Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP Gse_multipart13851

[Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP

Ir para baixo

[Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP Empty [Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP

Mensagem por Amilckar Qui 05 Mar 2015, 09:48

Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP

por Aline Martins-DA REDAÇÃO

A iniciativa foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e aguarda os devidos procedimentos.

[Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP Aeronave-7-530x300
Aeroporto de PP é o terceiro de maior movimento do interior

O deputado Mauro Bragato (PSDB) apresentou uma propositura – Moção 29/2013 – apelando à presidência da República, que sejam feitos esforços para dotar o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente com equipamentos do tipo Instrument Landing System (ILS). Esta tecnologia é capaz de controlar pousos e decolagens mesmo sem nenhuma visibilidade.


De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar, o ILS é um equipamento que pode guiar o piloto pela visibilidade ruim e prevenir o fechamento de aeroportos por conta disso. É um sistema automático que envia sinais eletrônicos para a aeronave e dá alerta sobre o alinhamento com a pista e a trajetória de pouso. A iniciativa foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e aguarda os devidos procedimentos.

[Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP 9k=

A moção ainda apresenta que o aeroporto prudentino é o terceiro de maior movimento do interior do Estado de São Paulo. “Isso evidencia o interesse público e a relevância da solicitação proposta”, afirma o texto.

Por meio de sua Assessoria de Imprensa, o deputado afirma que a ação é uma tentativa de amenizar os contratempos que a falta de visibilidade, às vezes, proporciona aos passageiros. “Vou continuar firme em busca desta conquista”, pontua.

O diretor regional da Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo (Aviesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas, apoia a iniciativa e afirma que a instituição a qual representa também já solicitou a vinda deste equipamento. “Mas, acredito que momento certo é este. Antes, tínhamos outras prioridades para terem melhorias como pista, saguão, estacionamento. São pontos que já foram atendidos. Chegou a hora do ILS”, afirma. Conta que com esta tecnologia, os problemas de pouso e decolagem que são cancelados por falta de visibilidade serão sanados. “Para nós, é ótimo. Garante que os clientes desçam aqui e ainda podemos servir de apoio para outros aeroportos que ainda não contam com o aparelho”, diz.

Em abril, foi publicado neste diário que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou a solicitação encaminhada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) em relação à alteração de “5” para “6”, na categoria “Contra Incêndio” do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. Com isso, o local ficou apto para receber novos voos, além de jatos com maior capacidade de passageiros.

[Brasil] Parlamentar solicita equipamento do tipo ILS ao aeroporto de PP 13-07-201210-01-01AeroportoPrudente1

A reportagem contatou a Assessoria de Imprensa do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) para repercutir o assunto. No entanto, foi informado que a informação é dada apenas pela Infraero. Contatada o órgão do governo federal, a Assessoria de Imprensa explicou que este equipamento é instalado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), mas é a Aeronáutica – Força Aérea Brasileira (FAB) que determina os locais que serão beneficiados com o mesmo. De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da FAB responsável pelo assunto, até o presente momento não existe nenhuma solicitação nesse sentido. “Lembramos que o ILS não faz controle, mas sim apoia aeronaves durante pousos em condições de baixo teto [nuvens baixas] e baixa visibilidade horizontal”, esclarece.

Conforme o Decea, o ILS é um dispositivo que fornece ao piloto duas informações essenciais: o eixo da pista e a trajetória ideal de planeio. O sistema auxilia o piloto no pouso sob condições de teto e visibilidade restritas, cujos parâmetros são previamente definidos pela categoria do ILS.

Fonte: Imparcial.com.br
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos