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Mensagem por ricardomollik Sáb 20 Abr 2013, 23:38

Ola,
To com problemas no pouso em pistas curtas como Santos Dumont e Congonhas pra parar a maquina, velocidade de pouso normal sempre 40 de flaps, spoilers acionados, autobrake no maximo e mesmo assim ta dificil parar, alguem tem uma configuracao ou algo parecido pra melhorar? Pensei em comprar o TSR-Autobrake Pro B737, Simmarket , sera que resolve?
obrigado
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Mensagem por João Marcelo Dom 21 Abr 2013, 00:09

Qual sua vel de pouso? A opção SFP está ativa no fmc?

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Mensagem por Pimentel Dom 21 Abr 2013, 09:54

Preciso que de mais detalhes thinking
É tudo muito relativo... muitas variáveis devem ser consideradas. O fato de você setar performance para pista curta não vai mudar em nada se outros critérios foram ignorados.

Você esta tendo dificuldade como?

Vc esta varando as pistas? ou esta consumindo uma distancia muito grande para conseguir parar?

Qual é era o peso da aeronave nestas tentativas de pouso?

Pista seca? Havia vento? estava respeitando pista em uso?

Vc disse velocidade de pouso normal? scratch Para saber a velocidade ideal é preciso saber o peso.... Então, sua velocidade era adequada?

Considerando que vc estava na velocidade adequada, vc tocou dentro da zona de toque?




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Mensagem por ricardomollik Dom 21 Abr 2013, 16:30

João Marcelo escreveu:Qual sua vel de pouso? A opção SFP está ativa no fmc?

Marcelo a velocidade eu vejo na tela fmc index/approach e sempre uso a ultima opcao de flap/spd KT se tiver la 139/40 eu seto esta.
confesso que nunca vi a opcao SFP Short Field Performanc no fmc?

Pimentel escreveu:Preciso que de mais detalhes thinking
É tudo muito relativo... muitas variáveis devem ser consideradas. O fato de você setar performance para pista curta não vai mudar em nada se outros critérios foram ignorados.
Você esta tendo dificuldade como?
Vc esta varando as pistas? ou esta consumindo uma distancia muito grande para conseguir parar?
Qual é era o peso da aeronave nestas tentativas de pouso?
Pista seca? Havia vento? estava respeitando pista em uso?
Vc disse velocidade de pouso normal? scratch Para saber a velocidade ideal é preciso saber o peso.... Então, sua velocidade era adequada?
Considerando que vc estava na velocidade adequada, vc tocou dentro da zona de toque?

Nas pistas longa sem problema, somente nas curtas e normalmente estou varando a pista. quanto ao peso eu uso o payload do fmc para calcular tudo e normalmente deixo reserva de combustivel de 2.500 kg, sim com a pista seca. Acho que sim pois essa velocidade eu pego no approach do fmc flap/spd. o toque sempre no limite da zona.
Eu Comprei o dvd Virtual Routes 737NGX do Cmte Alexandre Blumberg, o qual recomendo a todos, onde sempre tiro as duvidas. thumbsup
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Mensagem por Cmte_Azevedo Ter 23 Abr 2013, 16:31

1 - Abra o FMC do 737 NGX
2 - Clique em Pmdg setup
3 - Clique em Aircraft
4 - Clique em Equipment
5 - Vá até a pagina 5 e marque a opção "Short Field Package"
6 - Sugiro que também marque a opção "Brake package - Carbon"

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Mensagem por ricardomollik Ter 23 Abr 2013, 18:23

Cmte_Azevedo escreveu:1 - Abra o FMC do 737 NGX
2 - Clique em Pmdg setup
3 - Clique em Aircraft
4 - Clique em Equipment
5 - Vá até a pagina 5 e marque a opção "Short Field Package"
6 - Sugiro que também marque a opção "Brake package - Carbon"

Cmte, estas opcoes ja estao marcadas thumbsup

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Mensagem por Trovis Ter 23 Abr 2013, 22:27

Você continua sem informar:
- peso
- quantidade de combustível
- quantidade de carga
- quantidade de passageiros
- VREF

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Mensagem por Duley Ter 23 Abr 2013, 22:33

Ricardo, tenho quase certeza que o erro está no seu procedimento. A aeronave é bem simulada e muitos simulam nas mesmas condições e nao enfrentam problema.

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Mensagem por ricardomollik Ter 23 Abr 2013, 22:48

vou fazer novamente todos os procedimentos, pegar todos os dados pra informar, ai vou tirar as duvidas do que estou fazendo errado thumbsup
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Mensagem por ricardomollik Qua 24 Abr 2013, 20:52

Ola,
Seguem umas screens da minha configuracao, se tiver erros por favor me avisem, estou usando o7378 WL SPF Gol, iniciei tudo novamente cold and dark pra tirar umas duvidas, apenas postei screens de alguns dados inseridos no fmc: Desculpe pelo Flood ia juntar tudo com a resposta anterior mais nao sei o que aconteceu thumbsup

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PMDG 737NGX SP1c Pmdgperfinit

PMDG 737NGX SP1c Pmdgn1limit

PMDG 737NGX SP1c Pmdgtakeoff

PMDG 737NGX SP1c Pmdgapproachref

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Mensagem por Trovis Qua 24 Abr 2013, 21:11

Bom, as screens não são do mesmo voo né? hehe

E outra, você decolou com flap 25? shocked

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Mensagem por ricardomollik Qua 24 Abr 2013, 22:46

Trovis escreveu:Bom, as screens não são do mesmo voo né? hehe

E outra, você decolou com flap 25? shocked

acho que so o payload que e de outro voo. para decolar no SDU pista curta acho que pode ser 25

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Mensagem por Pimentel Qua 24 Abr 2013, 23:22

O 738 é certificado para decolar com flap 25 ...agora não sei o que a gol faz pelas bandas do SDU, considerando possivel limitação por obstaculo e/ou field, o MTOW cai bastante fazendo com que o flap 25 se torne exagero...

Para fins de comparação:
Em congonhas dando uma olhada a grosso modo em pista seca, QNH de 1020 - FLAP 40 - anti skid e auto spoiler sem considerar vento e pousando na 17R....bem >grosseiramente< encontro 61t de limite Landing Field.

Acredito que seja algum erro seu.. unsure

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Mensagem por ricardomollik Qui 25 Abr 2013, 09:16

Pimentel escreveu:O 738 é certificado para decolar com flap 25 ...agora não sei o que a gol faz pelas bandas do SDU, considerando possivel limitação por obstaculo e/ou field, o MTOW cai bastante fazendo com que o flap 25 se torne exagero...

Para fins de comparação:
Em congonhas dando uma olhada a grosso modo em pista seca, QNH de 1020 - FLAP 40 - anti skid e auto spoiler sem considerar vento e pousando na 17R....bem >grosseiramente< encontro 61t de limite Landing Field.

Acredito que seja algum erro seu.. unsure


Vou refazer todos os procedimentos e um novo voo pra ver como fica. vi na simmarket um programa chamado 737 Autobrake pro, sera que funciona mesmo?, alguem ja testou? thumbsup

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Mensagem por Duley Qui 25 Abr 2013, 09:44

É, acho que por aqui não se usa flaps 25 para decolagem. Para SDU 15 é suficiente, assim como CGH. Como tudo na aerodinâmica, para um benefício paga-se um preço em algum outro aspecto. No caso do flap, quanto mais ângulo, menor será sua velocidade de rotação, ao preço de comprometer a performance de subida, como disse o Pimentel, podendo comprometer quanto a restrição de obstáculos. E o contrário, menores ângulos aumenta a velocidade para rotação em contrapartida sua performance de subida será muito melhor. Por isso o meio termo deve ser encontrado de acordo com tamanho de pista e obstáculos a serem livrados.

Com relação ao seu problema inicial, pouso em SDU e CGH, tão importante quanto ter a aeronave dentro do envelope é a sua perícia durante a simulação. De nada adianta vir para pouso com todos parâmetros corretos se você tocar muito além da zona ideal de toque, especialmente em pistas curtas. É preciso estar afinado, aproximar estabilizado, dentro do glide e etc. Os dados das screens, para pouso, parecem corretos, então julgo que você precisa treinar mais o pouso nestes aeroportos mais críticos. Aquela velha história, pegue aeronaves menores que vão permitir alguns erros que não resultarão na parada além da cabeceira.

Quanto ao uso de add-on de frenagem pro NGX, continuo isistindo. A aeronave é muito bem simulada e não precisa disto.

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Mensagem por ricardomollik Qui 25 Abr 2013, 09:58

Duley escreveu:É, acho que por aqui não se usa flaps 25 para decolagem. Para SDU 15 é suficiente, assim como CGH. Como tudo na aerodinâmica, para um benefício paga-se um preço em algum outro aspecto. No caso do flap, quanto mais ângulo, menor será sua velocidade de rotação, ao preço de comprometer a performance de subida, como disse o Pimentel, podendo comprometer quanto a restrição de obstáculos. E o contrário, menores ângulos aumenta a velocidade para rotação em contrapartida sua performance de subida será muito melhor. Por isso o meio termo deve ser encontrado de acordo com tamanho de pista e obstáculos a serem livrados.

Com relação ao seu problema inicial, pouso em SDU e CGH, tão importante quanto ter a aeronave dentro do envelope é a sua perícia durante a simulação. De nada adianta vir para pouso com todos parâmetros corretos se você tocar muito além da zona ideal de toque, especialmente em pistas curtas. É preciso estar afinado, aproximar estabilizado, dentro do glide e etc. Os dados das screens, para pouso, parecem corretos, então julgo que você precisa treinar mais o pouso nestes aeroportos mais críticos. Aquela velha história, pegue aeronaves menores que vão permitir alguns erros que não resultarão na parada além da cabeceira.

Quanto ao uso de add-on de frenagem pro NGX, continuo isistindo. A aeronave é muito bem simulada e não precisa disto.

Ola Duley,
Vi um video com um 738 decolando com 25 de flap vou ver se encontro ele, mais tudo bem vou reduzir para 15. Quanto ao pouso comecei a ter este problema do dia em que reportei aqui no forum, ja fiz pousos sem problema nenhum, tanto no SDU quanto em CGH com aproximacao estabilizada, dentro do glide, peso e velocidades tudo ok. Nao sei mais pode ser outro problema, pois comecou isso agora, em todo caso vou verificar todas as minhas configuracoes e fazer um voo pra ver, depois reporto novamente se deu tudo certo ou nao. Vou comecar de dark an cold passo a passo. obrigado a todos thumbsup

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Mensagem por Pimentel Qui 25 Abr 2013, 10:02

Se vc estiver operando dentro do envelope para pouso, cruzando sua cabeceira na vref e freando bonitinho e mesmo assim esta consumindo muita pista....Esta me cheirando anti skid thinking

Vc aciona freio por eixo ou tecla? Se for por tecla é pior ainda....pois um simples toque ativa a frenagem máxima, suas rodas travam...e vc escorregará feito sabonete.

shame on you Não há necessidade de obter este autobrake pro. O NGX é um addon de excelente qualidade, seu auto brake é inteiramente simulado.

Verifique que na outra msg eu coloquei negrito em anti skid.... assim como na vida real, se vc estiver sem anti skid no fsx...será necessária mais pista para frenagem e parada total. Como o NGX deve gerir o anti skid com base em sistemas independentes do FSX, verifique no cockpit (painel ou talvez em config via CDU) qual é a situação dele... se estiver desligado, ligue!

Em paralelo a isto, veja a configuração no FSX tb.

Por padrão o FSX não vem com nenhuma tecla ajustada para seu anti skid.... eu percebo que ele vem desligado por default.

Selecione a principio uma tecla / atalho para brake anti skid no fsx.

Para vc saber se o antiskid do FSX esta ativado...posicione uma (acft de preferencia com trem triciclo) na pista, acelere e aplique freio máximo....> se as rodas do trem principal travarem...obvio que estará off...> pressione a tecla escolhida ainda durante a corrida de frenagem> vc verá que a roda volta a girar e ofreio continuará atuando com muito mais eficiência na desaceleração.!

Para ver a diferença em qualquer acft com e sem antiskid..simule uma frenagem de máxima energia ....coloque o NGX na pistinha de SBGP... seta o peso máximo estrutural dele... potencia máxima até 120kt...corte a potencia e aplique freio máximo... (não use ground spoiler ou reversores....>marque bem e compare os pontos de parada total com e sem anti skid... da pra testar em qq acft isto... só pode diferir a politica de ativação com base na forma a qual o anti skid é gerenciado independentemente do FSX , como o caso de addons tipo NGX.






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Mensagem por juniorpasini Qui 25 Abr 2013, 11:27

Tenho que concorda com o Pimentel, provavelmente é o Anti-Skid que se não me engano funciona como o ABS de um carro normal. Ou seja, ele utiliza o atrito estático que é muito maior q o cinético e não deixa a roda travar e deslizar, como mostra essa imagem abaixo (q apesar de ser engraçada é exatamente como funciona mesmo):
PMDG 737NGX SP1c Como-funciona-o-freio-ABS
O Anti-Skid se estiver inoperante deve mostrar aqui:
PMDG 737NGX SP1c Autobrake
Quanto ao teste dele, siga o que o Pimentel falou.

Outro ponto importante é: Você toca na pista logo no inicio ou passa do ponto ideal (que é aonde existem as marcas pretas)?

Outra coisa que estão falando é a questão da decolagem, em pistas curtas como Congonhas e SDU é imposta uma restrição de peso (não lembro quanto é) e recomenda a utilização de um flap maior q 5, no caso 15 seria o ideal. Outro ponto que pode facilitar é a maior utilização de potência do motor, veja a figura abaixo:
PMDG 737NGX SP1c Pmdgn1limit
Pode ver que aparece 24k 26k e 27k, se não me engano no manual da PMDG fala para usar o 27k que indica que seu avião utilizará mais potência (aprox. 27'000 libras) em um período de tempo mais curto gerando mais barulho, pelo menos foi o que eu entendi! Veja que o seu está selecionado 26k mude para 27. Se eu falei alguma besteira me desculpem.
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PMDG 737NGX SP1c Empty Re: PMDG 737NGX SP1c

Mensagem por Zulu Qui 25 Abr 2013, 11:55

Posso garantir. 737-800W SFP flap 25 no SDU e CGH flap 15. Parece exagero, mas nao e.
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PMDG 737NGX SP1c Empty Re: PMDG 737NGX SP1c

Mensagem por Duley Qui 25 Abr 2013, 13:40

Realmente o flap 25 pode ser utilizado. Seu uso vai depender do TOGW.

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Mensagem por ricardomollik Qui 25 Abr 2013, 16:14

Agora consegui ufa assobiar . Os freios agora estao por eixo o anti-skid no PMDG estava ativo, pois no visor caso estiver inoperante fica a luz acessa, e isto? conforme a screen que o Pasini mostrou do autobrake, pois nas funcoes no painel e cdu nao achei esta opcao. No FSX nao, entao eu ativei e usei uma tecla, agora me parece que tem que entrar com um parametro no xml do gauge de cada aeronave que se pretende usar, para ficar ativo, e isto mesmo? e qual o parametro a ser inserido? thumbsup
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PMDG 737NGX SP1c Empty Re: PMDG 737NGX SP1c

Mensagem por Pimentel Qui 25 Abr 2013, 16:27

Era o bendito do anti skid então??? thumbsup


Zulu escreveu:Posso garantir. 737-800W SFP flap 25 no SDU e CGH flap 15. Parece exagero, mas nao e.

Vc tem a analise de pista do 738 para o SDU??

Se o peso de decolagem estiver no range do flap 15, será dado 110% de preferencia ao 15 para não penalizar climb principalmente o 2º seguimento.



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PMDG 737NGX SP1c Empty Re: PMDG 737NGX SP1c

Mensagem por juniorpasini Qui 25 Abr 2013, 17:00

ricardomollik escreveu:Agora consegui ufa assobiar . Os freios agora estao por eixo o anti-skid no PMDG estava ativo, pois no visor caso estiver inoperante fica a luz acessa, e isto? conforme a screen que o Pasini mostrou do autobrake, pois nas funcoes no painel e cdu nao achei esta opcao. No FSX nao, entao eu ativei e usei uma tecla, agora me parece que tem que entrar com um parametro no xml do gauge de cada aeronave que se pretende usar, para ficar ativo, e isto mesmo? e qual o parametro a ser inserido? thumbsup

exato, se estiver desligado é q está funcionando, se estiver azul tá fora. Se não me engano as gauges da PMDG são tudo dlls ou seja, não podem ser editadas. O máximo que eu achei foi no cfg de cada aeronave isso:
Spoiler:

Quanto ao que o Pimentel falou, concordo pela 3ª vez, decolar SDU com Flaps muito alto, implica em uma decolagem com velocidade baixa mas não podemos esquecer que esse ângulo de subida tb é influenciado depois da decolagem, talvez podendo por em risco um choque contra a Rio-Niterói ou o Pão de Açúcar! admirado
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Mensagem por Pimentel Qui 25 Abr 2013, 19:43

juniorpasini escreveu:Quanto ao que o Pimentel falou, concordo pela 3ª vez, decolar SDU com Flaps muito alto, implica em uma decolagem com velocidade baixa mas não podemos esquecer que esse ângulo de subida tb é influenciado depois da decolagem, talvez podendo por em risco um choque contra a Rio-Niterói ou o Pão de Açúcar! admirado

Agora só não sei qual é a politica do 800 short field... ele tem itens que aumentam bastante a performance de decolagem....embora o critério de seleção de flaps seja o mesmo. thumbsup

Se alguém tiver umas analises de pista da GOL, principalmente do SDU.... postem thanks pls!

Se não vamos ter que apelar ao topcat! pinch

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