Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Primeiro avião-tanque para jatos. Gse_multipart13851

Primeiro avião-tanque para jatos.

5 participantes

Ir para baixo

Primeiro avião-tanque para jatos. Empty Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Alexandre da Silva Sáb 28 Jan 2012, 23:52

Primeiro avião-tanque para jatos. Images_640x408

O Boeing KC-97 Strotanker foi uma variante destinada ao reabastecimento em voo, derivado do transporte C-97 Stratofreighter, que, por sua vez, foi baseado no B-29. O avião original foi muito modificado, sendo equipado com os tanques de combustível, tubulação e o boom necessário para sua nova missão. O enorme andar superior podia transportar carga de grande tamanho, que entrava por uma larga porta de carga localizada do lado direito da fuselagem, e o combustível para reabastecer os jatos era transportado em tanques no andar inferior. Ambos os andares eram pressurizados e aquecidos a fim de permitir as operações em grande altitude. Ele foi sucedido pelo KC-135.

Primeiro avião-tanque para jatos. SemTtulo-1

O C-97 havia sido desenvolvido quase no fi nal da Segunda Guerra Mundial instalando uma fuselagem maior sobre uma fuselagem com as asas, cauda e motores que eram essencialmente os do B-50 Superfortress. As principais diferenças com o avião comercial 377 Stratocruiser eram o radome do radar instalado sob o nariz, o boom de reabastecimento e os motores a jato sob as asas.
O protótipo XC-97 estava equipado com quatro motores a pistão Wright R-3350 com potência unitária de 1 640 kW (2 200 hp). Ele possuía duas grandes portas sob a cauda, que abriam para os lados, uma rampa que podia ser abaixada somente no solo (impedindo o lançamento araquedistas) e um guincho para ajudar nas operações de carga e descarga.

A USAF começou a operar o KC97 em 1950. Ela comprou do fabricante, 816 dessas aeronaves, mas apenas 74 da versão cargueira C-97 que utilizava motores a pistão, alimentados à gasolina, enquanto o KC tinha, além deles, dois motores a jato que funcionavam a querosene, para serem usados nas
missões de reabastecimento.

Esses aviões-tanque foram vitalmente importantes para as operações mundiais dos bombardeiros estratégicos Boeing B-47 e Stratojet. Um exemplo foi o apoio aos voos de reconhecimento da Base Aérea de Thule, no Ártico. A operação desses complexos aviões em temperaturas de -40ºC foi um verdadeiro triunfo. A navegação nas condições do Ártico exigia uma grande habilidade.

Embora fosse um avião-tanque, as baixas velocidade e altitude operacionais do KC-97 complicavam as operações de reabastecimento de aeronaves a jato. Normalmente, os Boeing B-52 Stratofortress abaixavam os fl aps e as pernas traseiras do trem de pouso para diminuir o suficiente a sua velocidade para poderem ser reabastecidos pelos KC-97. Além disso, uma operação típica de reabastecimento dos B-52 poderia incluir uma descida que permitisse aos dois aviões manterem uma velocidade mais alta.

No início dos anos 1960, o TAC (Tactical Air Command ou Comando Aerotático, em português) da Força Aérea dos EUA acrescentou motores a jato retirados dos KB-050 para criar os KC-97L.
Esses motores aumentaram o desempenho dos KC-97 tornando-os mais compatíveis com os aviões a jato.
Em 1956, o SAC (Strategic Air Command ou Comando Aéreo Estratégico, em português) começou a retirar de serviço os KC-97 e substituílos pelos KC-135. Os Stratotanker continuaram a operar no TAC e nas unidades da Reserva da
Força Aérea e da Guarda Aérea Nacional. Eles foram finalmente desativados em 1978, quando as Guardas Aéreas do Texas e de Utah trocaram seus KC-97L por Lockeed C-130 Hercules e Boeing KC-135, respectivamente.

Santiago Oliver
Karina Bernardino
Avião Revue

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro avião-tanque para jatos. Empty Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Augusto Sposito Qua 01 Fev 2012, 10:22

Good post Merece 1 ponto!! Rulez

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro avião-tanque para jatos. Empty Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Alef Schtmidt Qua 01 Fev 2012, 10:58

Otimooo Post !!!!!!! nota 100000 thumbsup
Alef Schtmidt
Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/07/2011
Mensagens : 647
Reputação : 35
Idade : 29
Simulador preferido : FSX//P3D
Emprego/lazer : Contador // Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro avião-tanque para jatos. Empty Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Alvega Dom 05 Fev 2012, 13:42

Também gostei, Alexandre. Good post

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro avião-tanque para jatos. Empty Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Amilckar Dom 05 Fev 2012, 14:23

Valeu Ale!!! Primeiro avião-tanque para jatos. 690911

Já pilotei um desses rsrsrsrs Primeiro avião-tanque para jatos. 67293

_________________
Carlos Amilckar
Primeiro avião-tanque para jatos. Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro avião-tanque para jatos. Empty Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos