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Olha esta dica de rota bem legal. De Canavieiras-BA até Bariloche-Argentina

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Mensagem por sned1331 Dom 09 Jul 2017, 14:54

Pessoal. Olha esta rota. Bem legal. Sair de Canavieiras-BA (sned). Hoje o Governador da Bahia Rui Costa esteve aqui para reinaugurar o aeroporto. Ele se encontrava não operacional. Hoje ele está cercado por um muro reforçado. A pista recuperada e o pequeno terminal também ficou bem legal. A pista tem 1700 m, contando com a pista feita pela FAB (Ver cenário para fs 2004 feito por Carlos Alberto. Um grande cenarista.Um dos melhores) e pela US Air na segunda guerra. Este aeroporto tem uma bela história e na era áurea do cacau, muitos fazendeiros tinham seus PA's 18 e iam para Belmonte, Barrolândia, Boca do Côrrego ou para pequenas pistas em suas próprias fazendas. Era um movimento significativo de aeronaves de lona com bequilha traseira. Me lembro do lendário PT-RYP. Tempo bom. A FAB atendia a população com médico e dentistas e ainda disponibilizava remédios para a população. Na época Canavieiras só tinha um acesso. Da BR-101 ate aqui era 82 km de estrada de chão muito ruim. Hoje temos a Canavieiras-Ilhéus (Pavimentada) e a Canavieiras-BR-101 (Pavimentada). Avião era algo crucial. A Nordeste Linhas Aéreas (Uma grande regional) fazia escala aqui. Não consigo entender como as regionais como a nordeste linhas aéreas com os seus EMB-110, deixaram de prestar o excelente serviço que eles prestavam. A Nordeste Linhas Aéreas faliu e ficamos a ver navios. Por que a Embraer deixou de fabricar o excelente EMB-110 (Ele era perfeito para a aviação regional. Nós moramos no interior e o interior demanda muito de uma aviação regional otimizada) que ajudava de forma significativa a aviação regional?. Como demandamos de uma aviação regional forte aqui na região nordeste e norte de Minas. Por que o que era bom acaba? Era um avião maravilhoso. Clássico. Prestava o seu papel na aviação regional. Também passaram por aqui na década de 60 a Panair, Cruzeiro do Sul e a Sadia, dentre outras. Aqui é a terra mater do cacau.

Voltando a rota. De Canavieiras pousei em Teixeira de Freitas-BA (Cidade importantíssima do extremo sul da Bahia. Fica na margem da BR-101). Tem cenários para ambos aeródromos. Depois pousei em Primo Bitti-ES (Aracruz Celulose). Aeródromo bem feito para o fs 2004 e reflete o real e a riqueza da produção de celulose. Este último aeródromo é bem próximo de Vitória-ES (não pousei em Goiabeiras). Depois pousei em Campos-RJ. Após Campos fui para o romântico e tão cantado Galeão-RJ. Da bela e maravilhosa Rio de Janeiro fui para Guarulhos-SP (voo noturno). Bem maneiro pousar lá no noturno. No outro dia fui para o belo cenário de Presidente Prudente-SP. Perfeito pousar lá. Sudoeste do Estado de São Paulo. Quem vai para o sul é perfeito. De Prudente fui para Cascavel-PR. Outro cenário baixado no flghtsim.com e no avisim.com

De Cascavel fui para Chapecó-SC. A aproximação em Chapecó é bem legal (Muito paliteiro). Depois pousei na Base Aérea de Santa Maria-RS (Morros na aproximação. Bela base aérea). De lá para Bagé-RS (Fronteirão e muito pampa). Sobrevoei o Uruguai e pousei em Rosário-Argentina (Bela cidade argentina). Depois de Rosário pousei em Córdoba-Argentina (Espetacular esta cidade e o aeroporto baixado, um espetáculo). De lá fui para Mendonza-Argentina. Na base da coordilheira. Mendoza era a última escala dos grandes pilotos da Aeropostale que decolavam de Tooluse-França para Santiago, atravessando o atlântico.  De Mendonza fui para o Aeroporto Municipal de Santiago-Chile. Uma perna curta, mas a cordilheira na proa. Linda com picos nevados. Santiago é linda demais e com muita coisa para ver. De Santiago pousei em um pequeno aeródromo da Argentina (Las Ovejas ou Z00X).Esta parada foi para quebrar o cansaço até Bariloche. Fica no meio do caminho. Terra de ovelhas e lã. Um desertão lindo de se ver. Finalmente Bariloche-Argentina. Perfeito este voo. No momento estou pousado em Bariloche e volto amanhã para o Brasil.

Gostaria muito de agradecer a minha mudança de Patente. Grato ao pessoal do voo virtual?.  Att André (Canavieiras-BA)


Última edição por sned1331 em Seg 10 Jul 2017, 14:02, editado 7 vez(es)
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Mensagem por Ricardo Name Dom 09 Jul 2017, 18:07

Olá Cmte Sned.

Tudo bem?
Vi seu post e não poderia deixar de lhe escrever.
Sou apaixonado pelos cenários Argentinos e gostei muito de sua dica.
Não sei se você tem todos os cenários, mas aqui vai um link para você poder ter vários cenários da Argentina e free!
Servem tanto no FS2004, como no FSX.
Procure também por trafego aéreo Argentino e Trafego aéreo militar argentino.
Tem uma turma que desenvolveu e libera de graça. E não é pirata.
Mas já aviso, o trafego aéreo tanto civil como militar foi feito para FS2004. Dá para usar no FSX mas tem que alterar as bgl's.

http://flightsimulatorar.com.ar/escfsra.html

É muito legal. Vai lá que você vai gostar.
Grande abraço.

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Mensagem por sned1331 Dom 09 Jul 2017, 18:39

Cmte Ricardo Name. Grato pela sugestão. Valeu mesmo. O mais legal de voar aqui na Argentina/Chile é lembrar dos pioneiros da Aeropostale naquelas avionetas de lona e se embrenhar deserto adentro (Saara) atlântico adentro e voar o litoral do Brasil e depois enveredar pelos Andes até Santiago-Chile. Grandes pilotos. Coragem, valentia, destemidos. Se é para voar, vamos voar......... Grato mesmo e boa semana. Coloque cenários da Bahia que você acha o de Canavieiras-BA (SNED). Att André
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Mensagem por Ricardo Name Dom 09 Jul 2017, 19:27

Grato cmte.
Será feito.
Grande abraço.

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Mensagem por sned1331 Dom 09 Jul 2017, 19:54

Cmte. Ricardo

Legal este espaço para quem gosta de aviação. Perfeito este espaço. Percebo que muitos pilotos usam outras plataformas que não é o velho, clássico e bom "fs 2004". Minha máquina complica usar outras plataformas mais modernas, mas a quantidade de cenários instalados, melhorias e a minha aeronave da TAP, A-318-100 (IFDG), PR-TTT (Perfeita esta aeronave) fazem com a minha pessoa continue no velho fs 2004. E que legal o pessoal do VOO VIRTUAL manter um canal para os usuários do fs 2004. Existe demanda por cenários para o fs 2004. Falta Ponta Porã-MS, Caravelas-BA, Cruzeiro do Sul-AC, Barra do Bugres-MT, dentre outros. Aqui no sul da Bahia chove muito agora. Nunca vi um julho tão chuvoso. Não consigo entender como o clima está tão louco. Julho faz frio, mas este vento sul forte e chuva é algo incompatível com este mês. Att André


Última edição por sned1331 em Seg 10 Jul 2017, 10:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Ricardo Name Dom 09 Jul 2017, 20:06

Fico contente que está conseguindo encontrar o que procura por aqui.
Acredito que vai ter muitas surpresas neste site. wink
Vale a pena "garimpar".
Grande abraço.

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Mensagem por sned1331 Dom 09 Jul 2017, 20:12

Cmte Ricardo. Um abraço e uma boa semana. Grato. Att André
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Mensagem por VSP4264 Seg 10 Jul 2017, 16:24

Cade fotos do aeroporto reinaugurado?

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Mensagem por sned1331 Seg 10 Jul 2017, 16:57

Houve recuperação do terminal. Também colocaram uma biruta e construíram um muro reforçado. Vou tirar algumas fotos.
Este link mostra que estou falando a verdade.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=141124148

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Mensagem por VSP4264 Seg 10 Jul 2017, 19:12

Pensei que iam fazer melhorias de fato... só restauraram o terminal anterior, ou seja, segue inapto a aviação regular... ainda que Canavieiras/Belmonte estando entre Ilheus e Porto Seguro jamais vão receber voos comerciais.

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Mensagem por sned1331 Seg 10 Jul 2017, 21:35

É complicado mesmo. A questão toda perpassa pela falta de regionais como a antiga Nordeste Linhas Aéreas. Lembra da TABA que servia na Amazônia. Regionais é tudo. Esta é chave. Canavieiras-BA era servida pela Nordeste Linhas Aéreas. Cansei de ir para Salvador nela. Por que não reativar as Regionais? Usar um Fokker 50, por exemplo. EMB-120. Você tem toda razão sim. Agora como o aeródromo estava e como se encontra agora, melhorou muito. Só de está todo murado e consertado o terminal e colocar ele como "Operacional" é um pequeno passo. Att André
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Mensagem por VSP4264 Ter 11 Jul 2017, 02:11

sned1331 escreveu:É complicado mesmo. A questão toda perpassa pela falta de regionais como a antiga Nordeste Linhas Aéreas. Lembra da TABA que servia na Amazônia. Regionais é tudo. Esta é chave. Canavieiras-BA era servida pela Nordeste Linhas Aéreas. Cansei de ir para Salvador nela. Por que não reativar as Regionais? Usar um Fokker 50, por exemplo. EMB-120. Você tem toda razão sim. Agora como o aeródromo estava e como se encontra agora, melhorou muito. Só de está todo murado e consertado o terminal e colocar ele como "Operacional" é um pequeno passo. Att André

A Nordeste foi fundada em 1976... e em 1986 já não voava mais em Canavieiras, em 1996 já tinha uma frota apenas de EMB120, Fokker 50 e Boeing 737-500, voando na Bahia apenas em Barreiras, Conquista, Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, em 2006 já não existia mais! E vamos combinar era um absurdo voar Salvador - Itabuna - Canavieiras - Belmonte - Porto Seguro... as regionais se perderam dentro da ineficiência delas, duraram enquanto eram subsidiadas. Pensar em Fokker 50 em 2017 é ufanismo, pois já era, baita avião trabalhei com ele, mas já era... passou... negócio agora é ATR72 baixo custo operacional, mas aí vem o que eu tanto bato na tecla...

1. Governo gastou 1,2 milhão em SNED... para? Fazer um muro e refazer o TPS...
1.1 O TPS - Terminal de PassageiroS tem embarque e desembarque segregado? NÃO... já é uma não conformidade para voos regulares...
1.2 O Aeroporto foi dotado de Seção de Combate a Incêndio e veículo adequado a um ATR72? NÃO... já limita o movimento a 2 voos semanais...

2. Qual demanda de passageiros local? Sustenta um ATR? NÃO... aí morreu a conversa... um EMB120 passaria pelo mesmo questionário acima, sendo que o custo operacional dele é alto, veja que ele "sumiu" dos céus do Brasil. O avião para Canavieiras chama-se CARAVAN... não só para Canavieiras mas como para inúmeras cidades do Brasil, mas aí entra a comparação direta com o ônibus e Cannes é servida pela espetacular Viação Águia Branca, onde um Double Service ou Plus Service chega a capital em 10 horas e com um conforto que avião nenhum tem (exceto pelo tempo infinitamente menor).

Ah, vale lembrar outro ponto importante, SBTC está muito próximo de Canavieiras e atende a todos requisitos citados acima... lá já operou A320 da TAM... as empresas aéreas utilizam a métrica de 100/150km de distância de um aeroporto para fomentar um mercado, assim Belmonte/Canavieiras entram no radar de Una, praticamente encostando em Ilhéus...

Eu estudei/estudo e persisto em estudos sobre aviação regional na Bahia... e o cenário é desanimador, pois choca a baixa demanda, com a falta de uma estrutura de custos acessível ao passageiro, uma empresa regional cobraria um SSA-CNV-SSA ao redor de 500 reais ida e volta, NO MÍNIMO... e ai os passageiros somem. Ao menos SNED conseguiu voltar a estar operacional, pior foi Belmonte que destruiram a pista e o pátio antigo virou uma fábrica de tijolos da prefeitura...

Voltando 32 anos no tempo... só para você ver como aviação mudou de estrutura... em Janeiro de 1985 a NORDESTE Linhas Aéreas voava (ida e volta, considere o x por semana apenas da perna de ida ou volta):

Salvador - Senhor do Bonfim - Petrolina 2x semana
Salvador - Senhor do Bonfim - Petrolina - Paulo Afonso - Recife 3x semana
Belo Horizonte - Montes Claros - 8x semana
Belo Horizonte - Montes Claros - Guanambi - Brumado - Vitória da Conquista - Salvador - 5x semana
Salvador - Ilheus - 5x semana
Salvador - Jequié - Vitória da Conquista - 1x semana
Salvador - Jequié - Vitória da Conquista - Bom Jesus da Lapa - 5x semana
Salvador - Jequié - Vitória da Conquista - Guanambi - Bom Jesus da Lapa - 1x semana
Salvador - Itabuna - Belmonte - Porto Seguro - São Mateus - Vitória - 7x semana
Belo Horizonte - Ipatinga - 15x semana
Belo Horizonte - Ipatinga - Governador Valadares - 12x semana

Pois bem... vamos aos fatos...

Senhor do Bonfim, Itabuna e Belmonte NÃO tem mais aeroporto... Jequié, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e São Mateus não possuem voos regulares a anos, Petrolina de regional pulou a um baita aeroporto com voo de 747 cargueiro... Paulo Afonso apesar da CHESF nunca deslancha, Salvador - Vitória da Conquista se transformou numa das principais rotas regionais do país... Belo Horizonte - Ipatinga é servida multiplas vezes diariamente por ATR72 da Azul (70 paxs... o Bandeco da Nordeste eram 15 paxs, estamos falando de quase 5x maior o ATR), BH - Montes Claros tem serviço de Boeing 737 da GOL ou E195 da Azul... Valadares também é servida por ATR72... ou seja onde tem economia forte, desenvolvimento de infra-estrutura, o avião vai...

Ainda sobre o saudosismo da Nordeste, esta empresa foi uma das responsáveis pela má fama do EMB110 Bandeirante, ao derrubar vários, um com 3 meses de existência em Petrolina, o a toa em Bocaiuva, MG 1978, um em Vitória da Conquista em 1985 e por fim o de Caetité e Recife, ambos em 1992. Envolvida em vários escandalos políticos, foi vendida a RIO-SUL em 1995... ah encomendou 3 Fokker 50 em 1992 e não pagou a Fokker rs... acabou morrendo abraçada a VARIG em 2002 quando já tinha uma frota só de Boeing 737-300/500 e iria assumir os ERJ145 da Rio-Sul. Sua sucessora foi a Abaeté que nunca explorou o potencial da Bahia, resumindo-se a linha SBSV-SBLP-SNGI-SBSV... com o velho Bandeirante.

É uma lástima o que se tornou a Bahia em aviação regional, no entanto, ao mesmo tempo que lamento, reafirmo, onde existe economia pujante e infra-estrutura o avião está lá, vide Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras...

E por fim para finalizar, para você matar a saudade...

Agosto de 1983
Nordeste 064 - Domingos - SBSV 0945 1035 SNHA 1050 1110 SNED 1120 1130 SNBL 1140 1155 SBPS
Nordeste 062 - Ter/Qui - SBSV 0705 0755 SNHA 0810 0830 SNED 0840 0850 SNBL 0900 0915 SBPS
Nordeste 063 - Ter/Qui - SBPS 0930 0945 SNBL 0955 1005 SNED 1015 1035 SNHA 1050 1140 SBSV
Nordeste 064 - Domingos - SBPS 1220 1235 SNBL 1245 1255 SNED 1305 1325 SNHA 1340 1430 SBSV

Nesta mesma época ainda pelo litoral, rolava um voo Belo Horizonte - Ipatinga - Vitória - Caravelas - Porto Seguro as terças, quintas e sábados.
SNHA = Itabuna, SNED = Canavieiras, SNBL = Belmonte. Notar o tempo diminuto das pernas de voo com o Bandeirante (170 IAS no plano de voo).

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Mensagem por sned1331 Ter 11 Jul 2017, 10:07

Cmte. Perfeito o texto. A verdade que a "Saudade" do EMB-110 é mais forte que a questão relacionada a custo. Mas estamos em um mundo capitalista. Assim como a saudade do clássico, do romântico e do excelente avião denominado "Electra" (para a minha pessoa) é mais importante que o custo, quando se trata de ponte aérea Rio-São Paulo. Aqui no Brasil se valoriza muito o lucro. A questão histórica dos EMB's-110 e dos Electras são muito mais fortes que custo para a minha pessoa.  Quanto a Canavieiras, realmente não tem a demanda para um ATR-72. Às vezes me pego pensando: param de fabricar o EMB-110 e todos ficam a ver navios. O EMB-110 pousava em pista de chão. O EMB-110 otimizava as rotas regionais. Voa neste interior e conhecia o interior como ninguém. Em nome da modernidade e em nome de redução de custos ele parou de ser fabricado. Se para muitos "ruim com ele, pior sem ele". Hoje não temos mais os EMB-110 e com isso nossa aviação regional aqui na Bahia foi ceifada junto com o grande e clássico EMB-110. Na minha leitura, reserva uma pequena área lá em São José dos Campos-SP para voltar a fabricar a centelha que reacenderá as regionais Brasil afora. Não é vergonha voltar a produzir o EMB-110. Pode ter certeza. Um forte abraço a todos. Vou deixar claro que não se otimiza aviação regional com ATR-72. Sabe quanto custa um ATR-72? Se o EMB-110 voltar a ser produzido aqui no Brasil sai mais barato e fica mais fácil criar uma empresa aérea regional de pequeno porte só com EMB-110. Se não for assim, continua-se com Regionais nos grandes centros regionais como SBQV, SBIL, Guanambi, Lapa, Teixeira de Freitas, Jacobina, Valença (Morro de São Paulo), Barreiras, Feira de Santana e Lençóis, enquanto outros municípios baianos ficam a ver navios. André
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Mensagem por sned1331 Sáb 15 Jul 2017, 07:58

De Bariloche pousei em Las Ovejas (Desertão). Depois pousei no Aeroporto Municipal de Santiago. Pista curta e um aeroporto charmoso. Cheio de monomotores e hangares de manutenção. Depois Córdoba. Pousei no SACO. Córdoba tem outros aeroportos, mas consegui este cenário. De lá para Rosário. Um único aeroporto com uma pista imensa e uma cidade agradável. Depois Bagé-RS. O legal de Bagé é o pampa. Lindo de ver. De Bagé para Santa Maria-RS. A base de Santa Maria é bem cuidada e muita organizada. Muito bem feito este cenário. Santa Maria tem boas Universidades e fica no centrão do Rio Grande do Sul. Tenho um tio não carnal de lá. Gente boa mesmo. Em seguida pousei em Chapecó (cheio de paliteiro na aproximação). Chapecó tem uma agricultura familiar forte e grande produtora de proteína animal. De Chapecó pousei em Guaíra-PR. Cenário feito pelo mesmo cenarista que fez Canavieiras. De Guaíra (na ida pousei em Cascavel e preferir na volta pousar em Guaíra). O cenarista de Guaíra-PR fez uma pista de grama do lado da de asfalto. Ficou legal. Achei a pista curta. Primeira vez aqui em Guaíra. De lá fui para Prudente-SP (que cenário bem feito). Depois para Campinas (Cenário foto-real). Legal ver que é um porto aéreo. Foi considerado o melhor aeroporto do Brasil. Que aeroporto maravilhoso. Que pátio imenso. Patio assim só vi no Galeão. De Campinas fui para Campos-RJ (Terra de Cana de açúcar, terra da UENF, grande Universidade e com suas belas pesquisas com Agricultura. Terra de mulher bonita. O rio Paraíba do Sul permeia a cidade. Terra da goiabada cascão) . De Campos´RJ fui para Primo Bitti-ES (Terra da Celulose). De lá para Teixeira de Freitas-BA (Uma cidade baiana, que tem ares de centro-sul. Existe muito Eucalipto por lá. Forte influência capixaba). Perto de Teixeira de Freitas está Caravelas-BA. Caravelas tem um bom aeroporto e é o Portal para Abrolhos e lá não tem regional aérea que faz escala lá. Por fim Canavieiras (Terra do caranguejo e terra do peixe Marlim). Rota Austral pronta. Meu próximo voo é para Cuiabá-MT. Até breve a todos. Bons voos e tudo de bom. Att André
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