Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Gse_multipart13851

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

4 participantes

Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Speed Racer Qua 15 Jun 2011, 16:34

Olá amigos,

Realizei alguns testes em minha máquina afim de tirar conclusões sobre o uso do overclocking, se vale a pena ou não!

Não vou explicar aqui como fazer overclock, até porque existem diversos tutoriais facilmente encontrados no Google. Minha intenção é mostrar como o overclock pode aumentar o desempenho do FSX (e claro, outro games e aplicativos).

O que é overclocking?

- Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.
Tutorial sobre overclock de CPU:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=281449&page=1

Segue minha configuração:

Processador Core 2 Duo E8400/3000MHz
VGA Sapphire HD4850
Placa-mãe Biostar P43D3
2gb Kingston DDR3 1333MHz
HD Satã Twisted Evil

Como testei:

O teste foi feito com a aeronave em uma cabeceira do aeroporto de Newark. Selecionei uma certa visão do VC do Airbus A320 da Aerosoft e salvei o vôo, para depois usar a mesma situação nos outros testes.
Abaixo screenshots da configuração do FSX:
Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_000

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_001

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_002

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_003

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_004

Abri o programa "Fraps", ideal para fazer os testes. Ele grava os fps quando vc aperta determinada tecla.
De volta no FSX, parking brake released e acelerei a aeronave até determinada faixa na pista.
Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_006

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Overclock_005

Resultado com computador default/stock:
FPS médios: 33
FPS mínimo: 26
FPS máximo: 37

Após isso, testei com overclock na CPU, saltando de 3000MHz para 3800MHz, que é o que consegui de estável aqui sem mexer em voltagens. Como isso, a memória também saltou para 1688MHz ao invés dos 1333MHz. Para minha sorte, a memória roda numa boa nessa frequência sem mexer na voltagem. Não precisei baixar a frequência dela como é comum fazer em overclocking.

Resultado com overclock na CPU (+800MHz):
FPS médios: 38 (+15%)
FPS mínimo: 28 (+7%)
FPS máximo: 48 (+29%)

Depois de testar com o overclock na CPU, resolvi também testar com o overclock na VGA. Não irei testar somente com overclock na VGA:

Resultado com overclock na VGA (GPU +125MHz, memória VGA +340MHz) e CPU (+800MHz):
FPS médios: 44 (+33%) impressionante
FPS mínimo: 42(+61%)
FPS máximo: 48 (+29%)

Conclusões:

É possível conseguir um aumento de 20-30% nos FPS do FSX. Se vc ainda não sabe fazer overclock, recomendo aprender. thumbsup

Não me responsabilizo por eventuais danos. assobiar

Notem q o overclock da VGA aumenta o desempenho no FSX, mesmo num "jogo" em q a CPU se mostra mais importante. Portante, em outros jogos, o aumento de desempenho pode ser maior.


Última edição por Speed Racer em Qui 16 Jun 2011, 09:54, editado 2 vez(es)
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Netinho Qua 15 Jun 2011, 16:52

Speed Racer escreveu:
É possível conseguir um aumento de 20-30% nos FPS do FSX. Se vc ainda não sabe fazer overclock, recomendo fazer. thumbsup

Bom Possível é,mas quero ver recomendar isso aqui onde moro,no Pará,onde da 40 graus de temperatura por dia...aí quero ver fazer overclock...

Bom Tópico.. thumbsup

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Speed Racer Qua 15 Jun 2011, 17:00

Netinho escreveu:
Speed Racer escreveu:
É possível conseguir um aumento de 20-30% nos FPS do FSX. Se vc ainda não sabe fazer overclock, recomendo fazer. thumbsup

Bom Possível é,mas quero ver recomendar isso aqui onde moro,no Pará,onde da 40 graus de temperatura por dia...aí quero ver fazer overclock...

Bom Tópico.. thumbsup
lol

Ribeirão Preto é também é filial do inferno. Ow lugarzinho quente.
Aqui resolvi usando um cooler Buffalo. Mas isso varia de processador para processador.

Onde trabalho tem um E4300 que aumento uns 30% o clock dele e com cooler original não chega a 45°C, mesmo na sala sem ar-condicionado!

O meu E8400 é meio esquentadinho, mas acho q tem alguma coisa errada no sensor de temperatura, pois quando ligo o computador mesmo num baita frio, já tá marcando 35°C! scratch
Mas não passa de 50°C jogando com over. thumbsup
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Alexandre da Silva Qua 15 Jun 2011, 17:03

Quase todos os dias esta entre 10º C aqui. assobiar

lol lol lol

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Speed Racer Dom 26 Jun 2011, 19:39

Ow galera, deu trabalho fazer esses testes, vamos comentar aí... rs
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Netinho Dom 26 Jun 2011, 19:45

Até hoje tenho medo ainda de fazer overclock,não sei se é vantajoso fazer onde moro scratch

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por gibaba Dom 26 Jun 2011, 21:08

Bom, nunca tive problemas com overclock, meu processador é 2.8 stock e esta em 3.3 overclock, realmente hoje nao consigo mais usar sem over, apesar de confirmarem que a vida util do processador diminui, mas como de tres em tres anos faço upgrade, nao me preocupei com isso, em relação a temperatura, uso um cooler bufalo para dar conta do recado e coloquei uma ventuinha na parte traseira do gabinete.
gibaba
gibaba
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/10/2010
Mensagens : 776
Reputação : 68
Idade : 53
Simulador preferido : prepar 3d v2
Emprego/lazer : grafico
Nacionalidade : Brasil

http://www.beetleprint.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Netinho Seg 27 Jun 2011, 11:39

Se eu aumenta 5% no over será que faz alguma diferença? pois minha placa mãe não gosta de over aumentando 10% da tela azul..

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX Empty Re: Overclock: empurrãozinho extra no desempenho do FSX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos