Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Algumas dúvidas gerais Gse_multipart13851

Algumas dúvidas gerais

4 participantes

Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Algumas dúvidas gerais

Mensagem por vieiratn Qui 23 Fev 2012, 08:16

Olá amigos, sou novato e tenho algumas dúvidas básicas que provavelmente vocês poderão me ajudar.

A aeronave que estou usando para aprender a voar é o A320 da Wilco e tenho as seguintes dúvidas.

1) Como é definido o trim de decolagem? e a V1, VR e V2?

2) O que significa o Cost Index que colocamos no FMGS?

2) Teoricamente ao alcançar a VR o trim é acionado automaticamente e a aeronave decola sozinha ou geralmente se usa o joystick? Uma subida normal em decolagem fica em torno de 15 graus?

3) Para voos nacionais geralmente usamos as aerovias de baixa altitude ou isso não importa?

Acho que por enquanto essas são minhas principais dúvidas, estou planejando um vôo e assim que eu terminar vou pedir novamente a ajuda de vocês para saber se estou simulando próximo à realidade.

Faltou dizer, caso seja necessário. Eu uso o FS2004, como já disse o A320 da Wilco e minha máquina é um Intel core 2 duo 2.7GHZ, 4GB memoria e video onboard (notebook), Joystick Thrustmaster.

Obrigado!
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Re: Algumas dúvidas gerais

Mensagem por Braconi Qui 23 Fev 2012, 12:44

1-) A Trimagem do estabilizador para decolagem é definida pela posição do CG e visa minimizar esforços e adequar a ação do profundor no momento da decolagem sem que haja risco de tail strike ou dificuldades para a tripulação rodar a aeronave na VR. Existem tabelas impressas de ajuste do trim, e em aeronaves modernas este ajuste é fornecido pelo computador na execução do preflight e takeoff, além de também costar na takeoff sheet que o despacho fornece.
Definir V1,VR e V2 é complicado em poucas palavras, mas na sua decolagem a V1 é a velocidade maxima a qual você pode iniciar uma abortagem e parar com segurança na cabeceira da pista caso ocorra um problema critico durante a corrida, isto significa que acima desta velocidade será impossível parar dentro dos limites da pista e a sua aeronave lhe garantirá seguir na decolagem com margens sufuciente de segurança para regressar e efetuar o pouso.
VR é a velocidade em que você altera o pitch da aeronave fazendo com que ela passe a deixar o solo e acelerando mais rapidamente atingindo sua Vlof e seguindo até a V2 que é a velocidade de segurança com a qual você subira mantendo margens sobre a velocidade minima de controle no ar ou a velocidade de stall, aquela que for maior.

2/1-)Cost index é a razão entre o preço do combustivel no trecho e o custo operacional da aeronave como leasing, tripulantes e etc. O indice de custo varia de acordo com a etapa e visa prover ao operador o regime de cruzeiro mais economico de voo de acordo com com as condições da etapa.

2/2-)Se a aeronave foi devidamente balanceada e configurada não se usa trim para rodar uma aeronave, apenas o pitch e com limitações, cerca de 3°, para evitar por ex., um tail strike. Dependendo da situação, a posição do CG muito proximo dos limites traseiros, pouco peso ou ajuste incorreto de trim (nose up). a aeronave podera sair do chão já na VR.
Quanto ao angulo, uma vez decolado, você poderam empregar ângulos maiores por volta dos 15° até uma pouco mais, sempre visando o conforto dos passageiros e a segurança mantendo as velocidades dentro do padrão de cada seguimento.

3-) Gasta-se tempo e dinheiro para subir, e o principal "milhas", uma etapa muito curta pode não ser o suficiente para subir e descer sem ultrapassar o destino, e por mais que desse para subir até um nivel ótimo a fase de cruzeiro seria extremamente curta e não representaria economia alguma. Se tratando de uma etapa mais longa mesmo sendo um voo domestico estas restrições diminuem e você poderá cruzar em níveis mais convenientes.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Re: Algumas dúvidas gerais

Mensagem por glmz159 Qui 23 Fev 2012, 12:51

No A320 Wilco, lá onde se coloca os Flaps, sempre coloco, exemplo:
2/1.5 (2 Flaps e 1.5 de Trim).

Abraço.

_________________
Algumas dúvidas gerais 354076

glmz159
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 06/10/2011
Mensagens : 758
Reputação : 36
Idade : 27
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Re: Algumas dúvidas gerais

Mensagem por vieiratn Qui 23 Fev 2012, 13:50

Que aula!

Muito obrigado pelas respostas.

Abraços!
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Re: Algumas dúvidas gerais

Mensagem por el_lopes Qui 23 Fev 2012, 14:17



Olá vieiratn

Um conselho que lhe dou, se é novato e está a aprender a voar,aconselho-o a começar com uma aeronave tipo cessna, e depois de estar bem faliliarizado com ela ,ir progredindo aos poucos até chegar aos jatos. thumbsup

_________________
Manuel Lopes
Algumas dúvidas gerais El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Re: Algumas dúvidas gerais

Mensagem por vieiratn Qui 23 Fev 2012, 14:23

Sei que esse é um dos meus maiores "erros", pois, como sempre sonhei em ser piloto comercial de Cia. aérea, não tenho o interesse em pilotar aviões menores.

Já fiz muitos vôos com o C172 (ou C170, não me lembro de momento) default do FS2004 em VFR, mas, uma hora enjoei deles e já parti para o Boeing default do FS2004 também, que já voei muitas vezes, porém, em ambos os casos mais voei casualmente do que tentei simular algo.

Estou fascinado pelo A320 da Wilco, foi amor à primeira vista!
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas gerais Empty Re: Algumas dúvidas gerais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos