Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Exercício de interceptação durante o exercício militar PERBRA 2010 Gse_multipart13851

[Brasil] Exercício de interceptação durante o exercício militar PERBRA 2010

Ir para baixo

[Brasil] Exercício de interceptação durante o exercício militar PERBRA 2010 Empty [Brasil] Exercício de interceptação durante o exercício militar PERBRA 2010

Mensagem por Amilckar Sex 25 Jun 2010, 14:28

Exercício de interceptção durante o exercício militar PERBRA 2010



[Brasil] Exercício de interceptação durante o exercício militar PERBRA 2010 100623_JUN_1421_©Junior

Uma aeronave A-29 Super Tucano simula a inteceptação de uma aeronave que invadiu o espaço aéreo brasileiro, durante a Operação Multinacional PERBRA 2010, em Cruzeiro do Sul. (Foto: FAB / Junior)

Alerta. Uma aeronave está prestes a entrar no espaço aéreo brasileiro de sem autorização. Pode ser uma aeronave com algum problema. Mas a possibilidade de um voo ilícito não pode ser descartada.

No pátio do aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC), o piloto corre para o caça A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A pressa tem uma razão: ele sabe que quanto mais rápido decolar, mais próximo estará de interceptar o seu alvo.
Na pista, aceleração máxima. A potência da turbina faz o Super Tucano decolar com agilidade e perseguir seu alvo em uma velocidade que pode chegar a quase 600 km/h.
Em poucos instantes, o C-98 Caravan já está na mira do caçador. Interceptado, será obrigado a pousar sob a escolta de dois A-29. Felizmente, esta é apenas mais uma missão de treinamento.[Brasil] Exercício de interceptação durante o exercício militar PERBRA 2010 100622_JUN_0693_©Junior

Um piloto de um A-29 do Esquadrão Flecha desembarca após uma missão de interceptação no exercício PERBRA 2010 em Cruzeiro do Sul. (Foto: FAB / Junior)


A cena descrita acima aconteceu oito vezes vezes durante a operação PERBRA IV. No céu da fronteira do Brasil com o Peru, os A-29 do Esquadrão Flecha interceptaram as aeronaves-alvo que entravam no espaço aéreo brasileiro e exercitaram as medidas de policiamento aéreo previstas.
O último passo era ordenar o pouso em Cruzeiro do Sul. Os A-29 acompanhavam seus alvos até o toque na pista. Cada etapa era executada com o maior realismo possível. Tudo para estar pronto no caso de uma situação real.
Além da velocidade, os A-29 Super Tucano também contam com a agilidade. Capazes de fazer manobras que levam o piloto a sentir até sete vezes o seu próprio peso, estes caças foram projetados pela Embraer exatamente para esta missão: combater pequenas aeronaves que tentam sobrevoar o espaço aéreo brasileiro sem autorização.
A aeronave pode ainda levar uma tonelada e meio de carga bélica como bombas e foguetes. Outro diferencial é a eletrônica embarcada, comparável com a de caças supersônicos.
Os caças não voavam armados no exercício PERBRA IV. Mas já é rotina no Esquadrão Flecha voar com os dois canhões de 12,5mm carregados com munição real para missões de defesa do espaço aéreo brasileiro.
Baseado em Campo Grande (MS), o Flecha é o terceiro esquadrão do terceiro Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira. Os primeiro e segundo esquadrão estão baseados em Boa Vista e Porto Velho, respectivamente. Essas três unidades são responsáveis pela proteção de toda a fronteira brasileira contra o tipo de ameaça simulada no exercício PERBRA IV.
Os A-29 Super Tucano também são operados na FAB pelo Esquadrão Joker, em Natal, na formação dos futuros pilotos de caça. A aeronave, fabricada no Brasil, também já foi exportada para Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana.
Fonte: Cavok
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos