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Vento predominante na Região Nordeste é o NE e as pistas são W-L. (Dúvidas) Gse_multipart13851

Vento predominante na Região Nordeste é o NE e as pistas são W-L. (Dúvidas)

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Mensagem por André Ricardo Vieira Ter 13 Fev 2018, 09:42

Prezados Comandantes. O vento predominante na Região Nordeste é o NE e as pistas são W-L (na sua maioria). Não deveria ser N-S?. Se fosse N-S teria uma aproximação mais tranquila e menos través teríamos. Exemplo: Porto Seguro (10-28); Canavieiras (13-31), Fortaleza (13-31); Ilhéus (11-29); Salvador (10-28 a principal); Aracaju (11-29). Maceió (12-30). Era de se esperar que fosse ao contrário. Belmonte-BA (04-22. "Inoperante", mas na década de sessenta, 70 e 80, por conta do cacau, era uma pista muito usada). Esta Belmonte nos idos do cacau, os grandes fazendeiros usavam muitos seus aviões e o Cmte Benedito tinha uma escolinha de aviação do lado da pista 22. É triste ver Belmonte assim. História se preserva não se joga fora. HT-Comandatuba-SBTC (02-20). Recife (18-36). Tenho voado online em termos de clima e percebo que pousar no SBTC ou SBRF com vento NE é muito mais fácil que pousar em Ilhéus (11-29) com o vento NE na final. Quem está certo. Quem planejou a pista de HT-SBTC-Comandatuba (02-20) ou quem planejou as pistas de Salvador, Aracaju, Maceió, Porto Seguro?. Segue a dúvida. Conheço muitas pistas 10-28 no Brasil. Tem alguma explicação técnica para a 10-28 ser tão utilizada?. Galeão, Santarém, Manaus, dentre outras. Bom Carnaval a todos?  André


Última edição por André Ricardo Vieira em Sáb 17 Fev 2018, 12:31, editado 2 vez(es)
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Mensagem por jblealjr Ter 13 Fev 2018, 21:53

Olá André Vieira,

Aqui em Fortaleza a predominância são os ventos alísios de SE, mas geralmente tem uma interação com a brisa marítima que faz com que eles "virem" para o NE, principalmente quando a ZCIT "desce" mais ao sul, enfraquecendo os alísios. Acredito que deve ser feita uma climatologia dos ventos antes de construir uma pista.

Após uma rápida pesquisa, vi que o ICEA tem uma página com diversos produtos de climatologia neste endereço:
http://pesquisa.icea.gov.br/climatologia/

Veja que tem diversas pesquisas, inclusive sobre o vento predominante clicando em Estudos Climatológicos:
http://pesquisa.icea.gov.br/climatologia/lista-estudos.php

Eu visualizei aqui para SBFZ e as direções predominantes ficaram entre 100 e 130 graus, combinando com a direção da pista 13. Veja que SBRF a pista é 18-36, ou mais ou menos N-S como você fala (sem levar em conta a declinação magnética), mas os ventos estão entre 100 e 130 graus, ou seja, tem sempre uma componente de través que deve ser chata, principalmente à tarde, quando a brisa marítima se intensifica.

Abraços,

Bosco

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Mensagem por João Pedro Qua 14 Fev 2018, 00:27

Vale ressaltar que estudos são feitos para isso, como o Bosco prontamente comentou.

Agora, a questão é que também existe o fator disponibilidade. O aeroporto de Recife por exemplo está localizado em uma área que possui uma importante avenida da cidade a sua esquerda e a sua direita um morro. Ou seja, o sítio é restrito e alterar o curso da pista poderia inviabilizar o projeto. Logo, acaba se levando a saída melhor pros dois mundos.

Abraço.

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Mensagem por André Ricardo Vieira Qua 14 Fev 2018, 11:36

Ciente. Em Salvador (Segundo meu pai que usou muito este aeroporto na década de 50 e 60) a primeira pista foi a 17-35. O través na 10 de Salvador não é fácil. Agora em se tratando de Brasil, até que o través não é tão forte. Ilha da Madeira e alguns aeroportos da Europa, haja braço. Ou você é piloto de verdade ou arremete. Eu suponho que algumas companhias, a depender do vento de través no momento do pouso,  eles precisam obedecer normas da empresa. Até que o piloto queira pousar, mas as normas da empresa fala mais alto. Comandante João Pedro. Sempre calibro o auto break com o mouse. Tem algum atalho no teclado? Desculpa se falei besteira.  Amigos comandantes. Boa semana. Att André (Canavieiras)
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