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Mensagem por Cmte Will Qui 13 Out 2011, 21:02

PMDG 737-800 NGX...

Fazendo a Ponte Aérea Rio São Paulo com 9 mil kilos de combustível e 110 passageiros,
não consigo chegar no 370.

Uso MaxAngle e Cost Index 50.

Será Bug ?

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Mensagem por Alexandre da Silva Qui 13 Out 2011, 21:17

Ponte aérea no FL370 ?

FL370 é para voos mais longos, ponte aérea é entre FL310 e FL330.
Veja o plano de voo da GOL.

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Mensagem por Augusto Sposito Qui 13 Out 2011, 21:28

Nem 330 eu faço!! shocked
Faço a 270 ou 290. yes

Abraços!! thumbsup

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Mensagem por vitor Qui 13 Out 2011, 21:41

Tbm. sou igual ao Augusto nem 330 so 260 a 300

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Mensagem por edersonbilck Qui 13 Out 2011, 21:48

Pessoal queria aproveitar o topico alguem saber como eu levanto o acento do 737ngx no modeo painel 2d, não consigo ver a pista nas aproximações...

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Mensagem por Alexandre da Silva Qui 13 Out 2011, 22:02

edersonbilck escreveu:Pessoal queria aproveitar o topico alguem saber como eu levanto o acento do 737ngx no modeo painel 2d, não consigo ver a pista nas aproximações...

Brother ta sumido em.
Na verdade acho que não tem como subir no 2D. hmmm

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Mensagem por Brentano Sex 14 Out 2011, 12:46

Aproveitando o gancho, alguém sabe qual o regime de subida que é usado pela GOL na ponte aérea?
Eu não costumo fazer esse vôo no FS, mas faço com frequencia POA-FLN que tem a mesma distância. Geralmente cruzo no FL310, mas quando to mais pesado vou no FL290, sempre em MAX ANGLE. Me sobra aí umas 50/60nm em CRZ e dependendo do vento até menos.
Subir em ECON e meio pesado não chega nem no FL290 hehehe.

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Mensagem por edersonbilck Sex 14 Out 2011, 13:04

Alexandre da Silva escreveu:
edersonbilck escreveu:Pessoal queria aproveitar o topico alguem saber como eu levanto o acento do 737ngx no modeo painel 2d, não consigo ver a pista nas aproximações...

Brother ta sumido em.
Na verdade acho que não tem como subir no 2D. hmmm

O irmao tava viajando mais vamos começar a bombar novamente rsrrs, é complicado aproximar porque não enxerga nada na frente a não ser no modo virtual cockpit....

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Mensagem por vitor Sex 14 Out 2011, 13:08

Ederson eu editei a inclinacao do 2d no panel.cfg ai consigo agora ver a pista nas aproximacoes. assim que chegar em casa posto essa parte do meu cfg.porem se quiser tentar logo. fica logo no incio do cfg troquei de zero para cinco ai resolveu a inclinaçao


A proposito posta a primeira parte do panel.cfg que sei qual e a linha


Última edição por vitor em Sex 14 Out 2011, 13:11, editado 1 vez(es)

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Mensagem por leonardo Sex 14 Out 2011, 13:10

Pessoal, faço voos pela Azul Virtual com FL360 e da tudo certo... agora faço um FL370 com um 747 e no FL340 mais ou menos o motor diminui a potência, e na hora da subida ele não aguenta e da stall... alguém me explica?

Abraços!

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Mensagem por Alexandre da Silva Sex 14 Out 2011, 13:14

leonardo escreveu:Pessoal, faço voos pela Azul Virtual com FL360 e da tudo certo... agora faço um FL370 com um 747 e no FL340 mais ou menos o motor diminui a potência, e na hora da subida ele não aguenta e da stall... alguém me explica?

Abraços!

Leo, na verdade você não pode pegar um 747 lotado de "Fuel" e achar que ele vai subir até o FL370 na boa, um voo assim tem que ser feito por etapas.

EX: SBGR - EDDF - FL390

Você vai subir até o 330 e após umas 2 ou 3 horas de voo você vai para o 370, após algumas horas você sobe para o 390. Você tem que diminuir o peso do avião para que ele consiga subir, todo avião tem uma tabela com valores máximos de Peso total, sugiro que de uma estudada nestes numeros para conhecer mais seu avião.

thumbsup

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Mensagem por leonardo Sex 14 Out 2011, 13:16

Alexandre da Silva escreveu:
leonardo escreveu:Pessoal, faço voos pela Azul Virtual com FL360 e da tudo certo... agora faço um FL370 com um 747 e no FL340 mais ou menos o motor diminui a potência, e na hora da subida ele não aguenta e da stall... alguém me explica?

Abraços!

Leo, na verdade você não pode pegar um 747 lotado de "Fuel" e achar que ele vai subir até o FL370 na boa, um voo assim tem que ser feito por etapas.

EX: SBGR - EDDF - FL390

Você vai subir até o 330 e após umas 2 ou 3 horas de voo você vai para o 370, após algumas horas você sobe para o 390. Você tem que diminuir o peso do avião para que ele consiga subir, todo avião tem uma tabela com valores máximos de Peso total, sugiro que de uma estudada nestes numeros para conhecer mais seu avião.

thumbsup

Entendi... obrigado brother!

Abraços!

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Mensagem por edersonbilck Sex 14 Out 2011, 13:27

vitor escreveu:Ederson eu editei a inclinacao do 2d no panel.cfg ai consigo agora ver a pista nas aproximacoes. assim que chegar em casa posto essa parte do meu cfg.porem se quiser tentar logo. fica logo no incio do cfg troquei de zero para cinco ai resolveu a inclinaçao


A proposito posta a primeira parte do panel.cfg que sei qual e a linha

Grande vitor obrigado pela colaboração, merece até um topico dedicado irmao, no aguardo....

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Mensagem por Renato Vicente Sex 14 Out 2011, 16:37

Você pode olhar no FMC o nível de cruzeiro ideal para seu peso, e acho que 9000kg de combustivel, muito para a ponte

Para calculo de combustivel faço assim.

SBRJ - SBSP ( tempo de voo 01:06h = 66min)

B738 gasta em média 2550kg/h de combustivel (2550 / 60min = 42 [arredondando])

Fica assim:

A + B = 2770kg (SBRJ - SBSP, 42 do combustivel multiplicado por 66 do tempo de voo)

10% = 280kg (10% de A + B)

B + C = 840kg (Alternativa, SBSP - SBKP)

30min = 1230kg / 1260kg / 1410kg

TAXÍ = 200kg

EXTRA = 0kg (se for botar um extra)

TOTAL = 5350kg (combustivel total para a ponte)

Reserva = 2100kg (O que vai sobrar no pouso mas sempre sobra um pouco mais)

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Mensagem por nobru Sex 14 Out 2011, 17:12

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Mensagem por Leonardo Silva Sáb 15 Out 2011, 00:26

Boa noite Srs.

Eu também no inicio me enrolava todo em relação aos níveis de voo da ponte aérea.
Façam o seguinte: coloquem o cost index com valor 60 (subida mais rápida e também mais consumo), na ponte aérea Rio-São Paulo a gol ignora a economia de combustível. O negócio ali é subir rápido e mais veloz, em torno de 310kt de indicada no cruzeiro. Não esqueçam que ponte aérea os 737-800w são FSP e motores configurados com 27k, caso contrário ele não decola do Santos Dumont. Também não se esqueçam de configurar o flap para 15 ou 25 (de acordo com o peso) na decolagem do Santos Dumont, menor que isso se torna crítico. Já em Congonhas o flap pode ficar 10 ou 15 (de acordo com o peso) e nunca menor que 10. Quanto ao nível de voo, pode colocar fl260 na rota SBRJ-SBSP e FL250 ou 270 na rota SBSP-SBRJ podendo dá uma esticada até o 290, mais que isso ele dificilmente atinge, e quando atinge, a "lingua" está totalmente pra fora ficando pouquissimo tempo em cruzeiro. Com cost index em 60, não precisa se preocupar em alterar a razão de subida para "max angle ou max rate", podendo tranquilamente manter o modo econômico. Lembrando que a GOL utiliza cost index padrão 27 para demais rotas.
Srs. todas essas informações que passei foram adquiridas de alguns Comandantes da GOL LINHAS AÉREAS REAL que operam na ponte aérea diariamente. Mesmo assim, caso tenha passado alguma informação equivocada, por favor me corrijam imediatamente, pois estou aqui mais pra aprender que pra ensinar. Mesmo porque eu não sou piloto real e sim técnico de manutenção de helicóptero no passado (Super Puma L1 e S-76C+), atualmente na GOL (737ng) e futuramente no helicóptero denovo (S-76C++).
Abraço e espero ter ajudado.
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Mensagem por Cmte Will Sáb 15 Out 2011, 09:16

Bela Informação.

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Mensagem por Leonardo Silva Seg 17 Out 2011, 14:22

Boa tarde Srs.

Hoje pela manhã recebi mais uma informação bem legal de um Cmte. real: a GOL LINHAS AÉREAS REAL estipulou os níveis de voo e Cost Index padrão na ponte aérea Rio-Sampa-Rio. SBRJ-SBSP FL260, Cost Index 50 (rota um pouco maior) e SBSP-SBRJ FL250, Cost Index 60 (subida mais rápida, devido rota muito curta, muito pouco tempo nivelado).
Esse "bizu" é pra quem quiser simular de forma padrão na ponte aérea RIO-SAMPA-RIO pela GOL linhas aéreas e também com o 737-800W SFP 27K.

Outro "bizu" é quando a aeronave chega no ideal de descida. Eu particularmente altero o cost index durante o voo de 60 ou 50 para 27, ganhando com isso uma descida mais suave (razão média de 1400 a 1600 pés/min.) e também uma velocidade bem menor de 275kt indicada ao contrário de 300, 310kt indicada com cost index 50 ou 60. Sem contar que o flight spoiler tem que ficar armado o tempo todo, se não, a velocidade dispara e o bicho desce igual um foguete. Mas eu ainda prefiro descer no modo level change controlando eu mesmo a velocidade e a razão, média de 1800 pés/min. com 280kt de indicada.

Divirtam-se!!!!!!
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Mensagem por Brentano Seg 17 Out 2011, 17:20

Muito grato pelas informações Leonardo!
São de grande valia! É sempre bom saber o que andam fazendo na aviação real de cada dia. Yesyes

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Mensagem por mfreitas_rj Seg 17 Out 2011, 17:49

Referente a Ponte Aérea RJ x SP com os 737-800SFP.

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M. Freitas.

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Mensagem por Leonardo Silva Seg 17 Out 2011, 19:22

Preto escreveu:Muito grato pelas informações Leonardo!
São de grande valia! É sempre bom saber o que andam fazendo na aviação real de cada dia. Yesyes
Que nada Preto, sempre que posso eu ajudo.
Abraço, Leonardo


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Mensagem por Leonardo Silva Seg 17 Out 2011, 19:28

mfreitas_rj escreveu:Referente a Ponte Aérea RJ x SP com os 737-800SFP.

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M. Freitas.
Boa Freitas, essa navega comprova as informações acima. Muito bom!!! Acredita que estive com uma hoje nas mãos, só não fiz o mesmo que você porque não tive como scanear. Valeu!!!

Abraço, Leonardo
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Mensagem por mfreitas_rj Seg 17 Out 2011, 22:50

Tenho varias navegações aqui, vou tentar depois colocar no site aos poucos se os moderadores deixarem.

Abraços,
M. Freitas.

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Mensagem por cfcr Ter 18 Out 2011, 07:42

Ola pessoal
Eu para não ter problemas desses uso o FL de acordo com o indicado no FMC e tudo funciona impecavelmente.
Depois durante o voo vou subindo gradualmente o FL conforme me vai indicando o FMC.

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Cumprimentos.
Bons Voos.
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Mensagem por Leonardo Silva Ter 18 Out 2011, 09:05

cfcr escreveu:Ola pessoal
Eu para não ter problemas desses uso o FL de acordo com o indicado no FMC e tudo funciona impecavelmente.
Depois durante o voo vou subindo gradualmente o FL conforme me vai indicando o FMC.

Cumps
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Bom dia cfcr.
Eu no início, na minha ignorância, achava que era bug do software (PMDG 737 NGX). Fazia SBGR-SBGL com o PMDG NGX no FL310 e o TD vinha primeiro que o TC confused . No mesmo dia refiz a mesma rota e mesmo FL com o IFLY NGX, e ai aconteceu a mesma coisa confused . Pra tirar de vez da minha cabeça que o problema não era do PMDG NGX, refiz novamente a mesma rota e mesmo FL com o LEVEL D 767X. A mesma coisa aconteceu damn .
No dia seguinte, no meu serviço, trocando ideia com um Cmte. da GOL REAL, tirei essa dúvida com ele e o mesmo me disse que isso também ocorre com a aeronave real. Em rotas curtas como Sampa-Rio (Sampa-Rio porque a rota é bem mais curta que Rio-Sampa, a não ser que você burle as regras de tráfego aéreo e faça uma rota direta Rio-Sampa como VOR p/ VOR) os níveis de voo não devem ser exagerados, no máximo FL290 Sampa-Rio e no máximo FL300 Rio-Sampa pra evitar o problema acima citado.
Ai eu perguntei pra esse Cmte. o por que dos DOVs (Dispachante Operacional de Voo) calcularem um FL tão elevado em rotas curtas? A resposta foi bem simples. Eles (DOV) não tem experiência de voo. Colocam um FL330 pra fazer a rota SBGR-SBGL.
A aeronave não atinge esse nível, nem adianta tentar.
Fiz essa pergunta, porque no site de planos de voo repetitivos, feito pelo DOV, os FLs são exatamente esses na rota SBGR-SBGL, já na rota da ponte aérea os FLs estão corretos.
Quanto ao FMC, aqueles niveis de voo que ele sugere não quer dizer que o Cmte. tenha que seguir fielmente. É apenas uma idéia que ele, FMC, te dá.
Mais uma vez espero ter esclarecido as dúvidas de alguns colégas de voo virtual e por favor, me corrijam imediatamente caso eu tenha passado alguma informação errada.
Como já mencionei anteriormente, eu estou aqui mais pra aprender do que ensinar.

Voo padrão dentro das regras de tráfego aéreo são muito mais emocionantes.

Aproveito esse espaço pra agradecer todos os Cmtes e co-pilotos da GOL LINHAS AÉREAS REAL pela atenção e paciência que os mesmos tem com a minha pessoa.

Abraço,
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