Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Gse_multipart13851

Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe

4 participantes

Ir para baixo

Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Empty Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe

Mensagem por jailton Seg 06 Jul 2015, 16:53

Ligação aérea mais importante do país completará 79 anos bem distante dos seus tempos áureos

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/electravarig-750x500.jpg

Bastava a chamada para embarque acabar e os funcionários abrirem os portões para uma competição digna de atletismo começar: passageiros saíam em disparada pelas pistas de Congonhas e Santos Dumont em busca dos melhores lugares no Electra, o mais famoso avião que operou na Ponte Aérea Rio-São Paulo.

É verdade, nem todos corriam, mas havia quem disputasse um lugar no conhecido lounge, uma espécie de saleta no fundo do turboélice que era o local ideal para executivos viajarem em fim de expediente na volta para sua cidade de origem.

Hoje, a ligação entre as duas mais importantes cidades do Brasil não lembra nem de longe esse período tão peculiar. Se por um lado não existia ainda o assento marcado na rota, por outro os passageiros desfrutavam de um serviço de bordo elogiado com direito a itens sofisticados como champanhe e uísque – bem diferente das barrinhas de cereais e água dos voos atuais.

Foi a época do Electra II, um turboélice quadrimotor de som inconfundível que dominou a ponte durante 16 anos até ser aposentado em 1992.

De competição a reserva de mercado

Os voos entre o Rio de Janeiro e São Paulo começaram nos primórdios da aviação comercial brasileira, e se intensificaram após a Segunda Guerra, quando a oferta de aviões era grande e barata.

De uma cobertura de voo um tanto caótica, a ligação se transformou na conhecida ‘Ponte Aérea’ apenas em 1959, de forma improvisada quando os gerentes das companhias Varig, Vasp e Cruzeiro decidiram coordenar seus voos entre os aeroportos de forma a não se sobreporem e perderem passageiros para a companhia aérea mais agressiva da época, a Real Aerovias.

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/saab-scandia-1966-vasp-750x500.jpg

Informalmente, as três companhias deixaram de exigir endossos nas passagens e, com isso, ficou fácil para o passageiro embarcar em qualquer um dos voos delas. Não demorou para que a direção de Varig, Vasp e Cruzeiro adotassem a prática de forma oficial.

O termo ‘Ponte aérea’ teria surgido de ninguém menos que Rubem Berta, na época presidente da Varig, e fazia menção aos voos de suprimentos dos países de Ocidente para manter Berlim, na Alemanha, capaz de sobreviver ao bloqueio comunista.

Com a incorporação da Real pela Varig, aos poucos, o serviço foi ganhando mais padrão, sobretudo quando a Panair e a Sadia (futura Transbrasil) entraram para o pool de empresas.

No início, os voos eram realizados por uma variedade enorme de aviões, de modelos a pistão de pequeno porte e grande porte a turboélices de origens diversas. Aos poucos, no entanto, a Ponte Aérea foi se consolidando, dominada pela Varig, que em 1975 assumiu a Cruzeiro (dez antes já havia levado de brinde a Panair).

Nesse mesmo ano, o DAC decidiu obrigar o uso de turboélices no trecho, o que limitou o serviço ao Electra e ao ‘Samurai’, um aparelho de origem japonesa. Meses depois, um acidente com esse avião antecipou sua aposentadoria na ponte e o Electra, que havia estreado no trecho em 1962, passava a ser o único avião usado na rota.

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/electra-interior-gbeting2-750x500.jpg

Demanda em alta

Na década 70, amparada no apoio do governo militar, a Varig mantinha uma reserva de mercado, sobretudo nos voos internacionais, proibidos a qualquer outra companhia. Com a ponte-aérea, a situação era próxima disso. Com a junção de outras empresas, a companhia do Rio Grande do Sul chegou a acumular 71% dos voos entre o Rio e São Paulo – Vasp e Transbrasil dividiam o resto.

Os aviões Electra, que chegaram a uma frota de 14 aeronaves, também eram da Varig enquanto a estrutura de atendimento e outros serviços divididos proporcionalmente entre os três membros do clube.

A idade avançada e o crescimento dos voos no país começaram a pesar no avião, desenhado pela companhia americana Lockheed, mais conhecida pelas aeronaves militares. Na década de 80, a Boeing tentou provar que uma nova versão do jato 737 era capaz de operar no Santos Dumont, cuja pista de apenas 1.300 metros era considerada curta demais para ele.

A mudança era mais pleiteada pela Vasp e Transbrasil, que também pressionavam pela redivisão dos voos. A Varig, no entanto, relutou até onde pôde, mas no início da década de 1990, graças a uma nova tecnologia de pavimentação de pistas, tanto Santos Dumont passou a ter condições de operar jatos com segurança – Congonhas, com pista maior, já o fazia há muitos anos.

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/737300-electra-750x500.jpg

Antes disso, a então empresa regional TAM iniciava uma ofensiva que culminaria com a quebra das três grandes companhias nacionais. Em 1989, ela iniciou um serviço alternativo ao pool, batizado de Super Ponte, com turboélices Fokker F-27. Apesar de mais lentos e desconfortáveis, eles ofereciam um serviço de bordo caprichado e possibilidade de reserva de assento.

Em 1992, a era do Electra se encerrou. Vasp e Varig passaram a voar com aviões Boeing 737-300, seguidas pela Transbrasil mais tarde. A TAM (seguida pela Rio-Sul) deslocou o Fokker 100, então um jato moderno e fácil de operar, para competir no trecho.

A volta da competitividade elevou o serviço, mas vitimou as companhias mais antigas, cujas gestões eram mais engessadas e lentas. Com o tempo, Vasp, Transbrasil e, por último, a Varig deram adeus ao “filé mignon” do mercado de aviação brasileiro. Em seu lugar, a TAM e a novata Gol assumiram o protagonismo da rota mais movimentada do país, mas em vez do charme, hoje quem voa entre o Rio de Janeiro e São Paulo já não corre pela pista nem tem uma experiência tão única que virou tema de músicas e muitas histórias.

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/namc-ys-11-samurai-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/vickers-viscount-vasp-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/saab-scandia-1966-vasp-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Lockheed_L-188A_Electra_American_Airlines_JP7356682-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/electravarig-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/130920-saleta-do-electra-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/l-188a-electra-ii-sdumont2-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/l-188a-electra-ii-vjm-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/l-188a-electra-ii-pedro-martinelli-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/electra-interior-gbeting2-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/electra-interior-gbeting1-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/737300-electra-750x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/varig-electra-anuncio-740x420.jpg
http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/l-188a-electra-ii-sdumont-750x420.jpg

http://airway.uol.com.br/category/historia/

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Empty Re: Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe

Mensagem por leolerback Ter 07 Jul 2015, 10:01

Excelente matéria.
leolerback
leolerback
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 29/05/2015
Mensagens : 101
Reputação : 3
Idade : 45
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Sargento Bombeiro Militar / Estudante de PPA
Nacionalidade : Brasil

http://www.lerback.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Empty Re: Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe

Mensagem por Fontenele Sex 28 Ago 2015, 09:58

Obrigado por compartilhar thumbsup

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Empty Re: Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 28 Ago 2015, 11:40

Excelente postagem aplauso

Obrigado Jailton.  Aceite 1 pontinho thumbsup ,  abraços

_________________
Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe Empty Re: Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião "inquebrável" e champanhe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos