Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Canadá projeta "montadoras" de aviões. Gse_multipart13851

[Internacional] Canadá projeta "montadoras" de aviões.

Ir para baixo

[Internacional] Canadá projeta "montadoras" de aviões. Empty [Internacional] Canadá projeta "montadoras" de aviões.

Mensagem por cwbspotter Seg 11 Jun 2012, 10:05

Valor Econômico
11/06/2012
Canadá projeta "montadoras" de aviões
Por Carlos Prieto | De Toronto e Halifax

Na entrada de um dos hangares da fábrica da Bombardier em Toronto, no Canadá, um pôster exibe o desenho de uma linha de montagem imaginária, onde os aviões ficam suspensos e são montados em um sistema que lembra mais o ambiente de uma montadora de carros. Na parte de cima do quadro, a palavra amanhã remete ao futuro. Um setor formado por grandes integradores mundiais de peças e serviços ganhando mais espaço na montagem dos aviões é a alternativa para ampliar escala e reduzir custos, na opinião de empresários e especialistas canadenses.

Com base nesse cenário, o governo do Canadá começa a se mexer para garantir espaço para sua indústria aeroespacial. E, disposto a enterrar definitivamente o mal-estar criado há quase 20 anos pela contenda entre Embraer e Bombardier na Organização Mundial do Comércio (OMC), montou uma estratégia para se aproximar das companhias brasileiras.

A indústria automobilística é cada vez mais uma integradora de grandes sistemas. Os fornecedores, chamados de sistemistas, são responsáveis pela montagem e entrega de partes inteiras dos carros. Nesse modelo, eles têm maior participação no projeto, assumindo a responsabilidade pela qualidade e custos. São poucas grandes multinacionais que fazem a interface com um grupo maior e variado de fabricantes. Entram nessa lista companhias como Magneti Marelli e Delphi, que atendem diferentes projetos de montadoras concorrentes em várias partes do mundo.

Modelo parecido é projetado para os fabricantes de aviões, guardadas as devidas diferenças, principalmente na escala. Enquanto o setor aéreo produz milhares de aeronaves por ano, a produção de carros fica na casa das dezenas de milhões. Hoje, já existem integradoras que montam peças inteiras, como asas e bicos dos aviões. Mas companhias como Boeing, Airbus, Embraer e Bombardier não teriam mais de se preocupar com cada detalhe, deixando esse trabalho para grandes integradores. "O desafio nesse setor (para as fabricantes de aviões) é entender o que o mercado vai precisar nos próximos anos", diz Cloude Baril, presidente da Composites Atlantic, produtora de peças em material composto.

A Embraer é citada como pioneira nesse processo. Após sua privatização, nos anos 90, a companhia foi obrigada a adotar uma postura mais ousada na estratégia de parcerias com fornecedores. Assim reduziu a necessidade de recursos para investimentos e dividiu os riscos. Essa ousadia, lembram os canadenses, foi um dos fatores responsáveis pelo crescimento da companhia brasileira.

Para Lucie Boile, vice- presidente da Aerospace Industry Association of Canada, entidade que representa cerca de 500 companhias instaladas no país, o setor tende a formar grandes parceiros e há caminho aberto para troca de experiências entre os dois países. "Não significa que a empresa canadense vai se tornar fornecedora da Embraer ou que o fabricante brasileiro passa a atender a Bombardier. Não é assim tão automático. Mas existe espaço para troca de conhecimento."

O setor aeroespacial é um dos mais importantes para a economia do Canadá. Fechou 2011 com receita de 23 bilhões de dólares canadenses (US$ 22,16 bilhões) e 89,5 mil empregos. O país é o quinto maior exportador no setor e tem nomes de peso como Pratt & Whitney, Honeywell, GE e Rolls-Royce. Com estratégia bem definida de crescimento e apoio do governo, as exportações somaram 17,2 bilhões de dólares canadenses, 57% para os EUA. As Américas do Sul e Central responderam por 2,9%. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento somaram 2,2 bilhões de dólares canadenses.

Com um setor desse tamanho, é difícil acreditar que os canadenses pensem em parceria e não em aquisições no Brasil. Alex Krell, responsável no país por fazer essa aproximação com a indústria instalada sobretudo em São José dos Campos, no entorno da Embraer, garante que não. Ele conta que um levantamento apontou que 80% da indústria aeroespacial brasileira instalada no Vale do Paraíba é de usinagem e agrega pouco valor.

Num segundo momento, foram selecionadas quatro empresas brasileiras e oito canadenses, que tiveram a chance de se conhecer. Dessa experiência, foram firmadas duas parcerias. "Não se trata de joint venture. Pelo menos em um primeiro momento não existe participação cruzada", afirma Krell. As autoridades canadenses destacam que seu setor teria a oferecer tecnologia, capacidade de gestão e conhecimento do mercado internacional. Agora, será feito trabalho semelhante com os outros 20%, formado por empresas de engenharia e serviço. "Nesse segmento, a aproximação é mais fácil."

Apesar da diferença de porte dos setores, os canadenses explicam que o trabalho está sendo desenvolvido no Brasil pela similaridade, já que eles têm como principais clientes empresas do mesmo porte. Mas o objetivo é diversificar e brigar por mais espaço nas gigantes Airbus e Boeing e no mercado asiático, onde está hoje o maior potencial de expansão do setor.

Se o cenário se confirmar, será uma mudança radical em um setor acostumado a controlar todo o processo de produção e a concentrar o projeto em seus departamentos de engenharia. Coincidência ou não, Mike Arcamone, novo presidente da Bombardier Aerospace, assumiu em janeiro vindo da GM, depois de uma carreira de 30 anos dedicada ao setor automotivo.

O jornalista viajou a convite do governo do Canadá

_________________
Rafael
[Internacional] Canadá projeta "montadoras" de aviões. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos