Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões  Gse_multipart13851

[Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões

Ir para baixo

[Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões  Empty [Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões

Mensagem por Amilckar Qui 14 Abr 2011, 15:40

GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões



A GE Aviation Services, divisão da americana General Electric para serviços de aviação, quer trazer para o Brasil uma nova tecnologia de controle de tráfego aéreo que permite otimizar rotas, encurtando distâncias dos voos e proporcionando economia de combustível.
Batizada de Performance Based Navigation (PNB), a tecnologia identifica a menor distância entre os pontos de partida e aterrissagem da aeronave e traça corredores alternativos para os voos. Aí, basta que os pilotos sigam as coordenadas da nova rota. A expectativa da GE é que a PNB descongestione o espaço aéreo brasileiro, ajudando a superar os gargalos do setor no país. A tecnologia será apresentada hoje em seminário promovido pela empresa na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Com o trajeto menor, o consumo de combustível também cai. Na Austrália, por exemplo, onde a PNB está sendo usada há 18 meses no Aeroporto de Brisbane, as distâncias percorridas pelos aviões foram reduzidas em 28,6 mil quilômetros. Com isso, constatou-se uma economia 400 mil quilos de combustível e uma diminuição de 1,1 milhão de quilos de C02 desde o início da implantação do sistema. A tecnologia também já está em uso no Aeroporto de Cusco, no Peru.
A iniciativa da GE se insere em um movimento mais amplo de busca por tecnologias ecoeficientes. Em fevereiro passado, a TAM anunciou a compra de 22 aviões A320neo, equipados com um motor que permite uma economia de 15% no consumo de combustível. Também está em fase de testes em aviões da companhia um biocombustível à base de óleo de pinhão manso.
A Gol, por sua vez, integra desde 2009 um grupo internacional que busca desenvolver querosene de aviação à base de energia renovável, o Sustainable Aviation Fuel Users Group (Safug). A americana Boeing faz parte do esforço.
Fonte: O Globo.
Via: Hangar20

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos