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Animação acidente da Turkish Gse_multipart13851

Animação acidente da Turkish

4 participantes

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Animação acidente da Turkish Empty Animação acidente da Turkish

Mensagem por Duley Seg 31 maio 2010, 13:59

Bastante interessante e esclarecedor:
http://link.brightcove.com/services/player/bcpid18065281001?bclid=0&bctid=83635223001

Achei estranho o Radio Altimetro mostrar -8ft antes de receber a vetoração para interceptar o glide slope e a total falta de atenção dos pilotos a bordo que so começaram a tentar fazer manobras a fim de evitar o acidente depois que o stick shaker atuou. Antes disso a velocidade vinha caindo muito rapido e ninguem (aparentemente) notou.

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Animação acidente da Turkish Empty Re: Animação acidente da Turkish

Mensagem por Alvega Seg 31 maio 2010, 17:50

Acidente muito estranho.
Parece-me haver erros dos pilotos, mas também dos controladores. Como é que direccionam o avião para o localizador a uma distância menor do que devia ser, tendo que interceptar o glideslope por cima? O altímetro mostrar -8ft também é estranho, e mais estranho ainda é 3 pilotos não darem por isso.
Acidente bizarro.

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Animação acidente da Turkish Empty Re: Animação acidente da Turkish

Mensagem por Amilckar Seg 31 maio 2010, 19:51

É pessoal, nesse caso não vai dar pra alegar que foi problemas mecânicos. Animação acidente da Turkish 471285


Última edição por Amilckar em Ter 01 Jun 2010, 07:47, editado 1 vez(es)
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Animação acidente da Turkish Empty Re: Animação acidente da Turkish

Mensagem por Duley Ter 01 Jun 2010, 00:20

Mecanico nao, mas o RA indicando -8 foi esquisitissimo!

Alias, foi isso que derrubou eles. O Piloto automatico acreditava que ja estava no momento do toque e então informou "retard" e colocou as manetes em idle durante toda a descida no glide. Tanto o aviso de retard quanto a velocidade caindo não foram visto por nenhum na cabine. Tanto não visto foi que quando o stick shaker vibrou informando o pré-stall o piloto deu meia manete, mas novamente o piloto automatico retardou as manetes (detalhe importante esse... o comando do piloto deveria sobrepujar o pilto automatico... nao sei como é isso no 737NG). Com a manete retardada, o piloto percebeu que o Auto Throttle estava ativado, desativou e deu full thrust, mas ja era tarde demais.

Resumindo... alem de um radio altimetro em pane, a falta de atenção de todos na cabine causou o acidente. Claramente todos estavam voando olhando pra fora numa condição totalmente IMC.
E a falta de atenção vinha desde antes ao não notarem um dos radio altimetros em pane. O video nao cita quando foi o primeiro momento que o DFDR gravou essa pane.

Sem contar que foram alem do SOP da Turkish que diz que o aviao deve estar totalmente estabilizado a 1000ft AGL durante aproximação. A 1000ft AGL eles ainda estavam com velocidade acima da VREF. Considerando que tinha um instrutor a bordo, isso é praticamente inaceitável.

Não custava nada um simples e fácil de falar "going around".

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Animação acidente da Turkish Empty Re: Animação acidente da Turkish

Mensagem por andre_sp Ter 01 Jun 2010, 09:06

Tudo muito estranho Animação acidente da Turkish 286198

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