Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Gse_multipart13851

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

+5
Edenio Rodrigues
Larrubia
Alan Ferreira
Alexandre da Silva
Manoel Carvalho
9 participantes

Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Manoel Carvalho Qua 16 Abr 2014, 22:26

Olá Cmtes!
Depois de um longo tempo sem postar, resolvi mostrar para vocês como improvisei um efeito de vibração maior dentro da cabine do simulador HC2.
Eu tenho um joy force feedback antigo (mas bem robusto) da Logitech e resolvi aproveitá-lo em um vão que possuía atrás dos pedais do HC2. A ideia era aproveitar sua vibração sem danificá-lo ou desmontá-lo. Então fixei duas varas de madeira com ponteiras de borracha que, de forma bem justinha, batem nas paredes do HC2 fazendo um barulho interno e vibrando bastante a cabine, principalmente em pistas de terra e terrenos não asfaltados. E colisões, é claro.  Very Happy 
Segue abaixo uma foto e um vídeo da improvisação (lembrando que tem uma divisória de acabamento que separa o joy dos pedais - está aberto apenas para vocês visualizarem como funciona).



Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Joyforce

_________________
[]´s thumbsup

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Alexandre da Silva Qua 16 Abr 2014, 22:35

Sensacional Manoel, sua imaginação é impressionante, ficou ótimo.
Parabéns.

Como está de saúde ?

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 21/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Manoel Carvalho Qua 16 Abr 2014, 22:42

Aqui Alexandre, nada se perde... tudo se aproveita!  Very Happy 
Graças a Deus estou bem melhor e aos poucos vou retomando o ritmo.  thumbsup 

_________________
[]´s thumbsup

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Alan Ferreira Qua 16 Abr 2014, 22:47

reverencia muito criativo parabéns

_________________
Asus Prime B250M-Plus/BR, Intel Core i5-7500 Kaby Lake, Crucial DDR4 24gb 2400mhz, Galax GTX 1660ti OC 6gb GDDR6, SSD Kingston A400 240GB + HD 1TB Seagate, Fonte EVGA 600w, 80 Plus, Gabinete Pichau Gaming Komor, Teclado e mouse sem fio Dell KM636, Monitor Dell de 21.5 P2219H, Logitech 3D Pro, Windows 10 Home 64bits.
Alan Ferreira
Alan Ferreira
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 25/02/2012
Mensagens : 654
Reputação : 28
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista / Internet
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Larrubia Qua 16 Abr 2014, 22:52

Olá Manoel,

Bom saber que setá se recuperando bem a saúde e parabéns pela improvisação e criatividade. Yesyes  Yesyes 

Abraços


_________________
Aeronave em pane, não existem passageiros ateus
Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Larrubia%252FVV134
Larrubia
Larrubia
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 10/09/2008
Mensagens : 2125
Reputação : 183
Idade : 85
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 17 Abr 2014, 00:30

Olá Manoel, estávamos sentindo sua falta.  Smile 
Pelo visto já está recuperado. Parabéns pela criatividade  Yesyes ,  abraços

_________________
Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Ricardo Gonçalves Qui 17 Abr 2014, 00:42

Grande Manoel, sempre nos brindando com novidades.  happy 

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Manoel Carvalho Qui 17 Abr 2014, 11:45

Obrigado pessoal. Também já estava com saudades deste fórum!  thumbsup 
Interessante é que eu possuo outro Joy Force feeedback da Microsoft, porém ele não vibra tanto quanto o da Logitecth. O da Microsoft (que é menor em tamanho) eu deixo como joy auxiliar para vôos de helicópteros e Airbus em um pequeno suporte que montei no HC2. OBS: Todos comprados por literalmente uma "ninharia" em raras oportunidades que encontrei no Mercado Livre.  Smile 

Mestre Inventor, em breve vou pedir minha segunda Stargate NG! Já está fazendo falta...   yes

_________________
[]´s thumbsup

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Cmte. Pena Qui 17 Abr 2014, 12:06

Grande Manoel! Parabéns, sempre, pela inventividade!  reverencia 

_________________
Intel i9 9900KF @ 3.6 GHz
Memory: 32 Gb DDR4 3200 Hyper X Fury
OS: Windows 10 Pro 64 bits
Video: RTX 2080 Super
HD1: SSD 480 Gb
Mobo: Asus Z390-P
Simulator: X-Plane 11 / FS2020
Hardware: CH Products Yoke, GS Pedal, GS Throttle, Opencockpits MCP 737 NG, EFIS 737 NG Opencockpits, Saitek Radio Panel, Monitor 24" Phillips 247E-LHA Full HD, Monitor 7" Mimo.
Cmte. Pena
Cmte. Pena
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/10/2012
Mensagens : 778
Reputação : 39
Idade : 48
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Flavio Ribeiro Dom 20 Abr 2014, 18:02

Manoel que bom que apareceu...você faz falta amigo!

Me permita usar teu tópico pra perguntar sobre algo que pensei aqui. Acho que também já vi na internet mas não faço ideia onde.

Trata-se de uma sistema robusto de vibração para uma cabine grande como a sua. Usando as informações tiradas do simulador por um joystick e amplificado por um circuito próprio pra poder lidar com motores grandes.

Vou postar aqui o esquema:

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. O7spd2

o X da questão é exatamente esse circuito com essa capacidade... receber o sinal do simulador e liberar corrente para o ventilador.

Assim com os ventiladores modificados trocado o catavento por uma meia lua de madeira... deve fazer uma boa vibração... levando em consideração os pesos diferentes de cada uma das meia-luas vibradoras.

Alguém acha que isso é possível?

_________________
Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Manoel Carvalho Seg 21 Abr 2014, 00:43

Muito bom Flávio!  thumbsup 
Às vezes me pego pensando: "Por que eu não pensei nisso antes?"  scratch 
Pode-se utilizar um joy com sistema de vibração (como o da foto acima) e acionar os motores do ventilador com uma placa de relés (tipo a que eu utilizo para acionar os motores dos macacos elétricos no HC2). Ela receberia o sinal do joy e acionaria os relés de alta amperagem que, consequentemente, controlariam a alimentação dos motores dos ventiladores. Acho que não necessitaria nenhuma programação.
Meu manche tem um sistema de vibração destes e, visando futuros projetos, eu deixei um segundo cabinho do motor de vibração saindo para fora (assim eu poderia ligar um segundo motor de vibração em outro lugar do gabinete). Vou fazer uns testes e depois posto o resultado.
Valeu amigo pela dica!  thumbsup

_________________
[]´s thumbsup

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por geonobre Seg 28 Abr 2014, 04:27

Manoel Carvalho escreveu:Muito bom Flávio!  thumbsup 
Às vezes me pego pensando: "Por que eu não pensei nisso antes?"  scratch 
Pode-se utilizar um joy com sistema de vibração (como o da foto acima) e acionar os motores do ventilador com uma placa de relés (tipo a que eu utilizo para acionar os motores dos macacos elétricos no HC2). Ela receberia o sinal do joy e acionaria os relés de alta amperagem que, consequentemente, controlariam a alimentação dos motores dos ventiladores. Acho que não necessitaria nenhuma programação.
Meu manche tem um sistema de vibração destes e, visando futuros projetos, eu deixei um segundo cabinho do motor de vibração saindo para fora (assim eu poderia ligar um segundo motor de vibração em outro lugar do gabinete). Vou fazer uns testes e depois posto o resultado.
Valeu amigo pela dica!  thumbsup

Olá amigos. Se me permitem, vou dar a minha contribuição para um sistema de vibração para cockpit.

No meu humilde cockpit (foto abaixo), eu utilizei 4 alto-falantes modificados e uma pequena placa amplificadora de 30W para gerar o efeito de vibração baseado no ruido do motor.
Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Simulador5-20112_zpsfdba12b3

A modificação que fiz nos alto-falantes foi recortar a maior parte do cone de papel do mesmo e no centro colei uma moeda de chumbo.

Na saída de áudio do computador eu coloquei uma conexão "Y" onde eu desviei parte do sinal para o subwoofer e parte para a placa amplificadora que amplificava o sinal e distribuía para um auto-falante de 10W embaixo do assento, dois auto-falantes de 5W, sendo um sob cada pedal e um de 5W adaptado dentro do Yoke.

Outro detalhe é que esta placa amplificadora tinha um potenciômetro para permitir a passagem dos sons graves e atenuar os agudos.

O efeito final desta parafernália é que quando eu acelerava o throtle eu sentia a vibração do motor no assento, nos pés e na mão ao segurar o yoke.

Esse efeito era mais percebido em aeronaves a explosão como os pequenos cessnas ou até o C208. Em aeronaves a turbina o efeito era menor devido ao som agudo dos motores.

Uma desvantagem deste sistema em relação aos adaptados de joystiks é que ele não reage a solavancos da pista, mas somente ao som produzido pelos motores barulhentos.

Atualmente este cockpit está desmontado, mas irei finalmente construir uma cabine e pretendo usar o mesmo sistema, talvez com auto-falantes mais potentes e obviamente uma placa de maior capacidade.

Espero ter ajudado.

_________________
Core i3 2120 3.3 GHz / Geforce 750 2Gb GDDR5 / 6GB RAM DDR3 / Monitor 24"

geonobre
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 11/06/2013
Mensagens : 287
Reputação : 6
Idade : 44
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Químico / Simulação de Voo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Manoel Carvalho Seg 28 Abr 2014, 11:09

Que interessante Geonobre esta modificação no auto-falante... Vou fazer uns testes por aqui.
Este efeito de vibração pelo subwoofer eu já havia implantado no HC2, porém imagino que esta modificação que você fez deva ampliar consideravelmente o efeito.
Obrigado por compartilhar!  thumbsup 

_________________
[]´s thumbsup

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por geonobre Seg 28 Abr 2014, 16:12

Manoel Carvalho escreveu:Que interessante Geonobre esta modificação no auto-falante... Vou fazer uns testes por aqui.
Este efeito de vibração pelo subwoofer eu já havia implantado no HC2, porém imagino que esta modificação que você fez deva ampliar consideravelmente o efeito.
Obrigado por compartilhar!  thumbsup 

Na verdade o Subwoofer não é para fazer a vibração. É apenas o sistema de som da cabine.

O sistema de vibração é feito unicamente pelos auto-falantes modificados alimentados pela placa amplificadora com o corte de agudos.

Como dito, é interessante para simular aeronaves que tem motor barulhento e que naturalmente causam vibrações, como aviões pequenos a pistão, mas penso que para aviões a turbina ou mesmo turbo-hélices o efeito não é tão real.

Segue uma foto do auto-falante embaixo do assento:
Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. SAM_4743_zps18fd2f01

_________________
Core i3 2120 3.3 GHz / Geforce 750 2Gb GDDR5 / 6GB RAM DDR3 / Monitor 24"

geonobre
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 11/06/2013
Mensagens : 287
Reputação : 6
Idade : 44
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Químico / Simulação de Voo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2. Empty Re: Improvisando mais efeitos de vibração dentro do HC2.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos