Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Polêmica nas bagagens de mão Gse_multipart13851

[Brasil] Polêmica nas bagagens de mão

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Polêmica nas bagagens de mão Empty [Brasil] Polêmica nas bagagens de mão

Mensagem por Duley Seg 29 Mar 2010, 15:59

Jornal do Brasil / Slot – 28/03/10

ARTIGO - Começa a revolta contra as carry on bags

Sou, como todo viajante frequente, viciado em malas.
Marcelo Ambrosio
Marcelo.ambrosio@jb.com.br

Especificamente, nas que cabem nos bagageiros. Venho acompanhando a inventividade dos projetistas, principalmente no
sentido de observar a ampliação do espaço dos compartimentos maximizando a capacidade da mala sem ultrapassar os limites permitidos pelos regulamentos internacionais. Dada a cobrança cada vez mais salgada pelo que é despachado, a saída para muitos é levar o máximo possível na mão.

Estava em uma loja de São Paulo, no sábado passado, e encontrei uma promoção desse tipo de valise, importada, da Samsonite.

A marca, ao lado da suíça Tumi e de outras estão as que logo perceberam o quanto executivos que se deslocam em viagens de no máximo dois dias detestam despachar bagagem. O modelo já traz a tendência atual, com rodízios que giram 360°.

Um detalhe me chamou a atenção. Embora fosse larga e tivesse de ser transportada na mão dentro da cabine, a mala cabia no bagageiro e tinha considerável capacidade de peso. Lembrei então de uma cena num embarque em Guarulhos outro dia: uma senhora com uma desse padrão precisou pedir ajuda a dois passageiros para que a bagagem pudesse ser colocada no compartimento.

Se eram barras de chumbo ou sacos de terra o que carregava, não importa. A questão é que a mala resvalou e acertaria a cabeça de alguém se não tivesse sido travada, a custo, pelos dois “ajudantes”. É esse o ponto central. Nos EUA, a associação de comissários de voo (AFA-CWA) decidiu criar um movimento para chamar a atenção das autoridades diante do que chamam de “abuso”. Com 50 mil associados, ligados a 22 empresas aéreas, a associação quer que o uso indiscriminado de volumes grandes e pesados, ainda que dentro das dimensões permitidas, seja proibido.

A petição da AFA é embasada em uma estatística compilada nas companhias: a de que 80% das tripulantes de cabine já
sofreram algum tipo de lesão causada por malas carry on com excesso de peso, que caem do bagageiro. As mais comuns
foram distensões em músculos do ombro ou do pescoço. Uma em cada duas comissárias entrevistadas também declararam ter assistido incidentes assim nos últimos 60 dias.

Isso, para a aviação americana, é muito. Lá, como a regional é muito disseminada, boa parte das rotas é cumprida por aeronaves como os Embraer 145, Bombardier e MD-90 principalmente, com capacidade para 100 passageiros em média e bagageiros menores. Nessas etapas, as carry on não vão a bordo. São confiscadas no embarque e realocadas no porão de carga de acordo com a distribuição de peso ideal. O movimento das comissárias pressiona o Congresso por um padrão único para todas as malas de bordo, independentemente do fabricante – The Securing Carry-On Baggage Act, H.R. 2870. A lei também tiraria das companhias o poder de vetar ou permitir o ingresso dessa bagagem no avião.

Se a questão americana é com o tamanho, aqui as empresas exageram para o lado do peso, seguindo resolução da Anac que determina um máximo de 5 kg para volumes de mão – fora bolsas ou pastas. Uma carry onde boa qualidade pesa, vazia, mais que isso. Mas, como no caso que vi em Guarulhos, há abusos. Há malas grandes, pesadas e passageiros espertos demais, como os que as usam para entupirem os bagageiros dianteiros e assim sair mais rápido, obrigando quem está na dianteira da aeronave a enfrentar o fluxo de companheiros de viagem a resgatar seus pertences de mão. Em geral, as duas coisas andam juntas.

---------------------------------------------------

O negócio é sério. No site da AFA tem um tópico e existe um site para esse movimento: http://www.endcarryoncrunch.org/

Eu acho duas coisas:
- No Brasil isso ainda não está tão complicado, justamente pelo fato de que não existem taxas sobre bagagens como nas low cost dos EUA e Europa. Mas é só uma questão de tempo para isso aparecer em algumas cias aqui como a GOL.

- Eu sempre procuro viajar só com mala de mão, principalmente porque minhas viagens sempre terminam em Confins, aonde não tem em nenhum lugar do Brasil que já passei com a restituição de mala tão lenta. É impressionante a demora para ter a bagagem de volta aqui em CNF. Já fiquei mais de 30 minutos esperando minha bagagem [Brasil] Polêmica nas bagagens de mão 869751 e isso me estimula a não despachar bagagem e fazer o maximo para caber numa mala de mao.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Polêmica nas bagagens de mão Empty Re: [Brasil] Polêmica nas bagagens de mão

Mensagem por alberto Ter 30 Mar 2010, 12:53

Duley escreveu:
... Já fiquei mais de 30 minutos esperando minha bagagem [Brasil] Polêmica nas bagagens de mão 869751 e isso me estimula a não despachar bagagem e fazer o maximo para caber numa mala de mao.

Só 30 minutos?
Venha ao Galeão, já fiquei mais de hora esperando pelas benditas, e olha que mais de hora sem sair nenhuma mala de ninguém. Vôo vindo de Lisboa.

Se continuar assim na copa não sei não...

_________________
Alberto

Adolescentes Ibon

Instagram

[Brasil] Polêmica nas bagagens de mão Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Mensagens : 3421
Reputação : 188
Idade : 53
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

http://www.alealb.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos