Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX Gse_multipart13851

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

+2
Paulo Stavis
thomassouza
6 participantes

Ir para baixo

Resolvido Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Sáb 18 Abr 2015, 16:03

Bom pessoal, sou iniciante no ramo da simulação de vôo, por isso estou cheio de dúvidas quanto aos procedimentos das aeronaves da PMDG (Minhas preferidas), rsrs.. Bom, inicialmente gostaria de saber, antes da decolagem, deverei setar no MCP a altitude de cruzeiro do vôo? E no FMC, existe alguma seção que eu tenha que inserir dados para que a aeronave saiba o momento correto de realizar a descida?? confused
Porque fiz isso recentemente utilizando um B777-300 da PMDG num vôo experimental de SBGL-SBGR, e percebi que após a decolagem, a aeronave interceptou um ponto da rota denominado T/C e permaneceu a 17800 pés durante todo o percurso, em seguida interceptamos o T/D (Onde acredito que ele deveria iniciar a descida automaticamente), porém nada aconteceu e permanecemos a 17800 pés, o FMC emitiu a MSG: "Reset MCP altitude". O MCP estava com a altitude de cruzeiro 31000 pés e o LNAV e o VNAV estavam acionados. Então o que eu posso ter errado?

Muuito obrigado!! thumbsup
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Paulo Stavis Seg 20 Abr 2015, 12:09

Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Allan Prim Seg 20 Abr 2015, 12:36

[...] antes da decolagem, deverei setar no MCP a altitude de cruzeiro do vôo?

No MCP primeiro você vai setar a restrição inicial de altitude (varia de acordo com o aeródromo, tempo...). Após a decolagem, aguarde a autorização da torre para "subir" em cruzeiro - se online - ou interceptar o(s) ponto(s) em que há a restrição(ões), e então alterar no MCP para a altitude de cruzeiro.

E no FMC, existe alguma seção que eu tenha que inserir dados para que a aeronave saiba o momento correto de realizar a descida?? confused

Você inserindo a rota em ROUTE e os dados de performance como altitude de transição, combustível, combustível reserva, cruzeiro e cost index no PERF INIT, apertando o EXEC ele vai inserir no mapa 2 pontos: T/C e T/D (Top of Climb e Top of Descent). Serão esses os momentos cruzeiro e descida.

No seu caso, você fez tudo que eu citei acima, porém perto do ponto T/C quando o FMC acusou "Reset MCP Altitude" você deveria resetar a altitude que consta no FMC (em rosa) que seria a próxima altitude atingida. Dessa forma, ao interceptar o ponto T/C a aeronave irá iniciar a descida (isso se você estiver voando por RNAV e LNAV). Sem resetá-la a aeronave continua em cruzeiro. thumbsup

Um exemplo: (Nesse caso a altitude inserida para a descida seria 5500)

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX Fmc

_________________
Intel Core i5 4570 3.6Ghz | GA-B85M-D3H| G.Skill 8GB 1600mhz | Seagate Barracuda 500GB | Samsung EVO 850 120GB | Corsair CX430M | GTX960 | TA550 27" LED | Logitech Extreme 3D Pro

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX 454531
Allan Prim
Allan Prim
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 533
Reputação : 22
Idade : 26
Simulador preferido : P3D/X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenharia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Ter 21 Abr 2015, 12:59


Paulo, muito obrigado pela sua contribuição, gostaria muito de assistir aos vídeos, mas eles são privados. Se você puder me adicionar eu agradeço. Seu material parece ser bem completo. thomassou@gmail.com

Grande abraço! thumbsup
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Ter 21 Abr 2015, 13:03

Allan Prim escreveu:
[...] antes da decolagem, deverei setar no MCP a altitude de cruzeiro do vôo?

No MCP primeiro você vai setar a restrição inicial de altitude (varia de acordo com o aeródromo, tempo...). Após a decolagem, aguarde a autorização da torre para "subir" em cruzeiro - se online - ou interceptar o(s) ponto(s) em que há a restrição(ões), e então alterar no MCP para a altitude de cruzeiro.

E no FMC, existe alguma seção que eu tenha que inserir dados para que a aeronave saiba o momento correto de realizar a descida?? confused

Você inserindo a rota em ROUTE e os dados de performance como altitude de transição, combustível, combustível reserva, cruzeiro e cost index no PERF INIT, apertando o EXEC ele vai inserir no mapa 2 pontos: T/C e T/D (Top of Climb e Top of Descent). Serão esses os momentos cruzeiro e descida.

No seu caso, você fez tudo que eu citei acima, porém perto do ponto T/C quando o FMC acusou "Reset MCP Altitude" você deveria resetar a altitude que consta no FMC (em rosa) que seria a próxima altitude atingida. Dessa forma, ao interceptar o ponto T/C a aeronave irá iniciar a descida (isso se você estiver voando por RNAV e LNAV). Sem resetá-la a aeronave continua em cruzeiro. thumbsup

Um exemplo: (Nesse caso a altitude inserida para a descida seria 5500)

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX Fmc

Salve, salve Comte. Allan, muito obrigado pela sua ajuda, mas me tira uma outra dúvida, como eu farei para alterar a altitude do fixo no FMC, ou eu teria que inserir a altitude daquele fixo no MCP?? E só fazendo isso o avião já desce sozinho ou tenho que setar manualmente todos as restrições de altitude para descida?

Valeu mesmo pela ajuda!! thumbsup
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Paulo Stavis Ter 21 Abr 2015, 13:05

thomassouza escreveu:Paulo, muito obrigado pela sua contribuição, gostaria muito de assistir aos vídeos, mas eles são privados. Se você puder me adicionar eu agradeço. Seu material parece ser bem completo. thomassou@gmail.com

Grande abraço! thumbsup

Os vídeos não são meus, são do Galeno Garbe. Antes eram free mas pelo visto, como sempre, o olho cresceu e agora são pagos... Fico devendo então. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Allan Prim Ter 21 Abr 2015, 13:59

thomassouza escreveu:
Allan Prim escreveu:

No MCP primeiro você vai setar a restrição inicial de altitude (varia de acordo com o aeródromo, tempo...). Após a decolagem, aguarde a autorização da torre para "subir" em cruzeiro - se online - ou interceptar o(s) ponto(s) em que há a restrição(ões), e então alterar no MCP para a altitude de cruzeiro.



Você inserindo a rota em ROUTE e os dados de performance como altitude de transição, combustível, combustível reserva, cruzeiro e cost index no PERF INIT, apertando o EXEC ele vai inserir no mapa 2 pontos: T/C e T/D (Top of Climb e Top of Descent). Serão esses os momentos cruzeiro e descida.

No seu caso, você fez tudo que eu citei acima, porém perto do ponto T/C quando o FMC acusou "Reset MCP Altitude" você deveria resetar a altitude que consta no FMC (em rosa) que seria a próxima altitude atingida. Dessa forma, ao interceptar o ponto T/C a aeronave irá iniciar a descida (isso se você estiver voando por RNAV e LNAV). Sem resetá-la a aeronave continua em cruzeiro. thumbsup

Um exemplo: (Nesse caso a altitude inserida para a descida seria 5500)

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX Fmc

Salve, salve Comte. Allan, muito obrigado pela sua ajuda, mas me tira uma outra dúvida, como eu farei para alterar a altitude do fixo no FMC, ou eu teria que inserir a altitude daquele fixo no MCP?? E só fazendo isso o avião já desce sozinho ou tenho que setar manualmente todos as restrições de altitude para descida?

Valeu mesmo pela ajuda!! thumbsup

Então, a altitude do fixo já é estabelecida automaticamente no FMC de acordo com o database (AIRAC). Na descida você vai apenas setando a altitude informada no FMC de acordo com o alerta "Reset MCP Altitude". Também dá pra você setar a altitude no MCP conforme as altitudes dos fixos, mas daí é preciso também controlar o vert. Speed e ficar vendo o arco verde no mapa para estar na altitude certa no fixo.

Resumindo, apareceu Reset MCP Altitude -> muda no MCP a altitude que está em rosa no FMC, e vai repetindo isso até a aproximação.

Abs thumbsup

_________________
Intel Core i5 4570 3.6Ghz | GA-B85M-D3H| G.Skill 8GB 1600mhz | Seagate Barracuda 500GB | Samsung EVO 850 120GB | Corsair CX430M | GTX960 | TA550 27" LED | Logitech Extreme 3D Pro

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX 454531
Allan Prim
Allan Prim
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 533
Reputação : 22
Idade : 26
Simulador preferido : P3D/X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenharia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Juca Bala Ter 21 Abr 2015, 14:07

thomassouza escreveu:Bom pessoal, sou iniciante no ramo da simulação de vôo, por isso estou cheio de dúvidas quanto aos procedimentos das aeronaves da PMDG (Minhas preferidas), rsrs.. Bom, inicialmente gostaria de saber, antes da decolagem, deverei setar no MCP a altitude de cruzeiro do vôo? E no FMC, existe alguma seção que eu tenha que inserir dados para que a aeronave saiba o momento correto de realizar a descida?? confused
Porque fiz isso recentemente utilizando um B777-300 da PMDG num vôo experimental de SBGL-SBGR, e percebi que após a decolagem, a aeronave interceptou um ponto da rota denominado T/C e permaneceu a 17800 pés durante todo o percurso, em seguida interceptamos o T/D (Onde acredito que ele deveria iniciar a descida automaticamente), porém nada aconteceu e permanecemos a 17800 pés, o FMC emitiu a MSG: "Reset MCP altitude". O MCP estava com a altitude de cruzeiro 31000 pés e o LNAV e o VNAV estavam acionados. Então o que eu posso ter errado?

Muuito obrigado!! thumbsup

Rapaz, não perde tempo!! Entra no professor particular chamado youtube, lá está lotado de tutoriais de como operar qualquer aeronave do flight simulator, inclusive PMDG 737 NGX. Escolhe um e deita e rola. thumbsup

_________________
"Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa"  Martin Luther King

Windows 8.1 PRO 64, AMD A10-6800K QUAD CORE 4.10 GHz, Nvidia GTX 550 TI 1GB, RAM 8GB DUO channel 1666MHz, HD 250GB, fonte real 500W, monitor Samsung 19' LCD, joystick Logitech Xtream 3D pro.
Juca Bala
Juca Bala
Banido

Masculino
Inscrito em : 14/08/2013
Mensagens : 300
Reputação : -34
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar 3D V2
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Ter 21 Abr 2015, 14:46

Allan Prim escreveu:
thomassouza escreveu:

Salve, salve Comte. Allan, muito obrigado pela sua ajuda, mas me tira uma outra dúvida, como eu farei para alterar a altitude do fixo no FMC, ou eu teria que inserir a altitude daquele fixo no MCP?? E só fazendo isso o avião já desce sozinho ou tenho que setar manualmente todos as restrições de altitude para descida?

Valeu mesmo pela ajuda!! thumbsup

Então, a altitude do fixo já é estabelecida automaticamente no FMC de acordo com o database (AIRAC). Na descida você vai apenas setando a altitude informada no FMC de acordo com o alerta "Reset MCP Altitude". Também dá pra você setar a altitude no MCP conforme as altitudes dos fixos, mas daí é preciso também controlar o vert. Speed e ficar vendo o arco verde no mapa para estar na altitude certa no fixo.

Resumindo, apareceu Reset MCP Altitude -> muda no MCP a altitude que está em rosa no FMC, e vai repetindo isso até a aproximação.

Abs thumbsup

Shoow de bola Allan, valeu mesmo.. fiz isso no Boeing 777-300er da PMDG e funcionou direitinho, só esqueci de levantar a proa no momento de tocar o solo, aí deu a impressão que o avião pousou de "bico", mas foi legal ninguém reclamou.. rsrs..

Obrigadão! reverencia
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Ter 21 Abr 2015, 14:51

Juca Bala escreveu:
thomassouza escreveu:Bom pessoal, sou iniciante no ramo da simulação de vôo, por isso estou cheio de dúvidas quanto aos procedimentos das aeronaves da PMDG (Minhas preferidas), rsrs.. Bom, inicialmente gostaria de saber, antes da decolagem, deverei setar no MCP a altitude de cruzeiro do vôo? E no FMC, existe alguma seção que eu tenha que inserir dados para que a aeronave saiba o momento correto de realizar a descida?? confused
Porque fiz isso recentemente utilizando um B777-300 da PMDG num vôo experimental de SBGL-SBGR, e percebi que após a decolagem, a aeronave interceptou um ponto da rota denominado T/C e permaneceu a 17800 pés durante todo o percurso, em seguida interceptamos o T/D (Onde acredito que ele deveria iniciar a descida automaticamente), porém nada aconteceu e permanecemos a 17800 pés, o FMC emitiu a MSG: "Reset MCP altitude". O MCP estava com a altitude de cruzeiro 31000 pés e o LNAV e o VNAV estavam acionados. Então o que eu posso ter errado?

Muuito obrigado!! thumbsup

Rapaz, não perde tempo!! Entra no professor particular chamado youtube, lá está lotado de tutoriais de como operar qualquer aeronave do flight simulator, inclusive PMDG 737 NGX. Escolhe um e deita e rola. thumbsup

Valeu meu camarada, mas algumas dicas são muito específicas e o youtube não possui.. rsrs.. Mas já tirei muitas dúvidas por ele, e foi graças a ele que consegui realizar meu primeiro pouso! kkk..
Abração! wink
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Allan Prim Ter 21 Abr 2015, 15:47

thomassouza escreveu:
Juca Bala escreveu:

Rapaz, não perde tempo!! Entra no professor particular chamado youtube, lá está lotado de tutoriais de como operar qualquer aeronave do flight simulator, inclusive PMDG 737 NGX. Escolhe um e deita e rola. thumbsup

Valeu meu camarada, mas algumas dicas são muito específicas e o youtube não possui.. rsrs.. Mas já tirei muitas dúvidas por ele, e foi graças a ele que consegui realizar meu primeiro pouso! kkk..
Abração! wink

Verdade, demorei muito tempo pra conseguir fazer os procedimentos certos, uns faziam de um jeito... outros pulavam uma etapa ou outra e daí confundia tudo mad

_________________
Intel Core i5 4570 3.6Ghz | GA-B85M-D3H| G.Skill 8GB 1600mhz | Seagate Barracuda 500GB | Samsung EVO 850 120GB | Corsair CX430M | GTX960 | TA550 27" LED | Logitech Extreme 3D Pro

Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX 454531
Allan Prim
Allan Prim
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 533
Reputação : 22
Idade : 26
Simulador preferido : P3D/X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenharia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Ter 21 Abr 2015, 19:28

Allan Prim escreveu:
thomassouza escreveu:

Valeu meu camarada, mas algumas dicas são muito específicas e o youtube não possui.. rsrs.. Mas já tirei muitas dúvidas por ele, e foi graças a ele que consegui realizar meu primeiro pouso! kkk..
Abração! wink

Verdade, demorei muito tempo pra conseguir fazer os procedimentos certos, uns faziam de um jeito... outros pulavam uma etapa ou outra e daí confundia tudo mad

Pois é, é exatamente esse o problema, mas aos poucos procuro me aperfeiçoar..  wink

Valeuu! thumbsup thumbsup


Última edição por thomassouza em Qui 23 Abr 2015, 21:31, editado 1 vez(es)
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Ter 21 Abr 2015, 19:37

Paulo Stavis escreveu:
thomassouza escreveu:Paulo, muito obrigado pela sua contribuição, gostaria muito de assistir aos vídeos, mas eles são privados. Se você puder me adicionar eu agradeço. Seu material parece ser bem completo. thomassou@gmail.com

Grande abraço! thumbsup

Os vídeos não são meus, são do Galeno Garbe. Antes eram free mas pelo visto, como sempre, o olho cresceu e agora são pagos... Fico devendo então. thumbsup

rsrs.. eh mas valeu intenção!

Abraço! thumbsup
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Alvega Qui 23 Abr 2015, 18:33

Olá thomassouza,

Por favor fique atento às regras do fórum, no caso a regra 6:

6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.

E caso tenha dúvidas em relação ao Airbus, por favor crie um novo tópico para não entrar em off-topic, pois este é sobre o 737.

Obrigado.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por thomassouza Qui 23 Abr 2015, 21:28

Alvega escreveu:Olá thomassouza,

Por favor fique atento às regras do fórum, no caso a regra 6:

6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.

E caso tenha dúvidas em relação ao Airbus, por favor crie um novo tópico para não entrar em off-topic, pois este é sobre o 737.

Obrigado.

Ok Alvega, desculpe a falha. Sou novo por aqui e ainda estou me adaptando às ferramentas.
Aproveitando, então como concluo o post como "Resolvido"?
Valeu!
thomassouza
thomassouza
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/04/2015
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : Prepar3D v3
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Alexandre da Silva Sex 24 Abr 2015, 19:32

thomassouza escreveu:
Ok Alvega, desculpe a falha. Sou novo por aqui e ainda estou me adaptando às ferramentas.
Aproveitando, então como concluo o post como "Resolvido"?
Valeu!

Olá Thomas, já editei o mesmo para que fique como resolvido. thumbsup

Seja bem vindo, no que precisar, estou a disposição.


_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Procedimentos iniciais no PMDG 737NG e 777 e FMC no FSX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos