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Mensagem por Amilckar Sex 02 Set 2011, 20:33

Praia Grande pode ganhar complexo industrial e aeroporto

Uma área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados que poderá
abrigar 212 galpões industriais, além de um pequeno aeroporto, com uma
pista de 2,6 quilômetros, para jatos executivos e aviões de transporte
de carga. É assim que o Complexo Empresarial Andaraguá –da Icipar
Empreendimentos Imobiliários, controlada pelo Grupo Sonda – pretende
alavancar a economia da cidade de Praia Grande, no litoral paulista. O
projeto foi pensado para atender a onda de investimentos que aporta na
Baixada Santista por conta das descobertas do pré-sal e da ampliação do
Porto de Santos. Para o aeródromo, já existe até autorização de
funcionamento expedida pela Agência de Aviação Civil (Anac). Só tem um problema. Falta conseguir o licenciamento ambiental.

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“Estamos desde 2008 para conseguir autorização para começar a obra. Não tem nada
de irregular em nosso projeto”, diz André Ursini, diretor de expansão
da Icipar. Ursini acredita que o projeto poderia ajudar a desafogar
um pouco os aeroportos de São Paulo – em especial o de Congonhas, na
zona sul da capital, cujo tráfego de aeronaves executivas corresponde a
20% do total. Contudo, ainda que a permissão saísse no próximo mês,
por exemplo, a previsão mínima é de mais dois anos para entrega de 40%
do projeto. Em suma, pelo menos até meados de 2013, nada estaria pronto
para ser utilizado. “Aeroportos desta natureza são essenciais para o
desenvolvimento do país”, apontou Francisco Lyra, presidente da
Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). O Brasil já é o segundo
maior mercado em aviação executiva, atrás apenas dos Estados Unidos.
São cerca de 12.300 aeronaves que voam pelo território nacional, sendo
que aproximadamente 570 correspondem a aviões comerciais, de acordo com
números da Abag. Para pousar e decolar, existem pouco mais de 4 mil
pistas, sendo que apenas 700 são pavimentadas. No momento, a Baixada
Santista conta com um aeroporto administrado pelo governo do estado de
São Paulo, na cidade de Itanhaém, a 46 quilômetros de Praia Grande. O
Aeroporto Estadual de Itanhaém possui uma pista de 1,3 quilômetro e é
utilizado majoritariamente por empresas que possuem hangares
particulares, entre as quais a Petrobras, cujos jatos e helicópteros
partem dali para chegar em algumas plataformas em alto-mar. Logística
– A vantagem do Complexo de Andaraguá, porém, está na logística. O
empreendimento será construído a apenas 17 quilômetros do porto de
Santos e contaria também com as facilidades de uma linha férrea que
passa próximo ao local, além de uma rodovia. O investimento previsto é
de 520 milhões de reais e pode gerar até 15 mil empregos. ”É claro que
há de se analisar a viabilidade ambiental, mas, por outro lado, as leis
que assessoram esta questão precisam ser mais objetivas”, explicou
Creso Peixoto, mestre em transportes e professor de engenharia da FEI.
“Na prática, estes processos têm gerado mais demora que efetiva
rejeição”, emendou. Uma fonte que conhece a área afirmou que o projeto
deve desmatar uma área muito grande e que, por isso, a demora é
normal. "Considerando os trâmites legais e o tamanho da área, três anos
é um tempo até razoável", explicou. Para a Anac, o projeto está em
ordem desde que não haja exploração comercial do aeroporto. "As
operações aéreas no aeródromo, quando este for aberto ao tráfego
(finalização do processo de registro na ANAC), dependerão da
autorização prévia do proprietário e de aeronaves compatíveis com a
infraestrutura local, vedada a exploração comercial", respondeu a
agência. O condomínio industrial será a primeira empreitada do grupo
Sonda neste ramo. O principal negócio do conglomerado é o de
supermercados. O Sonda possui a 13ª maior rede do Brasil, com 24 lojas e
faturamento registrado em 1,5 bilhão de reais em 2010. O mesmo grupo,
de propriedade da família Sonda, tem um braço no ramo esportivo. Eles
gerenciam jogadores de futebol, alguns deles estrelas como Neymar e
Ganso.

Fonte: Veja.com
Via: Aeroflower

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Carlos Amilckar
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