Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


APU Ponte Aérea

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido APU Ponte Aérea

Mensagem por klm10 em Dom 07 Jun 2015, 22:24

Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!
avatar
klm10
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/09/2013
Mensagens : 167
Reputação : 3
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/channel/UCRMpJ0uHRRW63NAISvaeW8Q/videos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por fernando.boeing em Seg 08 Jun 2015, 00:38

Boa noite!!
Mesmo em ponte aérea ou até rotas mais curtas, em condições normais, não mantém APU acionada em rota. Somente quando necessário.

Abçs!

_________________
Win10 Pro 64bits - i7 6700K 4.0ghz - Corsair H100i - 8gb RAM - EVGA GTX1060 - SSD 120Gb
avatar
fernando.boeing
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 15/02/2013
Mensagens : 306
Reputação : 19
Idade : 29
Simulador preferido : FSX e P3D
Emprego/lazer : Gestor Logístico - GEC
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Alexandre da Silva em Seg 08 Jun 2015, 08:12

klm10 escreveu:Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!

Ouvi dizer que sim, APU ligada durante todo o voo, só não lembro aonde que li sobre o assunto.
avatar
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6769
Reputação : 568
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/biro4fun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por andre_sp em Seg 08 Jun 2015, 10:15

Alexandre da Silva escreveu:
Ouvi dizer que sim, APU ligada durante todo o voo, só não lembro aonde que li sobre o assunto.

O Alexandre tem razão. Ou tinha...  wink

Até o SOP de 2009 era assim mesmo.  yes

"NOTAS: O corte do “APU” deverá ser efetuado após 2 minutos da retirada das cargas elétrica e pneumática.
Nos trechos CGH/SDU/CGH – manter APU ON durante todo o vôo."

Não tenho um mais recente, então não posso garantir que o procedimento ainda seja este.

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
avatar
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11272
Reputação : 1005
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por AdrianoN em Seg 08 Jun 2015, 10:33

Eu já vi videos no Youtube de A320 da TAM decolando com o APU ligado. Isso porque se os motores falharem, eles tem a chance de fazer o religamento dos motores. Isso em alguns aeroportos sem area de escape. É o que soube.


Última edição por AdrianoN em Seg 08 Jun 2015, 12:25, editado 1 vez(es)

_________________
avatar
AdrianoN
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 05/08/2012
Mensagens : 1486
Reputação : 24
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Alexandre da Silva em Seg 08 Jun 2015, 11:26

andre_sp escreveu:
Alexandre da Silva escreveu:
Ouvi dizer que sim, APU ligada durante todo o voo, só não lembro aonde que li sobre o assunto.

O Alexandre tem razão. Ou tinha...  wink

Até o SOP de 2009 era assim mesmo.  yes

"NOTAS: O corte do “APU” deverá ser efetuado após 2 minutos da retirada das cargas elétrica e pneumática.
Nos trechos CGH/SDU/CGH – manter APU ON durante todo o vôo."

Não tenho um mais recente, então não posso garantir que o procedimento ainda seja este.

Exatamente, foi no SOP da GOLVirtual que eu li isso, por tanto na GOL real também é assim, porque a documentação da GOLV é feito com base no real.

Obrigado André.

thumbsup
avatar
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6769
Reputação : 568
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/biro4fun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por luciano-silva em Seg 08 Jun 2015, 14:41

Além da contingência de forças pneumática e elétrica durante o voo, manter a APU em on em rotas curtas como ponte aérea Rio São Paulo preserva a durabilidade do equipamento, apesar do consumo adicional do combustível, acredito que as companhias devem ter essa conta feita.

_________________
W10 Pro 64 - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 3.4 Ghz - Memória: 16 GB 2X8 Corsair 1600 MHz - Placa de Video: NVidia GTX 670 2GB DDR5 256Bits / 2 Hard Disk: Seagate 1,0 Tbs + 1 Hard Disk SSD Sansung 500 Gbs  / Fonte: Corsair GS700W
avatar
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 515
Reputação : 34
Idade : 36
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 00:34

Acho muito estranho essa informação da GOL real adotar essa prática de manter o APU ligado em rotas como RJ/SP. As empresas do mundo todo luta contra o consumo de combustível para evitar problemas econômicos e tudo mais, se preocupando em adicionar a frota novas aeronaves com winglets ou sharklets ou wingtip, COAST INDEX, etc. Não faz sentido voar, mesmo em rotas curtas, com APU ligado. Sem lógica alguma.
A TAM REAL para quem ainda não sabe, adotou por enquanto nos aeroporto do Galeão e Guarulhos o chamado SMART FUEL.
Alguém já ouviu falar neese termo? Pois é, o SMART FUEL é a prática, quando possível (disponibilidade de equipamento) em conectar uma GPU e AR COND. e em seguida o piloto corta o APU para economizar combustível, só religando quando a aeronave está pronta para sair e iniciar o PUSHBACK. Então acredito que logo após a partida dos motores eles cortam novamente o APU.
A GOL REAL está quase adotando a mesma coisa.
Conclusão: é uma tremenda idiotice querer economizar e gastar logo em seguida. Sem sentido algum Esse tal de SMART FUEL. mad, caso realmente as empresas fazem uso dessa prática de manter a APU LIGADO durante o voo.
Estranho demais isso!!! scratch

Outra questão: Como assim decolar com APU LIGADO para uma possível repartida dos motores? scratch
O camarada tem que estar num dia muito ruim para perder dois motores na decolagem ou em cruzeiro, concorda?
Se perder um motor no 737 na decolagem, mesmo full, ele consegue voar de boa. Pode acreditar! E para dar nova partida nesse motor ele não precisa de apu. O outro motor que está funcionando é que é o responsável em dar a partida no seu irmão gêmeo.
Ao invés de colocar o KNOB em ground, ele seleciona flight e a partida acontece normalmente.
Quando uma aeronave está com o APU inop, no solo, a partida é dada no motor número 1 através de uma LPU( LOW PRESSURE UNIT). Quando esse motor está acionado o piloto acelera para, se não me engano para 75% de N1 e logo em seguida aciona o motor 2 através do sangramento de ar do motor 1. Deu para compreender mais ou menos? thumbsup


Última edição por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 00:57, editado 1 vez(es)

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
avatar
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 15/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 38
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por JoaoVBettu em Ter 09 Jun 2015, 00:50

Juca Bala escreveu:Acho muito estranho essa informação da GOL real adotar essa prática de manter o APU ligado em rotas como RJ/SP. As empresas do mundo todo luta contra o consumo de combustível para evitar problemas econômicos e tudo mais, se preocupando em adicionar a frota novas aeronaves com winglets ou sharklets ou wingtip, COAST INDEX, etc. Não faz sentido voar, mesmo em rotas curtas, com APU ligado. Sem lógica alguma.
A TAM REAL para quem ainda não sabe, adotou por enquanto nos aeroporto do Galeão e Guarulhos o chamado SMART FUEL.
Alguém já ouviu falar neese termo? Pois é, o SMART FUEL é a prática, quando possível (disponibilidade de equipamento) em conectar uma GPU e AR COND. e em seguida o piloto corta o APU para economizar combustível, só religando quando a aeronave está pronta para sair e iniciar o PUSHBACK. Então acredito que logo após a partida dos motores eles cortam novamente o APU.
A GOL REAL está quase adotando a mesma coisa.
Conclusão: é uma tremenda idiotice querer economizar e gastar logo em seguida. Sem sentido algum Esse tal de SMART FUEL. mad, caso realmente as empresas fazem uso dessa prática de manter a APU LIGADO durante o voo.
Estranho demais isso!!! scratch
Amigo, é mais vantajoso para a companhia gastar isso em combustível com APU do que pagar mais para ter que fazer mais manutenções preditivas já que, assim como qualquer componente eletronico ou mecanico, quanto mais vezes você ligar e desligar, mais ele vai se desgastar, ou seja, num voo de curta duração como esse vale mais a pena manter a APU ligada do que diminuir a vida util dela. thumbsup

_________________
IVAO-BR - Senior Private Pilot - 446432 | Intel Core I5 4690k | Corsair H80i v2 | 16gb RAM | Gigabyte GTX1060 6gb G1 Gaming | Asus B85M/E-BR | Gabinete PCYes Taurus | Windows 10 Pro 64 bits
avatar
JoaoVBettu
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 19/09/2013
Mensagens : 468
Reputação : 15
Idade : 19
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

http://www.instagram.com/joaobettu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 01:04

Meu amigo, concordo contigo em partes, mas eu continuo achando sem sentido. Eu sei que esses apus são controlados por números de ciclos de partida.
Então porque a TAM REAL adotou essa prática idiota de cortar APU, mesmo em trânsito de 30 minutos? Sem sentido, né?
Será que realmente sai mais barato manter ligado? thumbsup
Pára e pensa, pô!!

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
avatar
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 15/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 38
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por JoaoVBettu em Ter 09 Jun 2015, 01:09

Juca Bala escreveu:Meu amigo, concordo contigo em partes, mas eu continuo achando sem sentido. Eu sei que esses apus são controlados por números de ciclos de partida.
Então porque a TAM REAL adotou essa prática idiota de cortar APU, mesmo em trânsito de 30 minutos? Sem sentido, né?
Será que realmente sai mais barato manter ligado? thumbsup
Pára e pensa, pô!!
Realmente também acho meio sem sentido, mas com certeza para a companhia tem e faz parte de alguma estratégia de administração e pode ser que o modelo do APU também tenha algo a ver, mas é algo que para nós fica dificil de saber lol

_________________
IVAO-BR - Senior Private Pilot - 446432 | Intel Core I5 4690k | Corsair H80i v2 | 16gb RAM | Gigabyte GTX1060 6gb G1 Gaming | Asus B85M/E-BR | Gabinete PCYes Taurus | Windows 10 Pro 64 bits
avatar
JoaoVBettu
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 19/09/2013
Mensagens : 468
Reputação : 15
Idade : 19
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

http://www.instagram.com/joaobettu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por klm10 em Ter 09 Jun 2015, 01:18

Realmente, há muitas questões boas aqui sobre esse assunto, percebo que não só sou eu que tenho essa duvida, diminuir a vida útil do APU em um aeronave homologada só para efetuar a ponte aérea ou manter ON durante o voo consumindo combustível? Espero que alguém consiga o SOP pra acabar com essa duvida. Agradeço cada um! Mas ainda não sei como proceder nessa rota em relação a APU.
avatar
klm10
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/09/2013
Mensagens : 167
Reputação : 3
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/channel/UCRMpJ0uHRRW63NAISvaeW8Q/videos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 01:19

lol  Não é difícil não!!!! Amanhã vou confirmar as minhas informações e te digo com propriedade.
A questão não é APU com toda certeza. Pode ficar tranquilo. Airbus é uma máquina mais fantástica que você e muitos imaginam.
Nunca entre nesse mito que BOEING É MELHOR QUE AIRBUS que é furada. O que um tem de desvantagem o outro tem de vantagem e vice versa que nem feijão com arroz. Juntando tudo os dois são excelentes máquinas voadoras e seguras. O que na maioria das vezes queima o filme dessas aeronaves é a falta de treinamento de tripulantes técnicos. Falha mecânica dificilmente derruba um avião desses. Você pode acreditar firmemente nisso.


klm10 escreveu:Realmente, há muitas questões boas aqui sobre esse assunto, percebo que não só sou eu que tenho essa duvida, diminuir a vida útil do APU em um aeronave homologada só para efetuar a ponte aérea ou manter ON durante o voo consumindo combustível? Espero que alguém consiga o SOP pra acabar com essa duvida. Agradeço cada um! Mas ainda não sei como proceder nessa rota em relação a APU.

Pô não sabe? Sabe configurar o mais difícil, que é o FMC, e ainda está em dúvida  se corta ou não o bendito apu?
Simplesmente corta e ponto. Ou não corta e ponto também! Fica a critério. Só que se manter ligado vai consumir mais rápido e aquela continha que você fez A+B+10%+C+30MIN.+TAXI =200KG NÃO VAI BATER.


Última edição por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 01:34, editado 1 vez(es)

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
avatar
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 15/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 38
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por klm10 em Ter 09 Jun 2015, 01:39

Juca, sua informações foram importantes! Porém na simulação eu corto, vou gastar menos no combustível, assim posso decolar com menos peso, e claro, não tenho nenhum custo em relação a manutenção, se a vida do apu se for no simulador, em poucos segundos esta ativo. Mas realmente, eu, queria saber sobre esse procedimento mais profundo... Agradeço!
avatar
klm10
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/09/2013
Mensagens : 167
Reputação : 3
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/channel/UCRMpJ0uHRRW63NAISvaeW8Q/videos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por msantana em Ter 09 Jun 2015, 11:00

Já sei Juca Bala, foi editar o seu post, recebeu aviso de 60 segundos e ao tentar editar novamente ao invés de editar ele criou um post novo? Been there, done that, bought the t-shirt. Não entendo porque o phpBB faz isso confused

msantana
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 11/04/2011
Mensagens : 421
Reputação : 35
Idade : 36
Simulador preferido : FSX, X-Plane 10
Emprego/lazer : Publicidade
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Duley em Ter 09 Jun 2015, 12:03

Me soa estranho manter também a APU ligada. Mas ao mesmo tempo, nós não temos acesso a estatísticas da própria Gol para talvez entender o motivo disso, se for verdade.

Não adianta comparar procedimento da TAM com procedimento da Gol. Equipamentos diferentes, comportamentos diferentes. Se isso é feito, tenho certeza que alguém fez as contas e chegou a alguma conclusão a respeito. Ou estão fazendo testes para perceber o que vale mais a pena.

Aviação não é uma matemática certa.
avatar
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3380
Reputação : 236
Idade : 31
Simulador preferido : FSX / P3D
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por JoaoVBettu em Ter 09 Jun 2015, 13:35

Duley escreveu:Me soa estranho manter também a APU ligada. Mas ao mesmo tempo, nós não temos acesso a estatísticas da própria Gol para talvez entender o motivo disso, se for verdade.

Não adianta comparar procedimento da TAM com procedimento da Gol. Equipamentos diferentes, comportamentos diferentes. Se isso é feito, tenho certeza que alguém fez as contas e chegou a alguma conclusão a respeito. Ou estão fazendo testes para perceber o que vale mais a pena.

Aviação não é uma matemática certa.
Concordo com tudo, menos a parte que a aviação não é uma matemática certa lol É uma das ciências mais exatas, porém essas questões geram sua variabilidade não pela própria ciência, mas pelo interesse de cada um.

_________________
IVAO-BR - Senior Private Pilot - 446432 | Intel Core I5 4690k | Corsair H80i v2 | 16gb RAM | Gigabyte GTX1060 6gb G1 Gaming | Asus B85M/E-BR | Gabinete PCYes Taurus | Windows 10 Pro 64 bits
avatar
JoaoVBettu
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 19/09/2013
Mensagens : 468
Reputação : 15
Idade : 19
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

http://www.instagram.com/joaobettu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Juca Bala em Ter 09 Jun 2015, 19:46

msantana escreveu:Já sei Juca Bala, foi editar o seu post, recebeu aviso de 60 segundos e ao tentar editar novamente ao invés de editar ele criou um post novo? Been there, done that, bought the t-shirt. Não entendo porque o phpBB faz isso confused

Exatamente isso. mad

Confirmado com tripulantes técnicos da GOL e TAM REAL sobre essa questão e a resposta foi: NÃO se pratica manter APU ligado em rotas curtas como RJ/SP e outras. Agora resta cada um aqui correr atrás, se for do interesse, saber se a minha confirmação procede ou não. thumbsup

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
avatar
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 15/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 38
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por fernando.boeing em Sab 13 Jun 2015, 00:31

Agora a questão do vídeo com APU ligada em voo, pode ser questão de performance na decolagem.
Pois se decolar com APU acionada, não precisa de ter sangria de ar dos motores para suprir as packs de ar-condicionado, fazendo dessa forma poder aumentar o peso de decolagem em pistas curtas. Isso depende muito de calculo e estudo de pista.

_________________
Win10 Pro 64bits - i7 6700K 4.0ghz - Corsair H100i - 8gb RAM - EVGA GTX1060 - SSD 120Gb
avatar
fernando.boeing
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 15/02/2013
Mensagens : 306
Reputação : 19
Idade : 29
Simulador preferido : FSX e P3D
Emprego/lazer : Gestor Logístico - GEC
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por galenogarbe em Sab 13 Jun 2015, 01:54

klm10 escreveu:Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!

O APU não possui restrições quanto ao seu uso (manter ligado) ou seu RESTART em qualquer nível de voo homologado (até FL410);

Sendo direto na resposta: SIM, o APU pode (e geralmente) permanece LIGADO durante a operação PONTE RIO-SP.

Em voos normais, em outras rotas, para cada 10 voos recomenda-se fazer um teste de acionamento do APU em cruzeiro.

Pontuando essa questão:
- SIM, normalmente na ponte aérea RJ-SP se mantem o APU "LIGADO" para diminuir o WORKLOAD dessa perna minúscula.
- SIM, é possível dar START na APU em qualquer fase de voo e a critério....

Agora... se não precisa... não se liga.

Em caso de problema em um dos motores e se dependermos do Bleed AIR do APU, há limitaçoes para o nível de voo em cruzeiro.

(se não conseguir ser claro... extendam as perguntas..)

_________________
Workshops semanais de 737 NG
Youtube: http://www.youtube.com/c/BoeingTutoriais
Ao vivo: https://www.youtube.com/c/BoeingTutoriais/live
Setup: Windows 10 eng, DELL XPS 8700 i7 4770k, 12Gb Corsair, NVIDIA GTX 960 2Gb, SSD EVO 840 500Gb + HDD 1Tb
Saitek Radio + Saitek X52 Pro + Virtual CDU + ForeFlight for IOS
PilotEdge Rating I-11
VATSIM ID#860052 (P3)

galenogarbe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/07/2013
Mensagens : 353
Reputação : 35
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://www.2gsim.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Juca Bala em Sab 13 Jun 2015, 19:30

galenogarbe escreveu:
klm10 escreveu:Colegas do VV, em ponte aérea o apu, 737NG no caso, Gol, mantém o apu acionado durante toda a rota ou realmente terei que fazer Startup and Shutdown no apu? Já que voo tem duração de 30 minutos em média. penso que a empresa tem aeronaves especificas só pra fazer essa rota. Atenciosamente!

O APU não possui restrições quanto ao seu uso (manter ligado) ou seu RESTART em qualquer nível de voo homologado (até FL410);

Sendo direto na resposta: SIM, o APU pode (e geralmente) permanece LIGADO durante a operação PONTE RIO-SP.

Em voos normais, em outras rotas, para cada 10 voos recomenda-se fazer um teste de acionamento do APU em cruzeiro.

Pontuando essa questão:
- SIM, normalmente na ponte aérea RJ-SP se mantem o APU "LIGADO" para diminuir o WORKLOAD dessa perna minúscula.
- SIM, é possível dar START na APU em qualquer fase de voo e a critério....

Agora... se não precisa... não se liga.

Em caso de problema em um dos motores e se dependermos do Bleed AIR do APU, há limitaçoes para o nível de voo em cruzeiro.

(se não conseguir ser claro... extendam as perguntas..)


1 - Sim, o APU realmente não tem restrições. Mas a questão não é essa. Eu pelo menos estava falando de economia.

2 - Não, ele não permanece ligado durante essa rota por questões econômicas.

3 - Ligá-lo a cada 10 voos não é a mesma coisa que mantê-lo ligado todo voo.

4 - Não faz sentido mantê-lo ligado durante uma rota "minúscula" e DESLIGÁ-LO em trânsito. Será que realmente é mais econômico ligá-lo em voo? Ai nem você nem eu e nem os pilotos podemos afirmar.

5 - Sim é possível startar o APU durante o voo e a critério. Mas ai você está fugindo do objetivo do assunto.

6 - 99% das vezes não vão precisar. Pode ficar tranquilo.

7 - Ai já não é mais economia e sim segurança. Se não me falha a memória está limitado ao FL250.

Quanto ao comentário do Fernando: Manter ligado durante a decolagem, por questão de segurança por se tratar de pista curta é uma coisa, agora, mantê-lo ligado durante todo o voo é outra questão completamente diferente. Cara a questão toda aqui está girando em torno da ECONOMIA e não segurança. O alinhamento da discussão não está sendo realizado por causa dessa confusão.

A questão do video com certeza estão interpretando de forma equivocada. Se um motor apaga o outro tem condições de auxiliar na partida sem problemas algum. E se um motor apaga durante o voo e o APU está INOP??????? Será que continuam voando mono???? Tenho certeza que não.

Pra não ficar mais esse papo de bêbado, a questão é:

Pode ou não pode OU deve ou não deve?????? mad

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
avatar
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 15/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 38
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por galenogarbe em Sab 13 Jun 2015, 20:39

R:

Pode ou não pode: PODE SIM

Deve ou não DEVE: SP-RJ, DEVE - operação da GOL

Acredite, sei do que estou falando.

De qualquer forma tenho um amigo que está voando essa ponte e logo mais (quando ele pousar) posso pegar um UPDATE para ver se houve alguma mudança no procedimento.

Um dos motivos é evitar por exemplo, a ciclagem (liga - desliga - liga) em um curto espaço/intervalo.

Se não estiver claro posso tentar esclarecer mais um pouco (dizendo exatamente que parte falta pro entendimento).

O consumo do APU é baixo (falando de % do custo da rota) - quase desprezível quando colocada na planilha total de custo da rota/voo.

galenogarbe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/07/2013
Mensagens : 353
Reputação : 35
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://www.2gsim.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Juca Bala em Sab 13 Jun 2015, 20:51

galenogarbe escreveu:R:

Pode ou não pode: PODE SIM

Deve ou não DEVE: SP-RJ, DEVE - operação da GOL

Acredite, sei do que estou falando.

De qualquer forma tenho um amigo que está voando essa ponte e logo mais (quando ele pousar) posso pegar um UPDATE para ver se houve alguma mudança no procedimento.

Um dos motivos é evitar por exemplo, a ciclagem (liga - desliga - liga) em um curto espaço/intervalo.

Se não estiver claro posso tentar esclarecer mais um pouco (dizendo exatamente que parte falta pro entendimento).

O consumo do APU é baixo (falando de % do custo da rota) - quase desprezível quando colocada na planilha total de custo da rota/voo.

Acho que você não entendeu minha ironia. Poder o mundo todo sabe que pode.

Então tá bom! PODE E DEVE. Você tem um conhecido que lhe afirmou isso, então... reverencia

Espero que você tenha 100% de certeza e responsabilidade no que afirma, porque muitos tem esse fórum como uma referência de fontes confiáveis, assim como o aviões e música.

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
avatar
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 15/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 38
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por galenogarbe em Sab 13 Jun 2015, 22:53

SOP da GOL: https://www.dropbox.com/s/h4orj6aabp9kl5f/Captura%20de%20tela%202015-06-13%2021.52.12.png?dl=0

Demorei pra achar mas me esforcei mais um pouco pelo seu ceticismo wink

Como sei que as operações mudam... ainda coloco aqui um update sobre SE o procedimento está vigente na GOL hoje.

_________________
Workshops semanais de 737 NG
Youtube: http://www.youtube.com/c/BoeingTutoriais
Ao vivo: https://www.youtube.com/c/BoeingTutoriais/live
Setup: Windows 10 eng, DELL XPS 8700 i7 4770k, 12Gb Corsair, NVIDIA GTX 960 2Gb, SSD EVO 840 500Gb + HDD 1Tb
Saitek Radio + Saitek X52 Pro + Virtual CDU + ForeFlight for IOS
PilotEdge Rating I-11
VATSIM ID#860052 (P3)

galenogarbe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/07/2013
Mensagens : 353
Reputação : 35
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://www.2gsim.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: APU Ponte Aérea

Mensagem por Graziani em Dom 14 Jun 2015, 00:14

Como sempre o grande Galeno nos brindando com o seu grande conhecimento!
Já tinha ouvido voce dizer sobre isso no seu workshop do B738 NGX.

_________________
_________________
Mauricio Graziani
I5 6600 /EVga GTX 970/Gigabyte B-150 D3H/ Kingston Fury 2x4GB/2HD X 500GB Samsung /SSD 240GB SAMDisk/Coursair CX 500w/Saitek Yoke/MCP PRO GoFLight /Throttle/Pedal GS/Cockpit IOCards (Radio/EFIS/Flaps)+SIOC
avatar
Graziani
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 546
Reputação : 55
Idade : 57
Simulador preferido : P3D V3, X-Plane
Emprego/lazer : Project Manager
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum