Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Varig: O logotipo rejeitado Gse_multipart13851

Varig: O logotipo rejeitado

3 participantes

Ir para baixo

Varig: O logotipo rejeitado Empty Varig: O logotipo rejeitado

Mensagem por Jonathan_Bauru Dom 26 Jan 2014, 06:47

Varig: O logotipo rejeitado

Varig: O logotipo rejeitado Gg2cz9L

A rosa dos ventos, ou “estrela da Varig”, logotipo adotado pela aérea gaúcha em 1962, tornou-se conhecida nos quatro cantos do mundo, projetando no exterior a imagem de um Brasil pujante e moderno, ao mesmo tempo consolidando a imagem da companhia como a flag carrier do país durante as décadas seguintes.
Embora hoje ainda presente - mesmo que de forma descaracterizada e sem o glamour de antanho – em alguns dos aviões da GOL, companhia que em 2006 adquiriu as rotas e a frota da Varig, poucos sabem que aquele símbolo ainda hoje icônico na aviação, não era para ter sido a marca de identificação da empresa.

Varig: O logotipo rejeitado A8k5ksv
O Boeing 767-27G(ER) PR-VAC, com rosa dos ventos da era "GOL", visto em Guarulhos, agosto de 2008 (foto Marcelo Magalhães)

Com efeito, na primeira semana de junho de 1962 era publicado um anúncio, veiculado nos principais jornais do país, onde o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) informava ter instituído um concurso público para a realização de um novo logotipo para a Varig. Na oportunidade, o instituto convidava artistas plásticos, desenhistas e arquitetos a tomarem parte do certame, aduzindo que o prazo para tomar parte do concurso encerrava-se em 31 de julho. Como prêmio, seriam oferecidas passagens à Nova Iorque e Buenos Aires, respectivamente para o primeiro e segundo colocado na concorrência.

Varig: O logotipo rejeitado WH53rwh_zpsc44156c7
O Edital do IAB, onde foi anunciado o concurso para a escolha do novo símbolo da Varig (Correio da Manhã, 13-JUN-62)

Até então, a marca de identificação da Varig era uma figura humana alada, pintada em tamanho reduzido na cauda das aeronaves, e que ficaria popularmente conhecida como o “Ícaro”, figura da mitologia grega.

Varig: O logotipo rejeitado O0u9Ipn
O Boeing 707-441 PP-VJA, visto em voo de provas na região de Seattle Puget Sound, antes da entrega com o símbolo do Ícaro na cauda e no disco oval, próximo à cabine de comando.

Mas mesmo antes do concurso para definir a nova marca da Varig, percebe-se que a rosa dos ventos estava fadada a se tornar o verdadeiro logotipo da empresa – em detrimento do eventual símbolo a ser escolhido pelo concurso patrocinado pelo IAB.
Ocorre que em 19 de janeiro de 1962, Ruben Berta, presidente da Varig, comunicava ao então DAC (Departamento de Aviação Civil), a separação da companhia em duas grandes divisões: RAN (Rede Aérea Nacional), responsável por todas as operações domésticas e a RAI (Rede Aérea Internacional), dedicada às operações para fora do país.
A fim de dar publicidade a essa nova organização interna da empresa, na mesma semana em que era publicado o edital do IAB, a Varig veiculava nos principais veículos da imprensa escrita uma propaganda informando sobre a RAN, com a foto de uma aeromoça e, pela primeira vez, com a rosa dos ventos em destaque no anúncio (repetida como um broche no chapéu da aeromoça), ao lado do nome “Varig”. A marca que se tornaria símbolo da empresa era apresentada pela primeira vez ao público, sem qualquer alvoroço. Percebe-se, assim, que a princípio, a “estrela da Varig” estava associada à Rede Aérea Nacional.

Varig: O logotipo rejeitado 8Z5i8cC
A estreia da Rosa dos Ventos em anúncio da Varig, na mesma semana em que lançava o concurso para definição de seu novo logotipo! (Diário de Notícias de Porto Alegre, 08-JUN-62)

A primeira aeronave a estrear o novo símbolo foi o DC-3 PP-VBP, ainda em maio de 1962. Depois a marca foi estendida aos L-1049H Constellation herdados da Real e Caravelle.

Varig: O logotipo rejeitado SjbDppr

Varig: O logotipo rejeitado Iuw7exu

Varig: O logotipo rejeitado KBTxoWR
Todas fotos acima, veiculadas no jornal Correio do Povo em MAI-62, denotando a utilização da Rosa dos Ventos em DC-3, L-1049H e Caravelle da empresa, antes da realização do concurso do IAB. Essas aeronaves operavam em voos domésticos da RAN

Mas e quanto à marca a ser definida pelo concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil? A concorrência foi levada a cabo regularmente, tendo sido submetidos nada menos do que 777 propostas de emblemas. O resultado do certame foi divulgado pública e solenemente em ata datada de 13 de agosto de 1962, na qual o IAB informava que o primeiro colocado havia sido a proposta do Sr. Alexandre Wollner, conhecido artista plástico nacional e designer gráfico, professor durante muitos anos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, formado na Escola Superior de Desenho de Ulm, Alemanha. O segundo lugar ficou com o professor e gráfico Aloísio Magalhães.

Varig: O logotipo rejeitado ZHltEgN
O símbolo que venceu o concurso do IAB para escolha do novo emblema da Varig

O símbolo vencedor desenvolvido por Wollner assemelhava-se a um losango, secionado ao meio por uma linha em forma de “v”, e tinha o seguinte significado, segundo o artista:
- Losango geral, representando a bandeira brasileira, tendo em cada ângulo os pontos cardeais;
- A forma superior, acima do traço branco, é Delta, forma de avião;
- A lista branca, espaço branco, tem forma de pássaro e “v”;
- A forma inferior, abaixo da lista branca, é o logotipo “Varig”.

Varig: O logotipo rejeitado EBmIb7o
Raro desenho de como seria a nova pintura da Varig, aplicada ao B707-441 PP-VJA, caso tivesse sido utilizado o símbolo desenvolvido por Alexandre Wollner.

No entanto, embora vencedor, o símbolo criado por Wollner nunca viria a ser utilizado na identificação visual da empresa, preterido pela famosa Rosa dos Ventos. Ela foi escolhida pessoalmente por Berta, que tinha para todos os efeitos a última palavra na empresa por ele dirigida. Os pilotos, no entanto, exigiram que o antigo “Ícaro” fosse mantido de alguma forma na pintura dos aviões, tendo Berta transigido nesse ponto, ficando a figura dentro de um disco oval, próximo às janelas da cabine de pilotagem, com a rosa dos ventos em destaque na cauda.

Varig: O logotipo rejeitado AlwN0F9
Professor Alexandre Wollner, em foto de 2011, autor do desenho que nunca foi utilizado pela Varig.

Desenvolvida pelo artista plástico gaúcho Nelson Jungbluth, diretor de propaganda da Varig, a estrela de quatro pontas, simbolizando os pontos cardeais, tornaria os aviões da Varig reconhecidos imediatamente nos mais diversos aeroportos do mundo pelo qual se estenderia a malha da empresa.

Varig: O logotipo rejeitado 6Y7pO34
A Rosa dos Ventos, acabou sendo a marca da Varig, que levou a companhia a ser conhecida no mundo inteiro.

Fonte: AeroEntusiasta

_________________
Gigabyte A320M-S2H, Ryzen 5 3600 3.6Ghz, Memória Corsair Vengeance 2x8GB DDR4 2400mhz, PCyes GTX 1660 DUAL OC 6GB, Fonte Aerocool Kcas 500W 80 Plus Bronze, Monitor LED Full HD Samsung 21,5'' S22B300.
Jonathan_Bauru
Jonathan_Bauru
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 1368
Reputação : 203
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : FSTexturas
Nacionalidade : Brasil

http://fstexturas.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Varig: O logotipo rejeitado Empty Re: Varig: O logotipo rejeitado

Mensagem por Amilckar Dom 26 Jan 2014, 07:50

Saudosa Varig!!!  Good post

_________________
Carlos Amilckar
Varig: O logotipo rejeitado Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Varig: O logotipo rejeitado Empty Re: Varig: O logotipo rejeitado

Mensagem por claudiofalcao Dom 26 Jan 2014, 12:42

A rosa dos ventos e o Ícaro davam um tom de elegância a pintura da aeronave. Aquela pintura azul e branco, foi a mais bonita que eu já vi aplicadas em aviões. Era tão bonita que no FS9 aparece um 737 com uma variação daquela pintura.

Cláudio

_________________
Processador: Intel Core I7 4790K 4,0 GHz LGA1150; Placa Mãe: ASUS H81-Gamer; Memória RAM: 12GB DDR3 Kingston 1333 MHz; CPU Cooler: Thermaltake FrioOCK; Fonte: ATX Thermaltake TR2 RX 850W; SSD: Samsung EVO 860 1TB para SO e 1TB para FS; Placa de Vídeo: Galax NVidia GeForce GTX 1660 Super 6GB DDR6; Sistema Operacional: Windows 10 Home 64Bits; Monitor: AOC LED E2261FW 21,5" (FHD 1920X1080); Joystick: Logitech Force 3D Pro; Throttle: GS Throttle SE; Simuladores: FS9, FSX Gold e MSFS.
claudiofalcao
claudiofalcao
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 31/03/2011
Mensagens : 2285
Reputação : 186
Idade : 54
Simulador preferido : FS9 e FSX Gold
Emprego/lazer : Advogado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Varig: O logotipo rejeitado Empty Re: Varig: O logotipo rejeitado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos