Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier Gse_multipart13851

[Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier

Ir para baixo

[Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier Empty [Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier

Mensagem por Amilckar Seg 27 Dez 2010, 08:21

MANUAL: Como voar um Harrier



[Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier PC-IMG_2751-1

Uma aeronave AV-8B Harrier II do U.S. Marine Corps durante apresentação de voo pairado. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O caça Harrier efetuou no dia 15 de dezembro seu último voo com a Royal Air Force (RAF) do Reino Unido, marcando uma das etapas finais do famoso jato capaz de decolar e pousar verticalmente. Clique a seguir e baixe o manula recentemente divulgado de como operar o caça, caso você tenha interesse em adquirir um para passear no final de semana.

[Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier Harrier_II_Manual_01

Capa do manual de operações do Harrier II do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. (clique na imagem acima para baixar o arquivo ZIP do manual)

O caça Harrier original foi projetado pelos britânicos na década de 60 e utiliza um motor turbofan “com empuxo vetorado” que permite que a potência gerada pelos motores possa ser apontado para baixo. Os primeiros jatos foram lançados dos porta-aviões através da utilização de rampas, que curvadas para cima funcionam como impulsionadoras no convés de voo.
Em 1982, o conceito teve seu batismo de fogo com os caças Sea Harrier e Harrier na Guerra das Malvinas/Falklands. Apesar de não serem tão velozes como os caças Mirage III e Daggers da Força Aérea Argentina, a manobrabilidade e as avançadas armas permitiram que os caças britânicos derrubassem 28% dos caças argentinos sem perder nenhuma aeronave em combate aéreo.
Após o sucesso nos conflitos dos Balcãs e no Golfo, a BAE Systems e a McDonnell Douglas melhoraram a aeronave, a qual tornou-se os GR5/7/9 no Reino Unido e o AV-8B (imagem acima) nos EUA. O último voo dos caças Harrier britânicos ocorreu na metade de dezembro, embora os modelos norte americanos ainda estarem com o modelo em operação, além de mais outros países, como a Itália, Espanha e Índia.
O manual do caça norte americano AV-8B demonstra a complexidade e a genialidade do Harrier. Para baixar uma parte selecionada do documento completo de 714 páginas clique aqui.
Fonte: cavok.com.br

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] MANUAL: Como voar um Harrier Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos