Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


para - Migrando para o P3D Gse_multipart13851

Migrando para o P3D

+4
jpkosta
ceijrshe
Robsongois
Cmte Master Junior
8 participantes

Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Migrando para o P3D

Mensagem por Cmte Master Junior Ter 13 Dez 2016, 22:17

Boa noite Cmtes,

Eu formatei o meu PC recentemente e estou pensando em investir no P3D e aposentar o meu FSX.

Mas tenho muitas dúvidas, sei que tem muitos tópicos já falando sobre o P3D mas estou com o tempo muito curto e não consigo ver tudo.

Esse video Link que vi aqui no fórum esclarece bastante dúvidas, mas ainda tenho algumas...

1ª dúvida
Após a instalação do P3D tenho que alterar o "FSX".cfg com os Tweaks conhecidos no FSX?

2ª dúvida
Tenho que usar o UIAutomationCore.ddl na raiz do simulador? Como é feito no FSX?

3ª dúvida
Tem alguma dica de configuração no simulador que seja indispensável?

O que mais preciso saber do Simulador para começar?

Desde já agradeço possíveis respostas e ajudas.

Cumprimentos,
Cmte Master Junior.

thumbsup

_________________
MY SIMULATOR
MSFS * BUTTKICKER * TCA AIRBUS OFFICER PACK AIRBUS EDITION WITH ADD-ON * RUDDER SAITEK * AUSCULTADORES STEELSERIES ARCTIS * AOC 28P 2K * AOC 28P 2K * VR HP REVERB G2


MY COMPUTER
ATX KOLINK HORIZON RGB * MPG Z390 GAMING EDGE AC * FONTE BIFENIX WHISPER M750W * INTEL CORE I7 9700K 4.9GHZ * CORSAIR HYDRO H100I PRO RGB * RAM 32 GB 3000MHZ DELTA PRETO * WATER COOLER CORSAIR H55 * AMD RX 6800 XT 16GB * SANSUNG SSD NVME 250GB * SANSUNG SSD NVME 1TB * SANSUNG DISK 1TB * WINDOWS 10 X64
Cmte Master Junior
Cmte Master Junior
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 23/02/2012
Mensagens : 200
Reputação : 5
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : SQL Server DBA
Nacionalidade : Brasil

http://pt.linkedin.com/in/helmarcostajunior/

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por Robsongois Qua 14 Dez 2016, 17:06

Cmte Master Junior escreveu:Boa noite Cmtes,

Eu formatei o meu PC recentemente e estou pensando em investir no P3D e aposentar o meu FSX.

Mas tenho muitas dúvidas, sei que tem muitos tópicos já falando sobre o P3D mas estou com o tempo muito curto e não consigo ver tudo.

Esse video Link que vi aqui no fórum esclarece bastante dúvidas, mas ainda tenho algumas...

1ª dúvida
Após a instalação do P3D tenho que alterar o "FSX".cfg com os Tweaks conhecidos no FSX?

2ª dúvida
Tenho que usar o UIAutomationCore.ddl na raiz do simulador? Como é feito no FSX?

3ª dúvida
Tem alguma dica de configuração no simulador que seja indispensável?

O que mais preciso saber do Simulador para começar?

Desde já agradeço possíveis respostas e ajudas.

Cumprimentos,
Cmte Master Junior.

thumbsup

A 1ª Duvida: Não existe esse FSX.cfg no prepar3d, seria o arquivo p3d.cfg, mas vc não deve mexer em nada. E eu não aconselho fazer nenhum Tweaks.
A 2ª Duvida: Não é preciso, e também não se precisa ter no fsx, isso sempre foi mito. E muito pelo contrario esse arquivo .dll apenas danifica o pc se retirado da sua pasta base.
A 3ª Duvida: É muito complexa de se responder, vai de cada pc.


_________________
Ryanair virtual
Robsongois
Robsongois
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/02/2016
Mensagens : 155
Reputação : 13
Idade : 39
Simulador preferido : P3d V3.3
Emprego/lazer : Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por ceijrshe Qua 14 Dez 2016, 21:21

Concordo com o Robson, e em questão da configuração você vai encontrar varias dicas aqui no fórum e também na internet tem vários videos que podem lhe dar uma sugestão de configuração..

abraços, qualquer duvida estamos ai.
ceijrshe
ceijrshe
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 939
Reputação : 23
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar3Dv4,XP11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por Cmte Master Junior Sex 23 Dez 2016, 15:37

Obrigado pelas respostas Cmtes.


_________________
MY SIMULATOR
MSFS * BUTTKICKER * TCA AIRBUS OFFICER PACK AIRBUS EDITION WITH ADD-ON * RUDDER SAITEK * AUSCULTADORES STEELSERIES ARCTIS * AOC 28P 2K * AOC 28P 2K * VR HP REVERB G2


MY COMPUTER
ATX KOLINK HORIZON RGB * MPG Z390 GAMING EDGE AC * FONTE BIFENIX WHISPER M750W * INTEL CORE I7 9700K 4.9GHZ * CORSAIR HYDRO H100I PRO RGB * RAM 32 GB 3000MHZ DELTA PRETO * WATER COOLER CORSAIR H55 * AMD RX 6800 XT 16GB * SANSUNG SSD NVME 250GB * SANSUNG SSD NVME 1TB * SANSUNG DISK 1TB * WINDOWS 10 X64
Cmte Master Junior
Cmte Master Junior
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 23/02/2012
Mensagens : 200
Reputação : 5
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : SQL Server DBA
Nacionalidade : Brasil

http://pt.linkedin.com/in/helmarcostajunior/

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por jpkosta Ter 27 Dez 2016, 12:51

aproveitando...
Existe diferença significativa pra simulação entre a versão PRO e a versão ACADEMIC?
Qual é a indicada comprar?

resolvido. Obrigado

_________________
Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"  Very Happy
Acompanhe meu canal no Youtube: www.youtube.com/flightsimhost
Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta
jpkosta
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por luciano-silva Qua 28 Dez 2016, 08:38

Também aproveitando o tópico, posso manter instalado na máquina o P3D e o FSX simultaneamente? pergunto pois pretendo migrar aos poucos tendo em vista o alto custo de investimentos em addons novamente.

_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por Paulo Stavis Qua 28 Dez 2016, 11:54

luciano-silva escreveu:Também aproveitando o tópico, posso manter instalado na máquina o P3D e o FSX simultaneamente? pergunto pois pretendo migrar aos poucos tendo em vista o alto custo de investimentos em addons novamente.

Com certeza, sem problemas. A unica coisa é que pra instalar um novo addon nos dois será necessario rodar o setup 1x pra cada simulador, de resto sem problemas.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por luciano-silva Ter 07 Fev 2017, 10:51

Reativando tópico

Olá pessoal, depois de muita leitura tomei a decisão de migrar para o Prepar3D, e deixar para o passado o FSX que me proporcionou muito aprendizado nesse hobby. Sei que os benefícios serão maiores do que os malefícios (leia-se aqui custos para aquisição de addons e da nova plataforma de simulação), pretendo fazer a migração de forma gradativa até estar plenamente no P3D com os addons que tenho e que considero indispensáveis para a simulação.

Pelas leituras que fiz em fórums internacionais como a AVSIM especula-se que a versão v3.4 sejá a última da série V3 e que a Lockheed Martin estaria trabalhando na versão V4 com a possibilidade de rodar em 64 bits.

O John Venema CEO da Orbx fez uma declaração no fórum da Orbx que nos deixa entender que a LM está mesmo trabalhando nesta linha.  

http://www.orbxsystems.com/forum/topic/129935-will-orbx-products-work-if-p3d-goes-dx12-64-bit/#comment-1156851

A LM diz não poder comentar sobre o desenvolvimento de futuras versões

http://www.prepar3d.com/forum/viewtopic.php?t=123228

Declarações da PMDG segundo fontes de terceiros na AVSIM (se não me engano, não consegui checar a fonte) diz que as atualizações dos seus aviões possivelmente serão gratuitas.

Eu pretendia criar um tópico novo titulado Prepar3D v4.0, mas como não temos informações oficiais da Lockheed Martin sobre o desenvolvimento, preferi reativar o tópico do Cmte Master Junior.

O grande receio que tenho agora é se vale a pena esperar um pouco mais, uma vez que a LM tem a política de considerar cada versão um novo lançamento e não conceder nenhum desconto para quem possui a versão anterior.

Outra questão é quanto aos addons, se de fato o Prepar3D v4.0 for em 64 bits receio que os addons adquiridos para a versão v3.0 terão que ser "recomprados" para a versão v4.0.

Como pretendo fazer a migração de forma gradativa, estimo que levarei até o final do ano para estár 100% no Prepar3D com todos os addons.

_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por Paulo Stavis Ter 07 Fev 2017, 11:10

luciano-silva escreveu:O grande receio que tenho agora é se vale a pena esperar um pouco mais, uma vez que a LM tem a política de considerar cada versão um novo lançamento e não conceder nenhum desconto para quem possui a versão anterior.

Outra questão é quanto aos addons, se de fato o Prepar3D v4.0 for em 64 bits receio que os addons adquiridos para a versão v3.0 terão que ser "recomprados" para a versão v4.0.

Como pretendo fazer a migração de forma gradativa, estimo que levarei até o final do ano para estár 100% no Prepar3D com todos os addons.

Todos estamos no mesmo barco que você, principalmente quem tem Orbx (ja falaram que haverá taxa de upgrade). O problema é que a PMDG fala que não está sabendo de 64bits (li em um dos anuncios deles), a Orbx diz que sabe, a LM não fala e nisso ficamos no meio.

Na pior das hipóteses se você compra hoje e eles lançarem o V4 em até 60 dias você pode pedir refund e comprar o V4, conforme está no FAQ:

"I have Prepar3D v1/v2, do I get an upgrade or a discount for Prepar3D v3?

If you have purchased Prepar3D v1/v2 within 60 days of your purchase, per the refund policy, you can request a refund and then purchase the desired license of Prepar3D v3. There are no exchanges, upgrades, or discounts available."

Não sei quais addons você tem mas alguns sempre oferecem upgrades. Imagino que o Active Sky terá upgrade sem custo pois roda fora do P3D e só injeta o clima. As aeronaves provavelmente todas terão preço de upgrade se realmente o V4 for 64 bits. Não sei questões de compatibilidade do simulador 64bits com addons 32bits mas deve haver, da mesma forma que há com o OS.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por flavioSSA Ter 07 Fev 2017, 12:46

Paulo Stavis escreveu:Não sei questões de compatibilidade do simulador 64bits com addons 32bits mas deve haver, da mesma forma que há com o OS.

Qualquer addon 32 bits que trabalhar com arquivos .DLL ou .EXE não funcionará com a versão 64bits do p3d e vai precisar de update. (Ou seja, toda aquela listinha de addons que ficam dentro dos arquivos dll.xml e exe.xml), além de Gauges "compiladas" em formato DLL (Como os accusim da A2A, Airbus da Aerosoft, etc). Principalmente por causa das bibliotecas .NET Framework.

Explicando melhor:
Código:
32 bit dll should work just fine on a 64 bit machine as long as it is loaded into a 32 bit process - attempting to load a 32 bit dll into a 64 bit process will fail.

O que essa frase quer dizer? Que programas 32 bits rodando no win64 rodam tranquilo, porque eles serão carregados em um processo exclusivo 32bits. É o caso do ChasePlane por exemplo, já que ele roda separado do processo do simulador. Já DLL´s 32bits que são carregadas dentro do processo 64bits do novo simulador NÃO irão funcionar, porque o processo global é 64bits e as DLL´s são 32bits que usam bibliotecas diferentes do processo principal. É o caso de todas as dlls do dll.xml, gauges de aviões complexos como pmdg, airbus, AS16 que possui um componente DLL (bootstrap) E inclusive alguns cenários, como o Orbx que usam DLL´s, etc.

Portanto, resumindo: A mudança para 64bits É complicada sim e vai depender muito da boa vontade dos desenvolvedores. Aviões antigos como o MD11 da PMDG vão pro saco com certeza. 80% de chance de todo mundo ter que gastar mais dinheiro de novo em addons que já tem.

E importante: 64bits NÃO vai melhorar performance de simulador. Se você tem 30fps agora, vai continuar com os 30fps com a versão 64bits (Ou até menos a depender do seu hardware, porque ai vai entrar outras variáveis de arquitetura como BUS do processador e memória, já que o limite lógico 32/64bits não existe mais). O que vai resolver é a questão dos OOM, porque o processo 64bits tem mais espaço de VAS disponível e dificilmente vai chegar no limite da arquitetura 64.

Fonte: http://stackoverflow.com/questions/5711748/using-a-32-bit-dll-on-a-64-bit-machine

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por Paulo Stavis Ter 07 Fev 2017, 13:12

flavioSSA escreveu:Qualquer addon 32 bits que trabalhar com arquivos .DLL ou .EXE não funcionará com a versão 64bits do p3d e vai precisar de update. (Ou seja, toda aquela listinha de addons que ficam dentro dos arquivos dll.xml e exe.xml), além de Gauges "compiladas" em formato DLL (Como os accusim da A2A, Airbus da Aerosoft, etc). Principalmente por causa das bibliotecas .NET Framework.

Explicando melhor:
Código:
32 bit dll should work just fine on a 64 bit machine as long as it is loaded into a 32 bit process - attempting to load a 32 bit dll into a 64 bit process will fail.

O que essa frase quer dizer? Que programas 32 bits rodando no win64 rodam tranquilo, porque eles serão carregados em um processo exclusivo 32bits. É o caso do ChasePlane por exemplo, já que ele roda separado do processo do simulador. Já DLL´s 32bits que são carregadas dentro do processo 64bits do novo simulador NÃO irão funcionar, porque o processo global é 64bits e as DLL´s são 32bits que usam bibliotecas diferentes do processo principal. É o caso de todas as dlls do dll.xml, gauges de aviões complexos como pmdg, airbus, AS16 que possui um componente DLL (bootstrap) E inclusive alguns cenários, como o Orbx que usam DLL´s, etc.

Portanto, resumindo: A mudança para 64bits É complicada sim e vai depender muito da boa vontade dos desenvolvedores. Aviões antigos como o MD11 da PMDG vão pro saco com certeza. 80% de chance de todo mundo ter que gastar mais dinheiro de novo em addons que já tem.

E importante: 64bits NÃO vai melhorar performance de simulador. Se você tem 30fps agora, vai continuar com os 30fps com a versão 64bits (Ou até menos a depender do seu hardware, porque ai vai entrar outras variáveis de arquitetura como BUS do processador e memória, já que o limite lógico 32/64bits não existe mais). O que vai resolver é a questão dos OOM, porque o processo 64bits tem mais espaço de VAS disponível e dificilmente vai chegar no limite da arquitetura 64.

Fonte: http://stackoverflow.com/questions/5711748/using-a-32-bit-dll-on-a-64-bit-machine

reverencia

Nesta linha de raciocinio, o que tiver menor interação com o simulador será mais fácil de migrar. Entendo que o AS2016, por exemplo, é muito mais fácil de migrar do que uma gauge do 747.

Como tudo isso requer uma mudança muito grande e sem muito aviso as vezes o V4 sai com 32 e 64 bits (igual Xplane) e as coisas vao migrando aos poucos.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por luciano-silva Ter 07 Fev 2017, 13:31

Paulo é bom saber dessa política de refund da LM, creio que o fato da LM não fazer nenhuma declaração sobre o assunto, certamente é para não prejudicar as vendas da versão v3, eu mesmo não compraria a versão atual sabendo que uma nova e melhorada está a caminho.  

Se não houvesse essa especulação de uma nova versão em 64 bits, não estaria com este receio, o que me preocupa são os custos dos addons, que uma vez somados são muito superiores ao custo do simulador.

Flávio eu concordo com você na questão da complexidade da adaptação dos addons, e penso que poderá levar também um certo tempo para isso, mas por outro lado acredito que a LM já esteja trabalhando essa nova versão 64 bits em parceria com os principais desenvolvedores de addons (pmdg, aerosoft, ASN, Orbx e etc..), e desta forma teríamos logo após o lançamento da v4.0 esses addons já compatibilizados com o "novo" simulador, agora estabilizar tudo isso acredito que terá que passar por algumas versões dentro da v4.0 e levará talvez algum tempo. O problema é que não sabemos em que pé que isso está ou se de fato isso esteja acontecendo de verdade.

Diante de tantas incertezas estou chegando a conclusão que a melhor coisa a fazer é sair dessa "neura", migrar de vez para o Prepar3D e curtir meus voos, para quem voou o FSX esses anos todos, certamente com os relatos que já li até agora ficarei muito feliz com o desempenho do Prepar3D v3.4.

_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por marcos1sp Ter 07 Fev 2017, 14:02

Me parece que nosso hobby se tornará exclusivo (para poucos).
A medida que novos simuladores irão surgindo, novas exigências virão no pacote. Hardware mais parrudo. atualizações de adds pagas para novas plataformas. PMDG, FSlabs são um exemplo claro deste novo cenário.. Enfim uma realidade.
assobiar

_________________
Marcos Montanheiro
para - Migrando para o P3D Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

para - Migrando para o P3D Empty Re: Migrando para o P3D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos