Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


FMS caseiro Gse_multipart13851

FMS caseiro

4 participantes

Ir para baixo

FMS caseiro Empty FMS caseiro

Mensagem por Junkie Ter 13 Out 2015, 16:45

Olá brothers
Falemos sobre um FMS caseiro, pensado e construído há algum tempo.
Seguem algumas ilustrações, de péssima qualidade pois na época só tínhamos um celular.
E também alguns esclarecimentos sobre esse projeto antigo, parceria Urubu/Junkie.
Acredito que possa servir de inspiração para algum "aventureiro", ainda hoje.
Esse FMS foi criado para equipar a cabine de um Legacy... antigo projeto iniciado pelo falecido Urubu, o qual contou com minha participação.
O aparato era colocado sobre uma tela de monitor, na parte inferior da mesma, a qual mostrava a imagem da tela do FMC do ERJ 135 da Wilco.
Então... o que fizemos foi a "casca" do FMS. Sua tela era reproduzida no monitor que ficava alojado no console do Legacy.

Vamos às imagens e as respectivas descrições:

Eucatex 3mm, cortado e marcado para receber os botões, abertura para tela principal e tela de avisos.

FMS caseiro ERJ-1

Aqui, usamos um ferro de soldar com uma lâmina de estilete amarrada com arame, a qual aquecia e se tornava uma "faca quente". E assim, cortamos e lixamos um pedaço de plástico rígido para reproduzir a face do FMS.

FMS caseiro ERJ-2

Aqui, usamos a placa de circuito de um teclado. Todas as teclas foram mapeadas. Cada saída foi conectada a um fio. Usamos cores diferentes nos fios para facilitar na hora de conectar aos botões. Os fios eram colados, retos, por 5cm, no pedaço de madeira mais claro; as pontas eram descascadas e sobrepostas às saídas da placa. Aqui não usamos solda. Apenas fixamos tudo com aquela peça azul e branca, que é uma espécie de borracha siliconada, que já veio com o teclado. Colocamos por cima, parafusamos nos 3 furos e a coisa ficou firme.

FMS caseiro ERJ-3

Aqui os botões colados com araldite na base de eucatex, já com os fios soldados e alguma sobra para as conexões.

FMS caseiro ERJ-4

Aqui, a mesma anterior, mas com a chapa plástica por cima e uma imagem "impressa" da tela, só para checar as posições.

FMS caseiro ERJ-5

Essa é a parte traseira, já fixada, com os fios mapeados e já conectados aos cabos. Notem que o fio de cima é o que vinha do pc, estilo ps2 ainda; o de baixo, era a saída para os botões. Usamos macho e fêmea daquele cabo de impressora, dos antigos, DB45? ou algo assim, e a fiação desse cabo era ligada aos botões.

FMS caseiro ERJ-6

Essa mostra a coisa já devidamente "encaixotada", mas ainda sem acabamento. A parte de baixo, mais saliente, era posicionada abaixo do monitor para que a parte de cima, com as "janelas", ficasse o mais próximo possível da tela do monitor e possibilitasse o efeito desejado.
Bastava posicionar a tela do FMS da Wilco na tela do monitor, na posição equivalente ao nosso projeto, salvá-la nessa posição e "bingo".

FMS caseiro ERJ-7

Bem, essa foi a parte básica.
No caso do FMS da Wilco, havia (ou há) uma tecla que regulava a intensidade da iluminação.
Como esse FMS possuía uma "tecla oculta" para poder ser usado através do teclado, e isso cortava os comandos do teclado para o simulador, mudamos essa função de luminosidade para essa outra de "uso pelo teclado".
Ou seja, quando queríamos usar o FMS, bastava apertar a tecla "dim"... isso ligava o modo "teclado" para o FMS.
Após programar, bastava clicar outra vez para que o teclado voltasse ao modo "simulador", ou "normal", era o único inconveniente.
Na época, usávamos 2 teclados, esse do FMS que era apenas a placa, e outro, do qual também só usávamos a placa, para todos os comandos da aeronave, atribuídos usando as macros do FSUIPC. Apenas os comandos de vôo foram feitos usando os circuitos de 2 joysticks.
Um teclado devidamente mapeado e usando as macros do FSUIPC rendia 325 botões/chaves para o avião e quando pressionávamos a tecla dim do FMS, tínhamos as 56 funções do FMS. Ou seja... dava e sobrava. E nada de placas tipo mjoy ou do gênero.
Apenas o "mapeamento" das teclas tinha que ser feito com muita atenção para não gerar conflitos.
Após essa fase, o Urubu cedeu o Legacy a outra pessoa, por motivos particulares.
Esse FMS não foi junto. Ficou aqui e acabou em minha posse.
Para passar o tempo, resolvi dar continuidade e implementá-lo.
Fiz todas as teclas, usando eucatex. Mede, marca, corta, lixa... deu!
Todas possuíam um furo no centro, feito antes de serem cortadas, para permitir passagem de luz... isso será explicado adiante.
Cobri cada tecla com pedacinhos de papel sulfite, com letras e números impressos em branco, num fundo preto.
Colei cada um em cada tecla correspondente.
Passei verniz incolor, acho que 2 demãos sobre eles. Isso criou um efeito de "plastificação" nas teclas.
Coloquei vários leds dentro da caixa do FMS, dispostos por entre os botões e fiação. Liguei esses leds à chave de iluminação do painel.
E assim, foi feita a retro iluminação. A luz dos leds passa pelos furos que mencionei acima e ilumina as letras e números.
Cada tecla tinha uma pequena chapa de plástico transparente colada por baixo, ligeiramente maior que a tecla em si. Isso ficava por baixo da máscara do FMS, e por ser transparente, permitia a passagem da luz proveniente dos leds, que ia pelos furos e... já deu para entender, certo?
Ou seja, as teclas ficavam ligeiramente ressaltadas, mas essa base plástica de baixo impedia que elas se soltassem do FMS.
Quando a tecla era comprimida, a base, ou melhor, essa chapinha plástica, acionava o botão, e quando solta, o próprio botão a empurrava de volta à posição inicial.
Adicionei outros detalhes, para ocultar o espaço entre a face do FMS e a tela do monitor.
Fiz um lixamento ultra fino e a pintura da cobertura, coloquei uma chapa plástica fina e transparente para simular uma sobre-tela, cabeças dos parafusos cortadas e coladas para simular os reais... ou seja, ficou muito parecido com o original.
Em suma... funcionou perfeitamente.
Numa de minhas visitas à família do Urubu, decidi levar essa peça e deixá-la junto com outras coisas relativas aos simuladores, coisas que ele deixou e que a família guarda. Vou pedir uma foto do resultado final, se possível em funcionamento, e postarei aqui.
Mas acredito que com as fotos que postei, mais as explicações, já exista material suficiente para quem quiser se aventurar.
Apenas mais dois detalhes...
Primeiro... caso alguém se interesse, estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Segundo... Não sabíamos à época e também desconheço ainda hoje, se isso já foi feito por outra/outras pessoa/s, da forma que fizemos ou de maneira similar.
Nós, Urubu e eu, tivemos a ideia e fizemos. Não nos baseamos em ideias ou projetos de ninguém, simplesmente porque não achamos.
Não me interessa se alguém já havia pensado nisso ou não pois não busco lucro, nem sequer reconhecimento.
Minha intenção é apenas compartilhar, assim como era o pensamento do meu falecido amigo.
Mesmo porque, tudo o que sei sobre simulação hoje, devo à pessoas que apenas compartilharam suas ideias.
Mas caso alguém veja nesse simples projeto, uma forma de auferir lucro... fique à vontade. Considere como domínio público.
Apenas tenha a decência de citar a fonte da ideia e, nesse caso, me refiro ao Urubu, pois quanto a mim, dispenso qualquer crédito.
Caso não o faça, a mim não importa. Resolva-se com sua própria consciência.
Perdão a todos, se pareci rude nas sete últimas frases... não foi minha intenção.
Apenas desejo deixar bem clara minha maneira de pensar e, de maneira alguma, vai aqui qualquer crítica a quem produz e comercializa artefatos relativos à simulação, pelo contrário. Preciso de vocês e até admiro... alguns... hehehehe.
Eu apenas penso que devemos separar "produto" de "ideia", quando ambos não vêm da mesma fonte.
Acredito que comercializar um produto, baseado no intelecto alheio, sem dar o crédito, é, no mínimo, vergonhoso.

Pois bem, esse foi o FMS caseiro.
Dependendo do meu estado de espírito, postarei mais algumas ideias simples, as quais espero, possam inspirar alguém, tais como:
Sistema de flaps.
Pedais e manches conjugados.
Iluminação fluorescente e neon.
Encoders simples, duplos, e com botão seletor.
E por aí vai... tem mais algumas coisinhas aqui.
E tudo no estilo 1,99, tal qual esse FMS acima descrito.

Forte abraço a todos.
Junkie









Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por Cmte. Pena Ter 13 Out 2015, 17:22

Caramba, meu amigo! É desse tipo de ideia que a gente precisa (ou seja, eu e a galera que vem atrás de mim - ou que está à minha frente - sem querer/poder gastar muito)! lol

Tenho um monitor de 7" da MIMO e, quem sabe, use ele nessa brilhante alternativa tupiniquim que você e o Urubu estão nos deixando de legado. reverencia reverencia reverencia

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por umbrella2010 Ter 13 Out 2015, 19:52

Que shou esse projeto tenho um desse na gaveta projeto numero 004 estou fazendo mcp 737 no momento estou desenvolvendo com placa de teclado c.i.s e entre outros em breve posto fotos com andamento
umbrella2010
umbrella2010
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2015
Mensagens : 215
Reputação : 18
Idade : 38
Simulador preferido : fsx .. xplane
Emprego/lazer : tecnico automotivo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por Junkie Ter 13 Out 2015, 20:43

Cmte. Pena escreveu:...alternativa tupiniquim...

Brother... esse monitor de 7" tá pedindo, ouça a voz do bichinho lol
Agradeço suas palavras, e sei que o Urubu agradeceria da mesma forma.
Cada colega que aproveite uma dessas ideias, representará uma dívida a menos para com tantos outros que me ajudaram.
Forte abraço

umbrella2010 escreveu:...em breve posto fotos com andamento

Brother Umbrella
Obrigado pela força.
Esse seu projeto do MCP soa muito interessante.
As fotos serão muito bem vindas, pois ficamos curiosos aqui.
Boa sorte com o projeto, ficamos no aguardo e na torcida pelo vosso sucesso.
Grande abraço
Junkie
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por Maurici Anesi Qui 15 Out 2015, 22:47

Mais uma vez, você e o Urubu me deixaram sem palavras para descrever o quanto gostei deste projeto.
Uma vez me arisquei a fazer algo com essa placa de teclado, mas me ferei pra soldar e desisti.
Bom, nem preciso dizer que a idéia de vocês é a melhor que já vi até hoje.

Parabens e obrigado pela postagem

Maurici

Maurici Anesi
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 6
Idade : 45
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por Junkie Sex 16 Out 2015, 13:31

Maurici Anesi escreveu:...você e o Urubu...

Brother Maurici
Obrigado pelas palavras e por lembrar nosso querido amigo.

Fico muito grato a você e aos brothers Pena e Umbrella, pelo interesse demonstrado.
A vocês... reverencia

Fico, além de grato, surpreso, pelo estrondoso interesse demonstrado nas 90 ou 100 visualizações da postagem.
Puxa!!! isso decididamente me "animou" quanto à "decisão de mostrar" outros projetos.
Me faz pensar também em relação ao projeto do Socata... será que um humilde junkie marceneiro merece ocupar uma cadeira nessa gloriosa cátedra? questões... questões...


Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por Maurici Anesi Sex 16 Out 2015, 19:34

Amigo Junkie

Você ainda tem dúvida de alguma coisa? Claro que merece ocupar a citada cadeira.
Seus projetos e os do amigo Urubu, sempre me incentivaram a prosseguir.
Nunca fiz nada propriamente dito, mas desenhei muita coisa, projetei outras e perdi muitas outras.
Nessa nova fase do Maurici, sim será feito algo palpável.

Uma abração

Maurici

Maurici Anesi
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 6
Idade : 45
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FMS caseiro Empty Re: FMS caseiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos