Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Resgate aéreo quer virar referência Gse_multipart13851

[Brasil] Resgate aéreo quer virar referência

Ir para baixo

[Brasil] Resgate aéreo quer virar referência Empty [Brasil] Resgate aéreo quer virar referência

Mensagem por Amilckar Qui 21 Fev 2013, 09:04

Resgate aéreo quer virar referência

SAMU e Base Aérea realizam treinamento conjunto pra tornar Santa Maria exemplo nesse tipo de socorro

Arnaldo Recchia

Após a tragédia na Boate Kiss médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pilotos socorristas da Aeronáutica decidiram estreitar os laços para trocar experiências e realizar um trabalho ainda melhor do que o feito no socorro às vítimas. A meta é transformar Santa Maria em referência no resgate aéreo no país.

[Brasil] Resgate aéreo quer virar referência H%2060%20sm%20samu

Não era bem manhã de domingo 27 de janeiro e as noticias de um incêndio no centro de Santa Maria que mataria 239 pessoas, chegavam à Base Aérea de Santa Maria (Basm), mais precisamente no 5° Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, o Esquadrão Pantera. Naquele momento o tenente-aviador Diego Almeida Teixeira junto de seus colegas, preparava-se para um possível chamado. Quatro helicópteros Black Hawk já estavam sendo aprontados para atender a uma demanda que nem havia sido solicitada ainda. "Antes de acenar oficialmente com o pedido de auxílio, aqui no esquadrão nós já estávamos prontos. Geralmente uma aeronave fica pronta sempre, mas em função das notícias já estávamos em quatro equipes sem ninguém chamar”, lembra o piloto.

O atendimento às vítimas transformava a cidade em um território de guerra. Todas as ambulâncias, as unidades de saúde, os centros e hospitais estavam envolvidos e, ainda assim, não seria suficiente. O apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) foi necessário em caráter de urgência. E de uma hora para outra, as equipes do Esquadrão Pantera precisou trabalhar no improviso com os socorristas do SAMU.
“Uma parceria incrível que serviu de experiência para todas nós. Quem ganhou foi a população”, define o médico socorrista do SAMU Carlos Drummond Dorneles. Segundo ele, o trabalho realizado naquele trágico domingo vai ser um marco no atendimento médico de emergência. "O que foi feito mudou a história do resgate no Brasil", garante.

Com os hospitais lotando e o número de vítimas aumentando, as transferências para Porto Alegre precisavam ser rápidas. O trabalho dos médicos tinha de ser sincronizado com o dos pilotos. E a atuação de uma pessoa foi crucial, consenso entre os profissionais envolvidos. O homem de ligação que fazia a tradução entre médicos e militares possibilitou o sucesso do atendimento.

[Brasil] Resgate aéreo quer virar referência H%2060%20sm%20samu%202

“Foi fundamental a presença de um oficial de ligação”, afirma Dorneles. Para o tenente Teixeira a figura de um interlocutor facilitou todos os trabalhos. Foi tudo muito rápido, da ligação do tenente Yuri avisando da necessidade de um transporte até o helicóptero chegar ao campo da Brigada Militar passaram-se 20 minutos. Dali até o parque da Redenção em Porto Alegre foram mais 50 minutos".

Experiência no ar - O oficial que ficou encarregado de conectar com as equipes foi o tenente-aviador Yuri Carneiro de Souza, que é piloto de Black Hawk e tem experiência em socorro aéreo. Segundo ele o trabalho feito por ambas as equipes no dia tragédia foi exemplar e agora precisa ser estreitado para uma futura situação de emergência para ser replicado aqui na cidade e em todo o Brasil. “Nós precisamos trocar as experiências, fazer o link entre uma equipe e outra, por exemplo, adaptar as macas trazidas pelo SAMU no espaço que temos no Black Hawk”. Para o tenente existem peculiaridades que os médicos e socorristas precisam aprender sobre helicóptero de resgate. “Como os “Black” não são para resgate de vítimas e, sim, para transporte de tropas, há uma série de orientações a serem observadas, inclusive a própria aproximação dos médicos com as vítimas ao helicóptero”, explica. Segundo Yuri o treinamento vai ser um ótimo aprendizado para os militares também.

Para melhorar essa parceria e trocar experiências, as equipes do Esquadrão Pantera e do SAMU de Santa Maria sem encontraram na manhã de ontem, na Base Aérea, para fazer esse treinamento em atendimento de emergência e transporte aeromédico. Cerca de 20 profissionais entre civis e militares participaram. Durante pouco mais de uma hora de atividades prática, os pilotos mostraram aos médicos quais os procedimentos mais adequados ao transportar vítima em helicóptero e também como devam se portar os próprios socorristas. Já os profissionais do SAMU fizeram demonstrações de equipamentos utilizados e de como manuseá-los.

Trabalho prolongado - Esse tipo de encontro não será único. A aproximação deverá ser um trabalho prolongado. "O treinamento vai ser contínuo, vamos nos encontrar mais vezes, inclusive, pensamos em elaborar um curso para proporcionar aos militares a possibilidade de vivenciar cenas não convencionais”, cxplica o médico Dorneles.

Já para o tenente aviador Carlos Eduardo Zilio, o trabalho necessita de treinamento constante. “E difícil acontecer um situação em que é preciso empregar os recursos que foram empregado, mas é preciso estar pronto e isso requer treinamento”, afirma. Para o médico um dos principais fatores ao fortalece essa aproximação é a rapidez do serviço prestado.

Fonte: Jornal a Razão (RS)
Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Resgate aéreo quer virar referência Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos