Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


SID e STARS Gse_multipart13851

SID e STARS

2 participantes

Ir para baixo

SID e STARS Empty SID e STARS

Mensagem por fespezim Sex 19 Nov 2021, 09:42

A minha dúvida é sobre como um controlador/piloto escolhe uma STAR ou uma SID para voar? Quais as informações que ele tem que ter?

fespezim
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 04/01/2012
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 85
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SID e STARS Empty Re: SID e STARS

Mensagem por Paulo Stavis Sex 19 Nov 2021, 12:34

fespezim escreveu:A minha dúvida é sobre como um controlador/piloto escolhe uma STAR ou uma SID para voar? Quais as informações que ele tem que ter?

De maneira bem simples:

Exemplo entre Porto Alegre e Curitiba. A aerovia utilizada é a UZ132, o fixo de entrada na aerovia pra esta rota seria PENSO.
Basta ir nas cartas e procurar qual delas tem o final em PENSO. Decolando da 11 seria a NIRTI 1A e da 29 VASED 2B.

Chegando em Curitiba, a aerovia termina em OPTIB para esta rota. Temos a MUDAT 2A ou 1B, dependendo da pista em uso em CTBA.

Basicamente a SID vai te levar sentido ao aeroporto de destino (ex. não escolheriamos em SBPA a saida IMPEL, por exemplo, pois é sentido oeste). E em Curitiba não escolheriamos a chegada ISNIX pois ela é mais destinado a quem vem de Florianopolis.

Alem disso tem a diferença entre uma chegada RNAV e uma convencional (questão de equipamentos da aeronave) ou as vezes por questões de fluxo do espaço aéreo. Como por exemplo pra SBGR temos a VUNOX 1A e a SANPA 1A. Ambas possuem o mesmo inicio e fim porém a UNOX tem um prolongamento em curva. Não tenho voado muito por estas bandas mas acredito que tenha a ver com sequenciamento ou talvez dependendo da pista em uso em Congonhas.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos