Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional]Especialistas apontam responsabilidade da tripulação em tragédia do voo Rio-Paris Gse_multipart13851

[Internacional]Especialistas apontam responsabilidade da tripulação em tragédia do voo Rio-Paris

Ir para baixo

[Internacional]Especialistas apontam responsabilidade da tripulação em tragédia do voo Rio-Paris Empty [Internacional]Especialistas apontam responsabilidade da tripulação em tragédia do voo Rio-Paris

Mensagem por jailton Ter 13 maio 2014, 21:22

A tragédia do voo Rio-Paris da Air France, em junho de 2009, aconteceu devido a "uma reação inapropriada da tripulação depois da perda momentânea das indicações de velocidade", de acordo com uma contra-análise de especialistas apresentada durante a investigação judicial e à qual a AFP teve acesso nesta terça-feira.

As simulações e as análises "mostram claramente a predominância de fatores humanos nas causas do acidente e nos fatores que contribuíram" para a queda, indicam os cinco especialistas em suas conclusões. "Também constatamos que o acidente poderia ter sido evitado com algumas ações apropriadas da tripulação", acrescentam.

A queda do Airbus A330 da Air France, que aconteceu no dia 1º de junho de 2009 no Oceano Atlântico, custou a vida de 228 passageiros e membros da tripulação.

Essa análise, de 30 de abril, tinha sido solicitada um ano antes pelas juízas Sylvia Zimmermann e Sabine Kheris, após uma primeira apresentada em julho de 2012 às famílias das vítimas.

Suas conclusões serão apresentadas em 2 de julho às partes civis pelos especialistas e juízes.

As conclusões do primeiro relatório de especialistas indicam uma conjunção de fatores: falhas humanas, problemas técnicos, procedimentos equivocados e condições meteorológicas adversas.

Com base nessas conclusões, Air France e Airbus foram processadas em 2011 por homicídios culposos.

Mas a contra-análise apresenta uma visão diferente.

"Foi determinado por nosso grupo de especialistas que o acidente se deveu à perda de controle do avião causada pela reação inapropriada da tripulação após a ausência momentânea das indicações de velocidade", indicam os autores da nova análise, que apresentam uma lista de 14 fatores que contribuíram para a tragédia, por ordem de importância.

Eles citam a responsabilidade da tripulação, mencionando "a ausência de uma análise estruturada da pane", "a má compreensão da situação" e "a divisão de tarefas na cabine que não foi aplicada de maneira rigorosa".

Mas eles fazem referência também à companhia aérea, lamentando a "ausência de instruções claras por parte da Air France, apesar de vários casos parecidos de congelamento das sondas Pitot". Eles apontam também "para a formação inadequada dos pilotos na aplicação do procedimento" necessário para lidar com o congelamento das sondas e com o comportamento do avião durante a perda das indicações de velocidade.

Procurada pela AFP, Yassine Bouzrou, uma advogada dos familiares das vítimas, considerou que o relatório está "cheio de contradições e de imprecisões".

"Os especialistas se contentam em culpar os pilotos, evitando sempre a questão central das falhas técnicas", reagiu ela.

Danièle Lamy, presidente da Associação das Vítimas e Solidariedade AF447, considerou que a segunda análise confirma "que as causas para o acidente são múltiplas e vão bem além da mera conduta dos pilotos".

"A associação está serena e determinada", acrescentou. "Temos algumas perguntas a fazer aos especialistas quando nos encontrarmos".

Já a Air France lamentou "os vazamentos da contra-análise judicial solicitada pela Airbus", mas considerou que "a primeira leitura parcial sugere" que ela "dificilmente traz novos elementos".

O Airbus A330 da Air France caiu em 1º de junho de 2009 no Oceano Atlântico, ao longo da costa do Brasil.

Durante a passagem por uma zona de convergência intertropical, com densos cristais de gelo, as sondas Pitot (que determinam a velocidade da aeronave) foram temporariamente obstruídas.

http://br.msn.com/

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos