Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvidas em relação ao OverHead Painel Gse_multipart13851

Dúvidas em relação ao OverHead Painel

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por flavioultra Qua 06 maio 2009, 09:18

Pessoal,

Tenho algumas dúvidas em relção a algumas funcionalidades no OverHead Painel, por acaso alguém saberia me dizer para que serve essas ai...

1- Yaw Damper
2- Pitot Static (por acaso tem algo haver com o tubo de Pitot???)
3- Isolation Valve
4- APU Bleed Air
5- Engine Bleed Air
6- Flight / Ground Switch
7- Drive Temperature (Drive Temp)
8- IRS Transfer

Obrigado a todos.

flavioultra
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/03/2009
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Alvega Qui 07 maio 2009, 09:31

flavioultra escreveu:Pessoal,

Tenho algumas dúvidas em relção a algumas funcionalidades no OverHead Painel, por acaso alguém saberia me dizer para que serve essas ai...

1- Yaw Damper
2- Pitot Static (por acaso tem algo haver com o tubo de Pitot???)
3- Isolation Valve
4- APU Bleed Air
5- Engine Bleed Air
6- Flight / Ground Switch
7- Drive Temperature (Drive Temp)
8- IRS Transfer

Obrigado a todos.

Já que ninguém respondeu, vou tentar ajudar, apesar de não ser nenhum "expert".

1. Yaw Dumper - http://pt.wikipedia.org/wiki/Yaw_damper e http://www.b737.org.uk/theruddersystem.htm

2. Pitot Static - Sim, o Sistema Pitot-Estático é constituído pelo tubo de Pitot, a tomada de pressão estática e os intrumentos.
Veja estes links:

http://en.wikipedia.org/wiki/Pitot-static_system

http://www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=110738

http://www.allstar.fiu.edu/aero/PSSI.htm

3. Isolation Valve - Esta, a 4 e a 5 fazem parte do sistema APU (Auxuliary Power Unit), sistema que gera energia eléctrica ou pneumática (através de ar comprimido) para o accionamento dos motores e outros sistemas.

http://www.b737.org.uk/apu.htm

4. APU Bleed Air - Respondida na 3

5. Engine Bleed Air - Respondida na 3

6. Flight/Ground Switch - Quando na posição Flight (em voo), indica ao sistema de pressurização para que comece a pressurização da aerononave.

7. Drive Temperature -

8. IRS Transfer - O IRS é o Sistema de Referência Inercial, que fornece informações de posição e atitude para o sistema de instrumentação eletrónica do avião.Ele é constituído por duas unidades. Se uma delas falhar, usa-se o IRS Transfer Switch para transferir todos os sistemas associados para a unidade que funciona.
Exemplo: se a unidade direita falhar, colocando o botão em "both on L" (ambos na esquerda) tudo o que requer dados de iRS será alimentado através da unidade esquerda.

Para saber mais (em inglês), veja este link: http://digilander.libero.it/andreatheone/irs.htm

Se alguém quiser corrigir ou acrescentar alguma coisa (não consegui perceber bem para que serve o "Drive Temperature"), esteja à vontade.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por flavioultra Qui 07 maio 2009, 10:45

Alvega,

Mais uma vez obrigado pela aula, dúvidas sanadas!!!

flavioultra
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/03/2009
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Duley Qui 07 maio 2009, 14:35

Só dando uma complementada no que o Alvega já respondeu:

4- APU Bleed Air: ou sangria de ar do APU. Esta sangria tem como papel secundário, manter o sistema de ar condicionado (ou packs) da aeronave funcionando, mesmo com os motores desligados. O ar é 'removido' da área de compressão do motor do APU (geralmente um motor a reação em escala menor... pra se ter uma idéia, alguns 747 usam como APU o mesmo motor do Cessna Citation 500 o JT15) e passa por uma série de condensadores e trocadores de calor, até atnigir a temperatura ideal e ser jogado para cabine. O papel primário é fornecer ar comprimido (basicamente o mesmo ar do ar-condicionado, já que ele é retirado da área de compressão do motor) para acionamento dos motores, conforme o Alvega já disse.

5- Engine Bleed Air: é a mesma coisa do APU, porém nesse caso, o ar é removido do próprio motor do avião e tem algumas funções a mais como sistema anti-gelo, além de ar-condicionado. Como o ar é removido geralmente após a terceira fileira de compressores axiais, o ar já atingiu uma temperatura bem elevada e aproveita-se para jogar este ar em áreas que não se pode formar gelo, como nacelle, bordo de ataque de asas, pitot e tomada estática e etc. Para ar-condicionado, o ar sangrado dos motores da aeronave se misturam com o ar de impacto (RAM Air) para ajudar a resfriar o ar.

6- Flight/Ground Switch: mais conhecido como Squat Switch. Geralmente fica localizado no trem de pouso do nariz. Como o Alvega disse, quando o switch está desarmado, avisa ao sistema de pressurização que pode iniciar a pressurização da cabine. Em aeronaves a reação, além da pressurização, impede o uso do reverso em vôo.

É isso... no restante o Alvega disse o necessário.
Abraços

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por flavioultra Qui 07 maio 2009, 14:45

Perfeito!!!

Sem mais...rsrsrs

flavioultra
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/03/2009
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Alvega Qui 07 maio 2009, 16:16

Duley, não respondi logo a esse tópico porque estava à espera que você, como "expert" dos airliners respondesse, mas como não havia resposta resolvi tentar ajudar.
Obrigado por esse complemento. thumbsup

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Duley Qui 07 maio 2009, 17:52

Alvega escreveu:Duley, não respondi logo a esse tópico porque estava à espera que você, como "expert" dos airliners respondesse, mas como não havia resposta resolvi tentar ajudar.
Obrigado por esse complemento. thumbsup

Só fui ver o tópico hoje hehehehe.
Mas ficou faltando um que nem eu sei: Drive Temperature.
Flávio, tem alguma screenshot do overhead que tem esse switch/comando?

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Carvalho Qui 07 maio 2009, 18:59

Duley escreveu:
Alvega escreveu:Duley, não respondi logo a esse tópico porque estava à espera que você, como "expert" dos airliners respondesse, mas como não havia resposta resolvi tentar ajudar.
Obrigado por esse complemento. thumbsup

Só fui ver o tópico hoje hehehehe.
Mas ficou faltando um que nem eu sei: Drive Temperature.
Flávio, tem alguma screenshot do overhead que tem esse switch/comando?

Dá uma olhada AQUI e se precisar de algo do manual do 300 eu tenho o da Boeing e o Quick Reference
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por flavioultra Qui 07 maio 2009, 19:30

Opa, claro que ajuda, se tiver em arquivo ai eu agradeço!!!

flavioultra
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/03/2009
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Carvalho Qui 07 maio 2009, 19:39

Ih Flavio, eu tenho mas são os manuais originais da Boeing mesmo.
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por flavioultra Qui 07 maio 2009, 19:42

ehehehe, então esquece ahaha!!

Tranquilo, só a ajuda que vcs deram já foi exelente!!!

flavioultra
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Inscrito em : 26/03/2009
Mensagens : 37
Reputação : 0
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao OverHead Painel Empty Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos