Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ajuste Trim para Decolagem Gse_multipart13851

Ajuste Trim para Decolagem

+2
andre_sp
Captain Boeing
6 participantes

Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Captain Boeing Qua 22 Dez 2010, 21:06

Boa noite amigos !
Este é meu primeiro post, portanto, irei me apresentar
Me chamo Mário Sérgio, tenho 28 anos e moro em São Paulo. O Nick de Captain Boeing, é que me acho parecido com ele...todo atrapalhado...kkkkkk... Sou um fanático por aviões desde meus 9 anos de idade, quando fui passageiro de um Fokker 100 (PP-MQR). Fiz cursos de DOV e Piloto Privado, mas por forças maiores, tive que interromper os dois cursos. Alguma noção teórica, eu tenho, mas prática, apenas em Flight Simulator e é bem o feijão com arroz...bem basicão mesmo !

Este post, gostaria de um auxílio dos amigos, referente a ajuste de Trim, antes da decolagem. No Flight Simulator, tenho o costume de voar de F-100, em Congonhas, com aeronave Full (PAX+Fuel), ajusto o trim na ultima escala, mas por conhecer a aeronave naquela pista...se mudar o peso e a extensão da pista, não saberia ajustar o Trim. Para um melhor treino, resolvi baixar o FS Passenger, e utilizar um Mooney Bravo para uma Companhia que criei, no entanto, apanho para ajustar V1, Vr e V2, de acordo com o peso no qual, com o ajuste do Trim, poderia adiantar um pouco a Vr. Não tenho auxílio nenhum de FMC, apenas, uma calculadora de peso, no qual, indica o deslocamento do CG e mais nada.

Gostaria de dicas ( teóricas e maçetes ) para compreender melhor como é feito, tanto nos Voos Reais como nos Voos Virtuais.

Um abraço a todos !

Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por andre_sp Qua 22 Dez 2010, 22:28

Boa noite Mário!

Antes de tudo, seja muito Ajuste Trim para Decolagem 56330 !!!

Pelo que eu entendi, precisa de ajuda no ajuste do trim do F-100, me corrija se estiver errado Ajuste Trim para Decolagem 852865

Abraços!

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Captain Boeing Qui 23 Dez 2010, 12:28

andre_sp escreveu:Boa noite Mário!

Antes de tudo, seja muito Ajuste Trim para Decolagem 56330 !!!

Pelo que eu entendi, precisa de ajuda no ajuste do trim do F-100, me corrija se estiver errado Ajuste Trim para Decolagem 852865

Abraços!

Muito boa tarde André,

Agradeço a sua recepção para comigo neste forum !

Quanto o Fokker 100, também tenho o desejo de saber como é que se ajusta o Trim, mas para mim, é um pouco mais simples pelo fato de "conhecer" a aeronave...é instintivo, abrir o FS e selecionar o F-100...kkkk..mas vi aqui mesmo, um post que achei muito interessante, que é importante tambem, voar visual...isto me chamou atenção, por isto que selecionei o Mooney Bravo para treinar desta forma, no entanto, estou errando na Vr. Acho que pode ser pelo fato de não saber, ajustar o Trim do Bravo.
Abs.
Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Rops Qui 30 Dez 2010, 17:47

Aproveitando o tópico eu quando decolo eu puxo o joystick para o avião subir (obvio), aí eu vou ajustando o trim, só que eu não sei a hora de largar o joystick, pois muitas vezes eu faço isso (mesmo "Trinando") e o avião começa a descer. A minha pergunta é como saber qual é o pitch certo para uma boa razão de subida quando normalizo o joystick?

Rops
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/05/2010
Mensagens : 97
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : FS9
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 30 Dez 2010, 19:13

Comandantes, sem detalhes técnicos, as aeronaves FS default decolam de qualquer jeito. As melhores elaboradas requerem pré-ajuste do elevador/trim. Para evitar calculos, ajusto sempre em +5. Quando voava com joystick depois de nivelar, ajustava os trim vertical e horizontal para "descansar" o braço, abraços

_________________
Ajuste Trim para Decolagem Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Captain Boeing Qui 30 Dez 2010, 23:41

Olá Edenio,
Obrigado pela sua resposta...

Utilizo o FS Passenger, principalmente após o balanceamento no FS Passenger, o Mooney Bravo, parece um besouro voando...kkkk...Voa muito descompensado, chega a ser impraticável o voo VFR, tamanha a instabilidade da aeronave.

Farei este teste, para observar a melhora e darei um retorno.

Abraço
Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Rops Sex 31 Dez 2010, 01:45

MAs é correto (real) ajustar o trim elevator antes da decolagem? Outra dúvida de noob o que significa aquela palavra "to"?

Rops
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/05/2010
Mensagens : 97
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : FS9
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Edilson Sex 31 Dez 2010, 09:29

Quando voava de B200, o trim tinha que ser ajustado antes.Até porque do contrário, na rolagem. passaria reto. Um B200 é trinado pelo padrão com capacide maxima. +5. Chamou o motor, 80% e em 95 knots pode sair direto na v2. Pronto.. Para estabilizar na altitude cruzeiro, ajuste os compensadores e pronto... Isto é, vai ajustando até você sentir a aeronave estabilizada. Sem PA, obviamente, nao se voa sem segurar o manche. O aviao, Money ou qualquer outro, voa "picado"...Se soltar o manche, vai embicar.. Essa trinagem varia de avião para avião

_________________
EU AMO JESUS CRISTO
My location on TeamSpeak
Edilson
Edilson
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/04/2008
Mensagens : 1707
Reputação : 175
Idade : 60
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Captain Boeing Sex 31 Dez 2010, 09:35

Rops escreveu:MAs é correto (real) ajustar o trim elevator antes da decolagem? Outra dúvida de noob o que significa aquela palavra "to"?

Olá Cmdte Rops, como vai o amigo ?

Rops, o correto é ajustar o trim elevator antes da decolagem sim. Nos calculos de peso e balanceamento, é natural que o CG ( ponto de gravidade ) da aeronave, se desloque. Assim, voce terá que cabrar a aeronave alem do normal, no momento de Rolagem (Vr).

A marcação indicada como TO, remete-se a Take Off ( Decolagem ). Mesmo ajustado com a marcação de TO, o Bravo sobe feito um besouro !...kkkk

Se o Cmdte tambem pilota Bravo, veja que para o Trim Rudder ( compensador do estabilizador vertical ), há a marcação TO, para justamente ser ajustado afim de evitar o efeito dela deslocar para o lado esquerdo. Este ajuste tambem precisa ser feito bem devagar, pois no momento da saída para a corrida, ela fica alinhada, mas vai chegando do meio da pista para o final, ela começa a puxar para o lado direito de forma que te dará um senhor trabalho para segurá-la.

Grande abraço

Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Captain Boeing Sex 31 Dez 2010, 09:42

Edilson escreveu:Quando voava de B200, o trim tinha que ser ajustado antes.Até porque do contrário, na rolagem. passaria reto. Um B200 é trinado pelo padrão com capacide maxima. +5. Chamou o motor, 80% e em 95 knots pode sair direto na v2. Pronto.. Para estabilizar na altitude cruzeiro, ajuste os compensadores e pronto... Isto é, vai ajustando até você sentir a aeronave estabilizada. Sem PA, obviamente, nao se voa sem segurar o manche. O aviao, Money ou qualquer outro, voa "picado"...Se soltar o manche, vai embicar.. Essa trinagem varia de avião para avião

Olá Edilson,

Muito obrigado por sua explicação...achei agora o erro ( preciso voltar a ler os checklist´s...kkkk ) a Vr estava errada...começava a fazer a Vr com 85Kt..vi que não deu certo, depois fiz a Vr com 100Kt ( apareceu o excesso de Força G ) alem de estar rápido, a formação montanhosa da Base aérea de Santos (SBST) faz com que o gradiente de subida seja alto.
Com tua explicação clara e rica em detalhes, creio que sanará minhas duvidas !

Grande abraço e mais uma vez, obrigado pela ajuda !

Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Captain Boeing Sex 31 Dez 2010, 09:50

Rops escreveu:Aproveitando o tópico eu quando decolo eu puxo o joystick para o avião subir (obvio), aí eu vou ajustando o trim, só que eu não sei a hora de largar o joystick, pois muitas vezes eu faço isso (mesmo "Trinando") e o avião começa a descer. A minha pergunta é como saber qual é o pitch certo para uma boa razão de subida quando normalizo o joystick?
Caro Cmdte Rops,
Utilizo desta técnica:

-Decolou e mantém a razão de subida, quando livrar o Twr ( é a primeira troca de frequencia, após a decolagem ), ajuste o trim elevator, de forma bem sutil ( algumas aeronaves, demonstram o trim sendo positivo, deslocando a barra para cima ( caso do F-100 ) e tem aeronaves que deslocam o trim para baixo, indicando o nível positivo ( Cessna 182, se não me engano ).
-Neste momento que fez este deslocamento, visualize a o Climb...se aumentou a razão de subida, pode aliviar um pouco o manche, que trinou a aeronave positivamente, consequentemente, ajuste da forma que for necessário. Se reduziu a razão de subida, não cabre a aeronave, mantenha a posição do manche e faça o movimento reverso do trim ( ou seja, se a barra indicou para cima, trime até que a barra indique o sentido para baixo e vice versa ) mas o faça de forma bem sutil, porque senão, ela vai picar de uma vez e a depender de sua velocidade, a aeronave poderá entrar em Stall.


Grande abraço

Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Rops Sex 31 Dez 2010, 12:11

Obrigado amigos, eu estou começando a utilizar o money bravo tb no fspessengers e hj mesmo vou fazer um vôo de Recife para Noronha (IFR). Abraços e Feliz ano Novo!

Rops
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/05/2010
Mensagens : 97
Reputação : 0
Idade : 42
Simulador preferido : FS9
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por alberto Sex 31 Dez 2010, 13:29

Oi Mário,

já viu se está utilizando o arquivo correto de payload para o seu modelo no fspassenger?
Pode baixar novos payloads no site do fspassenger além dos que vêm com o programa.
Isso influencia também.
http://www.fspassengers.com/?action=download&cat=All

_________________
Alberto

Adolescentes Ibon

Instagram

Ajuste Trim para Decolagem Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Mensagens : 3421
Reputação : 188
Idade : 53
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

http://www.alealb.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste Trim para Decolagem Empty Re: Ajuste Trim para Decolagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos