Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Novas regras da Anac sob ataque Gse_multipart13851

[Brasil] Novas regras da Anac sob ataque

Ir para baixo

[Brasil] Novas regras da Anac sob ataque Empty [Brasil] Novas regras da Anac sob ataque

Mensagem por Amilckar Ter 05 Mar 2013, 06:44

Novas regras da Anac sob ataque

[Brasil] Novas regras da Anac sob ataque Anac_divulgacao_280


Companhias aéreas atacaram duramente, em audiência pública realizada ontem, os novos critérios da Agência Nacional de Aviação Civil (anac) para a redistribuição de slots (autorizações de pousos e decolagens) em aeroportos prioritários. O primeiro perde-e-ganha dos slots obedecendo os novos critérios deverá ocorrer apenas em 2014, segundo a agência.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, disse que a proposta da anac "ofende o ambiente regulatório" e pode reduzir a oferta. Para ele, há riscos de inversão do "movimento consistente e ordenado" de queda das tarifas nos últimos anos.
Um dos pontos mais criticados foi a inclusão da pontualidade como critério para a redistribuição de slots. Hoje, é levado em conta somente o índice de regularidade, que reflete o número de voos cancelados. Pelas novas regras, as operações com atrasos também serão contempladas na análise da anac.
"Isso nos preocupa bastante", disse Carlos Ebner, diretor no Brasil da Iata, a entidade internacional que reúne grandes empresas aéreas. Ele fez questão de frisar que atrasos são "inaceitáveis" para os passageiros, mas às vezes ocorrem por problemas alheios às companhias, como nevoeiros e tempestades. Um exemplo citado foi a falta de energia no aeroporto de Brasília, no sábado, que provocou cancelamentos e atrasos em cascata. "Por isso, consideramos mais interessante que a pontualidade seja tratada por um comitê, não como norma", disse o representante da TAM, Marcelo Dezem.
A anac diz que já expurga dos cálculos de pontualidade das aéreas voos afetados por adversidades climáticas, mas as companhias têm dúvidas de como esse sistema é aplicado e temem pagar a conta indevidamente.
Hoje, somente aeroportos totalmente saturados - como Congonhas - têm regras para a distribuição de slots, com a exigência de um índice de regularidade de 80%. Quando há mudanças, a cada cinco horários redistribuídos, quatro vão para empresas que já atuam naquele aeroporto e um vai para "novos entrantes".
Para a superintendente de regulação econômica da anac, Danielle Crema, o processo não estimula a eficiência no setor: nunca se sabe quando haverá redistribuição de slots, a regra é uniforme para todos os aeroportos e dificulta a entrada de competidores. Além disso, há excesso de burocracia, enquanto o procedimento requer agilidade. "É algo semelhante a um processo licitatório, com a habilitação de empresas, por exemplo", ilustrou Danielle, defendendo as mudanças propostas pela agência.
Os novos critérios valerão para aeroportos coordenados - aqueles com saturação parcial, durante períodos do dia, como o início da manhã e o fim da tarde - e os índices serão definidos por terminal. Precisará respeitar o mínimo de 75% de pontualidade e 80% de regularidade. Em Congonhas, a exigência sobe para 80% e 90%, respectivamente. A distribuição dos slots ocorrerá anualmente e valerá para duas temporadas diferentes: de verão e de inverno.
Até a aprovação das novas regras pela diretoria colegiada da anac e a construção de um banco de dados com indicadores das aéreas, a repartição dos slots ocorrerá somente em 2014, disse Danielle. Ela garantiu que a anac buscou as "experiências exitosas do exterior" para propor as novas regras e defendeu a inclusão do critério de pontualidade.
O advogado José Gabriel Assis de Almeida, representando a cargueira Cargolux, criticou o fato de que os slots estarão garantidos apenas por períodos de seis meses: "Isso gera insegurança e dificuldade na previsão dos serviços oferecidos". Outras duas empresas do setor de transporte de cargas manifestaram o temor de eventuais restrições de horário às suas operações em aeroportos como Viracopos (SP). (DR)

Fonte: Valor Econômico
Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Novas regras da Anac sob ataque Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos