Very Dense são aproximadamente 4500/5000 para edifícios/árvores. E está ai um bom diferencial de carga em nossas máquinas e performances e que talvez seja a explicação de tudo.
Chiari, os tweaks que eu uso são os que coloquei aqui.
Uso o autogen normalmente em very dense, ou em dense se for voar em cenários mais pesados.
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Galaio Sáb 08 maio 2010, 09:50

Alvega, o seu pc tem melhor performance no fsx usando apenas 3 cores?

Recentemente fiz um upgrade ao meu fixo, sendo que continuo a fazer o upgrade de forma gradual.
Coloquei como processador um i7. Recomeço então um novo ciclo de tweaks. Daí a minha questão,
está a notar mais performance com 3 cores de processador do com todos?

Galaio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 46
Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por willian402m Sáb 08 maio 2010, 14:51

Alvega escreveu:Depois de muitos testes feitos aqui, o que está a funcionar melhor para mim, sem blurries e com frames altos é:

FPS Limiter (para quem não sabe é o programa que limita frames externamente) limitado a 30, com frames em unlimited no FSX

[BUFFERPOOLS]
UsePools=0

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=14


[Display]
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=60

[Main]
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.33

[GRAPHICS]
HIGHMEMFIX=1
TEXTURE_MAX_LOAD=2048


[TERRAIN]
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=800
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600


Lembrando que o AffinityMask=14 é só para quem tem Quad Core.
Estes tweaks junto com o nHancer com AA em 8xS e AF 16x são os que resultam melhor no meu sistema, tanto em qualidade gráfica como em performance.


usei conforme acima
e gostei do resultado

Mais um tweak para o FSX - Página 2 652185

_________________
Mais um tweak para o FSX - Página 2 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Alvega Sáb 08 maio 2010, 15:16

Galaio escreveu:Alvega, o seu pc tem melhor performance no fsx usando apenas 3 cores?

Recentemente fiz um upgrade ao meu fixo, sendo que continuo a fazer o upgrade de forma gradual.
Coloquei como processador um i7. Recomeço então um novo ciclo de tweaks. Daí a minha questão,
está a notar mais performance com 3 cores de processador do com todos?

Sim, com AffinityMask=14 (HT desactivado) melhorou em relação a stutters. Mas não há aumento de FPS.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por alberto Dom 09 maio 2010, 15:38

Finalmente testei aqui no meu computador.

Primeiro experimentei com o limitador de frames interno do fsx, pois ele estava rodando mais ou menos bem, e sem highmemfix.
Foi só decepção, pois voando em linha reta algumas texturas piscavam, mas era suportável, nada demais e o vôo era bem fluido, mas foi só voar em círculos, fazendo o cenário rodar na tela, que começaram a ocorrer os mesmos erros que o Chiari relatou, muito brabo, tive que reiniciar o PC.

Mudei então o Highmemfix para 1 e continuou a mesma coisa.

Finalmente ativei o limitador externo de frames em 30 e o fsx em unlimited como o Artur indicou, daí foi só alegria. Um vôo fluido quase sem Stutters e sem precisar mexer nos settings. O melhor tweak até agora sem dúvida.

Agora Chiari tenta colocar o FPS Limiter que provavelmente vai funcionar no seu sistema. O meu que é médio(vejam meu perfil) está rodando bem, e ainda falta mexer nas árvores e prédios e no FFTF, ainda o tenho em 0.
.
.
.
.
coloquei o FFTF em 0.33 e voltou o mesmo problema que o Chiari relatou. Mais um tweak para o FSX - Página 2 442491
testei em 0.20 e continuou.

desta vez nem precisa rodar com o avião.

reparei antes, ainda com o FFTF em 0 e clima em real weather, que as texturas de solo não são carregadas e nem nuvens novas, ficando um céu azul na minha frente e todas as nuvens atrás por onde passei, assim também as texturas de solo tudo bem definido lá atrás e onde estou tudo borrado.... é como se não carregasse nada novo.

seguem fotos do problema com o FFTF em 0.33:

Mais um tweak para o FSX - Página 2 DSC06038

Mais um tweak para o FSX - Página 2 DSC06039

Mais um tweak para o FSX - Página 2 DSC06036

depois tive que reiniciar o PC pois ficou assim:
Mais um tweak para o FSX - Página 2 DSC06041


alguma solução?

_________________
Alberto

Adolescentes Ibon

Instagram

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Mensagens : 3421
Reputação : 188
Idade : 53
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

http://www.alealb.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Chiari Seg 10 maio 2010, 00:09

Alberto o que resolveu definitivamente o problema pra mim fois colocar a água em 2x.High, sendo que antes eu usava no 2x.low. Totalmente estranho isso, afinal deveria forçar mais do que aliviar, mas resolveu! Vi essa dica na própria AVSim. Mas teve duas coisas que me ajudaram antes de eu encontrar a solução, uma delas foi o AffinityMask em 14 (12 ficou melhor ainda, mas percebi blurries), colocar a resolução de mesh em no máximo 10m (usava 2m antes por conta do Twin Oaks's da Orbx) e também o limitador externo de fps, em 30.

Resalto que só uso o UsePools=0, mais nenhum outro dos teaks dito pelo Jesus. Nem mesmo o highmemfix.

Chiari
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 509
Reputação : 37
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um tweak para o FSX - Página 2 Empty Re: Mais um tweak para o FSX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos