Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Pilotos Brasileiros e a neve! Gse_multipart13851

Pilotos Brasileiros e a neve!

+5
Valdir Ávila
Brentano
Ultra
Pimentel
rhodesbauer
9 participantes

Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por rhodesbauer Ter 23 Jul 2013, 09:17

METAR SBCT 231200Z 24008KT 9999 FEW007 BKN009 OVC033 02/01 Q1023 RESN RERA=

Esse é o METAR de hoje (23/07/2013) em Curitiba.
Neve, como podem ver.

Minha dúvida é.
Será que os pilotos Brasileiros estão preparados para esse tipo de procedimento?
E os efeitos de congelamento nos aviões?


_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Pimentel Ter 23 Jul 2013, 12:16

SBCT 231130Z 24007KT 4500 -SNRA BKN009 OVC025 01/00 Q1022

Depois de anos...


Se estão preparados????
Sim!

Só não estão habituados ...
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Ultra Ter 23 Jul 2013, 12:59

É, eu peguei essa "bendita" e fantástica neve hoje cedo, foram mágicos 10 minutos... fiquei com aquela cara de abobado... fighting  ... ri sozinho...

Vamos complementar algumas informações:

RESN: Recent Snow
RERA: Recent Rain
-SNRA: Snow & Rain, que é diferente de apenas SN (Snow).

o indicativo do (-) quer dizer que é precipitação é LEVE, se fosse PESADA teríamos um (+).

Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...

thumbsup 

_________________
Ryzen 5 3600 |  Asus Prime B450M  |  RX 5700XT  8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000  |  WaterCooler ML120L V2  |  TV Samsung TU7020 43' 4K  |  Win10 Pro 64  |  Case Redragon Grimlock
Ultra
Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Brentano Ter 23 Jul 2013, 13:33

Os pilotos estão, mas eu não! Hahaha
Abaixo de 5º com névoa ou chuva, eng anti-ice ligado e boa hehehe.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Valdir Ávila Ter 23 Jul 2013, 13:40

Nevou em SBCT.. acordei hoje pela manha abri a janela e tive uma surpresa....... agora 13:30 ..2º em CWB ANti-Ice mode[ON]

_________________
Pilotos Brasileiros e a neve! GLO1108
http://www.flygolv.com/
Intel Core I5 4690 3.9ghz - mem 16GB King Hyper 1600mhz - GPU R9 270 2GB DDR5 - SSD Kingston 256 + Caviar Black 1Tb - Fonte Huntkey 650w - Win10 - P3D 4.5
Valdir Ávila
Valdir Ávila
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/08/2011
Mensagens : 883
Reputação : 31
Idade : 46
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Pimentel Ter 23 Jul 2013, 14:10

Ultra escreveu:
Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...

thumbsup

CHUVA CONGELADA não é (SNRA) shame on you 

SNRA (Chuva e Neve) significa que ocorrem os 2 fenomenos,  "chuva" e "neve" em simultâneo , temos hidometeoros em estado liquido e sólido
Chuva congelada significa um unico fenomeno que são apenas pequenos hidrometeoros sólidos e a codificação é FZRA

Ultra, embora existem relatos de chuva congelada em CWB, o que foi a autoridade decidiu codificar no metar não foi a chuva congelada, mas sim neve e chuva  leves(-SNRA).
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por rhodesbauer Ter 23 Jul 2013, 15:10

E já virou..
METAR SBCT 231800Z 23018KT 9999 BKN030 04/M03 Q1022=

Se alguém saiu de Manaus as 8 da manhã com destino a CWB veio com uma previsão e chegou aqui com outra.
Rs.
amo essa cidade...

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por alexlimax Qua 24 Jul 2013, 01:09

Um belo dia pra fazer overclock . lol 
alexlimax
alexlimax
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Alexandre da Silva Qua 24 Jul 2013, 08:49

Ultra escreveu:É, eu peguei essa "bendita" e fantástica neve hoje cedo, foram mágicos 10 minutos... fiquei com aquela cara de abobado... fighting  ... ri sozinho...

Vamos complementar algumas informações:

RESN: Recent Snow
RERA: Recent Rain
-SNRA: Snow & Rain, que é diferente de apenas SN (Snow).

o indicativo do (-) quer dizer que é precipitação é LEVE, se fosse PESADA teríamos um (+).

Ouvi muito falando que alguns bairros de Curitiba Nevou mesmo, eu comprovo. Moro no Parque Barigui, vulgo bairro Santo Inácio e lá as 8h estava caindo neve em flocos...Já em outros bairros caiu apenas uma CHUVA CONGELADA(SNRA)... que é bem diferente do Granizo(Drizzle - DZ)...

thumbsup 

Eu também peguei essa querida hehe, foi bacana de ver, porem eu não gosto de frio. lol 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por juniorpasini Qua 24 Jul 2013, 21:34

Terça nevou no Cambirela em Palhoça, na mesma noite pousei em SBFL, do avião dava para ver a neve.
juniorpasini
juniorpasini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Duley Qua 24 Jul 2013, 22:51

Peguei um voo hoje CWB - CNF às 06:34. Indo pro aeroporto fiquei um pouco preocupado com relação a presença de gelo nos aviões que pernoitaram em CWB. Vi vários carros estacionados na Avenida das Torres com muito gelo em cima... durante a noite a temperatura chegou a terríveis -3 graus, temperatura que persistiu até as 7 e pouco.
Acho que dá pra afirmar categoricamente que a Infraero não possui nenhum tipo de equipamento para fazer degelo nos aviões.
Apesar da minha preocupação, não consegui observar nenhum problema neste sentido. Um pouco mais de umidade e esse problema seria real.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por rhodesbauer Qui 25 Jul 2013, 08:58

Hoje amanheceu chovendo e sensação térmica de -1ºC
Geada em várias partes do Paraná.
Eu realmente acredito que não seja uma temperatura crítica para causar problemas nos aviões, mas não tenho conhecimento para embasar isso.

Mas o que me preocupa mesmo é o gelo na pista na hora do pouso e decolagem. Ou mesmo nos approns.
Não creio que os pilotos com formação nacional e os profissionais dos aeroportos recebam algum treinamento para lidar com esse tipo de situação...

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Brentano Qui 25 Jul 2013, 10:08

Nos manuais de praticamente todas as aeronaves (que são habilitadas para tal) há informações sobre operação em condições de formação de gelo, neve etc... Se a pista estiver contaminada, à ponto de atrapalhar, piloto no bar. O grande problema é quando ocorre acúmulo severo, que exije de-ice no pátio. Se o aeroporto não tiver de-ice, pelo menos no 737, desde que não seja uma nevasca, se decola com todos os anti-ice ligados. No caso do wing anti-ice ele atua justamente como um de-ice.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Duley Sex 26 Jul 2013, 09:22

E vejam vocês. Hoje fiquei sabendo aqui na Azul que o Embraer E195 PR-AXU que pernoitou em IGU de quarta para quinta, teve sua decolagem atrasada ontem.

Quando a tripulação foi receber a aeronave, durante a externa o co-piloto viu gelo na asa, chamou o comandante e ele decidiu não decolar daquele jeito. Como Foz do Iguaçu não dispõe de equipamento para aplicação de produto descongelante, a tripulação decidiu aguardar até que o gelo descongelasse. Temperatura no METAR informava -1ºC

Como eu disse no meu post anterior, basta um pouco mais de umidade para o problema de gelo ser real. Como Foz é bem umido, foi dito e feito. O sistema de anti-gelo e degelo tem atuação apenas nos bordos de ataque. Se o congelamento acontece fora da área de atuação do sistema contra gelo, só a aplicação do fluido para resolver.

Enfim, de nada adianta se os pilotos estão preparados se a estrutura não está. Pelo menos durante o inverno deveria ser disponibilizado algum tipo de apoio para estes casos.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por rhodesbauer Sex 26 Jul 2013, 12:54

Duley escreveu:E vejam vocês. Hoje fiquei sabendo aqui na Azul que o Embraer E195 PR-AXU que pernoitou em IGU de quarta para quinta, teve sua decolagem atrasada ontem.

Quando a tripulação foi receber a aeronave, durante a externa o co-piloto viu gelo na asa, chamou o comandante e ele decidiu não decolar daquele jeito. Como Foz do Iguaçu não dispõe de equipamento para aplicação de produto descongelante, a tripulação decidiu aguardar até que o gelo descongelasse. Temperatura no METAR informava -1ºC

Como eu disse no meu post anterior, basta um pouco mais de umidade para o problema de gelo ser real. Como Foz é bem umido, foi dito e feito. O sistema de anti-gelo e degelo tem atuação apenas nos bordos de ataque. Se o congelamento acontece fora da área de atuação do sistema contra gelo, só a aplicação do fluido para resolver.

Enfim, de nada adianta se os pilotos estão preparados se a estrutura não está. Pelo menos durante o inverno deveria ser disponibilizado algum tipo de apoio para estes casos.

Pessoal precisa ser mais pró ativo cool , era só pegar secadores de cabelo da mulherada e ficar lá em cima derretendo o gelo.
Pensa nas cantadas prontas?

"O gata, me empresta seu secador de cabelo que vou ali quebrar o gelo e já volto!"lol 

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Pilotos Brasileiros e a neve! Empty Re: Pilotos Brasileiros e a neve!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos