Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" Gse_multipart13851

[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos"

3 participantes

Ir para baixo

[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" Empty [Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos"

Mensagem por Amilckar Seg 31 Out 2011, 07:17

"O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos"

[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" TAP-001


Andrielle Mendes
repórter

A TAP Portugal inaugurou, na última semana, uma agência de viagens em Natal especializada em seus produtos. Serão 20 em todo o Brasil até o final de 2012. Por se tratar de uma parceria - no caso da capital potiguar, com a Arituba Turismo - o investimento, segundo Mário Carvalho, diretor da TAP para a América Latina, não pode ser quantificado. O objetivo é expandir a operação no País. Os números, por si só, justificam a estratégia. Em 2010, o lucro da TAP foi de 62,3 milhões de euros, 8,7% maior que o obtido no ano anterior. Com o incremento, a companhia, que enfrentava dificuldades, voltou a 'uma situação líquida positiva', como informou a assessoria de comunicação. As vendas em 2010 subiram em 2,2 milhões de euros.
"O aumento no mercado brasileiro contribuiu decisivamente para este quadro", acrescentou a assessoria. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, Mário, entretanto, evitou falar de negócios. Não comentou a privatização da TAP, esperada para 2012, nem confirmou o interesse da Latam (empresa formada com a fusão da Lan com a Tam) na privatização.
A negociação, segundo o executivo, está sendo conduzida pelo governo português, que detém 100% de participação na companhia. Extremamente objetivo, Mário comentou a situação dos aeroportos brasileiros e descartou a possibilidade da TAP disputar as próximas concessões. Ele também comentou que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante poderá
atrair grandes companhias aéreas. Mas isso dependerá exclusivamente do mercado. Enquanto companhia aérea, a TAP
liga o Brasil e a Europa, partindo de 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A malha da companhia compreende 50 destinos em toda a Europa e 14 na África. Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

Adriano Abreu
[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" 84210
Mário Carvalho, diretor da TAP para a América Latina

A TAP está ampliando a rede de agências de viagens especializadas em seus
produtos. Na semana passada inaugurou mais uma - a primeira do
Nordeste. Pergunto: por que Natal?


Natal era o único ponto onde operávamos desde 1999 sem contar uma presença física. Com exceção
do guichê no aeroporto, não tínhamos nada na cidade.

O Rio Grande do Norte é um Estado promissor em relação ao fluxo de passageiros?

Acreditamos que sim. A prova é que operamos aqui há 12 anos. O estado já teve uma
procura maior. Hoje nós temos quatro voos semanais. Mas acreditamos que a
demanda pode aumentar. A recessão econômica na Europa reduziu um pouco o
fluxo de passageiros. Porém, conseguimos compensar a redução com a
nossa abertura para outros mercados.

A TAP espera abrir 20 agências especializadas até o fim de 2012. Investimento de quanto?

Não tem um investimento específico.

Não saberia precisar o valor?

Não, porque não se trata de um investimento direto, mas de uma parceria entre as agências e a TAP. Não há nada quantificado.

O objetivo da parceria seria ampliar a operação da TAP nos mercados onde atua?

É. Isso pode vir a ocorrer.

Há planos de expandir a operação no Estado?

O nosso objetivo é sempre ampliar nossa operação. Isso em mercados
aquecidos e em mercados nem tão aquecidos assim. O Rio Grande do Norte
deu uma aquecida, mas depois houve uma queda nessa demanda.

A expansão da operação estaria ligada apenas à demanda?

Exatamente.

Há poucos meses o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi leiloado.
Pergunto: o aeroporto pode atrair o interesse de grandes companhias
aéreas e se tornar um centro de distribuição de cargas e passageiros?


É um pouco difícil, mas obviamente um aeroporto com uma grande estrutura
vai acabar por atrair grandes companhias aéreas. Tudo, porém, depende
sempre de mercado.

Mas, o Estado pode fazer algo para atrair essas companhias?

As autoridades responsáveis pelo turismo não só do RN, mas de todos os
estados precisam ter uma atitude proativa e procurar novos mercados. A
TAP, por exemplo, está sempre em busca de novos nichos. Porque é preciso
chegar ao público final. E tudo isso demanda investimento.

A TAP tem interesse em operar no Aeroporto de São Gonçalo?

Vamos ter que operar, porque já operamos no Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Desculpe, acho que não fui clara. Não me refiro a ter um guichê, mas a construir terminais próprios de cargas e passageiros.

Isso faz parte do jogo.

A TAP tem interesse em integrar um consórcio e disputar as próximas concessões dos aeroportos brasileiros?

Não.

Por quê?

Essa não é a nossa área de atuação. Trabalhamos com transporte, não com operação de aeroporto.

Essa posição, entretanto, pode mudar?

Pode. Mas dependerá do mercado.

De qualquer maneira, o Governo Federal estuda reduzir ainda mais a
participação de companhias aéreas, sobretudo estrangeiras, nos
consórcios que disputarão as próximas concessões. O senhor já me disse
que a TAP não tem interesse. No entanto, gostaria de saber se essa
redução, ao limitar a entrada de novos atores no mercado brasileiro, não
prejudica o crescimento do setor.


Prefiro não responder. Não se aplica a nós. Esse não é o nosso negócio.

A privatização da TAP deve ser concluída em 2012. Em que pé está o processo?

Não posso responder. Esse é um assunto tratado exclusivamente pelo governo
(português), que detém 100% de participação na TAP. Eu realmente não
posso responder esta pergunta.

Após a privatização, o senhor permanece como diretor para a América Latina?

Ainda não sei se continuo.

Li recentemente que a Latam (fusão entre as companhias Lan e Tam) estaria
interessada na privatização da TAP. O senhor, que ainda é diretor da
companhia, confirma essa informação?


Nós diretores não participamos das negociações, mas eu acompanhei pela imprensa.

Como enxerga o processo de privatização do setor aéreo?
Acho que o processo é válido.

Mas, válido em que sentido?

O setor privado tem uma visão mais mercantilista. Obviamente que o mercado aberto gera competição.

E competição pode melhorar infraestrutura, reduzir tarifas...

Pode ser que aconteça.

É adepto da filosofia, segundo a qual, a privatização melhora estruturas e processos?

Acredito que sim, pelo que tenho visto ao longo dos anos.

Como o senhor avalia os aeroportos brasileiros?

Bens 'ruizinhos', não é? O fluxo de passageiros cresceu muito e infraestrutura não acompanhou.

A privatização do setor aeroportuário brasileiro pode mudar esse cenário?

Acredito que sim. Haverá um aporte de capital. Serão investimentos altos.

A transferência dos voos comerciais do Aeroporto Augusto Severo para o de
São Gonçalo atrapalha a operação da TAP de alguma maneira?


Conheço o projeto, mas não sei onde o aeroporto fica. É muito distante?

Uns 10 km a mais do aeroporto para a Via Costeira, onde estão concentrados os hotéis...

Não é tanto assim...

A transferência da operação comercial do Augusto Severo para o aeroporto de São Gonçalo pode beneficiar o estado?

Sem dúvida. Uma melhor estrutura atrairá mais voos.

Fala-se que reduzir o ICMS do querosene de aviação no Estado atrairia grandes
companhias para São Gonçalo. Essa seria uma forma de fisgar os grandes e
transformar o Aeroporto de São Gonçalo num centro de distribuição, se
não de passageiros (o Estado é próximo dos outros continentes, mas fica
distante de todas as regiões brasileiras), mas num de cargas?


O combustível para empresas estrangeiras não pesa tanto.

Não, por quê?

Porque os países fazem acordos bilaterais e as empresas estrangeiras não pagam
impostos. Desta forma, dar este tipo de incentivo não traria tanto
resultado.

Se não pode contar com esta isca, o Estado enfrentará ainda mais dificuldade para atrair as
companhias e desenvolver o mercado local...


Não, acho que não. O aeroporto tem uma localização boa e pode se tornar um centro de
distribuição de cargas. Esta pode ser a sua vocação.

Fonte: tribunadonorte.com.br
Via: IFROnline

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" Empty Re: [Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos"

Mensagem por Bruno Silva 3 Seg 31 Out 2011, 10:31

Tó gostando de ver minha cidade tão valorizada !!
happy

_________________
Bruno Leonardo Silva dos Santos , Natal-RN (Com muito Orgulho Very Happy )
AMD Athlon X2 250 , 3000 MHz; GA-M68MT-S2P; DDR3 4GB 1600MHZ HYPER X BLU; ATI RADEON HD6450 1GB DDR3;
Bruno Silva 3
Bruno Silva 3
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 153
Reputação : 1
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante, Futuro Piloto.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" Empty Re: [Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos"

Mensagem por Augusto Sposito Seg 31 Out 2011, 10:57

Natal é a porta de entrada dos Europeus. Yesyes

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos" Empty Re: [Brasil] "O Brasil tem aeroportos bem ruinzinhos"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos