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Dúvida 737 NGX Empty Dúvida 737 NGX

Mensagem por AlexandreRusso Dom 30 Dez 2012, 19:39

Olá pessoal,

Indo diretamente a minha dúvida ... Adquirir o 737 NGX e estou intrigado com um probleminha que infelizmente não consegui resolver sozinho, por isso vir aqui pedir ajuda de vocês.

Bom, a minha dúvida é em relação a setar minha posição logo após energizar a aeronave coloco as duas chaves (que não sei o nome) na posição NAV, depois vou no FMC pra tentar setar minha posição. Vou na página que devemos colocar o aerporto aonde estamos e para o que iremos e número do voo etc... Nesta página aperto em "NEXT PAGE" e "NEXT PAGE" novamente, lá irei encontrar as coordenadas do GPS, clico nela para copiar essas coordenadas e volto para a página aonde devo colar. Aí está o problema. Não era pra ter uns quadradinhos para eu colar as coordenadas do GPS ? Pois não aparece, apenas aparece " SET IRS HDG" mas sem qual lugar para eu colar as coordenadas do GPS !
Espero que alguem possa me ajudar !

Um feliz ano novo para todos !
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Dúvida 737 NGX Empty Re: Dúvida 737 NGX

Mensagem por Allan Prim Dom 30 Dez 2012, 20:14

Daria pra postar um print do problema? Tá meio confusa essa explicação, você não consegue colocar a posição da aeronave ou o que? Se é isso, é só você ir em POS INIT (se não me engano), colocar o ICAO do aeroporto (SBFL por exemplo) e as coordenadas vão aparecer automaticamente. confused

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Mensagem por AlexandreRusso Dom 30 Dez 2012, 22:38

Olá Allan, obrigado por responder !

Eu sei que devo colocar o ICAO do aeroporto de onde estou, mas antes disso preciso que o GPS localize em que parte do mundo eu estou para ai sim dar procedimento no plano de voo. (desculpe as palavras populares)

https://2img.net/r/ihimg/f/708/737ngx.png

Perceba que na imagem que coloquei O ICAO (SBPS) copiei a coordenada do GPS e acho que deveria ter um local para colar essa coordenada para ai sim a minha aeronave ser localizada. Saberia me dizer o que seria "SET IRS HDG" que aparece no FMC ? Ali não seria o espaço para por a coordenada ?

Obrigado !
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Mensagem por AlexandreRusso Qua 02 Jan 2013, 10:48

Alguem poderia ajudar ?
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Mensagem por Braconi Qua 02 Jan 2013, 11:07

Você esta iniciando a acft no modo Cold & Dark?

Se você na tela INIT POS não tem os quadradinhos, você já esta alinhado.

Quando for alinhar se não tiver a referência do gate da sua posição, não utilize a do AD obtida pelo ICAO, utilize a LAST POS que é a mais aproximada do ponto onde você está, diferente da da ref do aeroporto que pode esta longe da sua real posição.

Não precisa ir na página route RTE para alinhar.



Última edição por Braconi em Qua 02 Jan 2013, 11:42, editado 2 vez(es)
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Mensagem por andre_sp Qua 02 Jan 2013, 11:08

Fez o alinhamento do IRS? confused

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Mensagem por Paulo Stavis Qua 02 Jan 2013, 11:14

AlexandreRusso escreveu:Alguem poderia ajudar ?

Cara eu virei o FMC inteiro tentando replicar o seu procedimento mas não está batendo. A página onde colocamos o aeroporto de saída, destino e número de voo é a inicialização da rota. Se eu aperto NEXT PAGE aqui ele vai pra visualização da rota em si e se apertar novamente ele volta na inicialização da rota.

Faça o seguinte:
Inicie a aeronave, selecione o painel no modo NGX Long. Depois de carregado, vá no overhead e ponha as chaves do IRS em NAV (não precisa por em ALIGN). Vá no FMC, clique em FMC e você vai parar na pagina IDENT, clique em POS INIT e insira o ICAO do aeroporto que você está. Dê um NEXT PAGE e copie a coordenada do GPS L ou R e dê um PREV PAGE, retornando à pagina de POS INIT. Cole a coordenada nos campos ao lado do dia/hora.

Se mesmo assim não der certo, descreva o procedimento completo que você está fazendo até chegar nesse erro pra ver se consigo replicar aqui.
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Mensagem por AlexandreRusso Qua 02 Jan 2013, 11:41

Obrigado por tentar ajudar pessoal !

Sinceramente não inicio em Dark & Cold por que não sei como fazer isso no 737 NGX. Quando voava com 733 da wilco tinha o conhecimento e iniciava em Dark & Cold. Se alguem souber como iniciar o 738 NGX todo desligado seria um apredizado válido pra mim.

Meu procedimento ->Inicio o 738 todo ligado, então aciono a APU, depois disso desligo os motores ligo as luzes de navegação, aciono proibido fumar, chamo a "safona" (Ctrl + J ) abro o FMC e dou início ao plano de voo com todos os detalhes (assim funciona perfeitamente)

Agora se eu delisgar e ligar o painel não consigo setar a posição aonde eu estou, mesmo colocando o ICAO do aeroporto de onde estou.

As chaves do IRS eu coloco na posição NAV como o amigo disse, aguardo um pouco e o instrumento que mostra o horizonte passa a funcionar. Aí vem o problema, não consigo setar minha posição. Sabe quando a gente coloca o ICAO ou a pista de decolagem, rota e tudo vai aparecendo no painel ? Então, comigo não está funcionando devido eu não está sabendo setar minha posição !

Desculpem o comentário longo e muito obrigado!
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Mensagem por Paulo Stavis Qua 02 Jan 2013, 11:46

AlexandreRusso escreveu:Obrigado por tentar ajudar pessoal !

Sinceramente não inicio em Dark & Cold por que não sei como fazer isso no 737 NGX. Quando voava com 733 da wilco tinha o conhecimento e iniciava em Dark & Cold. Se alguem souber como iniciar o 738 NGX todo desligado seria um apredizado válido pra mim.

Não sei dizer exatamente o que você faz que leva à esse problema mas com relação ao cold & dark, inventaram um negócio chamado manual que sempre ajuda nessas horas. Dê uma olhada no manual de introdução, lá tem a resposta. thumbsup

Depois de setar o cold & dark ou o NGX Long tente o procedimento que descrevi anteriormente que dará certo. Recomendo também uma leitura no tutorial normal e avançado pra se familiarizar com os procedimentos da nave.
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Mensagem por henriquesteppan Qua 02 Jan 2013, 11:47

O primeiro passo pra aprender a mexer no avião é ler o manual.
Lá explica como fazer o alinhamento do IRS e como setar o avião em Cold&Dark.

Você já leu o manual do 737NGX?
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Mensagem por Braconi Qua 02 Jan 2013, 11:52

Você esta iniciando o NGX em default, dai seus IRS´s já estão alinhados, mesmo cortando motores antes de iniciar a APU ,a barra continuaria energizada pela bateria enquanto você acionasse a APU, por esta razão o IRS segura os dados do alinanhamento prévio no modo de inicialização default e desta forma uma vez já alinhado os "quadradinhos não aparecem".

Para o modo cold and dark, siga:

Vai no console do seu CDU e clique no botão MENU > PMDG Setup > STATE LOAD > NGX CLDDRK

Depois da rotina, ajuste as chaves do IRS em NAV aguarde ON DC apagar e veja a pagina INIT POS no FMC, os tais quadradinhos deverão estar lá.

Se não tiver a referencia do GATE, use o LAST POS .

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Mensagem por AlexandreRusso Qua 02 Jan 2013, 13:15

Braconi,

Então acho que é isso que está acontecendo. Não há espaço para colocar as coordenadas porque o IRS já está alinhado. Como eu inicio a aeronave completamente ligada e desligo tudo para simular o COLD & DARK, acredito que o IRS continue alinhado. Hoje chegando em casa vou iniciar COLD & DARK e fazer o teste. Muito obrigado !

Vou seguir o conselho de todos e estudar mais o manual !

Obrigado !

Edit:
Pessoal, consegui alinhar o IRS !

Coloquei Cold & Dark, depois salvei e sair do simulador. Em seguida entrei novamente no FSX, selecionei o voo e fiz o que é p/ ser feito. Funcionou !

Desculpem o flood, mas eu tinha que vir aqui avisar que deu certo.

Muito obrigado a todos !

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Mensagem por Franham Qui 03 Jan 2013, 17:33

Que bom.
PS: quando colocar para iniciar em C&D, não precisa sair do simulador, aguarde uns 15 segundos e pronto. thumbsup

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Mensagem por AlexandreRusso Qui 03 Jan 2013, 17:49

Ok Franham !

Obrigado !
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Mensagem por virtualroutes Qui 03 Jan 2013, 18:45

AlexandreRusso escreveu:Pessoal, consegui alinhar o IRS !

Coloquei Cold & Dark, depois salvei e sair do simulador. Em seguida entrei novamente no FSX, selecionei o voo e fiz o que é p/ ser feito. Funcionou !

Desculpem o flood, mas eu tinha que vir aqui avisar que deu certo.

Muito obrigado a todos !


Não precisa colocar o aviao em cold and dark apenas para alinhar, ou realinhar o IRS, imaginem isso na vida prática o quão absurdo seria.

Para realinhar o IRS passe os dois swirches para ALIGN e no FMC vai abrir os quadrinhos para reinserir a posição geografica (LAT e LON). Coloque-as no FMC, seja do GPS ou do aeroporto + GATE em que a A/C esta parkeada, ou digitando as coordenadas. Depois passe os dois switches do IRS para NAV e o realinhamento esta feito. Ele é imediato quase, mesmo se voce definiu o alinhamento do IRS para modo realistico.

Abs,
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Mensagem por AlexandreRusso Qui 03 Jan 2013, 21:36

Virtualroutes,

Legal sua informação.
Acredito que não vou ter mais problemas para alinhar o IRS !

Muito obrigado !
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Mensagem por glmz159 Qui 03 Jan 2013, 23:06

Tem um vídeo no youtube muito legal, que explica passo a passo como iniciar o 737, calcular combustível e tudo mais.

Aqui vai:



Abraço.

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Mensagem por Braconi Qui 03 Jan 2013, 23:43

AlexandreRusso,

Estava achando que seu objetivo era iniciar a aeronave por completo partindo do modo cold and dark.

Apenas a titulo de informação, este procedimento de alinhamento que o Virtual Routes llhe ensinou se trata apenas de um procedimento de " re-alinhamento rápido" que leva 30 segundos para ser concluído no IRS real e não é tão preciso quanto o alinhamento full, que se estiver no modo realístico no NGX, poderá levar ate 17 minutos dependendo da latitude . Usa-se o fast na vida real em trânsito ou quando não há tempo para um alinhamento completo.

Caso você já esteja alinhado como estava fazendo antes, para reexecutar o full, no overhead selecione as chaves para off, a indicador ALIGN vai iluminar, aguarde o ciclo de 30 segundos e quando apagar, então após você pode repetir o procedimento de alinhamento full que você já sabe fazer. O tempo de alinhamento full por padrão do NGX está setado em 30 segundos.

Diferente da vida real e para fins práticos no flight simulator e NGX, os dois modos de alinhamento não possuem diferença de precisão alguma. Mas vale conhecer a diferença dos procedimentos thumbsup

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Mensagem por AlexandreRusso Sex 04 Jan 2013, 11:17

Ola Braconi,

Muito interessante essa informação que você me passou. Eu particulamente prefiro fazer todo o processo como na realidade, porém é sempre bom a gente saber essas diferenças !

Obrigado amigo !


glmz,

Legal o seu vídeo. Com ele pude aprender algumas outras coisinhas !
Não sei o que seria de mim sem este forum ! hehehe

Obrigado a todos !
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Dúvida 737 NGX Empty Re: Dúvida 737 NGX

Mensagem por Pessanha Ter 08 Jan 2013, 16:25

Estou com o mesmo problema....

Só que nos 3 PMDGs, MD-11 - B747 - 737NGX, vou colocar as fotos, é como se o aeroporto estivesse em um lugar e o avião em outro...!!

Avião Cold and Dark
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816121699

Bat de Off para On...
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816125039

Tudo certo e pronto para alinhar...
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816145932

Alinhando.. switches de OFF para NAV
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816151352

Lights ON DC para Align
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816151793

Fiz o procedimento até chegar na página de inserir as informações para os inerciais.... POS INIT
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816152652

Inserindo as informações do AD que estou...
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816154514

Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816154937

E ai está o resultado.... Invalid Enter!!!
Dúvida 737 NGX Fsx2013010816155712

Começou isso fazem uns dois dias, já reinstalei o 737NGX e hoje fiz o teste com outros aviões da PMDG, estão com o mesmo problema, todos....!!!
Alguém pode me ajudar?
Lembrando que tenho uma certa experiencia no 737, sempre voei e sempre o iniciei Cold and Dark.... Não sei o que pode ter acontecido...!!!









Última edição por Pessanha em Ter 08 Jan 2013, 17:18, editado 1 vez(es)

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Mensagem por AlexandreRusso Ter 08 Jan 2013, 16:56

Pessanha escreveu:Estou com o mesmo problema....

Só que nos 3 PMDGs, MD-11 - B747 - 737NGX, vou colocar as fotos, é como se o aeroporto estivesse em um lugar e o avião em outro...!!



Você já experimentou inserir no FMC o gate que o avião está ?
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Mensagem por Pessanha Ter 08 Jan 2013, 17:19

Já sim Alexandre... sempre esse erro acima.... em todos os aeroportos, fiz o teste em KLAS, SBCF e SBGR...

Muito estranho....!!

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Mensagem por AlexandreRusso Ter 08 Jan 2013, 17:37

Pessanha escreveu:Já sim Alexandre... sempre esse erro acima.... em todos os aeroportos, fiz o teste em KLAS, SBCF e SBGR...

Muito estranho....!!



Não sei se eu entendi bem ... Na ultima foto, eu vi que aparece o espaço (os quadradinhos ) para por a coordenada. Você clicou em "NEXT PAGE" e apareceram duas coordenadas (GPS) não é isso ? Já tentou copiar uma das duas coordenadas e colar nos "quadradinhos". Fazendo isso o IRS ficará alinhado.

Desculpe se eu não estiver entendendo seu problema ! É que eu estava com problema de alinhamento do IRS, mas já foi resolvido.
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 08 Jan 2013, 18:14

Pessanha escreveu:Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)

É claro que faltam as informações do IRS afinal não é ele que você está alinhado? Very Happy Quando você "conta" pra ele qual as coordenadas da aeronave ele se ajeita e aí sim passa a exibir a posição da aeronave segundo os giroscópios dele.

Pessanha, onde você está colando as coordenadas do GPS? Você precisa clicar nas coordenadas lá, elas aparecerão no scratch pad, voltar pra POS INIT e colar nos quadrados do SET IRS POS.
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Mensagem por Pessanha Ter 08 Jan 2013, 18:47

Paulo Stavis escreveu:
Pessanha escreveu:Seleciono as informações do GPS da esquerda (Aqui uma dúvida, o de vocês também faltam as informações do Left and right IRS?)

É claro que faltam as informações do IRS afinal não é ele que você está alinhado? Very Happy Quando você "conta" pra ele qual as coordenadas da aeronave ele se ajeita e aí sim passa a exibir a posição da aeronave segundo os giroscópios dele.

Pessanha, onde você está colando as coordenadas do GPS? Você precisa clicar nas coordenadas lá, elas aparecerão no scratch pad, voltar pra POS INIT e colar nos quadrados do SET IRS POS.

Então, exatamente isso que faço, eu copio as informações do GPS L por exemplo e insiro nos quadradinhos, e é ai que vem o erro.... Faço tudo isso, já peguei informações do GATE em que estou, nada também, é como se eu estivesse em um lugar e o aeroporto em outra coordenada....
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