Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Gse_multipart13851

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

3 participantes

Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Mikera Ter 21 Jul 2015, 00:11

Sei que este tema já foi um tanto quanto abordado aqui neste fórum, mas para um leigo em eletrônica (assim como eu), muitas vezes é incompreensível os termos que são abordados nos tópicos de discussão - o que acaba dificultando ou impossibilitando a construção do cockpit.

Quero desenvolver um em escala real do Boeing 737-800, mais especificamente, que seja compatível com o NG e NGX - aeronaves oferecidas pela empresa PMDG para FSX e com isso, poder reunir em um único lugar, todas as informações pertinentes ao assunto.

Começando pelo MCP (parte contendo os acionamentos do piloto automático) da aeronave, quais são os materiais necessários para construí-lo? Pelo que eu li (me corrijam ou complementem) precisarei de:

1 placa USB controladora (Stargate, Arduino, etc.) para botões, potenciômetros e as luzes LED.
1 software de comunicação entre o MCP com o simulador (FSUIPC, Link2FS, etc.)

Perguntas:
Qual a relação de materiais necessários para a construção do MCP?
Qual é a melhor placa USB Controladora disponível no mercado para um projeto em escala real deste 737?
Qual é o software de comunicação mais recomendado para este projeto?

Desde já agradeço a colaboração de todos os envolvidos e vamos nos falando!!

Mikera
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 20/07/2015
Mensagens : 6
Reputação : 0
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 21 Jul 2015, 09:47

Olá Mikera, bem vindo seja amigo, a confraria do serrote e do ferro de soldar thumbsup
Achamos seu sonho magnifico. E totalmente possível de ser realizado.
Parabens  aplauso  

Entretanto, imaginamos que seja esse, o seu primeiro projeto.  scratch
Então aconselhamos a iniciar essa fantástica atividade, montando cockpits bem mais simples.  
Para ir aprendendo e evoluindo aos poucos.  yes
Dizemos isso porque, diante das inúmeras dificuldades que certamente irão surgir, você não desanime, não se frustre e acabe desistindo.  Sad

Para iniciar e ir evoluindo aos pouco, aconselho  adquirir a placa Stargate NG, porque ela é entregue já programada e com suporte técnico.

E... "vamos nos falando"  Very Happy ,  abraços

_________________
Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Mikera Ter 21 Jul 2015, 22:15

Inventor, muito obrigado pela hospitalidade e mãos a obra.
Sem sombra de dúvidas as Placas Controladoras USB da Stargate são imprescindíveis para a elaboração do meu projeto e com certeza irei adquirí-la, mas tenho algumas dúvidas a respeito dela, pode me auxiliar?

1 - Eu posso utilizar várias placas Stargate simultaneamente para a construção de todo o cockpit (MCP, Overhead, etc.)? O simulador entenderá como "joysticks" distintos?
2 - Consigo conectar displays numéricos á esta placa para a confecção do meu MCP?
3 - Consigo associar uma luz de LED a cada uma das chaves?
4 - Ainda falando de LED, consigo seguir a mesma logica de programação do MCP real? Ex.: A luz do speed não acender enquanto a chave primária do piloto automático estiver em Off OU os displays numéricos "rolarem" mais rápido se eu rolar o switch mais rapidamente.

Mais uma vez agradeço e vamos nos falando! Very Happy
Uma vez respondidas essas perguntas, darei início a construção do cockpit e vou postando as fotos aqui.

Mikera
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 20/07/2015
Mensagens : 6
Reputação : 0
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 22 Jul 2015, 10:19

Mikera escreveu:Inventor, muito obrigado pela hospitalidade e mãos a obra.
Sem sombra de dúvidas as Placas Controladoras USB da Stargate são imprescindíveis para a elaboração do meu projeto e com certeza irei adquirí-la, mas tenho algumas dúvidas a respeito dela, pode me auxiliar?

1 - Eu posso utilizar várias placas Stargate simultaneamente para a construção de todo o cockpit (MCP, Overhead, etc.)? O simulador entenderá como "joysticks" distintos?
2 - Consigo conectar displays numéricos á esta placa para a confecção do meu MCP?
3 - Consigo associar uma luz de LED a cada uma das chaves?
4 - Ainda falando de LED, consigo seguir a mesma logica de programação do MCP real? Ex.: A luz do speed não acender enquanto a chave primária do piloto automático estiver em Off OU os displays numéricos "rolarem" mais rápido se eu rolar o switch mais rapidamente.

Mais uma vez agradeço e vamos nos falando! Very Happy
Uma vez respondidas essas perguntas, darei início a construção do cockpit e vou postando as fotos aqui.
Olá amigo, bom dia.
Muito obrigado por preferir as nossas plaquinhas thumbsup

Respondendo as suas perguntas sobre a placa Stargate NG:
1 - Sim, você pode usar varias placas Stargate simultaneamente. O Windows as reconhecerá  individualmente.
2 - No momento estamos estudando a possibilidade de disponibilizar futuramente, uma placa decodificadora para displays de 7 segmentos.
3 - Sim, é possível.
4 - Não é impossível, mas é muito difícil fazer o Firmware (programação interna).  

Portanto, não aconselhamos a construção caseira de um MCP completo. Porque trata-se de um modulo muito complexo.  Sad  
Não compensa o tempo empregado na sua construção. O recomendável seria  adquirir o MCP já pronto.
Assim também deve-se adquirir já prontos outros módulos tais como: os Rádios, o FMC, ....  

O seu projeto é maravilhosamente audacioso. Mas se você for construir todos módulos, gabinetes, painéis e tudo mais, acho que levará alguns anos. scratch
Mesmo assim, caso você decida ir adiante com seu projeto original, conte comigo no que estiver ao meu alcance.   Very Happy ,  abraços

_________________
Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Mikera Qua 22 Jul 2015, 12:20

Compreendo. Então é possível dizer que a Stargate, embora seja uma máquina incrível é mais indicada para a elaboração das partes "menos complexas de programação" do cockpit, como por exemplo o Overhead, After, Pedestal, EFIs, etc?

Vi que existe uma placa pronta para MCP da USBInterface que creio que deva dar para adptá-la aos meus propositos.

Pretendo investir um tempo e dinheiro nisso e quanto mais informações de como proceder, melhor. Só vou realmente adiante quando estiver todo o projeto bem elaborado para não obter perda financeira.

Em breve, vou postando fotos das minhas aquisições.

Mikera
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 20/07/2015
Mensagens : 6
Reputação : 0
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Mikera Sex 24 Jul 2015, 13:01

Inventor, uma dúvida. A stargate NG vem com entrada para 6 potenciômetros. Tem como eu solicitar a inclusão de mais 2? Meu projeto requer 8 potenciômetros e seria mais viável reuní-los em uma só placa. Muito obrigado.

Mikera
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 20/07/2015
Mensagens : 6
Reputação : 0
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por andre_sp Sex 24 Jul 2015, 13:02

Seja Welcome ao Voo Virtual, Mikera.

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 24 Jul 2015, 17:46

Mikera escreveu:Inventor, uma dúvida. A stargate NG vem com entrada para 6 potenciômetros. Tem como eu solicitar a inclusão de mais 2? Meu projeto requer 8 potenciômetros e seria mais viável reuní-los em uma só placa. Muito obrigado.
Olá amigo, boa tarde thumbsup
Infelizmente, não temos condições de incluir mais eixos na placa. Sad
A solução é mesmo adicionar mais uma placa. thumbsup ,  abraços

_________________
Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1) Empty Re: Cockpit Boeing 737-800 (Parte 1)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos