Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões Gse_multipart13851

[Brasil] Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões

Ir para baixo

[Brasil] Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões Empty [Brasil] Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões

Mensagem por cwbspotter Seg 11 Jun 2012, 10:00

Folha de São Paulo
São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2012
Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões
WILHAN SANTIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LONDRINA (PR)

O aeroporto de Londrina, o 27º em movimento de aeronaves no país em 2011, é recordista em reclamações de pilotos sobre o uso de raio laser. Esses equipamentos, apontados por pessoas no solo, atrapalham a visão dos pilotos e podem causar até cegueira temporária.

Só neste ano, pilotos denunciaram 55 casos do tipo em Londrina. Vitória (44) e Brasília (42) ficam atrás do aeroporto paranaense.

Dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) mostram que o problema ocorre na maioria dos aeroportos e vem piorando.

Neste ano, até o dia 4, foram 670 casos. Em 2011 registrou-se 250 ocorrências.

"Se fizer seis voos noturnos em uma semana, em ao menos cinco deles terei problemas com laser apontado para a cabine do avião", diz o instrutor de voo do Aeroclube de Londrina Fernando César Rodrigues.

A coordenadora de segurança operacional do aeroporto de Londrina, Maria Terezinha Pavan, afirma que faz o possível. "Fazemos tudo o que é recomendado pelo Cenipa. Incentivamos os pilotos a comunicarem os casos e avisamos a polícia de que região da cidade estão partindo os raios", disse.

Para o instrutor de voo, o problema é grave. "O laser forma um clarão, como se eu olhasse para os faróis de um automóvel. Tento desviar o olhar, mas com isso desvio também a atenção da pista durante o pouso, justamente quando preciso de mais concentração", afirmou.

Direcionar raios laser para aviões é crime, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

Mas a punição é difícil. "Só podemos prender em flagrante. O ideal é investir em conscientização", disse o capitão Paulo Siloto, do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.

_________________
Rafael
[Brasil] Londrina lidera reclamações de raios laser apontados para aviões 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos