Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] 12 horas no JK, um dos maiores aeroportos da América latina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] 12 horas no JK, um dos maiores aeroportos da América latina

Mensagem por Amilckar em Qui 25 Fev 2016, 16:28

12 horas no JK, um dos maiores aeroportos da América latina

Somente em 2015, 19,8 milhões de passageiros circularam pelo JK, mais do que a população do Chile (18 milhões) e quase seis vezes a do Uruguai (3,4 milhões). O aeroporto de Brasília é o segundo do país nesse quesito, atrás apenas do de Guarulhos (SP). E o quarto da América Latina.



O aeroporto de Brasília cresceu tanto nos últimos anos, que os passageiros tiveram de recalcular o horário de chegada para o voo. A depender do portão de embarque, pode-se levar até 20 minutos para passar pelas máquinas de raio-X e percorrer todo o saguão.

A transformação do terminal Juscelino Kubitscheck fez, inclusive, a equipe de segurança ter de lidar com situações novas e inusitadas, como a de pessoas que se atrasam, perdem o voo e brigam com funcionários da companhia aérea porque “o aeroporto está grande demais”.

A construção dos píeres norte e sul, inaugurados em 2014, fez o número de corredores de acesso às aeronaves, os chamados fingers, pular de 13 para 29. Com duas pistas operando simultaneamente – algo inédito no Brasil –, o aeroporto da Capital Federal se consolidou como o principal centro de distribuição de voos do país.

Somente em 2015, 19,8 milhões de passageiros circularam pelo JK, mais do que a população do Chile (18milhões) e quase seis vezes a do Uruguai (3,4 milhões). O aeroporto de Brasília é o segundo do país nesse quesito, atrás apenas do de Guarulhos (SP). E o quarto da América Latina.

A cada minuto, um avião pode pousar ou decolar em uma das duas pistas do terminal, administrado desde dezembro de 2012 pela Inframerica, que já investiu R$ 1,5 bilhão desde então e promete começar a tirar do papel em 2016 o megaprojeto da cidade aeroportuária.



Por dia, em média, 54 mil passageiros circulam pelo aeroporto de Brasília – quase metade (47%) está em conexão. Por hora, cerca de 400 bagagens passeiam pelos 5,2 quilômetros de esteiras. E, a todo instante, 1,5 mil câmeras monitoram tudo.

Divididos em três turnos, 12 mil funcionários fazem funcionar o terminal JK, que tem se destacado nas avaliações da SAC (Secretaria de Aviação Civil). “Somos uma cidade”, define Josmário Brito, gerente de operações.

O Fato Online passou um dia neste terminal de onde chegam e partem passageiros para mais de 50 cidades brasileiras e sete destinos no exterior. A reportagem teve acessos a lugares restritos para mostrar para você um aeroporto que se estende para além dos saguões de embarque e desembarque. Boa viagem!

Reportagem na íntegra clique aqui

Fonte: Fatoonline.com.br

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum