Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Overclock em Core2Quad Gse_multipart13851

Overclock em Core2Quad

+2
leandroLPPT
ricardomollik
6 participantes

Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Overclock em Core2Quad

Mensagem por ricardomollik Sáb 02 Jul 2011, 19:45

Bem Pessoal,
Antes de mais nada gostaria de agradecer ao Alvega por ter criado esse topico somente para over.
De alguns anos para ca, tenho me interessado por este assunto, ate para poder melhorar um pouco a performance no FSX. No inicio foi bem dificil pois nao e tao simples assim configurar as voltagens para o over
que pretende alcancar.

Mesmo que se encontre em forums Pc's com a mesma configuracao sua, certamente os
ajustes serao diferentes é que não existe uma regra (valores exatos), cada exemplar (CPU) é único e tem seus próprios valores, que infelizmente só se saberá (ou se aproximará muito) na base de tentativa/teste, e isso vai demora um bom tempo

As vezes nos temos uma Ferrari nas maos, mais nao sabemos usar, over instavel nao e over e sim gambiarra,
um arranjo mal feito...muitas vezes usamos voltagens muito altas para overs por exemplo de 3.8 Ghz e os outros em valores aleatorios, nos baseando em configuracoes de outros usuarios e isso nao vai funcionar, nao vai dar certo.

De acordo com a minha assinatura e tambem por varias pessoas que entendem bem mais do que eu a minha
Motheboard e uma das melhores para over em Quadro-core e nela e possivel usar um Quad 45nm @ 4.0 Ghz
com voltagens muito baixas e nao apenas de vcore.

Uma coisa importante a se entender e que fazer over em C2Q nao e tao simples quanto em um C2D (no C2D na
grande maioria das vezes e so prestar atencao no vcore e memorias e mandar ver no FSB, logico qundo se tem uma boa Motheboard).

O Core2Q na realidade nao e um Quad-core nativo, ele usa dois Dual-core interligados pelo FSB (Front Side Bus) e por este motivo e tao dificil subir o FSB neles, pois cada nucleo tem um valor de referencia(voltagem) para o FSB, chamado de GTL (Gunning Transceiver Logic) e apartir deste ponto esta o segredo para se fazer um otimo over no C2Q, valores estes qua faz pouCo ou quase nada de diferenca para um C2Duo.

Por este motivo e muito importante ser ler sobre GTL e apartir do momento que se acha na Bios os valores
ideais para GTL (tanto CPU e NB) vai facilitar muito no over pretendido e provavelmente nunca mais tera que
mexer neles.

O segredo para subir FSB em Quad é que valores ideias para a GTL fará você subir sem precisar de tanta
voltagem no VTT e vNB (que efetivamente permitem subir FSB), garantindo assim que se precise de menos
vcore (quanto maior os valores para VTT e vNB, mas vcore sua CPU vai pedir). E importante saber que voltagem
muita alta no VTT é super perigoso para a CPU e pode causar degradação (a Intel recomenda um máximo de
1.3625v para CPU's de 45 nm, JAMAIS passe desse valor).

Seguem alguns valores ideais: no meu caso

FSB 425 Mhz - VTT: 1.1v, vNB: 1.1v, PLL: 1.5v, vSB 1.1: 1.1v, vSB 1.5: 1.5v
FSB 450 Mhz - VTT: 1.20v, vNB: 1.12v, PLL: 1.5v, vSB 1.1: 1.1v, vSB 1.5: 1.5v
FSB 475 Mhz - VTT: 1.32v, vNB: 1.28v, PLL: 1.5v, vSB 1.1: 1.1v, vSB 1.5: 1.5v

Estes são os valores mais importantes e não preciso dizer que as memórias terá que ser testadas a parte com o
memtest e é super importante que se faça isso antes de qualquer outra coisa, portanto voltagem e latências que
irá usar só testando para ver se estará livre de erros com determinada frequência.

Infelizmente eu não tenho uma receita exata sobre GTL. Primeiramente, e muito importante saber sobre o que é e como funciona, os valores que se vê na BIOS são referências que se baseiam no VTT e vNB, na minha Motheboard por exemplo é medido em mV, que é simplesmente uma redução da voltagem utilizada do VTT e vNB. E o bom no meu caso e de muitos Eu creio é que minha Motheboard é bastante avançada neste ponto, contendo parâmetros separados para cada núcleo (GTL Reference 0, 1, 2, 3) permitindo assim um ajuste finíssimo que com certeza se ajustados corretamente fara chegar nos 500 de FSB ou mais. E muito importante cada um ler mais sobre overclock e principalmente sobre GTL.

Não adianta passar 5, 10, 25, iterações de IBT (IntelBurnTest) e achar que está estável. Acima de 25 iterações é um excelente parâmetro para estabilidade, mas abaixo disso eu digo que não é garantia, apesar de estressar muito a CPU. No prime95 por pelo menos 24h e um excelente teste.

Minha ideia nao e a de guardar tudo aquilo que tenho lido a respeito de over e sim de passar minhas
experiencias aos demais do forum como tambem aprender pois nao sou um expert no assunto, mais sim um curioso que esta disposto a aprender a cada dia.

Segue alguns links que podem ajudar nestas questoes:

http://foro.noticias3d.com/vbulletin/index.php
http://www.anandtech.com/show/2354/12
http://www.anandtech.com/show/2354/13
http://www.overbr.com.br/forum/
http://www.overclock.net/
http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=87

um abraco e boa sorte no seu over
Ricardo


Última edição por ricardomollik em Seg 04 Jul 2011, 22:55, editado 1 vez(es)

_________________
i7-11700K @5.2GHZ|Asus ROG Maximus XIII Hero Z590|G.SKILL Ripjaws V Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600|SSD SAMSUNG 980 M.2 2280 1TB PCI-Express 3.0 x4, NVMe OS|SSD SAMSUNG 970 EVO Plus 2TB M.2 NVMe 3.0 x4 P3d 5.3 Pro|SAMSUNG 980 PRO SSD 2TB PCIe NVMe Gen 4 Gaming M.2, Thermal Control, MZ-V8P2T0B MSFS 2020|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD P3D 5.3 Addons|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD MSFS 2020 Addons|PNY CS900 1TB 3D NAND SATA III SSD Programs|TEAMGROUP 2TB AX2 Advanced 3D NAND SATA III SSD Backups|WD Ultrastar DC HC310 6TB SATA 6Gb/s Backups|ASUS ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti OC Edition Gaming Graphics Card PCIe 4.0 12GB GDDR6X|Asus ROG RYUJIN 240 RGB AIO Liquid CPU Cooler 240mm Radiator|EVGA SuperNOVA 1300 G2 80 PLUS 1300W|Rosewill Gaming THOR V2|LG 37-Inch 1080p 240MHZ LCD HDTV|SAMSUNG GALAXY TAB A 8.0" FMC|Saitek PZ44 Pro with Three-Lever Throttle and Pedal|GoFlight MCP Pro & GF-EFIS|Windows 11 Pro 64x
ricardomollik
ricardomollik
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/06/2008
Mensagens : 430
Reputação : 12
Idade : 64
Simulador preferido : Prepar3d, FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por leandroLPPT Seg 04 Jul 2011, 17:05

thumbsup

_________________
Leandro de Moraes

PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04  -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480  - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
leandroLPPT
leandroLPPT
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2010
Mensagens : 704
Reputação : 14
Idade : 40
Simulador preferido : FSX / FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistema I.T
Nacionalidade : Brasil

https://jetpropairtaxi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por Francesco Caterino Qui 24 Nov 2011, 21:38

muito bom.
eu tenho um q9650.
fiz ov nele de 3.0 para 4.0.
aparece tudo beleza na bios.
porém quando entro no aid64 e mando rodar o teste nunca ultrapassa 2.999.
acho que eu fiz alguma coisa errada, pois deveria chegar me 3.999.
mas valeu o post.

Francesco Caterino
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 115
Reputação : -2
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por henriquesteppan Qui 24 Nov 2011, 22:26

ve no cpu-Z.
O meu Q9450 eu fiz over pra 3.2 por enquanto, usando o programa da propria gigabyte.
henriquesteppan
henriquesteppan
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 437
Reputação : 27
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por Francesco Caterino Qui 24 Nov 2011, 23:01

qual programa o easytune?

Francesco Caterino
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 115
Reputação : -2
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por henriquesteppan Qui 24 Nov 2011, 23:19

Esse mesmo. Ele baixou o multiplicado pra 6.0 (original 8.0) e aumentou o fsb pra 400mhz. Tenho opção até 3.6ghz se quiser.
henriquesteppan
henriquesteppan
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 437
Reputação : 27
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por edersonbilck Qua 30 Nov 2011, 10:04

Amigão ja postei em tudo que foi forum para me ajudar a dar um over no meu cpu, o sr. poderia me dar uma ajuda, tenho uma placa mão top de linha (da epoca rsrsr)

Minha configuração

Placa mae intel DX38BT
Fonte Corsair 850Wats Real
Processador core 2 quad Q8200 2.33ghz core 45nm fsb 1333ghz 4mb cach
4 giga memoria kingston 1333ghz

Conto com sua ajuda valeu

_________________
Meu Blog Projeto 737ng
edersonbilck
edersonbilck
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 412
Reputação : 47
Idade : 46
Simulador preferido : PREPAR 3D
Emprego/lazer : Gerente Comercial/Aviação
Nacionalidade : Brasil

http://projeto737ng.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por Alvega Qua 30 Nov 2011, 11:36

Francesco Caterino escreveu:muito bom.
eu tenho um q9650.
fiz ov nele de 3.0 para 4.0.
aparece tudo beleza na bios.
porém quando entro no aid64 e mando rodar o teste nunca ultrapassa 2.999.
acho que eu fiz alguma coisa errada, pois deveria chegar me 3.999.
mas valeu o post.

Desactive as funções de poupança de energia e turbo na BIOS para que o multiplicador fique sempre no máximo (EIST, C1E, Speedstep).

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock em Core2Quad Empty Re: Overclock em Core2Quad

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos