Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Airbus Bundle - carregamento do combustível Gse_multipart13851

Airbus Bundle - carregamento do combustível

4 participantes

Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Sex 24 Jul 2015, 13:35

Olá, postei a mesma pergunta no forum da Aerosoft, mas ainda não tive nenhum retorno. Então vou fazê-la aqui também. Antes informo que tenho o Prepar3d v2.5, então não sei se no FSX acontece a mesma coisa. Meus Airbus não são da linha 'X' e sim os novos Airbus A318/319/320/321 da nova linha Bundle ( http://www.justflight.com/product/aerosoft-airbus-bundle-for-fsx-and-p3d ).

Quando eu uso o Fuel Planner tenho a opção de carregar a aeronave com o combustível calculado e/ou gerar uma planilha para ser carregada através do MCDU2 (LoadSheet). Agora um parenteses: tenho o PMDG 737NGX e quando entro com a quantidade de combustível no FMC, isto também é refletido na quantidade de combustível mostrada quando acessamos o menu do simulador e entramos em Aircraft/Fuel and Payload. Isto também precisa acontecer com o Airbus, digo, temos que ter a mesma quantidade de combustível carregada no Airbus e também no menu Aircraft/Fuel and Payload?

É que não estou conseguindo carregar 'automaticamente' no Aircraft/Fuel and Payload quando ativo o Airbus e carrego o combustível pelo MCDU2/LoadSheet. O que eu faço é manualmente alterar a quantidade de combustivel no menu Aircraft para ficar igual a da carregada no Airbus, sendo que quando faço isto, o Airbus dá uma levantada, como que se estivesse arridado com o peso do combustível e agora ficou mais leve. Percebo que mesmo programando corretamente o MCDU (combustível, carga, passageiros, trim, etc), mas não alterando a quantidade de combustível no menu Aircraft/Fuel and Payload, tenho problemas na decolagem. Já igualando o combustível no Airbus e no Aircraft, a decolagem fica uma beleza.

Isto acontece também no FSX? Nao sei.

Alguma dica?

Obrigado e bons vôos a todos.

Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por james008 Sex 24 Jul 2015, 17:37

Pelo que me consta, a utilização do menu Fuel/Payload para esses add-ons que possuem método próprio de abastecimento e carregamento é contra indicada

Nos Airbus mais atuais, você prepara o Loadsheet pelo FuelPlanner e depois acessa o FMGS da direita para determinar o início do abastecimento e do carregamento.. Verifique se você está fazendo esta última etapa.. O FuelPlanner por si só não abastece imediatamente

Esqueça os menus do FSX para essas aeronaves

Marcelo Monteiro


Última edição por james008 em Sex 24 Jul 2015, 17:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)

james008
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/06/2014
Mensagens : 76
Reputação : 4
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Sex 24 Jul 2015, 20:44

james008 escreveu:Pelo que me consta, a utilização do menu Fuel/Payload para esses add-ons que possuem método próprio de abastecimento e carregamento é contra indicada

Nos Airbus mais atuais, você prepara o Loadsheet pelo FuelPlanner e depois acessa o FMGS da direita para determinar o início do abastecimento e do carregamento.. Verifique se você está fazendo esta última etapa.. O FuelPlanner por si só não abastece imediatamente

Esqueça os menus do FSX para essas aeronaves

Marcelo Monteiro

Luis Vargas escreveu:... quando ativo o Airbus e carrego o combustível pelo MCDU2/LoadSheet...

Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Sáb 25 Jul 2015, 23:00

Vou mostrar algumas imagens para que a coisa fique evidenciada. Vejam que se a quantidade de combustível também for alterada no menu Aircraft/Fuel and Payload (imagem 05), as velocidades de decolagem diminuem (imagem 06) e deixo de ter problemas na decolagem. Novamente lembrando, o PMDG 737NGX ao ter o combustível carregado no FMC, altera para igual o combustível no Aircraft/Fuel e Payload. Quem entendeu, favor comentar a respeito. Grato.

1) Cálculo do combustível para um vôo SBRJ/SBCF: 7180 kg, sendo 3590 kg em cada tanque.
Airbus Bundle - carregamento do combustível 01-A320

2) Carregamento do combustível no A320 através do LOADSHEET: carregado 7180 kg.
Airbus Bundle - carregamento do combustível 02-A320

3) Menu Aircraft/Fuel and Payload: com a quantidade de combustível default do simulador (P3D2, no meu caso).
Airbus Bundle - carregamento do combustível 03-A320

4) Vejam as velocidades após programação do MCDU: V1 134, VR 139 e V2 144.
Airbus Bundle - carregamento do combustível 04-A320

5) Mas se a quantidade de combustível no menu Aircraft/Fuel and Payload for também alterada para 3590 kg em cada tanque...
Airbus Bundle - carregamento do combustível 06-A320

6)...vejam que as velocidades são modificadas para valores mais baixos, até porque, a aeronave está mais leve: V1 121, VR 130 e V2 133.
Airbus Bundle - carregamento do combustível 07-A320


Última edição por Luis Vargas em Dom 26 Jul 2015, 06:46, editado 4 vez(es)

Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Sáb 25 Jul 2015, 23:18

No aguardo de dicas e informações.

Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por José Alberto Seg 27 Jul 2015, 10:21

Não percebi o problema: siga sempre os valores do Fuel Planner da Aerosoft e esqueça o do P3D.
José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2909
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por james008 Seg 27 Jul 2015, 13:45

"2) Carregamento do combustível no A320 através do LOADSHEET: carregado 7180 kg."

o seu erro está aqui; não tem nada carregado na screenshot; você está carregando os VALORES do LOADSHEET mas não está carregando os pesos; observe na coluna central ACT (ACTUAL) que tudo está discrepante do LOADSHEET carregado na coluna esquerda.. PAX, CARGO e FUEL está tudo errado.. o ACTUAL FUEL está 19.16 por exemplo.. não basta carregar o LOADSHEET, tem que executá-lo, apertando os botões da direita das três primeiras linhas.. o carregamento só está concluído quando a coluna central ACT estiver IGUAL ao LOADSHEET

e, definitivamente, esqueça os menus, aeronaves complexas com sistema próprio muitas vezes usam outros meios invisíveis para carregar pesos e etc. portanto nossa intromissão nos menus só tende a atrapalhar o software

por fim, troque seu fuel planner para a versão avançada/completa para que você possa ver os valores de CG e TRIM e preencher corretamente este valor no FMGS, mas também lembre-se de setar manualmente o TRIM antes de decolar e conferir os valores na tela central inferior

eventuais "levantadas" ou "abaixadas" podem ocorrer em algumas aeronaves, a depender da discrepância entre o carregamento padrão do FSX e o carregamento final desejado.. quando o carregamento for gradual essa variação será pouco perceptível, mas quando for instantâneo ocorrerá mesmo

Marcelo Monteiro

james008
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/06/2014
Mensagens : 76
Reputação : 4
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Seg 27 Jul 2015, 20:47

james008 escreveu:
o seu erro está aqui; não tem nada carregado na screenshot; você está carregando os VALORES do LOADSHEET mas não está carregando os pesos; observe na coluna central ACT (ACTUAL) que tudo está discrepante do LOADSHEET carregado na coluna esquerda.. PAX, CARGO e FUEL está tudo errado.. o ACTUAL FUEL está 19.16 por exemplo.. não basta carregar o LOADSHEET, tem que executá-lo, apertando os botões da direita das três primeiras linhas.. o carregamento só está concluído quando a coluna central ACT estiver IGUAL ao LOADSHEET

James008, voce matou uma parte do problema. Os 19.16 carregados é justamente a soma dos valores dos combustíveis no menu Aircraft/Fuel and Payload. Por isto que quando eu igualava estes valores com os 7.18 'carregados' no MCDU2, deixava de ter problemas na decolagem. Boa! Valeu a observação!

A outra parte do problema são os três primeiros botões da direita, que sempre aparecem inibidos e não clicáveis.

Mas estes problemas devem ser porque não estou partindo do 'Cold and Dark' e sim com a aeronave já com os motores ligados. O restante, digo, usar o Fuel Planner na versão avançada e ter cuidado com o TRIM eu já vinha realizando creio que corretamente.

Vou tentar aprender a ligar o Airbus do zero.

Mais uma vez, valeu muito e grande abraço.


Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por José Alberto Ter 28 Jul 2015, 07:27

Numa primeira fase de adaptação pode optar pela ajuda do checklist feito pela tripulação escolhendo essa opção no MDCU direito.
José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2909
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Ter 28 Jul 2015, 13:13

Ainda estou tentando entender o funcionamento do checklist, pois tem funções que me parecerem ser automáticas, digo, algumas das ações do comandante e do copiloto são realizadas, e outras eu mesmo tenho que realizar. Vamos ver se consigo chegar lá.

Paleativamente, isto é, enquanto não aprendo isto, vou continuar alterando os valores no Aircraft/Fuel and Payload para que estes fiquem com os pesos iguais ou o mais próximo possível dos calculados no Fuel Planner e logo depois executar o LOADSHEET no MCDU2. Para isto eu uso mais 225 kg de combustível (mais ou menos cinco minutos) para compensar o tempo gasto programando a rota no MCDU.

Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por José Alberto Qua 29 Jul 2015, 05:04

Eu aprendi muito com estes vídeos, são 4 e reproduzem o "passo a passo" que a Aerosoft oferece:



Aqui a playlist completa.
José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2909
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Luis Vargas Qua 29 Jul 2015, 05:59

Obrigado. Vou assistir. Valeu!

Luis Vargas
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/03/2011
Mensagens : 41
Reputação : 1
Idade : 72
Simulador preferido : Prepar3d v2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por james008 Qua 29 Jul 2015, 08:18

acho que os três botões são liberados conforme algumas premissas se verificam, tipo calços nas rodas, portas abertas etc. não lembro ao certo porque voo pouco o Airbus mas confira essas premissas "óbvias"

não precisa iniciar cold & dark, pode iniciar LONG que tudo flui bem

Marcelo Monteiro

james008
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/06/2014
Mensagens : 76
Reputação : 4
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por harmach Qua 29 Jul 2015, 16:44

Bem, eu conheço "um pouquinho" desta máquina.

no MCDU2 vc tem que

abrir as portas da esquerda e os 2 compartimentos de carga

com o parking brake acionado, chaves de combustivel desacopladas (ENG Master 1 e 2, abaixo do THR)

menu LOAD/FUEL

vc tem 2 opções,

Opção 1
Usar esta ferramenta *Loadsheet" e ai clicar no LOADSHEET do MCDU2, ele ira ficar em VERDE as 3 LSK da direita (BOARDING, CARGO e FUEL), se ficar em "Ambar (laranja)" é porque algo esta incorreto (portas, carga, parkbrake, fuel (ENG MASTER 1 e 2)

Aí clicar (quando em Verde) em LSK1R (da direita) - Boarding LSK2 Cargo e LSK3 Fuel - enquanto tiver piscando esta em processo, se quiser "pular" esta etapa (sim, é realistico) LSK4R (LOAD INSTANT) e ele carrega imediatamente.

Opção2

Usar no mesmo menu do MCDU2, preenchendo PAX (LSK1L - da esquerda) / CARGO (LSK2L) e FUEL (LSK3L). Eu nao uso mais o Loadsheet, pois uso o PFPX, mas já usei muito.

Após preencher PAX/CARGO/FUEL, ir direto a LSK da esquerda (não usar o LOADSHEET, pois não usou a ferramenta da Aerosoft) e repetir os procedimentos acima (LSK1L 2L e 3L)

voilà

harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Airbus Bundle - carregamento do combustível Empty Re: Airbus Bundle - carregamento do combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos