Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Gse_multipart13851

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

+2
eduardoamll
sned1331
6 participantes

Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por sned1331 Ter 25 Jul 2017, 14:35

Caro Pessoal do Voo Virtual. "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Eu sei que ele ajuda você no momento de abortar uma decolagem. Mas, se eu decolo com o autobrake em RTO posso continuar com ele até que fase do voo? Percebo que decolo com ele e quando se encontro em voo de cruzeiro ou quando estou em descida respeitando a razão de descida, aparece no canto direito inferior do painel o termo "Freio". Posso pousar com o autobrake em RTO? Acho que não, mas alguém poderia me ajudar nesta dúvida? Att André
sned1331
sned1331
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/06/2017
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 56
Simulador preferido : fs 2004
Emprego/lazer : Professor Universitário.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por eduardoamll Ter 25 Jul 2017, 19:50

Na maioria dos aviões a posição RTO é desativada quando se levanta o trem de pouso. Pelo menos nos E-Jets da Feelthere é dessa maneira.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por rapha.henriques Ter 25 Jul 2017, 20:08

sned1331 escreveu:Caro Pessoal do Voo Virtual. "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Eu sei que ele ajuda você no momento de abortar uma decolagem. Mas, se eu decolo com o autobrake em RTO posso continuar com ele até que fase do voo? Percebo que decolo com ele e quando se encontro em voo de cruzeiro ou quando estou em descida respeitando a razão de descida, aparece no canto direito inferior do painel o termo "Freio". Posso pousar com o autobrake em RTO? Acho que não, mas alguém poderia me ajudar nesta dúvida? Att André

Companheiro, boa noite.
o RTO(Rejected Take Off) nada mais é do que uma posição de segurança que deve ser selecionada em solo. é procedimento de Checklist, se não me engano no Before Takeoff Checklist.
Ela consiste em retardar a decolagem. Caso, durante a corrida as manetes sejam trazidas para a posição IDLE, o autobrake irá frenar como se estivesse no MAX, evitando assim uma situação de risco.

_________________
"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Boeing777_Banner_Pilot
rapha.henriques
rapha.henriques
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 21/01/2015
Mensagens : 38
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng. Mecânico ( desempregado :( )
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por luciano-silva Ter 25 Jul 2017, 21:03

sned1331 escreveu:Caro Pessoal do Voo Virtual. "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Eu sei que ele ajuda você no momento de abortar uma decolagem. Mas, se eu decolo com o autobrake em RTO posso continuar com ele até que fase do voo? Percebo que decolo com ele e quando se encontro em voo de cruzeiro ou quando estou em descida respeitando a razão de descida, aparece no canto direito inferior do painel o termo "Freio". Posso pousar com o autobrake em RTO? Acho que não, mas alguém poderia me ajudar nesta dúvida? Att André

Achei curiosa a pergunta, nunca parei pra pensar nisto, mas arrisco um palpite, a posição RTO seria equivalente a posição Max do Autobrake, o que os difere seria quanto a localização dos sensores que enviam sinais para o Autobrake atuar, no pouso poderia ser sensores de pressão no trem de pouso que ao tocar o solo e receber o peso do avião libera a atuação do Autobrake conforme o nível selecionado pelo piloto, na decolagem poderia ser na redução da potência, é um chute.

_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por Brentano Qua 26 Jul 2017, 19:04

RTO é usado apenas na decolagem.
Com a chave nessa posição (nos Boeing ao menos), você arma o sistema de auto-brake para que em caso de decolagem abortada os freios sejam aplicados com máxima eficiência. A condição para que o sistema atue depende da velocidade da aeronave (depende do avião, mas geralmente acima de 80/85kts), a aeronave esteja no solo (detectado pelo "weight on wheels") e ambas as manetes de potência sejam retardadas para idle.
Nos Boeing a chave do auto-brake sai de RTO pra OFF assim que o avião sai do solo, igualmente detectado pelo "WoW".

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por VSP4264 Qua 26 Jul 2017, 19:21

RTO nada mais é do que Reject Take-Off, se você está em uma decolagem e traz as manetes para idle ou reverso, o RTO ajuda na frenagem do avião, pois ele interpreta que você abortou a decolagem e aí toda "ajuda" é valida para frenar a aeronave.

Decolou já era, não serve mais para nada e aí o autobrake vai para OFF e deverá ser selecionado 1, 2, 3 ou MAX para o momento do pouso.

_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264
VSP4264
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2207
Reputação : 219
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por luciano-silva Qua 26 Jul 2017, 21:25

Brentano escreveu:RTO é usado apenas na decolagem.
Com a chave nessa posição (nos Boeing ao menos), você arma o sistema de auto-brake para que em caso de decolagem abortada os freios sejam aplicados com máxima eficiência. A condição para que o sistema atue depende da velocidade da aeronave (depende do avião, mas geralmente acima de 80/85kts), a aeronave esteja no solo (detectado pelo "weight on wheels") e ambas as manetes de potência sejam retardadas para idle.
Nos Boeing a chave do auto-brake sai de RTO pra OFF assim que o avião sai do solo, igualmente detectado pelo "WoW".

Explicação lúcida Brentano, se não me falhe a memória no NGX da PMDG o retorno da chave para posição OFF não acontece de forma automática como ocorre no 777 scratch , pelo menos sempre voltei manualmente logo após recolhimento do trem de pouso, nunca esperei pra ver se voltava automaticamente, posso estar enganado, mas isso claro varia de cada modelo de aeronave, é apenas um comentário.

_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por Brentano Qua 26 Jul 2017, 23:19

luciano-silva escreveu:
Brentano escreveu:RTO é usado apenas na decolagem.
Com a chave nessa posição (nos Boeing ao menos), você arma o sistema de auto-brake para que em caso de decolagem abortada os freios sejam aplicados com máxima eficiência. A condição para que o sistema atue depende da velocidade da aeronave (depende do avião, mas geralmente acima de 80/85kts), a aeronave esteja no solo (detectado pelo "weight on wheels") e ambas as manetes de potência sejam retardadas para idle.
Nos Boeing a chave do auto-brake sai de RTO pra OFF assim que o avião sai do solo, igualmente detectado pelo "WoW".

Explicação lúcida Brentano, se não me falhe a memória no NGX da PMDG o retorno da chave para posição OFF não acontece de forma automática como ocorre no 777  scratch , pelo menos sempre voltei manualmente logo após recolhimento do trem de pouso, nunca esperei pra ver se voltava automaticamente, posso estar enganado, mas isso claro varia de cada modelo de aeronave, é apenas um comentário.
Bem lembrado, embora o sistema desarme assim que a aeronave sai do chão (ou entra em "Air Mode"), no 737 o switch não volta automaticamente pra OFF, o piloto deve botar manualmente.
Jás nos 757, 767, 777 e 747 (não sei no 787, mas provavelmente sim) o switch vai pra OFF automaticamente.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece? Empty Re: "RTO". Se eu coloco o autobrake nesta posição o que acontece?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos