[Brasil] 2012 fechará com 200 pilotos a menos do que em 2011
4 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] 2012 fechará com 200 pilotos a menos do que em 2011
2012 fechará com 200 pilotos a menos do que em 2011
Há quatro anos, quando começou a voar, Derek Medeiros, 26 anos, não tinha medo de ficar desempregado, já que começou sua carreira em um momento que as cias aéreas disputavam pilotos no tapa, diferente do atual.
Medeiros é um dos 850 profissionais que perderam o emprego com o fim da Webjet, anunciado pela Gol no último dia 23 de Novembro, e teme não conseguir mais voar no Brasil.
O piloto realmente tem que se preocupar com isso, já que 2012 deverá ter menos pilotos contratados do que 2011, a primeira redução do número de profissionais desde 2007, tudo isso de acordo com números das principais empresas do país:
“Quero continuar a voar no Brasil e chegar a ser comandante. Mas, se não conseguir, vou tentar emprego no exterior”, explica o piloto, apreensivo com a possibilidade de não encontrar trabalho.
Hoje, TAM, Gol, Azul/Trip e Avianca empregam 5,8 mil pilotos, cerca de 200 a menos que no ano passado, de acordo com o apurado pela ANAC. Essa redução é puxada pela Gol, que chega ao fim deste ano com 1.565 pilotos, exatos 591 a menos do que empregavam Gol e Webjet em 2011.
A Gol atribuiu as demissões à redução da malha no primeiro semestre deste ano, quando cortou cerca de 100 voos para se readequar a uma demanda menor.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) estima que existam atualmente entre 500 e 800 pilotos desempregados no Brasil. “Estão sobrando pilotos no Brasil”, disse o presidente do SNA, Gelson Fochesato.
O que o SNA diz é exatamente o contrário do cenário desenhado pelas companhias em 2010, quando as empresas temiam a escassez de profissionais. No ano citado, a demanda por voos cresceu 23,5% e as empresas correram para encomendar novas aeronaves.
As companhias precisavam manter em seus quadros tripulantes prontos para comandar esses aviões assim que eles chegassem, e aceleraram as contratações. De 2010 para 2011, as quatro maiores abriram cerca de 750 vagas para pilotos:
“O cenário muda a partir do fim de 2010, quando houve uma explosão nos custos. A rentabilidade das empresas começa a cair, mas elas mantiveram seus planos de expansão e as contratações até o limite. A situação piorou em 2012 e houve um ajuste”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Gianfranco Beting
Via: Canal Piloto
Há quatro anos, quando começou a voar, Derek Medeiros, 26 anos, não tinha medo de ficar desempregado, já que começou sua carreira em um momento que as cias aéreas disputavam pilotos no tapa, diferente do atual.
Medeiros é um dos 850 profissionais que perderam o emprego com o fim da Webjet, anunciado pela Gol no último dia 23 de Novembro, e teme não conseguir mais voar no Brasil.
O piloto realmente tem que se preocupar com isso, já que 2012 deverá ter menos pilotos contratados do que 2011, a primeira redução do número de profissionais desde 2007, tudo isso de acordo com números das principais empresas do país:
“Quero continuar a voar no Brasil e chegar a ser comandante. Mas, se não conseguir, vou tentar emprego no exterior”, explica o piloto, apreensivo com a possibilidade de não encontrar trabalho.
Hoje, TAM, Gol, Azul/Trip e Avianca empregam 5,8 mil pilotos, cerca de 200 a menos que no ano passado, de acordo com o apurado pela ANAC. Essa redução é puxada pela Gol, que chega ao fim deste ano com 1.565 pilotos, exatos 591 a menos do que empregavam Gol e Webjet em 2011.
A Gol atribuiu as demissões à redução da malha no primeiro semestre deste ano, quando cortou cerca de 100 voos para se readequar a uma demanda menor.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) estima que existam atualmente entre 500 e 800 pilotos desempregados no Brasil. “Estão sobrando pilotos no Brasil”, disse o presidente do SNA, Gelson Fochesato.
O que o SNA diz é exatamente o contrário do cenário desenhado pelas companhias em 2010, quando as empresas temiam a escassez de profissionais. No ano citado, a demanda por voos cresceu 23,5% e as empresas correram para encomendar novas aeronaves.
As companhias precisavam manter em seus quadros tripulantes prontos para comandar esses aviões assim que eles chegassem, e aceleraram as contratações. De 2010 para 2011, as quatro maiores abriram cerca de 750 vagas para pilotos:
“O cenário muda a partir do fim de 2010, quando houve uma explosão nos custos. A rentabilidade das empresas começa a cair, mas elas mantiveram seus planos de expansão e as contratações até o limite. A situação piorou em 2012 e houve um ajuste”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Gianfranco Beting
Via: Canal Piloto
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] 2012 fechará com 200 pilotos a menos do que em 2011
Pois é!!!
Tempo atrás estavam alardeando para todos os cantos que iam faltar pilotos no país, e olha o que realmente aconteceu!
Tempo atrás estavam alardeando para todos os cantos que iam faltar pilotos no país, e olha o que realmente aconteceu!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: [Brasil] 2012 fechará com 200 pilotos a menos do que em 2011
Julio Giunti escreveu:Pois é!!!
Tempo atrás estavam alardeando para todos os cantos que iam faltar pilotos no país, e olha o que realmente aconteceu!
Lembro disso, ate eu fiquei animado com a projeções, que em poucos anos iriam faltar 1.500 pilotos no Brasil e não sei quantos mil no mundo.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: [Brasil] 2012 fechará com 200 pilotos a menos do que em 2011
Mercado Chines agradece.
_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider- Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Palestra "Formação de Pilotos Brasileiros nos EUA" - EAB 2012 - São José dos Campos - SP.
» [Brasil] TAC 2012: Torneio avalia precisão de pilotos e equipes de manutenção em Anápolis (GO)
» [Brasil]Aeroporto de Fortaleza fechará para obras
» [Brasil] Galeão fechará uma das pistas a partir de segunda
» [Brasil] Santos Dumont fechará por 4h para não atrapalhar sorteio da Copa 2014
» [Brasil] TAC 2012: Torneio avalia precisão de pilotos e equipes de manutenção em Anápolis (GO)
» [Brasil]Aeroporto de Fortaleza fechará para obras
» [Brasil] Galeão fechará uma das pistas a partir de segunda
» [Brasil] Santos Dumont fechará por 4h para não atrapalhar sorteio da Copa 2014
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|