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Airbus da Wilco - TOD - Dúvida

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wilco - Airbus da Wilco - TOD - Dúvida Empty Airbus da Wilco - TOD - Dúvida

Mensagem por AdrianoN Qui 01 Nov 2012, 02:13

Estou um problema: quando chego ao TOD, eu clico na Knob para descer e aparece a "Des" no FMA" só que a taxa de descida está muito pouca, que até chegar na altitude de restrição, meu avião ainda está muito alto. Já tentei usar o Op Des, mas é a mesma coisa, a solução seria o Expedite Des, mas esse a taxa é tanta de descida que causa pane para os passageiros caso você esteja usando Fspassager. Qual seria a solução para isso? A TOD no airbus é uma flecha vejam https://i.imgur.com/mFtuJ.jpg Percebi também que, se eu mudar a altitude de cruzeiro no FMC e apertar a Knob de altitude a taxa de descida fica boa, mas não sei se é esse o procedimento feito.
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Mensagem por João Pedro Qui 01 Nov 2012, 02:38

Totalmente normal, para o Bus da Wilco. Infelizmente, ele é muito fraco nessa parte de descida. Nesse caso, é calcular o VDP e fazer a descida por meios próprios.

Abraços.

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Mensagem por José Augusto Lima Qui 01 Nov 2012, 09:24

No Wilco é melhor ajustar a descida manualmente, observando a altura dos dos fixos no FMC....infelismente como disse o João Pedro ele
é muito impreciso no TOD.... wilco - Airbus da Wilco - TOD - Dúvida 776876
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Mensagem por RodrigoBG13 Qui 01 Nov 2012, 12:42

O que o pessoal falou é verdade! Eu costumo começar a descida entre 80nm e 120nm do destino, dependendo da minha altitude. Sempre funciona! thumbsup
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Mensagem por AdrianoN Qui 01 Nov 2012, 14:30

Percebi que se você aumentar sua velocidade, a razão de descida aumenta quando o Op Des está acionado. Por exemplo quando eu chego ao TOD, se o avião estiver configurado pra descida com 290 knts, a razão de descida vai ser boa.... parece que isso resolveu um pouco meu problema. Se estiver ao FL250 e quiser descer pra FL40, a velocidade 290 seria ideal pra essa descida ate chegar FL100 ai vc diminui para 250 knts. Ou você pode simplesmente na pagina "Prog" do FMC e colocar o CRZ pra o nivel de voo que você quer, ai o avião vai descer mais rapida, acho isso bom. Ai você ver o VDEV - com a razão de descida. Isso só funciona quando você aciona a descida. Tá aí minha dica. Isso é válido se você estiver fazendo um voo de SBPA pra SBFL como eu fiz.
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Mensagem por rodrigo mago Qui 01 Nov 2012, 21:21

Eu achava que não estava fazendo algo certo, mas depois desse post, se confirmou a minha desconfiança! Não é muito certo essa descida, aí como tenho hábito de voar máquinas antigas, não tenho problema em cálcular a razão de descida, até porque ele indica lá, só não segue o perfil! Faço nele como faço no ATR, que dá as informações e a pessoa vai fazendo não mão os ajustes no VS! thumbsup

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Mensagem por João Pedro Sex 02 Nov 2012, 05:39

Pessoal.

Essa questão de: ah desça a tantas milhas antes do destino. Isso nem sempre funciona, afinal, vários fatores podem alterar esse cálculo. Para isso, utiliza-se o cálculo ideal, como mostrado abaixo:

Dados:

Altitude Atual (AA)
Velocidade na descida (VD)
Razão de descida (RD)
Altitude Requerida (AR)

Calculo:

X = (AA - AR)/RD
Y = (AA + AR)/RD
VD * 0.02 = Z
Z * Y = K
K + VD = P
(P * X)/60 = Dab


Exemplo:

Questão: Preciso estar a 10000ft (FL100) sobre o VOR VTR sendo que estou estabilizado a 41000ft (FL410). A qual distância inicio minha descida, considerando que a farei a 280Kt mantendo a razão de descida em 2500ft/min?

Altitude Atual (AA) = 41000ft
Velocidade na descida (VD) = 280Kt
Razão de descida (RD) = 2500ft/min
Altitude Requerida (AR) = 10000ft

X = (AA - AR)/RD = (41000 - 10000)/2500 = 12.4

Y = (AA + AR)/RD = (41000 + 3000)/2500 = 20.4

VD * 0.02 = 280 x 0,02 = Z = 5.6

Z * Y = 5.6 * 20.4 = K = 114.24

K + VD = 114.24 + 280 = P = 394.24

(P * X)/60 = (394.24 * 12.4)/60 = Dab = 81.47NM

Se iniciarmos a descida a 81.47NM do VOR VTR, ao chegar no VOR estaremos a 10000ft, respeitando a velocidade e altitude usadas no calculo.

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