Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Gse_multipart13851

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê?

3 participantes

Ir para baixo

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Empty [Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê?

Mensagem por Amilckar Sex 15 Abr 2011, 11:24

OPINIÃO: Caças… Para quê?

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? F-5EM-FAB-4871-REVO-Lagoa-2-16JUN2006_Leandro-Casella-IMG_4301_4-cópia

Um caça Northrop F-5EM do Esquadrão Pampa, da Força Aérea Brasileira, durante voo de REVO sobre a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Nessa semana mais 11 aeronaves do modelo receberam contrato de modernização pela Embraer. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? F-X2Opinião de Sérgio Ernesto Alves Conforto* -[/b] Como militar e general da reserva tenho sido questionado sobre a decisão de o governo brasileiro investir cerca de US$ 10 bilhões na aquisição de 36 caças a jato de última geração para a Força Aérea Brasileira, mesmo sem inimigos aparentes.

O questionamento, compreensível em um país como o Brasil com tantas carências na educação, na saúde e na segurança pública, entre tantas outras, surge da falta da percepção dos diferentes poderes de uma nação.
O poder é a capacidade (não confundir com o potencial) de uma pessoa, empresa, instituição ou país alcançar o que almeja. Quando os objetivos de uma nação são confrontados ou quando a mesma deixa de exercer o seu poder, seu espaço é cobiçado e ocupado por outras. É dai que surgem os conflitos e as guerras. Foi assim na enorme perda de território do México para o poderoso vizinho norte-americano.
O fortalecimento das Forças Armadas está inserido nas cinco dimensões de poder de uma nação. O poder político é a solidez das suas instituições, a estrutura de governo, a capacidade de influência nos organismos internacionais e construir alianças estratégicas. O poder econômico é o tamanho do PIB (Produto Interno Bruto), do comércio internacional, das indústrias, da produção agrícola, do acúmulo das reservas internacionais, da circulação e da distribuição das riquezas. O poder científico-tecnológico vem do grau de conhecimento produzido e acumulado, da inovação aplicada na saúde e bem estar da sua população. A preservação da cultura, a educação, o temperamento, a religiosidade, a solidariedade e as aspirações de um povo estão no poder psicossocial de um país.
Já o poder militar é a capacidade do emprego da força de ataque e de defesa em prol dos objetivos nacionais e contra as ameaças externas ou internas aos outros níveis de poder. Em uma nação forte, as relações entre as diferentes esferas de poder devem ser harmônicas e uniformes. A preponderância de uma sobre as outras. Por exemplo, provocou a queda da antiga União Soviética. Gigante nos campos militar, científico-tecnológico e na política internacional, fracassou nos campos psicossocial, econômico e político.
Ser rico e fraco é se expor à cobiça dos ambiciosos e mais fortes. O Brasil está em franco processo de desenvolvimento, na exploração de suas riquezas e conquista de mercados. As reservas de água, petróleo e de minério, a biodiversidade amazônica, constituem patrimônio inestimável para as atuais e futuras gerações.
O Brasil é um país pacífico por excelência, perfeitamente satisfeito com o seu território, amparado por tratados, e auto-sustentável em recursos naturais. As atividades das forças armadas tem se destacado, sim, na manutenção da paz em outros países em conflito.
Não passa pela estratégia militar brasileira agredir, invadir, conquistar territórios que não nos pertença. Mas é preciso acenar, de forma convincente, aos olhos cobiçosos que não faltam. Quanto mais influentes nos tornamos como nação, mais fortes teremos que ser para defender as nossas riquezas. Investir na defesa territorial, naval e aérea é investir na paz.
* General reformado e professor do Curso de Pós-graduação de “Estratégia Militar para a Gestão de Negócios” da Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap).
Fonte: Jornal do Brasil
Via: Cavok.com.br

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Empty Re: [Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê?

Mensagem por Winicius Sex 15 Abr 2011, 11:41

Concordo plenamente. Além do que o mercado bélico é lucrativo e tudo que se investe em pesquisa e desenvolvimento de materiais de guerra não fica só nisso. Um belo exemplo é o AMX, que trouxe know-how para a Embraer desenvolver os E-jets e se tornar a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo.

PS. É claro que não foi só o AMX, mas ajudou bastante.

_________________
Winicius
Winicius
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Empty Re: [Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê?

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 15 Abr 2011, 12:22

Winicius escreveu:Concordo plenamente. Além do que o mercado bélico é lucrativo e tudo que se investe em pesquisa e desenvolvimento de materiais de guerra não fica só nisso. Um belo exemplo é o AMX, que trouxe know-how para a Embraer desenvolver os E-jets e se tornar a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo.

PS. É claro que não foi só o AMX, mas ajudou bastante.

Tambem penso assim, abraços

_________________
[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê? Empty Re: [Brasil] OPINIÃO: Caças… Para quê?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos