Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Gse_multipart13851

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

4 participantes

Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qua 28 maio 2014, 01:19

Olá pessoal,

Alguém saberia me indicar qual rotary switch comprar para uso na STARGATE NG? Eu adquiri junto a plaquinha, alguns potenciômetros e um rotary, mas minha ignorância em eletrônica me traz essa dúvida. O que acontece é que estou fazendo o painel de ENGINE START do Airbus, e como mostra a foto, além dos acionadores, há este switch de 3 posições, sendo um a 60º à esquerda (posição "Cranck"), um no meio (posição "NORM") e outro a 60º à direita (posição "ING/START"), penso eu que essa posição NORM seria uma posição OFF (sem atuação no simulador), enfim, resolvi perguntar antes para não comprar errado.

Desde já agradeço!!  thumbsup 

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? J98vow

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 28 maio 2014, 09:31

Olá Eduardo, infelizmente o rotary encoders não serve para essa função.  Sad 
Você vai precisar adquirir uma chave rotativa de 3 posições.

Se tiver dificuldade na cabeação é só dizer  thumbsup ,  abraços

_________________
Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qua 28 maio 2014, 19:53

Opa muito obrigado Inventor, mas há alguma especificação para esta chave com relação a Stargate NG?

Mais um potinho para sua coleção!!  thumbsup 

Inventor escreveu:Olá Eduardo, infelizmente o rotary encoders não serve para essa função.  Sad 
Você vai precisar adquirir uma chave rotativa de 3 posições.

Se tiver dificuldade na cabeação é só dizer  thumbsup ,  abraços

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por gef_leandro Qua 28 maio 2014, 20:54

Cmte_Eduardo escreveu:Opa muito obrigado Inventor, mas há alguma especificação para esta chave com relação a Stargate NG?

Mais um potinho para sua coleção!!  thumbsup 

Inventor escreveu:Olá Eduardo, infelizmente o rotary encoders não serve para essa função.  Sad 
Você vai precisar adquirir uma chave rotativa de 3 posições.

Se tiver dificuldade na cabeação é só dizer  thumbsup ,  abraços

Amigo uso as Stargates ja Faz um tempinho já deis das 864 e as chaves 3 posições que eu mais uso são essas
http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-kn-1322-6-terminais-ligadesligaliga-p-4295.html
e esse site de componentes tem preços muito bom !!!
abraços
 thumbsup 
gef_leandro
gef_leandro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 318
Reputação : 51
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 28 maio 2014, 22:27

Cmte_Eduardo escreveu:Opa muito obrigado Inventor, mas há alguma especificação para esta chave com relação a Stargate NG?

Mais um potinho para sua coleção!!  thumbsup 

Inventor escreveu:Olá Eduardo, infelizmente o rotary encoders não serve para essa função.  Sad 
Você vai precisar adquirir uma chave rotativa de 3 posições.

Se tiver dificuldade na cabeação é só dizer  thumbsup ,  abraços
Olá Eduardo, muito obrigado amigo.
Fizemos uma pesquisa e encontramos o tipo de chave que servirá para o seu projeto: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_8180_4689_Chave-de-Onda-1-Polo-3-Posicoes-eixo-metalico-de-30mm
Entretanto achei muito cara. Deve ter outro fornecedor com melhor preço  thumbsup  ,  abraços

gef_leandro escreveu:
Cmte_Eduardo escreveu:Opa muito obrigado Inventor, mas há alguma especificação para esta chave com relação a Stargate NG?

Mais um potinho para sua coleção!!  thumbsup 



Amigo uso as Stargates ja Faz um tempinho já deis das 864 e as chaves 3 posições que eu mais uso são essas
http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-kn-1322-6-terminais-ligadesligaliga-p-4295.html
e esse site de componentes tem preços muito bom !!!
abraços
 thumbsup 
Grande Geferson, sempre nos ajudando. Obrigado amigo, aceite um pontinho  thumbsup  ,  abraços
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qui 29 maio 2014, 10:23

Muito obrigado senhores, eu iria comprar errado se não viesse aqui pedir essa ajudinha!  reverencia 

Sr. Inventor, quanto aos 60 graus, essa chave que indicastes se limita a 45º ou passa a 90º, como funciona? No meu caso a posição será 60º esquerda e 60 direita!

_________________
Core i7 4790K 4.40 GHz
Placa mãe Asus Z97M-PLUS
Memória Patriot Viper3 16 GB
SSD 240 GB + HD 1 TB
GeForce GTX-760 2GB/256 bits DDR5 SuperClocked
Water Cooler 120v
Monitor 23''

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Ricardo Gonçalves Qui 29 maio 2014, 10:55

Eduardo, eu recomendo esta loja que o mestre Inventor indicou, inclusive adquiri vários componentes lá, mas na loja física.

Como sugestão eu estou usando algumas chaves rotativas de 3 posições adquirida na loja. O anuncio é para chave de 5 posições mas poderá encontrar a que você precisa e por um custo bem menor. A chave que o Sr. Edenio indicou tem um valor mais alto que também me assustou.

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_22540_4689_Chave-MAR-GIRIUS-37005-A1E1S-RotatAtiva-Cinco-Posicoes

Terminei a pouco tempo meu HC e você poderá reparar que em um dos painéis instalei 2 chaves rotativas de 3 posições para a partida dos motores. Como reaproveitei a placa SWG Stargate o mapeamento da ignição não foi alterado mas ficou funcional, mas no seu caso poderá fazer o mapeamento das chaves via FSUIPC indicando cada chave para um motor.

Repare nas duas ultimas fotos e verá os dois knops de ignição no meio do painel.
https://www.voovirtual.com/t34075-a-evolucao-de-um-painel-de-voo-chamado-thc-traquitana-home-cockpit

Estamos aí para qualquer ajuda que precisar.

Um abraço.  thumbsup

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qui 29 maio 2014, 12:07

Olá Ricardo,

Ainda não entendo muito a questão dos pontos, não consegui te agradecer dessa maneira mad  .....Bom, não sei se entendi muito bem, mas então é possível eu associar o funcionamento dessa chave quanto ao ângulo de atuação através do FSUIPC? Aproveito para agradecer a dica do site, vou comprar não tenha dúvida! Seu projeto é muito interessante, quem dera eu tivesse tanta criatividade assim rsrsrs.

Obrigado!!!  thumbsup  reverencia 

Ricardo Gonçalves escreveu:Eduardo, eu recomendo esta loja que o mestre Inventor indicou, inclusive adquiri vários componentes lá, mas na loja física.

Como sugestão eu estou usando algumas chaves rotativas de 3 posições adquirida na loja. O anuncio é para chave de 5 posições mas poderá encontrar a que você precisa e por um custo bem menor. A chave que o Sr. Edenio indicou tem um valor mais alto que também me assustou.

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_22540_4689_Chave-MAR-GIRIUS-37005-A1E1S-RotatAtiva-Cinco-Posicoes

Terminei a pouco tempo meu HC e você poderá reparar que em um dos painéis instalei 2 chaves rotativas de 3 posições para a partida dos motores. Como reaproveitei a placa SWG Stargate o mapeamento da ignição não foi alterado mas ficou funcional, mas no seu caso poderá fazer o mapeamento das chaves via FSUIPC indicando cada chave para um motor.

Repare nas duas ultimas fotos e verá os dois knops de ignição no meio do painel.
https://www.voovirtual.com/t34075-a-evolucao-de-um-painel-de-voo-chamado-thc-traquitana-home-cockpit

Estamos aí para qualquer ajuda que precisar.

Um abraço.  thumbsup

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 29 maio 2014, 12:46

Cmte_Eduardo escreveu:Olá Ricardo,

Ainda não entendo muito a questão dos pontos, não consegui te agradecer dessa maneira mad  .....Bom, não sei se entendi muito bem, mas então é possível eu associar o funcionamento dessa chave quanto ao ângulo de atuação através do FSUIPC?
Olá Eduardo, podemos pontuar de 2 maneiras: 1ª clicando no balão "obrigado" que só pode ser usado uma vez. 2ª quando você acumular 100 pontos de reputação. Esperamos que ocorra brevemente  Very Happy 

Quanto ao ângulo da chave, ele é determinado pelo fabricante, não temos como alterar. Talvez adquirindo uma chave de 5 posições, você possa escolher as posições mais próximas do seu projeto, desprezando as demais posições.

Qualquer duvida, estamos aqui  thumbsup ,  abraços

_________________
Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qui 29 maio 2014, 12:52

Bom já que não posso pontuar por enquanto, sintam-se todos pontuados por intenção....

Inventor mais uma vez obrigado, então vou seguir sua dica, comprando uma de 5 posições, 6 posições ou 11 posições, talvez quanto mais posição mais fácil será de chegar nos 60º, agora estou vendo no site, sugerido pelo Ricardo, alguns possuem 2 polos, 1 polo, e agora??? kkkkkkk, preciso de curso urgente de eletrônica senão vocês vão me banir daqui!

Obrigado senhores!!

Inventor escreveu:
Cmte_Eduardo escreveu:Olá Ricardo,

Ainda não entendo muito a questão dos pontos, não consegui te agradecer dessa maneira mad  .....Bom, não sei se entendi muito bem, mas então é possível eu associar o funcionamento dessa chave quanto ao ângulo de atuação através do FSUIPC?
Olá Eduardo, podemos pontuar de 2 maneiras: 1ª clicando no balão "obrigado" que só pode ser usado uma vez. 2ª quando você acumular 100 pontos de reputação. Esperamos que ocorra brevemente  Very Happy 

Quanto ao ângulo da chave, ele é determinado pelo fabricante, não temos como alterar. Talvez adquirindo uma chave de 5 posições, você possa escolher as posições mais próximas do seu projeto, desprezando as demais posições.

Qualquer duvida, estamos aqui  thumbsup ,  abraços

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 29 maio 2014, 13:05

Cmte_Eduardo escreveu:Bom já que não posso pontuar por enquanto, sintam-se todos pontuados por intenção....

Inventor mais uma vez obrigado, então vou seguir sua dica, comprando uma de 5 posições, 6 posições ou 11 posições, talvez quanto mais posição mais fácil será de chegar nos 60º, agora estou vendo no site, sugerido pelo Ricardo, alguns possuem 2 polos, 1 polo, e agora??? kkkkkkk, preciso de curso urgente de eletrônica senão vocês vão me banir daqui!

Obrigado senhores!!

Inventor escreveu:
Olá Eduardo, podemos pontuar de 2 maneiras: 1ª clicando no balão "obrigado" que só pode ser usado uma vez. 2ª quando você acumular 100 pontos de reputação. Esperamos que ocorra brevemente  Very Happy 

Quanto ao ângulo da chave, ele é determinado pelo fabricante, não temos como alterar. Talvez adquirindo uma chave de 5 posições, você possa escolher as posições mais próximas do seu projeto, desprezando as demais posições.

Qualquer duvida, estamos aqui  thumbsup ,  abraços
Cada polo é para ser usado em circuitos distintos. No seu caso trata-se de apenas 1 circuito. Então 1 polo lhe satisfaz.
Se adquirir uma chave de 2 polos, geralmente mais cara, você vai desprezar um dos polos.
Se não entendeu, tentarei explicar melhor  Very Happy ,  abraços

Edit.: Veja nesse site dicas sobre chaves: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/1367-alm217.html   thumbsup ,  abraços

_________________
Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Ricardo Gonçalves Qui 29 maio 2014, 15:43

Eduardo como o Inventor já comentou, o angulo de atuação da chave não pode ser modificado, o que poderá ser feito é a conexão nos polos que desejar.
Não é muito minha praia, caí de paraquedas nesse mundo do HC mas para que você tenha uma ideia, no meu painel utilizei chaves rotativas como as indicadas de 3 e 5 polos, sendo o central o negativo, e apenas liguei os polos que necessitava. Exemplo: a chave que controla a ignição são 3 polos mais o negativo central; posição 1= off, posição 2= GND e posição 3= ignição, posições essas já mapeadas na placa.
Para o caso que te interessa, seria de 3 posições: Esquerda=cranck; central=norm e direita=ign/start mapeadas pelo FSUIPC.
Existem colegas aqui no VV que conhecem bem desse mapeamento e poderão lhe dar maiores explicações.
Abraços.

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Cmte_Eduardo Qui 29 maio 2014, 21:10

Boa noite,

Agora sim Sr. Iventor e Ricardo, entendi perfeitamente e já estou fazendo o pedido da chave, muito obrigado pela atenção e parceria! Mesmo sem experiência estou motivado e levando a sério a brincadeira!

Acabo de modelar os switches para prototipagem, segue as fotos:

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Vdfv5j

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? 316q4j7

Desde já um ótimo final de semana a todos!!!  reverencia

Cmte_Eduardo
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/02/2014
Mensagens : 232
Reputação : 17
Idade : 39
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

https://www.primecockpits.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG?? Empty Re: Rotary de 3 posições para uso na STARGATE NG??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos